Unidade 4 - Currículo, projetos e tecnologia


Nesta última unidade do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, nos dedicaremos a práticas de integração de tecnologias ao currículo, em especial, ao desenvolvimento de projetos de trabalho, a partir dos quais dialogaremos sobre os conceitos de currículo, projetos e outros relacionados à integração de tecnologias ao currículo ou que possam emergir no andamento das atividades.
Vamos analisar como essa integração pode se efetivar na prática pedagógica com projetos de trabalho.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividade 7

conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Após a leitura do artigo indicado, apontar as idéias principais, buscando responder as perguntas da página anterior.
Apontar as idéias principais.
Responder as da página anterior.
Registrar suas respostas com o uso de editor de texto e salvar o documento no Portfólio.

Leia o artigo em - http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade4/Desafios_e_possibilidades.pdf


o livro depois do livro

82 comentários:

  1. ANA CRISTINA MARTINELLI

    Currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
    Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor.
    Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. ESCOLA ESTADUAL JARDIM DAS FLORES
    Matupá – MT
    Professora Tâni
    O que é currículo?
    A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.
    A integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
    O desafio mais complexo desse processo está na criação de um design educacional. Design educacional é um processo dialético no qual forma e conteúdo, tecnologia e educação, se inter-relacionam e constituem o currículo construído na ação com a intenção explícita de favorecer ao aluno a aprendizagem significativa em um processo dialógico, que trabalha com o conhecimento em rede numa abordagem construtiva e sócio-interacionista.O design educacional do currículo que se desenvolve com a mediatização das tecnologias abarca as dimensões tecnológicas, pedagógicas, sócio-históricas, cognitivas e afetivas e considera a importância de integrar diferentes tecnologias das mais convencionais à tecnologia digital, de acordo com os objetivos pedagógicos da atividade, as características das tecnologias disponíveis e as condições contextuais.
    O design educacional consiste de uma ação pedagógica com uma intencionalidade clara de desenvolver um currículo a partir do esboço de um plano de trabalho que se delineia a priori e assume contornos específicos na ação conforme são identificados os conhecimentos, competências e habilidades dos alunos.
    As tecnologias digitais e respectivas interfaces hipermídia não se caracterizam apenas como recurso ou suporte conteúdo e a interface se entrelaçam e se misturam de tal modo que não podem mais ser considerados entidades separadas.

    ResponderExcluir
  3. ATIVIDADE=07:

    IARA SIMA

    O currículo escolar
    O currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
    A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Neste sentido, conforme Gimeno Sacristán (1998): “A escolaridade é um percurso para os alunos/as, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade ” (p. 125).
    Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
    Em nosso país não existe um currículo único nacional, conhecemos os Parâmetros Curriculares Nacionais que trazem, como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.
    O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura.
    Com este objetivo, várias escolas brasileiras têm elaborado formas de organização do ensino que privilegiam conhecimentos da pedagogia contemporânea para oportunizar a todos o acesso ao conhecimento.
    Entre estas contribuições encontramos: a importância de trazer para a sala de aula a cultura local, o estudo de problemas cotidianos, a aplicação do conhecimento aos problemas que a aluna ou o aluno precisam enfrentar em seu dia-a-dia.
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061025111844AA7fnDW

    ResponderExcluir
  4. Atividade 07 unidade 04
    Escola Estadual Bairro União
    Thãnisley Sunaqui da Cruz

    Para mim currículo pode ser considerado um roteiro de viagem coordenada por parceiro mais eficiente: o educador ou professor.
    Com os avanços tecnológicos que estão ocorrendo constantemente na sociedade os educadores precisa propor novas maneiras de ensinar, aprender e desenvolver o currículo, integrando diferentes tecnologias à sua prática pedagógica de forma significativa. Os professores ao trabalhar com projetos contendo tecnologias, potencializam a articulação entre as áreas do conhecimento de forma integrada com as diferentes tecnologias e também colocam em foco as problemáticas que permeiam o cotidiano de seus alunos, dando assim sentido a prática docente, tornando os alunos sujeitos ativos do processo ensino aprendizagem.
    Segundo Kramer, sendo uma tarefa contínua, o planejamento curricular e a formação em serviço podem ser integrados, numa estratégia de planejamento participativo.
    Quando trabalha com projetos dentro do currículo, o professor terá uma identidade própria, com fundamentação teórica e prática de qualidade, e com atuação política que supere a prática da acomodação, se constituirá “na interação da dialética do social e do epistemológico, do pedagógico e do político, do teórico e do prático, do metodológico e do filosófico” (Nonato,1987,p.92).
    Para envolver o aluno no processo de aprendizagem é fundamental que ele encontre sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula. A aprendizagem contextualizada permite que o aluno estabeleça relações com o seu dia-a-dia, de modo a compreender sua realidade, para dela participar como protagonista da história. Isto evidencia a necessidade de trabalhar com o desenvolvimento das competências e habilidades, as quais se desenvolvem por meio de ações e de vários níveis de reflexão que congregam conceitos e estratégias,onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe.
    Aplicar o projeto com entusiasmo e alegria, em todo o momento do desenvolvimento deixa as crianças mais participativa, sempre com metas a serem seguidas e sempre aplicar as atividades contidas no projeto, são elementos que não pode faltar, quando se aplica um projeto, pois quem ama seus educandos , sabe escolher os alimentos que oferece.

    ResponderExcluir
  5. Atividade 07 unidade 04
    Escola Estadual Bairro União
    Eni Sunaqui


    O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
    Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
    No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém, os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem, como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.

    ResponderExcluir
  6. DORACI
    ATIVIDADE 7 MÓDULO 4
    conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

    O curriculo é toda experiência em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso; pode ser definido também a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
    As tecnologias podem contribuir muito na aplicação do curiculo de forma prazerosa, interessante e rápida, pois encontramos tudo que precisamos na internet e podemos com antecedência preparar aulas motivadas, criativas e mais eficazes.
    Também desenvolver projetos com o auxílio das tecnologias se torna mais fácil, rápido e diferenciado, basta usar a criatividade e colocar os alunos a produzirem.

    ResponderExcluir
  7. Unidade 4 - Atividade 07
    Cursistas: Angelita Peixer Severo
    Gisele Adriana
    O currículo se constitui não só nas oportunidades que a escola prevê para seus alunos, mas igualmente, no modo pelo qual os educandos vivem essas oportunidades, no sentido de aplicar sua concepção de mundo, sociedade e cultura.
    O currículo é sempre uma construção sócio-cultural que revela o seu compromisso com os sujeitos, com a prática social, com a história,com a sociedade e com a cultural. E fazer fazer uso das tecnologias permite-nos planejar aulas interdisciplinares tornando o fazer pedagógico mais atrativas e práticas.

