Unidade 4 - Currículo, projetos e tecnologia


Nesta última unidade do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, nos dedicaremos a práticas de integração de tecnologias ao currículo, em especial, ao desenvolvimento de projetos de trabalho, a partir dos quais dialogaremos sobre os conceitos de currículo, projetos e outros relacionados à integração de tecnologias ao currículo ou que possam emergir no andamento das atividades.
Vamos analisar como essa integração pode se efetivar na prática pedagógica com projetos de trabalho.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividade 3

Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Você já vivenciou uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula? Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula?Nessa atividade, cada participante deverá descrever uma experiência vivenciada ou conhecida de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias.


Orientações para a atividade 3

Elabore um texto descritivo no Editor de textos do BrOffice, destacando aspectos relacionadosaos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Responda as questões:
Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
Salve o documento no portfólio

101 comentários:

  1. ANA CRISTINA MARTINELLI

    Conteúdos curriculares: artes, Língua Portuguesa, educação física.
    Recursos tecnológicos: maquina digital, data show, computador, som, CD.
    Os alunos se envolveram, ampliaram seus conhecimentos interagindo com a turma, trocando informações. Os objetivos foram alcançados, e os alunos não apresentaram muitas dificuldades. Todos participaram com muita motivação e entusiasmo. Trabalharam psicomotricidade, socialização, e outros saberes.
    Através de Projetos onde haja uma prática escolar interdisciplinar tem algumas características que podem ser apontados como fundamentos para uma transformação curricular e que exigem mudanças de atitude, procedimento, postura: contextualizar os conteúdos; valorizar o trabalho em parceria, em equipe interdisciplinar, integrada. Uma das contribuições das tecnologias e mídias utilizadas é que a criança aprende muito mais rápido e eficazmente, pois faz uso com satisfação e interesse. Sendo uma aula pratica envolvendo varias competências. O cotidiano escolar e a aprendizagem dos alunos são fatores importantes que devem ser levados em consideração no uso justo e correto das TICs.

    ResponderExcluir
  2. ESCOLA ESTADUAL JARDIM DAS FLORES
    Matupá – MT
    Professora Tâni
    No ano de 2008 realizei nesta Escola um projeto muito interessante sobre usinas hidrelétricas, termoelétricas, eólicas e nucleares.
    O projeto aconteceu mais ou menos com a seguinte organização:
    • Levei o tema a ser trabalhado para a sala de aula e fiz uma breve exposição sobre o assunto;
    • Em seguida encaminhei os alunos para o laboratório de informática para uma pesquisa as usinas e a produção de energia de cada uma;
    • Ligamos para o escritório da Usina Braço Norte, do município de Guarantã do Norte para agendar uma visita em uma de suas usinas e conseguimos visitar a usina Braço Norte IV e Braço Norte II;
    Os alunos ficaram fascinados com o funcionamento da usina, questionaram, tiraram fotos, foi muito proveitoso principalmente porque o próximo passo do projeto era a fabricação de uma micro usina pelos próprios alunos, por isso deveriam estar muito bem informado.
    Voltando para Matupá, eles vinham discutindo de como desenvolveriam o projeto. Os alunos tiveram quase um mês para a fabricação da micro usina e o resultado foi excelente, apresentamos o projeto na feira do conhecimento da escola e foi um sucesso.

    ResponderExcluir
  3. ATIVIDADE=03

    Tenho um projeto que foi desenvolvido neste ano de 2009, chamado HISTÓRIA DO HINO NACIONAL. Para a sua execução tivemos que usar várias tecnologias que a escola oferece, como caixa de som, CD, DVD, máquina digital, computadores,
    entre outros. Os alunos participam com entusiasmo, principalmente quando necessitava do uso das tecnologias. Os nossos alunos querem inovações, e nos temos que inovar para melhorar.

    IARA SIMA

    ResponderExcluir
  4. ATIVIDADE III
    UNIDADE IV
    TURMA DA SEBASTIANI
    SANDRA DONADIA
    PEIXOTO DE AZEVEDO
    O projeto desenvolvido foi uma dramatização da história da Branca de Neve e os Sete Anões. Os conteúdos curriculares foram Artes, Linguagem, Expressão Corporal. Os recursos tecnológicos foram pesquisas na internet para sabermos as diferentes versões deste conto, procurar e baixar musica e depois gravar no cd, usamos DVD do filme para que as crianças interpretassem a dita versão, usamos também caixa de som, microfone.
    O objetivo maior neste projeto foi à satisfação das crianças em está fazendo algo diferente, em está vestido algo diferente, em está falando algo que não é vindo da sua realidade e, além disso, alcançamos um nível excelente de socialização, desenvoltura, capacidade de cooperação e alegria. O fato das crianças estarem vivenciando essa manipulação nas tics fez com que essa realidade tecnológica não parecesse tão distante do mundo da maioria delas. Devo ressaltar que a Educação Infantil é rica em possibilidades de desenvolvimento. Cabe a nós educadores desenvolvermos projetos que alcance tamanho potencial de aprendizado dessa faixa etária

    ResponderExcluir
  5. Unidade 04
    Atividade 03

    Luciana

    Trabalhei com projeto em uma turma de alfabrtização com cantigas de roda,onde foram envolvidos conteúdos de Lingua Portuguesa, Artes, Educação Física e Estudos Sociais.Neste trabalho as crianças se mostraram muito interessadas e tiveram a participação dos pais.Fizemos a escolha das três mais votadas, copiamos no quadro e ilustramos.O resultado foi ótimo.