    ResponderExcluir
  8. Unidade 4
    ATIVIDADE: 07
    Turma Beija-flor
    Aparecida Gonçalves de Oliveira
    Danieli Rocha
    Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT

    É um conjunto de saberes que vem associada a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
    Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio do professor.

    ResponderExcluir
  9. UNIDADE 04
    ATIVIDADE 07
    BETH
    O CURRICULO SE CONSTITUI NÃO SÓ NAS OPORTUNIDADES QUE A ESCOLA PREVÉ PARA SEUS ALUNOS AS TECNOLOGIAS PODEM CONTRIBUIR MUITO NA APLICAÇÃO DO CURRICULO DE FORMA PRAZEROSA INTERESSANTE E RÁPIDA POIS ENCONTRAMOS TUDO QUE PRECISAMOS NA INTERNET E PODEMOS COM ANTECEDÊNCIA PREPARAR AULAS MOTIVADAS CRIATIVAS E MAIS EFICAZES.

    ResponderExcluir
  10. Atividade 7
    Unidade 04
    Rosie
    Currículo
    Currículo é o documento em que se reúnem dados relativos às características pessoais, formação, experiência profissional e/ou trabalhos realizados por um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico.
    Entendo que currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
    Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Lembro aqui Pedro Demo quando diz que o professor antes de ser professor tem que conhecer as tecnologias.
    Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  11. Unidade – 4
    Atividade – 7
    Turma – Alzira
    Alunas: Derli, Fátima, Tatiane

    Currículo Escolar e novas tecnologias

    O currículo caracterizava-se pelo modo próprio de ser de cada escola, pelo bom funcionamento de suas atividades e pela forma padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos: os alunos. Dessa forma, se a estrutura planejada no início do ano, a que foi estabelecida no projeto político pedagógico de cada escola, estivesse sendo rigorosamente obedecida, significava que o plano curricular estava sendo bem formado e coerentemente respeitado em suas determinações.
    Neste sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas relações sociais, as experiências de vida acumuladas por esse aluno ao longo de sua existência, as quais contribuem para a formação de uma perspectiva construcionista educacional. É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho para que o professor possa explorar no desenvolvimento de suas atividades.
    O currículo escolar com as novas tecnologias tem como objetivo ressaltar a importância da democracia no acesso às novas tecnologias, para a área educacional. Estes recursos são caracterizados como midiáticos e fragmentados e são mais do que simples suportes educacionais. Rever suas aplicações é de suma importância para que se formem cidadãos capazes de filtrar informações e formar opiniões, oferecendo novas formas de aprendizagem, novas lógicas, competências e sensibilidades.

    ResponderExcluir
  12. Turma Alzira
    Cefapro Matupá
    Cursista Nilsa
    Atividade 7 unidade 01

    O currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
    O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura.
    Com este objetivo, várias escolas brasileiras têm elaborado formas de organização do ensino que privilegiam conhecimentos da pedagogia contemporânea para oportunizar a todos o acesso ao conhecimento.
    Entre estas contribuições encontramos: a importância de trazer para a sala de aula a cultura local, o estudo de problemas cotidianos, a aplicação do conhecimento aos problemas que a aluna ou o aluno precisam enfrentar em seu dia-a-dia.
    Inseridos na dinâmica do processo de profundas transformações sociais, características da pós-modernidade, somos convocados pela necessidade de repensar as mudanças na educação, bem como a imprescindível atualização da formação docente para integrar as tecnologias ao currículo escolar. O objetivo é refletir sobre essa integração, a partir da metodologia de estudo de caso que consistirá na análise do programa de formação continuada dos professores e tutores a distância. Nesse contexto, buscam-se pistas de sua repercussão na interação com os alunos, apontando os indicadores de mudanças na prática dos professores, mediadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, desenvolvido e usado.

    ResponderExcluir
  13. Turma Alzira
    Cefapro Matupá
    Cursista Nilsa
    Atividade 7 unidade 04

    O currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
    O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura.
    Com este objetivo, várias escolas brasileiras têm elaborado formas de organização do ensino que privilegiam conhecimentos da pedagogia contemporânea para oportunizar a todos o acesso ao conhecimento.
    Entre estas contribuições encontramos: a importância de trazer para a sala de aula a cultura local, o estudo de problemas cotidianos, a aplicação do conhecimento aos problemas que a aluna ou o aluno precisam enfrentar em seu dia-a-dia.
    Inseridos na dinâmica do processo de profundas transformações sociais, características da pós-modernidade, somos convocados pela necessidade de repensar as mudanças na educação, bem como a imprescindível atualização da formação docente para integrar as tecnologias ao currículo escolar. O objetivo é refletir sobre essa integração, a partir da metodologia de estudo de caso que consistirá na análise do programa de formação continuada dos professores e tutores a distância. Nesse contexto, buscam-se pistas de sua repercussão na interação com os alunos, apontando os indicadores de mudanças na prática dos professores, mediadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, desenvolvido e usado.

    ResponderExcluir
  14. Atividade 07 Unidade
    Cursista: Lucimere Gomes da Silva
    Rogéria Cristhina Pedroso
    CEJA Matupá


    Currículo é o documento em que se reúnem dados relativos às características pessoais, formação, experiência profissional e/ou trabalhos realizados por um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico.Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor.
    Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  15. ESCOLA GUARANTÃ
    TURMA ALZIRA
    ATIVIDADE 7 UNIDADE 4
    MARIA LUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
    DORALICE APARECIDA MARQUEZI
    O que é currículo
    Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares. Com este objetivo, várias escolas brasileiras têm elaborado formas de organização do ensino que privilegiam conhecimentos da pedagogia contemporânea para oportunizar a todos o acesso ao conhecimento.
    Entre estas contribuições encontramos: a importância de trazer para a sala de aula a cultura local, o estudo de problemas cotidianos, a aplicação do conhecimento aos problemas que a aluna ou o aluno precisam enfrentar em seu dia-a-dia.
    Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente Projeto determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo a todos. Projeto é também um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser humano. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para a frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto representa o laço entre o presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro.
    segundo Vasconcellos (1995)

    é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita re-significar a ação de todos os agentes da instituição (p.143).

    ResponderExcluir
  16. Odete - Turma Emerson
    ATIVIDADE 7
    Currículo é um conjunto de saberes que vem associada a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
    Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor.
    Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  17. Estou na uidade 4 atividade 7 viu Silvano

    ResponderExcluir
  18. Atividade 07 Unidade: 4
    Cursista: Vera Lucia de Aragão
    CEJA Matupá

    O QUE É CURRÍCULO?
    A palavra currículo vem do latim curriculum vitae, que significa carreira da vida.
    O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato.
    O currículo é um documento da história profissional do indivíduo, com informações relativas à sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades anteriores de quem se candidata a uma oportunidade de trabalho.
    Deve-se ressaltar que o currículo é um documento de apresentação do profissional, razão pela qual deve-se tomar muito cuidado na sua elaboração.

    ResponderExcluir
  19. Turma:Luciana
    E.E.19 de Julho
    Cursista:Helena C. de Aragão
    Unidade:4
    Atividade:7

    O QUE É CURRÍCULO?
    A palavra currículo vem do latim curriculum vitae, que significa carreira da vida.
    O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato.
    O currículo é um documento da história profissional do indivíduo, com informações relativas à sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades anteriores de quem se candidata a uma oportunidade de trabalho.
    Deve-se ressaltar que o currículo é um documento de apresentação do profissional, razão pela qual deve-se tomar muito cuidado na sua elaboração.

    ResponderExcluir
  20. UNIDADE IV
    ATIVIDADE 7
    TURMA LUCIANA
    JULIANA SÂMELA
    PEIXOTO DE AZEVEDO – MT

    O QUE É CURRICULO?
    A palavra currículo vem do latim curriculum vitae, que significa carreira da vida.
    O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato.
    O currículo é um documento da história profissional do indivíduo, com informações relativas à sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades anteriores de quem se candidata a uma oportunidade de trabalho.

    ResponderExcluir
  21. ALUNA DILCE E ANTONIA
    ATIVIDADE7 MODULO 4

    O currículo é seu passaporte para o mercado de trabalho e para o sucesso profissional. É por isso que você precisa aprender a prepará-lo de forma que valorize suas qualidades profissionais. No Guia do Currículo você encontra toda a orientação necessária, com dicas e exemplos de modelos, para elaborar um currículo eficiente e atraente aos olhos dos selecionadores. Lembre-se: não há competência ou indicação que resista a um currículo mal feito. Por isso, mãos à obra!

    ResponderExcluir
  22. Turma Sebastiani
    Aluna: Irene H. Altran
    Unidad 4 Atvidade 7
    Sabmos que computador e a Internet devem estar presentes no contexto educacional, pois cada vez mais se produz informação on-line socialmente partilhada, onde muitas pessoas dependem destes dados para trabalhar e viver. Com a incorporação das TIC nas escolas, temos contacto com a diversidade, abrangência e rapidez de acesso às informações, comunicação e interação que propiciam outras formas de aprender, ensinar e produzir conhecimentos, onde num novo contexto procuramos superar a pedagogia da transmissão e se apropriar de um ambiente comunicacional, criando oportunidades para o educando desenvolver suas potencialidades, mostrando e discutindo em como essa tecnologia pode construir conhecimentos e desenvolver habilidades que preparam para a interação social.

    Apresenta-se à realidade educacional um novo contexto sócio-econômico-tecnológico onde a informação digitalizada é a instauração de uma estrutura básica, como novo modo de produção em contrapartida à produção anterior ao século XXI que se centralizava na produção fabril ou da mídia de massa.

    Estar on-line não significa ciberculturado, não sendo garantia de inserção crítica das novas gerações. O professor é a figura, nesse contexto, quem convida o aluno a um site, más a aula continua sendo palestra, para a absorção linear, passiva e individual, onde o professor continua sendo o responsável pela produção e transmissão dos conhecimentos, e centrado na figura do mestre que os conteúdos devem ser conhecidos, dosados e planejados ao nível que atenda os objetivos do planejamento da aula. Temos presente no interior da escola o desejo inerente ao homem de se comunicar, e hoje esta ferramenta barata, rápida que nos é coloca à disposição, auxilia os alunos a esporem, divulgarem suas idéias e pesquisas, além da interação com outras pessoas, escolas, onde ninguém ter o domínio do espaço como um casulo, onde temos a liberdade de interagir, comunicar, aprender e ensinar de forma contínua e flexivelmente através de pesquisas a sites, bibliotecas virtuais, blogs, orkut, e-mails, webquest, gravando músicas, vídeos, fotos, desenhos, textos, vídeo conferência, etc.

    ResponderExcluir
  23. Cristiane Vitorino Sorgato
    Escola Renascer
    Atividade 07

    O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso.
    Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.

    ResponderExcluir
  24. ATIVIDADE 7 – MODULO 4
    JACKELINE BREGOLI
    ESCOLA JARDIM DAS FLORES

    Ao ler o artigo de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida & Maria Elisabette Brisola Brito Prado, pude observar que o estudo sobre tecnologias e currículo é hoje estudos que têm se realizado em disciplinas acadêmicas independentes. A conexão entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Porém, essas mudanças se consolidam quando entendemos a idéia de currículo que queremos desenvolver, identificamos as características essenciais das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com objetivos claramente especificados, bem como compreendemos que a questão não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa tecnologia.

    ResponderExcluir
  25. UNIDADE 4
    Turma Emerson
    Atividade 7
    E.E.C.M
    Lucimar e Marlene

    Currículo é a apresentação de seus saberes, estudos e aperfeiçoamento profissional. Currículo é também a reunião de saberes que estão comprovadas com disciplinas aprendidas e aplicadas a situações cotidianas, construindo saberes necessárias a socialização e sobrevivência do cidadão na sociedade ao qual está inserido, mas o professor tem o compromisso de desenvolver e aperfeiçoar o seu currículo para o bom desenvolvimento do seu aluno na busca de conhecimento seja através da interdisciplinaridade e o mesmo acontece ao que se refere no uso das tecnologias.

    ResponderExcluir
  26. Lindamir
    Escola bairro uniao
    Atividade 07

    .
    Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.

    ResponderExcluir
  27. Unidade 4
    Atividade: 7
    Turma: Luciana
    Cursista: Isabel Cristina / Nazi/ Ide
    Peixoto de Azevedo-MT

    O currículo escolar reflete todas as experiências que serão desenvolvidas em determinadas áreas/cursos. O currículo representa a caminhada no longo dos estudos implicando tanto conteúdos como ares de estudos.
    Um currículo pode ser definido por uma rede de ensino para todas as escolas ou por uma escola em particular. Pode-se levar em conta os livros didáticos partindo de algumas diretrizes nacionais. E bom ressaltar que no Brasil não existe um currículo único nacional, porem os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem sugestões e definição das disciplinas e distribuição de seus conteúdos entre os componentes curriculares propostos.

    ResponderExcluir
  28. Unidade 4 Atividade 7
    Prof. Marilene S. Henning
    Peixoto de Azevedo-Mt

    Ao ler o artigo elaborado pela
    Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e pela
    Maria Elisabette Brisola Brito Prado vimos que curriculo é conjunto de saberes e práticas a serem tomadas e é através deles é que podemos definir o que fazer ou deixar de fazer. Como prova disso existem os PCNs, que trazem definições e sugestões de como se deve trabalhar todas as disciplinas e conteúdos. O artigo deixa claro que devemos usar as tecnologias como um recurso e que este não seja o eixo central das metodologias, mas parte, respeitando o conhecimento de nosso aluno, sem com isso deixar de ensiná-lo e ao mesmo tempo aprender com ele.