    ResponderExcluir
  6. UNIDADE 04
    ATIVIDADE 03
    TURMA SEBASTIANI
    SONILDE FERREIRA SILVA
    PEIXOTO DE AZEVDO - MT
    Este projeto foi desenvolvido na Creche Escola Ir mã Dulce , com o tema relacionado as queimadas. Os conteúdos curriculares envolvidos foram Artes, Linguagem, Expressão Corporal. Os recursos tecnológicos foram pesquisas na internet para baixar musica relacionado ao tema e depois gravar no CD, usamos DVD microfonio, caixa de som, som, para que através dessa tecnologia as crianças ouvisem e desenvolvessem o seu potencial. Objetivo deste projeto foi a concientização e contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da proteção do meio ambiente, partindo da conscientização dos nossos educandos. Foi de grande relevância para as crianças em está fazendo algo diferente, desenvolvendo a socialização capacidade de cooperação e o seu potencial.. Sabendo que na educação infantil a criança é capaz de assimiliar no desenvolvimentos das atividades proposta de acordo com a sua faixa etária. Mas para chegarmos a um desenvolvimento eficaz com essas crianças,depende da agilidade de cada educador em desenvolver projetos que venha trazer grande desenvolvimento no potencial de cada criança .

    ResponderExcluir
  7. ATIVIDADE 3
    UNIDADE 4


    UM DOS PROJETOS DESENVOLVOLVIDO FOI SOBRE MÚSICA. para a sua execução tivemos que usar várias tecnologias que a escola oferece, como caixa de som, CD, DVD, máquina digital,
    entre outros. Os alunos participaram com entusiasmo, principalmente quando usamos os aparelho tecnologicos. Os nossos alunos querem inovações, e nos temos que inovar para obtermos melhores resultados.

    ELZI

    ResponderExcluir
  8. DORACI
    ATIVIDADE 3 MÓDULO 4
    Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
    Conteúdos curriculares: Matemática, língua portuguesa, artes.
    Recursos tecnológicos: máquina fotográfica, computador, calculadora.
    Durante a execução do projeto os alunos se envolveram em todas as atividades propostas, ampliaram seus conhecimentos de forma lúdica. Mesmo os alunos com mais dificuldades eram incentivados e ajudados pelos colegas e professora. A avaliação é positiva, pois trabalhar com projetos incentiva a participação e a aprendizagem de todos.

    ResponderExcluir
  9. Atividade 03 unidade 04
    Escola Estadual Bairro União
    Thãnisley Sunaqui da Cruz

    Já participei de um projeto junto com a professora Eni com o tema: lixo. Esse projeto foi desenvolvido com os alunos do 3° ano do 1°ciclo, onde foi trabalhado principalmente os conteúdos de português e ciências. Usaram o computador para fazer uma pesquisa na internet sobre o tempo de decomposição dos lixos, também foi trabalhado em sala: leitura, produção e interpretação de textos relacionados, cruzadinhas, caça-palavras, dentre outros. Os alunos foram estimulados a desenvolver atividades diferenciadas, nas quais, segundo eles mesmos relataram, gostaram e aprovaram. Parte do desenvolvimento do projeto foi registrado em fotos.

    ResponderExcluir
  10. UNIDADE 04
    ATIVIDADE 03

    Socializando uma eperiência com pojeto em sala de aula.

    Neste ano realizei um projeto na sala do (EJA) que para mim foi uma experiência nova, pois eu ainda não tinha trabalhado com sala de adutos e ao meu ver foi um trabalho bastante gratificante, pois pude analisar a diferênça entre trabalhar com as crianças e a de trbalhar como os adultos.E com certeza a tranquilidade e a mansidadão que eles nos passam não tem nada a ver com a realização de um trabalho na sala com as crianças.Porém de fato se observa que as crianças tem mais facilidade de apender do que um adulto e na maioria das vezes eles capricham muito mais.

    FRANCIONE DE JESUS NOLETO BRITO

    ResponderExcluir
  11. Unidade 4 - Ativ. 3
    Angelita Peixer Severo
    Gisele Adriana

    O projeto foi realizado no CEJA Luiza Miotto na sala de Alfabetização. Foi gratificante desenvolve-lo pois os adultos não alfabetizados ficaram vidrados nas atividades e a forma de correção das atividades. Tudo era novo e especial pareciam crianças diante de um brinquedo novo. Com certeza utilizar o computador para desenvolver o projeto foi inesquecível para os alunos e satisfatório para nós.

    ResponderExcluir
  12. FORMADORA: PROFª. MARCIA
    PROFª. IRENE CATANEO
    UNIDADE 4 – ATIVIDADE 3
    ESCOLA KREEN AKARORE
    PEIXOTO DE AZEVEDO – MT

    Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
    Como estou trabalhando a disciplina de arte, e o PPP da escola menciona trabalhar as datas comemorativas, tracei metodologias que me levaram aos projetos, e vários durante o ano, sempre com datas comemorativas é claro, esta sendo uma delicia os alunos se envolvem com os trabalhos, que estão sendo sempre expostos na escola e ganham elogios por todas as pessoas que apreciam obras de arte, eu me surpreendo as vezes com verdadeiros artistas. Mas o quero compartilhar é um projeto de mosaico que estamos finalizando agora para o dia da bandeira, que a principio era para sete de setembro e não deu tempo, como as vezes isso acontece, estamos eu, a coordenação e a direção apostando que terminem a tempo. Apresentei o projeto aos alunos, que acharam fácil de executar, depois em aula descritiva aprenderam as técnicas, e em seguida as pesquisas na internet, que surpreenderam a todos, com belos trabalhos expostos, com vários materiais, surgindo idéias para a execução do trabalho, que está ficando muito bom, estão todos convidados para visitar a escola e apreciarem os trabalhos. As obras são as bandeiras da escola, do município, do estado e a do Brasil, com materiais reciclados, recortados, colado delicadamente e usando muito a criatividade dos alunos.

    ResponderExcluir
  13. Atividade 03 unidade 04
    Escola Estadual Bairro União
    Eni Sunaqui

    Há anos trabalho com projetos em sala de aula e tento trabalhar a interdisciplinaridade é sempre uma experiência fantástica, o trabalho é muito prazeroso, os alunos entende melhor a aula, construindo seu próprio conhecimento e os resultado são melhores, pois e melhor para ver as dificuldades que os alunos tem e assim tento sanar todas as dificuldades deles.

    ResponderExcluir
  14. ATiv.03 unid.4
    Cursistas: Lucimere Gomes da Silva
    Rogéria Cristhina Pedroso
    Ceja

    Projeto em sala: Musica e dança
    Foi desenvolvido pelas disciplinas:Artes e Educação Física. Sendo um trabalho interdisciplinar no ensino fundamental. Obtemos um ótimo resultado,pois, os alunos participaram com entusiasmo, impolgação, motivação e integração. Este projeto envolveu movimento de flexibilidade, equílibrio, agilidade, lateralidade, coordenação motora, mostrando assim a importância da música e dança em nosso dia-a-dia, destacando também a cultura de um povo. Foram utilizados a sala de informática(Internet),Vídeo, Aparelho de som, e muita energia corporal. Cada grupo apresentou um ritmo de música e dança de sua escolha. Finalizamos com apresentação entre salas.

    ResponderExcluir
  15. Turma Alzira
    Ceja Cefapro Matupá
    Cursista Nilsa
    Atvidade3 unidade 4

    O trabalho por projeto potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a interdisciplinaridade, várias mídias e recursos (livros, TV, rádio, computador, filmadora...).
    No trabalho com projeto o aluno pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação. o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas
    e situações da realidade. A integração entre as disciplinas se faz na prática, no desenvolvimento do currículo que trata o conhecimento em
    Sua globalidade. Essa atitude diante do conhecimento não elimina as disciplinas (A divisão entre as disciplinas não é estática e ocorre à medida que se aprofundam os conhecimentos de determinada área, cuja compreensão exige estudos especializados.
    . Isto ocorre tanto no âmbito de uma disciplina como na integração entre disciplinas.
    Tratamos neste curso de um conceito de currículo situado historicamente, que trabalha
    Tanto com o conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionado em estruturas previamente concebidas como do conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da vida, mas que não se limita ao conhecimento cotidiano. Logo, o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano.
    Uma educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as
    Diferenças e os diferentes trabalham no sentido de ampliar os direitos dos educandos às
    Ciências, às artes, à cultura, às tecnologias de comunicação e informação e às múltiplas
    Linguagens de expressão e comunicação que constituem os sistemas simbólicos de uma
    Sociedade. A integração de tecnologias de informação e comunicação permite interligar essas duas vertentes em novas práticas pedagógicas com o uso da internet e web, o que proporciona expandir as situações de aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento, da ciência e da tecnologia.
    O uso dessas tecnologias em processos de aprendizagem propicia o registro digital das
    Produções dos alunos, criando condições para que se possa identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi integrado, que vai além do previsto em planos e livros didáticos .

    ResponderExcluir
  16. UIYYTRERWQAASZXCVBMNNMN
    ATIVIDADE 04
    BETH
    O TRABALHO COM O PROJETO E MUITO IMPORTANTE TRABELHEI O PROJETO AGRINHO ONDE FOI DESENVOLVINDO SOBRE O MEIO AMBIENTE O TEMA FOI LIXO DOMESTICO FOI UM POIS FOI UMA EXPERIENCIA OTIMO.

    ResponderExcluir
  17. Turma Alzira
    Vera Lúcia de Aragão
    UNIDADE 4 – ATIVIDADE 3
    ESCOLA CEJA
    Matupá

    UM DOS PROJETOS DESENVOLVOLVIDO no CEJA FOI SOBRE a saúde, para a sua execução tivemos que usar várias tecnologias Dvd,som,CD e palestras com o uso do da data show que tratava das doenças sexualmente transmissível e gravidades na adolescência Os alunos participaram com entusiasmo, principalmente quando usamos os aparelho tecnologias. Os nossos alunos querem inovações, e nos temos que inovar para obtermos melhores resultados.

    ResponderExcluir
  18. TURMA ALZIRA
    ATIVIDADE 3 UNIDADE 4
    MARIA LUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
    DORALICE APARECIDA MARQUEZI
    O trabalho com projetos é muito importante trabalhamos o projeto sobre o meio ambiente que vem sendo alterado as vezes de forma irreversível. Meio ambiente é tudo o que está ligado com a natureza, e também com o ambiente em que vivemos. Infelizmente o homem não tem dado a menor importância para ele, a cada dia que passa ele vem destruindo o meio ambiente, por causa de dinheiro, poder e ambição de sempre querer mais e mais. Devido a isso o meio ambiente sofre as piores conseqüências como: nundações, as pessoas sentem muito calor, e causa a extinção de muitos animais. Para melhorar essa situação dástrica é necessário que as autoridades competentes tomem as devidas providências para que o Meio Ambiente fique sempre preservado, sem nenhuma alteração, mas nós como educador devemos fazer a nossa parte.