    ResponderExcluir
  29. TURMA ALZIRA
    UNIDADE 04
    AT 07
    MATUPA
    CEJA LUIZA MIOTTO
    MARISTELA

    Currículo Escolar e novas tecnologias

    O currículo caracterizava-se pelo modo próprio de ser de cada escola, pelo bom funcionamento de suas atividades e pela forma padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos: os alunos. Dessa forma, se a estrutura planejada no início do ano, a que foi estabelecida no projeto político pedagógico de cada escola, estivesse sendo rigorosamente obedecida, significava que o plano curricular estava sendo bem formado e coerentemente respeitado em suas determinações.
    Neste sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas relações sociais, as experiências de vida acumuladas por esse aluno ao longo de sua existência, as quais contribuem para a formação de uma perspectiva construcionista educacional. É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho para que o professor possa explorar no desenvolvimento de suas atividades.
    O currículo escolar com as novas tecnologias tem como objetivo ressaltar a importância da democracia no acesso às novas tecnologias, para a área educacional. Estes recursos são caracterizados como midiáticos e fragmentados e são mais do que simples suportes educacionais. Rever suas aplicações é de suma importância para que se formem cidadãos capazes de filtrar informações e formar opiniões, oferecendo novas formas de aprendizagem, novas lógicas, competências e sensibilidades.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. E.E Luiza Miotto Ceja Turma Alzira Prof°Silvano Ramos Unidade4 Ativ.7

    As tecnologias podem contribuir muito na aplicação do curriculo de forma prazerosa, interessante e rápida, pois encontramos tudo que precisamos na internet e podemos com antecedência preparar aulas motivadas, criativas e mais eficazes.
    Também desenvolver projetos com o auxílio das tecnologias se torna mais fácil, rápido e diferenciado, basta usar a criatividade e colocar os alunos a produzirem.

    ResponderExcluir
  33. Unidade 04 - Atividade 06
    Leandro C. Baches
    Turma Alzira
    E. Luiza Miotto

    Projeto: Horta na Escola, alimentação saudável e consciência ambiental.

    Objetivo Geral

    Mobilizar alunos, professores, em fim, toda a comunidade escolar, para o uso da horta como um processo de socialização e resgate social e educacional, além de implantar a educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano. Como parte integrante agente de transformações do mundo em que vive. Estimular o habito de utilização de hortaliças na alimentação. Implantar a educação ambiental de forma dinâmica, destacando o papel primordial do ser humano na preservação dos seres vivos e, conseqüentemente, do nosso planeta.
    Unidade 04 - Atividade 06
    Leandro C. Baches
    Turma Alzira
    E. Luiza Miotto

    Projeto: Horta na Escola, alimentação saudável e consciência ambiental.

    Objetivo Geral

    Mobilizar alunos, professores, em fim, toda a comunidade escolar, para o uso da horta como um processo de socialização e resgate social e educacional, além de implantar a educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano. Como parte integrante agente de transformações do mundo em que vive. Estimular o habito de utilização de hortaliças na alimentação. Implantar a educação ambiental de forma dinâmica, destacando o papel primordial do ser humano na preservação dos seres vivos e, conseqüentemente, do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  34. Cursista: Leandro C. Baches
    Turma da Alzira
    E. Luiza Miotto

    Unidade 4 - Atividade 07

    O currículo se constitui não só nas oportunidades que a escola prevê para seus alunos, mas igualmente, no modo pelo qual os educandos vivem essas oportunidades, no sentido de aplicar sua concepção de mundo, sociedade e cultura. O currículo é sempre uma construção sócio-cultural que revela o seu compromisso com os sujeitos, com a prática social, com a história, com a sociedade e com a cultural. E fazer uso das tecnologias permite-nos planejar aulas interdisciplinares tornando o fazer pedagógico mais atrativo e prático.

    ResponderExcluir
  35. Unidade 4 Atividade 7
    Irene – Bairro União

    Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

    Currículo do ponto de vista pedagógico, é um conjunto estruturado de disciplinas e atividades, organizado com o propósito de atingir objetivos propostos e fixados em função de um planejamento educativo. O currículo não é um fim em si mesmo, mas um meio para viabilizar o processo de aprendizagem.
    O ponto de partida para a elaboração de um currículo são as metas a que se visa no processo pedagógico, portanto é importante integrar ao currículo da escola as tecnologias que temos ao nosso dispor para atingir as metas propostas.
    No mundo atual temos informações demais, por isso temos que formar pessoas capazes de filtrar as informações recebidas com senso critico, porque a troca de idéias e experiências com pessoas de diversas contextos pode ampliar a visão do aluno, no sentido de fornecer novas referências que desenvolva habilidades e competências necessárias para sua vida.

    ResponderExcluir
  36. VERONICE Mª REIS SCHWARZER
    ATIVIDADE 7 - UNIDADE 4
    conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

    Currículo , na minha concepção é um planejamento maior que se faz no início do ano letivo , as mudanças que devem ocorrer durante o ano letivo precisam estar presentes nesse currículo e é esse um desafio , mudar o PPP da escola,com mudanças no currículo,integrando as novas tecnologias e elas devem ser desenvolvidas com projetos que envolvam toda a escola e que venham de interesse com a realidade dos alunos. Aí sim podemos nos tornar agentes de transformação da sociedade e da escola.E como diz Paulo Freire: “Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir”.

    ResponderExcluir
  37. UNIDADE 4 ATIVIDADE 7
    TURMA LUCIANA
    E. 19 DE JULHO
    PROF. EDILENE L. M. CARVALHO
    O currículo é a base importante para um bom andamento do trabalho desenvolvido no ambiente escolar e da relaçaõ professor/aluno na qual ambos nececitam de responsabilidade e compromisso para alcançar os resultados esperados,ou seja a construção de uma sociedade mais crítica. E essas tecnologias tem nos oferecido oportunidades cada dia para uma melhor qualidade.