    ResponderExcluir
  19. E.E Luiza Miotto Ceja turma Alzira Unidade3 Atividade 3 Silvano UM DOS PROJETOS DESENVOLVOLVIDO no CEJA FOI SOBRE a saúde, para a sua execução tivemos que usar várias tecnologias Dvd,som,CD e palestras com o uso do da data show que tratava das doenças sexualmente transmissível e gravides na adolescência Os alunos participaram com entusiasmo, principalmente quando usamos os aparelho tecnologias.

    ResponderExcluir
  20. Turma:Luciana
    E.E.19 de Julho
    Cursista:Helena C. de Aragão
    Unidade:4
    Atividade:3

    UM DOS PROJETOS DESENVOLVOLVIDO SOBRE a saúde, para a sua execução tivemos que usar várias tecnologias Dvd,som,CD e palestras com o uso do data show que tratava das doenças sexualmente transmissível e gravides na adolescência, os alunos participaram com entusiasmo, principalmente quando usamos os aparelho tecnologicos. Os nossos alunos querem inovações, e nos temos que inovar para obtermos melhores resultados.

    ResponderExcluir
  21. Odete - Turma Emerson
    ATIVIDADE 3

    Conteúdos curriculares: artes, Língua Portuguesa, educação física.
    Recursos tecnológicos: maquina digital, data show, computador, som, CD.
    Os alunos se envolveram, ampliaram seus conhecimentos interagindo com a turma, trocando informações. Os objetivos foram alcançados, e os alunos não apresentaram muitas dificuldades. Todos participaram com muita motivação e entusiasmo. Trabalharam psicomotricidade, socialização, e outros saberes.
    Através de Projetos onde haja uma prática escolar interdisciplinar tem algumas características que podem ser apontados como fundamentos para uma transformação curricular e que exigem mudanças de atitude, procedimento, postura: contextualizar os conteúdos; valorizar o trabalho em parceria, em equipe interdisciplinar, integrada. Uma das contribuições das tecnologias e mídias utilizadas é que a criança aprende muito mais rápido e eficazmente, pois faz uso com satisfação e interesse. Sendo uma aula pratica envolvendo varias competências. O cotidiano escolar e a aprendizagem dos alunos são fatores importantes que devem ser levados em consideração no uso justo e correto das TICs.

    ResponderExcluir
  22. VERONICE Mª R. SCHWARZER
    ATIVIDADE 3-UNIDADE 4
    Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
    Tema do projeto : Leitura
    Trabalhei um projeto em sala de aula usando o microfone e a caixa de som amplificada,além de livrinhos de leitura.
    Conteúdos Curriculares:Leitura
    Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
    Conceito de leitura em voz alta ,postura para a leitura em público.Em primeiro lugar expliquei aos alunos o objetivo e o que iriamos fazer.Em seguida,deixei eles escolher uma história,depois fizeram leitura silenciosa, logo após leram para um colega.Quando já sabiam ler a história sem dificuldade deixei cada um ler sua história no microfone.Num outro momento eles foram para as outras salas e para a hora cívica ler sua história.
    Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
    Se integram a todas as disciplinas pois a leitura é a base de tudo.
    Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
    É muito importante pois sem as tecnologias a socialização ficaria prejudicada.Acrinça nota a diferença de voz e no primeiro momento acha muita graça de ler e escutar sua voz.

    ResponderExcluir
  23. UNIDADE IV
    ATIVIDADE 3
    TURMALUCIANA
    JULIANA SÂMELA
    PEIXOTO DE AZEVEDO – MT

    CONTEÚDOS CURRICULARES – Literatura e Artes.
    RECURSOS TECNOLOGICOS – Maquina digital, livros, televisão, aparelho de DVD, CDs.
    Os alunos no alunos tiveram uma semana de literatura, onde puderam desfrutar de fábulas, histórias infantis variadas, par lenda, contos (clássicos), teatro, poesia. Os alunos participaram com prazer, alegria e tiveram um rendimento de 100%. Pois essa semana o pontos a serem destacados nessa semana literária foi o desenvolvimento psicológico e emocional das crianças. Esse trabalho fez com que elas aprendessem a trabalhar bem as suas emoções. Aprenderam a ouvir história, a declamar poesia, a ter disciplina, a contar história. Esse projeto de literatura que desenvolvi foi muito importante pras crianças, pra mim e para a escola.

    ResponderExcluir
  24. cursista: Gedalia Sabino
    UNIDADE 4 – ATIVIDADE 3
    ESCOLA CEJA
    Matupá

    Participei do projeto saude desenvolvido no CEJA para a sua execução utilizemos muito as ferramentas tecnologicas. O laboratorio de informatica para pesquisarmos as doenças sexualmente transmissíve,e palestras com o uso do da data show com o tema gravidez na adolescência. Os alunos participaram com entusiasmo, Os nossos alunos sentiram motivados ao desenvolverem as atividades proposta o resultados foi surpreendente. 6 de Novembro de 2009 10:56

    ResponderExcluir
  25. Unidade 1 Atividade 3

    Concordo com a afirmação de Ladislau Dowbor, muitas escolas repassam
    aos alunos “somente conteúdos” retirados de livros e diversos deles não tem significado - utilidade para vários alunos. Diante da enorme transformação tecnológica que vem ocorrendo no mundo, nossos alunos precisam estar preparados para se tornarem críticos diante das inúmeras circunstâncias que a vida lhes impõem. Para serem cidadãos atuantes na sociedade. O Brasil precisa de alunos letrados não de analfabetos com certificados