    ResponderExcluir
  38. ATIVIDADE 7
    E E ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE-MARCELÂNDIA
    REGIANE AP° ALVES MONTEIRO SIQUEIRA
    O currículo atende a massificação do ensino, ou seja, não se planeja para cada aluno, mas sim para muitos alunos, numa hierarquia de séries. O currículo inicial é aquele que a equipe escolar planeja para toda a escola. De acordo com o artigo o currículo escolar deve estar atrelado à tecnologia e a educação,nele diz que “os estudos sobre currículo ou sobre tecnologias e educação se desenvolveram durante algum
    tempo desarticulados entre si”, neste contexto hoje em dia elas estão caminhando juntas.
    Tanto no desenvolvimento quanto no cotidiano da sala de aula os meios tecnológicos ajudam, facilitando na execução das tarefas.
    Como hoje em dia as utilizações de meios tecnológicos são bem divulgadas eles ajudam e muito no desenvolvimento do currículo.

    ResponderExcluir
  39. ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
    NATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO
    O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
    Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.O currículo escolar deve expressar a diversidade cultural existente em nossa sociedade, organizando-se com base nas múltiplas experiências presentes nas diferentes culturas, de tal modo que os alunos possam se reconhecer e valorizar a cultura do grupo social a que pertencem e também entender e respeitar a cultura do outro.

    ResponderExcluir
  40. Cleuza Marcolino de Morais SIlva

    Atividade 7
    O currículo escolar
    O currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
    A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Neste sentido, conforme Gimeno Sacristán (1998): “A escolaridade é um percurso para os alunos/as, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade ” (p. 125).
    Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
    Em nosso país não existe um currículo único nacional, conhecemos os Parâmetros Curriculares Nacionais que trazem, como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.
    O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura.
    Com este objetivo, várias escolas brasileiras têm elaborado formas de organização do ensino que privilegiam conhecimentos da pedagogia contemporânea para oportunizar a todos o acesso ao conhecimento.
    Entre estas contribuições encontramos: a importância de trazer para a sala de aula a cultura local, o estudo de problemas cotidianos, a aplicação do conhecimento aos problemas que a aluna ou o aluno precisam enfrentar em seu dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  41. ATIVIDADE 7 – UNIDADE 4

    CURSISTA: MARIA DE FÁTIMA LIMA LEITE
    ESCOLA KREEN AKARORE – GTÃ DO NORTE/MT

    CONCEITO DE CURRÍCULO E PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

    Currículo é definido pelo conjunto de saberes produzidos na escola. As escolas preveem quais os conteúdos que vão fazer parte do processo no decorrer de um ano letivo e que deverão ser ensinados, devendo ele ser flexível.
    Ele é planejado para todos isso no inicio de um ano letivo, depois de conhecemos os alunos adaptamos a realidade de cada um. Para se trabalhar com o projeto devemos respeitar interesse do aluno.
    Os currículos obedeciam a um padrão tradicional, hoje com as novas mudanças, precisamos adaptar-se, assim as tecnologias vem de encontro com as nossas necessidades podendo contribuir com o currículo, e acompanhar a evolução da sociedade.
    Dentro desse novo “modelo” de currículo, pode-se trabalhar com projeto, visando o interesse dos alunos, assim os recursos tecnológicos vieram para aperfeiçoar essa nova tendência de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  42. ATIVIDADE 7 – UNIDADE 4

    CURSISTA: ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI
    ESCOLA KREEN AKARORE – GTÃ DO NORTE/MT

    CONCEITO DE CURRÍCULO E PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

    Currículo é o norteador que se traça para um ano letivo podendo ele ser feito mesmo antes de conhecer o aluno, e depois se adapta a realidade a qual deparamos, pois é a função da escola apresentar ao aluno os instrumentos de cada disciplina, as possibilidades de leitura das dimensões do todo.
    As tecnologias vêm enriquecer e contribuir para um currículo mais dinâmico, pois buscamos novas sugestões e trocas de experiências, ela produz impacto na prática pedagógica e deve ser entendida com elemento de cultura que precisa estar inserida no currículo escola, visto que a nossa sociedade constante evolução.

    ResponderExcluir
  43. O currículo se constituinas oportunidades vivem essas oportunidades,ela dá a concepção de mundo,sociedade e cultura.O curriculo é sempre uma construção sócio-cultural que revela seu compromisso com o sujeitos com a pratica social com a história e com a sociedade e sua cultura.AO usar as tecnologias nos favorece navegar num mundo cheio de sugestões e idéias,que nos ajuda a planejar nossas aulas ,tornando o pedagógico mais atrativo aos alunos.
    Raquel

    ResponderExcluir
  44. Profº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio

    O QUE É CURRÍCULO?
    A palavra currículo vem do latim curriculum vitae, que significa carreira da vida.
    O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato.
    O currículo é um documento da história profissional do indivíduo, com informações relativas à sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades anteriores de quem se candidata a uma oportunidade de trabalho.
    Deve-se ressaltar que o currículo é um documento de apresentação do profissional, razão pela qual deve-se tomar muito cuidado na sua elaboração.
    O curriculo é toda experiência em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso; pode ser definido também a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
    As tecnologias podem contribuir muito na aplicação do curiculo de forma prazerosa, interessante e rápida, pois encontramos tudo que precisamos na internet e podemos com antecedência preparar aulas motivadas, criativas e mais eficazes.
    Também desenvolver projetos com o auxílio das tecnologias se torna mais fácil, rápido e diferenciado, basta usar a criatividade e colocar os alunos a produzirem.

    http://www.fecap.br/portalnovo/Arquivos/COT/Preparacao_Envio_Curriculo.doc

    ResponderExcluir
  45. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 4 - Atividade 07

    O currículo se constitui não só nas oportunidades que a escola prevê para seus alunos, mas igualmente, no modo pelo qual os educandos vivem essas oportunidades, no sentido de aplicar sua concepção de mundo, sociedade e cultura. O currículo é sempre uma construção sócio-cultural que revela o seu compromisso com os sujeitos, com a prática social, com a história, com a sociedade e com a cultural. E fazer uso das tecnologias permite-nos planejar aulas interdisciplinares tornando o fazer pedagógico mais atrativo e prático.

    ResponderExcluir
  46. dAtividade 07 Unidade: 4
    Cursista: Gedália Sabino
    CEJA Matupá

    O QUE É CURRÍCULO?
    A palavra currículo vem do latim curriculum vitae, que significa carreira da vida.
    O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato.
    O currículo é um documento da história profissional do indivíduo, com informações relativas à sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades anteriores de quem se candidata a uma oportunidade de trabalho.
    Deve-se ressaltar que o currículo é um documento de apresentação do profissional, razão pela qual deve-se tomar muito cuidado na sua elaboração.
    as vezes apenas citado nos discursos da nova oligarquia que chegava ao poder.

    ResponderExcluir
  47. Profº Cursista: Dalva da silva


    O que é currículo?
    A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.
    A integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
    O desafio mais complexo desse processo está na criação de um design educacional. Design educacional é um processo dialético no qual forma e conteúdo, tecnologia e educação, se inter-relacionam e constituem o currículo construído na ação com a intenção explícita de favorecer ao aluno a aprendizagem significativa em um processo dialógico, que trabalha com o conhecimento em rede numa abordagem construtiva e sócio-interacionista.