    ResponderExcluir
  26. aluna dilce e antonia
    Professor emerson
    atividade 3 modulo 4

    NESTA ATIVIDADE VAMOS UASR O PROFETO DA SEMANA DA PATRIA, ONDE TRABALHAMOS O HINO NACIONAL ILUSTRADO, QUE CHAMOU ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA A IMPORTÃNCIA DA LETRA DO HINO, POIS AS IMAGEM MOSTROU COMO NOS MOSTRO A NOS TORNAR CIDADÃOS CONCIENTES E RESPEITOSO COM SUA PARTIA. PARA A EXECUÇÃO DO HINO USAMOS VARIOS TIPOS DE TECNOLOGIAS. CAIXA DE SOM CD, máquina digital, computadores,DATA SHOW E OUTROS
    FOI MUITO BOM , OS ALUNOS PARTICIPARAM COM RESPEITO E CIVÍLIDADE.

    ResponderExcluir
  27. Portfólio
    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade 1
    Atividade 1
    Turma da Alzira

    Sou Angelita - professora alfabetizadora CEJA – Luiza Miotto e Auxiliar de creche. Amo o que faço. Cotidianamente procuro instigar os alunos e levá-lo a gostar de aprender sempre. Faço isso utilizando o lúdico pois as descobertas são mais prazerosas. Há troca de conhecimento entre professor e alunos. Aprendo com eles e faço mudanças no meu planejamento visando o bem estar dos educando e um melhor aproveitamento dos conteúdos explicitados. Acredito que sou e serei uma eterna aprendiz. Não tenho medo de recomeçar, mudar, pois a cada dia a um novo recomeço e estou aberta ao aprendizado.

    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade
    Atividade
    Turma da Alzira

    Unidade 1 Atividade 2

    No que se refere ao uso das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem, acredito que vem ajudar a construir o conhecimento dos alunos. Para que isto aconteça é necessário haver preparo pedagógico para bem responder-mos as necessidades de “mercado”. Preciso de mais conhecimento na área por isso faço este curso. Temos diversas ferramentas tecnológicas em nossas mãos mas devemos saber utilizá-las para o bom aprendizado do aluno e nosso enquanto educadores.

    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade
    Atividade
    Turma da Alzira

    Unidade 1 Atividade 3

    Concordo com a afirmação de Ladislau Dowbor, muitas escolas repassam
    aos alunos “somente conteúdos” retirados de livros e diversos deles não tem significado - utilidade para vários alunos. Diante da enorme transformação tecnológica que vem ocorrendo no mundo, nossos alunos precisam estar preparados para se tornarem críticos diante das inúmeras circunstâncias que a vida lhes impõem. Para serem cidadãos atuantes na sociedade. O Brasil precisa de alunos letrados não de analfabetos com certificados




    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade 1
    Atividade 1
    Turma da Alzira

    Unidade 1 Atividade 4

    No que se refere ao uso das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem, acredito que vem ajudar a construir o conhecimento dos alunos. Para que isto aconteça é necessário haver preparo pedagógico para bem responder-mos as necessidades de “mercado”. Preciso de mais conhecimento na área por isso faço este curso. Temos diversas ferramentas tecnológicas em nossas mãos mas devemos saber utilizá-las para o bom aprendizado do aluno e nosso enquanto educadores.


    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade 1
    Atividade 1
    Turma da Alzira

    Unidade 1 Atividade 5

    Alfabetização- Jovens e Adultos - Direito de ler e ser.

    Linguagem: leitura e produção de textos

    A aula trabalhada com os alunos demonstra as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos adultos não alfabetizados. As diferentes dinâmicas utilizadas faz com que os alunos troquem conhecimentos e assim apresentam suas dificuldades sem “traumas”. Atividades com textos pequenos, noticias de jornais e a brincadeira do Telefone sem Fio, faz com que o aluno se solte em sala de aula, pois ele lê, conta para o outro e depois comentam entre si, aguçando a curiosidade de que não consegue ler ainda. Deve-se ter prudência e oferecer textos que possuem o apoio da imagem, auxiliando na compreensão da mensagem. Deve-se abrir espaço para o debate sempre. Assim os alunos sentirão confiança, e se tornarão cada vez mais críticos.

    ResponderExcluir
  28. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade 1
    Atividade 1
    Turma da Alzira

    Unidade 1 Atividade 6

    O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica demonstrado no filme evidencia o quanto somos agraciados com os avanços tecnológicos, pois os mesmos vem enriquecer nossas aulas tornando-as mais diversificadas. Seja através de filmes, pesquisas na internet, bibliotecas, etc. Nós professores precisamos inovar nossas aulas, nos prepararmos para o mercado tecnológico e proporcionar aos alunos mais prazer ao aprender.


    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade 1
    Atividade 1
    Turma da Alzira

    Unidade 1 Atividade 7

    Projeto: Confecção de livros de tecido
    Público: III fase I Ciclo
    Objetivos: Estimular o gosto pela leitura
    Desenvolver o raciocínio lógico e percepção visual
    Identificar cores
    desenvolver a psico-motricidade através de recortes e colagens.

    Desenvolvimento:Os alunos irão receber pedaços de tecido e criarão a história. montarão a historias cuidando para que as figuras se encaixem com os textos elaborados.

    Avaliação: Será observado se os conteúdos foram interiorizados durante a produção do livro, bem como a curiosidade e a socialização.


    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade 1
    Atividade 1
    Turma da Alzira

    Unidade 1 Atividade 8


    Esse espaço para os projetos é muito valioso, pois através da troca de conhecimentos a maior interação. Acredito que a confecção do livro foi válido pois instigou os alunos e a concentração foi grande. Após ter executado o projeto fiquei surpresa com o excelentes resultado. Os alunos começaram a ler mais e estimular as outras turmas a fazer o mesmo.

    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade 1
    Atividade 1
    Turma da Alzira

    Unidade 2 Atividade -Eva

    Navegar a deriva é muito bom, pois nos permite ir além, buscar novos rumos e métodos para bem desenvolver nossas atividades cotidianas pois, para obtermos bons resultados precisamos planejar,observar,discutir,para depois colocarmos em prática nossos objetivos. Para isso é necessário estar informados,e preparados e dispostos a encarar as novidades tecnológicas para que nossos alunos sejam contemplados com novos metodologias na educação. Com as novas descobertas verificamos que navegar é maravilhoso!

    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade 4
    Atividade 4
    Turma da Alzira

    Unidade 2 Atividade 2 a

    Hipertexto e um termo que remete a um texto em formato digital, e que se juntam a outros conjuntos de informações em forma de blocos de textos, imagens ou sons, do qual se da através de referencias denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Nos permite conectar aos diversos conjuntos de informações. impulsionando o e enfatizando nossos trabalhos educacionais. O hipertexto é uma ferramenta de ensino que facilita a aprendizagem, pois a busca e construção de conhecimento através da pesquisa e também de forma compartilhada. É um importante recurso para organizar uma aula multidisciplinar, tornando-a mais prazerosa.

    ResponderExcluir
  29. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Turma da Alzira


    Unidade 2 Atividade 2 B


    Cit 1)
    A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

    Cit 2
    “O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que permite situar assuntos distintos inter- relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992)”.
    Fonte:http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm

    Cit .3
    "A memória humana está estruturada de tal forma que nós compreendemos e retemos bem melhor tudo aquilo que esteja organizado de acordo com relações espaciais (...) o domínio de uma área qualquer do saber implica, quase sempre, a posse de uma rica representação esquemática. Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."
    Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm

    ** Assim como o computador nosso cérebro está organizado para desenvolver diversas atividades diariamente. Quanto mais estimulamos nossa mente mais aprendemos, os hipertextos nos auxiliam para que o nosso conhecimento se desenvolva mais facilmente e mais prazerosa.

    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade 1
    Atividade 1
    Turma da Alzira

    Unidade 2 Atividade 3

    Através do relatos dos colegas acredito que conseguimos compreender o que é Hipertexto e o que eu ressalto é o elencado pela colega: Amélia Vitoria Parreira: “Amplia os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons”. **Permite ampliar nossos horizontes, abrir nossas mente, tornando-nos críticos, capazes de enxergar além de uma simples tela.


    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
    Unidade 1
    Atividade 1
    Turma da Alzira

    Unidade 2 Atividade 4

    Portfólio

    Atividade 1
    Navegação à deriva
    Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius

    Atividade 2a
    O que é hipertexto?

    Atividade 2b
    Conceituação sobre hipertexto

    Atividade 3
    Comentários e endereços eletrônicos sobre hipertexto

    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    ResponderExcluir
  30. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 2 Atividade 5

    Projeto:Saúde E Prevenção Nas Escolas
    Justificativa
    As Secretarias de Saúde e Educação dos Municípios de Matupá e o CEJA - Centro de Jovens e Adultos Luiza Miotto Ferreira começaram a se preocupar mais de perto com o aumento de adolescentes grávidas, o aumento de DST/HIV entre os mesmos e o uso abusivo de drogas.
    Este projeto aborda a sexualidade e prevenção de DST/HIV e uso de drogas, partes do componente da Prevenção, que abrange adolescentes e adultos de 15 a 50 anos que o publico alvo do CEJA, por meio de profissionais da saúde, professores e alunos desafiando a ampliação da cobertura das ações para toda a Rede de Ensino Fundamental e Médio, a qualificação dos serviços de saúde para o acolhimento das demandas dos jovens e o aumento da aceitabilidade de ações em saúde sexual e saúde reprodutiva no ambiente escolar, por parte da comunidade.

    OBJETIVO GERAL
    Abordar pedagogicamente temas relacionados à sexualidade colaborando na redução da incidência de doenças sexualmente transmissíveis, infecção pelo HIV e uso de drogas na população jovem, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos jovens e adolescentes e idade adulta, ampliando as ações de promoções da saúde e prevenção de doenças, compreendendo a sexualidade humana relacionada aos seus determinantes e condicionamentos: modos de vida, condições de trabalho, habitação, educação, ambiente, cultura e lazer.

    RECURSOS NECESSÁRIOS
    Humanos: Profissionais da Educação, Saúde, Alunos e comunidade em geral (parceiros).
    Físico: Será um ambiente onde os adolescentes e os jovens se sintam bem, aproveitaremos as estruturas existentes no Município, com CEJA-Centro de Jovens e adultos Luiza Mitto Ferreira , câmara de vereadores, clubes de serviços, CEFAPRO, lugares que sejam adequados para desenvolver as atividades previstas.
    Materiais: Baner, panfleto, pelve feminina, (demonstrativo) prótese masculina, (demonstrativo) sulfite, cartolina, CD, DVD, data show, computador, caneta, vídeos, fita adesiva, xérox, apostilas, materiais educativos, preservativos, métodos contraceptivos (demonstrativos).