    ResponderExcluir
  48. UNIDADE 4 ATIVIDADE 7
    TURMA ALZIRA...
    DAYNE MICHELE E ROZALINA MATOS

    O QUE É CURRÍCULO?
    A palavra currículo vem do latim curriculum vitae, que significa carreira.
    O currículo tem uma grande importância para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início de uma carreira de sucesso, ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do empregador para conhecer pessoalmente o candidato.
    O currículo é um documento da história profissional da pessoa, com informações de sua vida pessoal e profissional, ao seu preparo como profissional e às atividades anteriores do candidato (a) para uma avaliação sobre a pessoa interessada em conseguir o trabalho.
    Deve-se ressaltar que o currículo é um documento de apresentação do profissional, razão pela qual deve-se tomar muito cuidado na sua elaboração.

    ResponderExcluir
  49. UNID 4
    ATIV 7
    ESCOLA KREEN
    CELOI MARIA
    FRAN R
    TURMA ALZIRA

    CURÍCULO PODE SER DEFINIDO POR UMA REDE DE ENSINO OU POR UMA ESCOLA, COMO UM CONJUNTO DE INFORMAÇOES, ASSOCIADAS AS DISCIPLINAS, AUSILIANDO NA CONSTRUÇAO DE SABERES DIÁRIO NECESSÁRIO A SOBREVIVÊNCIA DO CIDADÃO NA SOCIEDADE EM QUE ESTA.
    INSERIR ESTE CONTEÚDO NO CURRÍCULO ESCOLAR SE FAZ NECESSÁRIO O USO DA TECNOLOGIA FACILITANDO O ENTENDIMENTO E AUSILIANDO AOS PROFESSORES NO PREPARO PROFISSIONAL A PARTIR DA ESCOLA.

    ResponderExcluir
  50. UNID 4
    ATIV 7
    ESCOLA KREEN
    CELOI MARIA
    FRAN R
    TURMA ALZIRA

    CURRÍCULO PODE SER DEFINIDO POR UMA REDE DE ENSINO OU POR UMA ESCOLA, COMO UM CONJUNTO DE INFORMAÇOES, ASSOCIADAS AS DISCIPLINAS, AUSILIANDO NA CONSTRUÇAO DE SABERES DIÁRIO NECESSÁRIO A SOBREVIVÊNCIA DO CIDADÃO NA SOCIEDADE EM QUE ESTA.
    INSERIR ESTE CONTEÚDO NO CURRÍCULO ESCOLAR SE FAZ NECESSÁRIO O USO DA TECNOLOGIA FACILITANDO O ENTENDIMENTO E AUSILIANDO AOS PROFESSORES NO PREPARO PROFISSIONAL A PARTIR DA ESCOLA.

    ResponderExcluir
  51. Rosimére

    Atividade 7

    Após a leitura do artigo indicado, de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida & Maria Elisabette Brisola Brito Prado, “O livro depois do livro”, pude observar que o estudo sobre tecnologias e currículo é hoje estudos que têm se realizado em disciplinas acadêmicas independentes.“ O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
    Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
    No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém, os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem, como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.

    ResponderExcluir
  52. Unidade 4
    Atividade 7
    Escola Ebenzer
    Rosangela G. Carnio

    O que é currículo?
    Currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequada para a consecução de ditos objetivos.
    Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, num encontro educativo concreto. O currículo especifica o que como e quando ensinar.
    O currículo que estabelecem as administrações publicas é aberto, flexível e geral de maneira que é cada centro que adapta essas bases a seu entorno particular.

    ResponderExcluir
  53. Formadora: Jislaine Luz.
    Professoras: Áurea e Edira
    Unidade 4 - Atividade 7
    Escola Beija Flor




    O currículo escolar apresenta todas as experiências que foram desenvolvidas ao longo da vida escolar. Um currículo pode ser definido por uma rede de ensino para todas as escolas ou por uma escola em particular. O currículo é a apresentação de seus saberes, estudos e aperfeiçoamento profissional. È também a reunião de saberes que estão comprovadas com disciplinas aprendidas e aplicadas a situações cotidianas, construindo saberes necessários a socialização e sobrevivência do cidadão no mercado de trabalho.Sendo um documento de apresentação profissional, também um mecanismo de seleção.

    ResponderExcluir
  54. Unidade 4
    Atividade 7
    Professora: Silene Oliveira de Matos Priesnitz
    Formadora: Jislaine Luz.


    O curriculo é toda experiência em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso; pode ser definido também a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais, revelando o seu compromisso com os sujeitos, com a prática social, com a história, com a sociedade e com a cultural.
    No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém, os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem, como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.(WIKI educartis.com)
    As tecnologias podem contribuir muito na aplicação do currículo de forma dinâmica, interessante e rápida, porém o grande desafio hoje é integrar as novas tecnologias ao currículo, uma vez que muitas escolas não dispõe de salas de informática, ainda não têm acesso a computadores e em muitas se quer tem energia elétrica, entretanto em muitas escolas ocorre o inverso estão equipadas o que falta é capacitação para os professores explorar esses recursos e uma injeção de animo em alguns educadores que ainda não tomaram coragem e muito menos consciência de sua utilidade e necessidade na era digital em que vivemos.
    O desenvolvimento de projetos com o auxílio das tecnologias se torna mais fácil, rápido e diferenciado, precisamos dar ênfase a projetos que envolvam toda a escola e que venham de interesse com a realidade dos alunos e os anseios de toda comunidade escolar, pois dispomos de fontes riquíssimas, podemos com antecedência preparar aulas motivadas, criativas e mais eficientes, basta usarmos a criatividade e colocar em prática tudo o que aprendemos com as TICs.

    ResponderExcluir
  55. Delesia Goulart

    Os estudos sobre currículo , tecnologias e educação se desenvolvem durante algum tempo desarticuladas entre si;
    Hoje emergem estudos que integram os dois mais importantes temas no panorama educativo atual: tecnologias e currículo; são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias, trazendo contribuições significativas à aprendizagem na intenção pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
    Deste modo, a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula estabelecendo uma ótica de transformação da escola em um espaço de experiência, de ensino e aprendizagem ativa.
    Por isso o desafio mais complexo desse processo está na criação de um design educacional que seja flexivel e aberta ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho e estratégias de atuação docente, que leve em conta as contribuições das tecnologias disponiveis para o alcance dos objetivos;

    ResponderExcluir
  56. Unidade-4
    Atividade-7
    Edilene chaves
    Com os avanços tecnológicos que vem ocorrendo na sociedade,precisamos estar aptos a desenvolver o curriculo,interagindo com clareza,associando-se a construção de aprendizagem significativa em um processo educacional, pois o mesmo reflete nas experiências proporcionadas aos alunos. As tecnológias podem contribuir na aplicação do curriculo, pois ambos são conjuntos de saberes associados as disciplinas,vindo de encontro com os saberes necessários.