    Cronograma:
    1º Bimestre
    Elaboração do Projeto
    2º Bimestre
    Capacitação para os professores multiplicadores do projeto;
    3º Bimestre
    Execução do Projeto
    Priorização de intervenção realizada por pares, que promoverão mudanças de práticas, atitudes, valores e crenças em relação às DSTS/HIV/AIDS, gravidez na adolescência e uso de drogas.
    4º Bimestre
    Apresentação da mostra e avaliação


    ESTRATÉGIA

    Envolver os adolescentes e jovens em projetos e ações educativas na escola e comunidade;
    Incentivar e co-promover, junto à escola e a comunidade, eventos que promovam a saúde, a cidadania e a qualidade de vida; Criar mecanismos de facilitação do acesso de adolescentes e jovens aos serviços de saúde; Viabilizar murais na escola relativos aos serviços de saúde; Envolver adolescentes e jovens em oficinas pedagógicas que trabalhem com temas voltados para saúde e educação; Oferecer as Unidades do PSF para realização de feiras de ciências organizadas pelos estudantes.

    AVALIAÇÃO

    A Avaliação do Projeto Saúde e prevenção nas Escolas serão realizadas pela equipe de professores responsável pelo projeto, tendo suporte da secretaria Municipal de Saúde, de forma continua durante a execução do Projeto de Trabalho.
    Para avaliação final será realizada apresentação de uma amostra pelos alunos que se apreciam as aprendizagens de conteúdos realizados aberto para a apreciação da comunidade.

    ResponderExcluir
  31. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 2 Atividade 6

    O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Renascer Feliz durante as comemorações alusivas a Semana da Pátria. As professoras do renascer oficinas Eva Aparecida , Célia Maria incentivaram os alunos a observarem as cores da bandeira e as formas ali demonstrada. As crianças puderam manusear os blocos lógicos, identificar as cores primarias, construir sua própria bandeira e como fechamento foi confeccionada uma bandeira com o desenho das mãos das crianças. Cada dia da semana era uma atividade diferente. A pintura com giz de cera e lápis de cor foi interessante. chamou atenção também, o contato das crianças com tinta. Umas tinham repulsa outras se deliciavam com a atividade. Ouviram o Hino nacional Brasileiro, cantaram algumas parte. Porém, o mais prazeroso foi vê-los confeccionando, cada um a sua bandeira, com bolinhas de papel crepon. Eles tinham o cuidado para não misturar as cores, e fazer as bolinhas perfeitas. O manuseio com diferente materiais despertou o interesse e a atenção e as crianças diziam o que significava cada cor. Foi gratificante participar dessas atividades, pois o entusiasmo das crianças foi contagiante.

    ResponderExcluir
  32. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 2 Atividade 7


    PROJETO: SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS

    JUSTIFICATIVA
    As Secretarias de Saúde e Educação dos Municípios de Matupá e o CEJA - Centro de Jovens e Adultos Luiza Miotto Ferreira começaram a se preocupar mais de perto com o aumento de adolescentes grávidas, o aumento de DST/HIV entre os mesmos e o uso abusivo de drogas.
    Este projeto aborda a sexualidade e prevenção de DST/HIV e uso de drogas, partes do componente da Prevenção, que abrange adolescentes e adultos de 15 a 50 anos que o publico alvo do CEJA, por meio de profissionais da saúde, professores e alunos desafiando a ampliação da cobertura das ações para toda a Rede de Ensino Fundamental e Médio, a qualificação dos serviços de saúde para o acolhimento das demandas dos jovens e o aumento da aceitabilidade de ações em saúde sexual e saúde reprodutiva no ambiente escolar, por parte da comunidade.

    OBJETIVO GERAL
    Abordar pedagogicamente temas relacionados à sexualidade colaborando na redução da incidência de doenças sexualmente transmissíveis, infecção pelo HIV e uso de drogas na população jovem, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos jovens e adolescentes e idade adulta, ampliando as ações de promoções da saúde e prevenção de doenças, compreendendo a sexualidade humana relacionada aos seus determinantes e condicionamentos: modos de vida, condições de trabalho, habitação, educação, ambiente, cultura e lazer.

    RECURSOS NECESSÁRIOS
    Humanos: Profissionais da Educação, Saúde, Alunos e comunidade em geral (parceiros). Físico: Será um ambiente onde os adolescentes e os jovens se sintam bem, aproveitaremos as estruturas existentes no Município, com CEJA-Centro de Jovens e adultos Luiza Mitto Ferreira , câmara de vereadores, clubes de serviços, CEFAPRO, lugares que sejam adequados para desenvolver as atividades previstas.
    Materiais: Baner, panfleto, pelve feminina, (demonstrativo) prótese masculina, (demonstrativo) sulfite, cartolina, CD, DVD, data show, computador, caneta, vídeos, fita adesiva, xérox, apostilas, materiais educativos, preservativos, métodos contraceptivos (demonstrativos).


    Cronograma:
    1º Bimestre
    Elaboração do Projeto
    2º Bimestre
    Capacitação para os professores multiplicadores do projeto;
    3º Bimestre
    Execução do Projeto
    Priorização de intervenção realizada por pares, que promoverão mudanças de práticas, atitudes, valores e crenças em relação às DSTS/HIV/AIDS, gravidez na adolescência e uso de drogas.
    4º Bimestre
    Apresentação da mostra e avaliação


    ESTRATÉGIA

    Envolver os adolescentes e jovens em projetos e ações educativas na escola e comunidade;Incentivar e co-promover, junto à escola e a comunidade, eventos que promovam a saúde, a cidadania e a qualidade de vida; Criar mecanismos de facilitação do acesso de adolescentes e jovens aos serviços de saúde; Viabilizar murais na escola relativos aos serviços de saúde; Envolver adolescentes e jovens em oficinas pedagógicas que trabalhem com temas voltados para saúde e educação; Oferecer as Unidades do PSF para realização de feiras de ciências organizadas pelos estudantes.