    ResponderExcluir
  57. Irene G. de Souza

    Os estudos sobre currículo , tecnologias e educação se desenvolvem durante algum tempo desarticuladas entre si;
    Hoje emergem estudos que integram os dois mais importantes temas no panorama educativo atual: tecnologias e currículo; são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias, trazendo contribuições significativas à aprendizagem na intenção pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
    Deste modo, a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula estabelecendo uma ótica de transformação da escola em um espaço de experiência, de ensino e aprendizagem ativa.
    Por isso o desafio mais complexo desse processo está na criação de um design educacional que seja flexivel e aberta ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho e estratégias de atuação docente, que leve em conta as contribuições das tecnologias disponiveis para o alcance dos objetivos;

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Atividade: 7 Unidade: 4
    Professora: Mª Silvana da Silva Souza
    Turma: Anne


    A palavra currículo vem de encontro com desenvolvimento de cada aluno, pois denomina uma carreira a ser desempenhada com os educando.
    O currículo tem uma grande importância para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início de uma carreira de sucesso, ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do empregador para conhecer pessoalmente o candidato.
    O mesmo deverá saber que este entendimento é muito importante para uma história profissional da pessoa, com informações de sua vida pessoal e profissional, ao seu preparo como profissional e às atividades anteriores do candidato (a) para uma avaliação sobre a pessoa interessada em conseguir o trabalho que é tão almejada por muitos jovens que estão iniciando suas carreiras.

    ResponderExcluir
  61. Formadora: Jislaine da Luz.
    Professora: Abadia Gonçalves da Silva.
    Unidade: 4 – Atividade 7.
    Escola - Ebenzer



    Currículo é o processo de integração das tecnologias. Também pode ser execução de um plano de aula dinâmico, que seja de fácil atendimento para o aluno entender melhor a informação que o professor quer transmitir, memorizar com facilidade sem decorar o conteúdo e apresentar maior interesse tanto na participação como no seu aprendizado.
    Para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo é necessário ter os meios tecnológicos disponíveis na unidade escolar para o professor trabalhar com seus alunos.
    E para que o professor tenha conhecimento do material didático que a escola tem para fornecer, para o desenvolvimento de suas atividades é necessário o dialogo entre os profissionais da unidade escolar.
    E se o professor não domine as tecnologias existente na escola, ele deve buscar informações para seu domínio.
    O PPP da unidade escolar tem que ser reestruturado a cada ano, sempre incluindo novas metodologias de acordo com as tecnologias atuais. O importante é que o projeto presente no currículo seja reestruturado de acordo com a faixa etária dos alunos da unidade escolar.

    ResponderExcluir
  62. O que é currículo?
    A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. A integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
    Está ligado ao conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.

    Lucélia de Oliveira Lucas

    ResponderExcluir
  63. Unidade: 04
    Atividade: 07
    Edinalva Alves da Silva


    Os currículos escolares refletem em todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – curre O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo e uma parte pessoal onde significa uma carreira. Assim, dentro do âmbito escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
    Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular, o mesmo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
    No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém, os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aulas.

    ResponderExcluir
  64. A inclusão da informática ao currículo escolar está na utilização dos recursos tecnológicos como instrumentos que apóiam as disciplinas e conteúdos ministrados, com o objetivo de preparar os educandos para sociedade informatizada, no entanto é necessário que o professor contextualize com disciplinas objetivando a aprendizagem dos alunos se utilizando das tecnologias para oferecer a formação tecnológica necessária para fortalecer o processo pedagógico. As Junções desses saberes estão contidas nas disciplinas ensinadas e aprendidas podem contribuir muito na atuação em sala de aula de forma rápida prazerosa, pois a partir da realização de pesquisas encontramos todos os tipos de assuntos na internet, facilitando dessa maneira o planejamento de aulas tornando assim mais dinâmicas, interessantes e criativas auxiliando assim no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
    Josy Fernandes

    ResponderExcluir
  65. turmasilvia@gmail.com
    Adriana, Ivanei, Marilene, Renata
    Modulo 4 ati 7

    Toda escola precisa ter clareza sobre o Currículo Escolar pois o mesmo pode ser um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.

    ResponderExcluir
  66. turmasilvia@gmail.com
    Angélica Teresa Jilsélia
    UNIDADE 4
    ATIVIDADE 7


    O currículo não só nos dá oportunidades que a escola prevê para seus alunos, mas ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. Igualitando, no modo pelo qual os educandos vivem essas oportunidades, no sentido de aplicar sua concepção de mundo, sociedade e cultura. O currículo é sempre uma construção sócio-cultural que revela o seu compromisso com os sujeitos, com a prática social, com a história,com a sociedade e com a cultural. E fazer uso das tecnologias permite-nos planejar aulas interessantes e tornando o fazer pedagógico mais práticas.

    ResponderExcluir
  67. Turma Silvia
    Unidade 4
    Atividade 7

    Cleonice
    Dionéa
    Edilene Daufembach
    Maria dos Milagres

    O currículo escolar
    O currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
    Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais

    ResponderExcluir
  68. turmasilvia@gmail.com
    Celma Francisca, Salete Regina, Maria Zuleide, Lizolete Inês.
    Atividade 7 Unidade 4

    Em nosso país não existe um currículo único nacional, conhecemos os Parâmetros Curriculares Nacionais que trazem, como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.
    O currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
    O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura.

    ResponderExcluir
  69. turmasilvia@gmail.com
    UNIDADE 4 ATIVIDADE 7

    Elissandra, Eury, Margarete, Marinelza.

    O currículo escolar representa a caminhada que os alunos fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob conteúdo escolar.
    È necessário que o professor contextualize com disciplinas objetivando a aprendizagem dos alunos se utilizando das tecnologias para oferecer a formação tecnológica necessária para fortalecer o processo pedagógico.

    ResponderExcluir
  70. Turma anne
    Modulo 04
    Atividade 07
    Angélica maria


    O currículo pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algum O currículo escolar reflete todas as experiências que serão desenvolvidas em determinadas áreas/cursos. E representa a caminhada no longo dos estudos implicando tanto conteúdos como ares de estudos.
    e também pode ser definido por uma rede de ensino para todas as escolas ou por uma escola em particular. Podem-se levar em conta os livros didáticos partindo de algumas diretrizes nacionais. E bom ressaltar que no Brasil não existe um currículo único nacional, porem os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem sugestões e definição das disciplinas e distribuição de seus conteúdos entre os componentes curriculares propostos. as diretrizes nacionais

    ResponderExcluir
  71. Unidade 4
    Atividade 7
    Turma Anne
    Maria Aparecida Lemes

    O currículo escolar representa a caminhada que o aluno faze ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas na escola.
    A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
    Em nosso país não existe um currículo único nacional, conhecemos os Parâmetros Curriculares Nacionais que trazem, como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.

    MARIA APARECIDA LEMES SILVA SOUSA.

    ResponderExcluir
  72. Turma Anne
    Unidade 04
    Atividade 07
    Dalverlandia

    Com base na leitura dos textos acima:
    "O QUE É CURRÍCULO?
    A palavra currículo vem do latim curriculum vitae, que significa carreira da vida.
    O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato.
    O currículo é um documento da história profissional do indivíduo, com informações relativas à sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades anteriores de quem se candidata a uma oportunidade de trabalho.
    Deve-se ressaltar que o currículo é um documento de apresentação do profissional, razão pela qual deve-se tomar muito cuidado na sua elaboração." (Copiado das colegas acima)

    ResponderExcluir
  73. Fernanda Lopes
    Creche criança feliz


    com base na leitura acima " o que é curriculo?
    A origem da palavra curriculo: currere ( do latim )- significa carreira. Um currículo pode ser definido por uma rede de ensino(para toda as suas escolas), ou por uma escola em particula, e bom ressaltar que no brasil não existe um currículo unico nacional, porem os parâmetros curriculares nacionaltrazem sugestões e definição das disciplina e distribuição de seus conteudos entre os componentes curriculares proposta.

    ResponderExcluir
  74. UNIDADE O4
    ATIVIDADE O7
    TURMA ANNE
    ZULEIDE PAIXÃO

    O CURRICULO SE CONSTITUI NÃO SÓ NAS OPORTUNIDADES QUE A ESCOLA PREVÊ PARA OS EDUCANDDOS VIVEM ESSAS OPORTUNIDADES NO SENTIDOS DE APLICAR SUA CONCEPÇÃODE MUNDO SOCIEDADE E CULTURA,
    O CURRICULO É SEMPRE UMACONSTRUÇAO SÓCIO-CUTURAL QUE REVELA O SEU COMPROMISSO COM OS SUJEITO COM PRÁTICA SOCIAL COM A HISTÓRIA COM A SOCIEDADE E COM A CULTURA,E FAZER O USODASS TECNOLOGGIAS, PERMITE NOS PLANEJAR AULAS INTERDISCIPLINARES TORNANDO O FAZER PEDAGÓGICO MAIS ATRATIVAS E PRATICAS.

    ResponderExcluir
  75. Unidade 4
    Atividade 7
    Turma Anne
    Prof Luzia Rodrigues Arruda

    Ao ver o artigo sobre curriculo muito me alegrei, tendo em vista que gosto muito deste termo "curriculo", tendo em vista que trata-se de uma postura educaciopnal, onde valoriza-se o caminho e não o pódio, devemos ter em nossas escolas, discussoes que abraga o que é um curriculo articulado, para oportunizar aprendizagens significativas, pois tendo em vista que temos cobrados tantos conteúdos, e não oportunizamos aos alunos fazerem uso desse conhecimento durante o processo acadêmico.O uso deste mesmo conteúdo, para se assegurar de uma efetivação de conhecimento e o reconhecimento dessa aprendizagm tendo em vista a necessidade de seu uso na busca de se colocar em ambientes que requerem uma postura cientifa.

    ResponderExcluir
  76. Andréia Monteiro e Terezinha Vilibalda

    O currículo é um documento da história profissional do indivíduo, com informações relativas à sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades anteriores de quem se candidata a uma oportunidade de trabalho.
    A integração entre tecnologias e currículo que se estabelece na transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias." Para tanto é necessário um projeto pedagógico flexível e aberto para desenvolver propostas curriculares, metodologias e estratégias, considerando atingir objetos com o auxílio das tecnologias, integrando, explorando e produzindo novos conhecimentos de forma colaborativa, buscando aprimorar habilidades e competências, desenvolvidas através de ações, reflexão de conceitos para a resolução de problemas.

    ResponderExcluir
  77. Prof. Marcos M. Farias
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo-Mt

    Unidade 4 – Atividade 07
    Turma Luciana
    O Currículo Escolar é um projeto que estabelece um elo entre os princípios e a prática, incluindo tanto a matéria a ser ministrada quanto as características da região. Torna-se, assim, um roteiro para orientação do professor.

    ResponderExcluir
  78. Raquel L. de Araujo
    Creche C. Feliz
    turma Anne

    O que é curriculo?
    o curriculo é toda experiência em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso; pode ser definido também a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
    As tecnologias podem contribuir muito na aplicação do curiculo de forma prazerosa, interessante e rápida, pois encontramos tudo que precisamos na internet e podemos com antecedência preparar aulas motivadas, criativas e mais eficazes.
    Também desenvolver projetos com o auxílio das tecnologias se torna mais fácil, rápido e diferenciado, basta usar a criatividade e colocar os alunos a produzirem.

    ResponderExcluir
  79. Atividade 7
    Currículo
    O currículo corresponde à forma de organizar o conjunto daquilo que é intencionado e planejado para a instituição escolar, que ligado á um tempo histórico corresponde a uma seleção da cultura que enfatiza determinados conhecimentos em detrimento de outros.

    ResponderExcluir
  80. Formadora= Jislaine
    Roseani Constantino da Silva
    Ebenezer



    Ativ 7unid4
    Conceito de currículo e processo de integração de tecnologias ao currículo: idéias principais.
    Segundo o dicionário , currículo é parte da matéria de um curso.
    As contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo é a execução de um plano torna-se muito importante quando o aluno possa fazer parte desse currículo e ai este venha ser mais atrativo, dinâmico e que faz com que o aluno aprenda com mais facilidade,vivenciando os meios tecnológicos assim sendo que os mesmos servem para que o professora possa trabalhar reforçando um conteúdo vistona vida real do aluno por exemplo. Isso deixa nosso aluno com uma ampla visão de mundo , ou seja ele fica mais atento ao o que esta sua volta.
    Para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo é necessário ter os meios disponíveis no local de trabalho em nosso caso na unidade escolar, é importante também que cada membro da mesma, tenha conhecimento do que a escola tem para oferecer, e principalmente o educador busque alternativa de aprendizagem sobre as tecnologias para fazer uso com seus alunos cotidianamente.
    E que o PPP da escola seje revisto e sempre que estudado inserir os avanços tecnológicos e os projetos essenciais com uso das tecnologias, sendo de suma importância a renovação de recursos assim que a escola tiver condições possíveis.

    ResponderExcluir