    AVALIAÇÃO

    A Avaliação do Projeto Saúde e prevenção nas Escolas serão realizadas pela equipe de professores responsável pelo projeto, tendo suporte da secretaria Municipal de Saúde, de forma continua durante a execução do Projeto de Trabalho.
    Para avaliação final será realizada apresentação de uma amostra pelos alunos que se apreciam as aprendizagens de conteúdos realizados aberto para a apreciação da comunidade.

    ResponderExcluir
  33. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 2 Atividade 8

    A construção do conhecimento se torna mais prazerosa, quando usamos a tecnologia a nosso favor.

    Unidade 2 - Atividade 9ª

    ESTABANADO
    Português. Adjetivo: es. ta. ba. na .do Que é precipitado ; imprudente , Desajeitado , desastrado . Sinônimos: De 1: adoidado desassossegado

    Unidade 2 - Atividade 9b

    Mão de vaca ;pão duro, mão de vaca, mão de figa, sovina, avarento; diz da pessoa que não gosta de gastar dinheiro, muito menos emprestar dinheiro para

    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 2 Atividade 10

    Os avanços tecnológicos faz com que os professores, cada vez mais busquem informações, pois os alunos estão abertos a novos e modernos desafios de aprendizagem. Assim, teremos que nos capacitar sempre. Sermos eternos aprendizes.


    Unidade 3 Atividade. 1

    O vídeo Bloco do Passo deixa em evidencia a necessidade de se trabalhar em equipe. A sincronia demonstrada pelos figurantes nos remete ao nosso cotidiano escolar quando trabalhamos em equipe.È primordial que se valorize cada indivíduo para que o conjunto seja perfeito e o objetivo seja alcançado com sucesso.

    Unidade 3 Atividade. 2

    CEJA
    Site:http://www.youtube.com
    o vídeo que me chamou atenção foi Aquarela do Brasil, pois permite criar inúmeras fantasias.

    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 3 atividade 3


    Achei muito interessante poder navegar no Portal do Professor - naveguei no link da TV escola e percebi que ela pode ser uma grande aliada através da programação. Basta estarmos ligados e desfrutarmos dos benefícios para melhor desenvolvermos nossas atividades pedagógicas.

    Unidade 3 atividade

    No portaldoprofessor.mec.gov.br encontrei um jogo de expressões numéricas muito criativo, visto que a criança aprende se divertindo é interessante trabalhar com o computador jogos para melhor facilitar a aprendizagem visto que aprendemos melhor de forma lúdica. Outro projeto interessante é o do ciclo da água também no portaldoprofessor.mec.gov.br Que tem por Objetivo Possibilitar ao aluno o conhecimento dos eventos cíclicos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Permitindo que o aluno visualize as principais etapas que fazem parte deste ciclo através de recursos animados que transmitem a noção de movimento dos seus componentes. A animação apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico, acompanhadas por uma breve descrição dos fenômenos ocorridos em cada uma delas. É dada ênfase às etapas que evidenciam as transformações de estado físico da água, tais como a evaporação, tanto na forma direta como sob a forma de transpiração vegetal, e a condensação, tanto na forma líquida como na forma de granizo
    Autor Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL)

    ResponderExcluir
  34. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 3 atividade 5

    Tecnologia Educacional
    Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
    Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.


    4.1 Fichas de atividade

    Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
    Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
    Disciplina: Matemática
    Tema transversal: Trabalho e Consumo
    Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
    Tempo previsto: 1 aula
    Objetivos:
    Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
    Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.


    Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
    A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
    O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.

    Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa

    ResponderExcluir
  35. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 3 atividade 6


    Através do projeto dia da árvore desenvolvemos atividades diversificadas, utilizando de som, cd, televisão, DVD, recortes e colagens de revistas, onde finalizamos o projeto confeccionando uma árvore gigante e criativa feita pelas crianças. a atividade foi desenvolvida com a Escola Municipal Renascer.
    Unidade 3 atividade 7

    Durante a atividade desenvolvida com os alunos da Escola Renascer , no projeto dia da árvore, observamos a empolgação das crianças quanto o recorte e colagens das partes da arvore, o entusiasmo por parte das crianças foi contagiante, a cada descoberta e a alegria de vê pronta

    Unidade 3 atividade 8

    Desenvolver esta atividade foi prazerosa, pois os recursos tecnológicos nos propiciam momentos agradáveis diante das ferramentas colocadas a nossa disposição.

    Unidade 3 atividade 9

    Esta atividade foi desenvolvida na Escola Renascer e teve como objetivo despertar o gosto pela musica na criança, esta sensação é necessária já que contribui com o seu desenvolvimento fonológico. utilizamos a televisão, DVD, karaokê, microfone. As crianças se divertiram muito cantando e dançando.

    Unidade 3 atividade 10

    Todas as atividades desenvolvidas durante o curso foram analisadas e expostas aos colegas. Por estarmos em construção do conhecimento tecnológico, é necessário analisarmos nossos procedimentos didáticos. Ao expor nossos projetos para os colegas recebemos criticas e sugestões que nos fizeram crescer enquanto educadores.

    Unidade 3 atividade 11

    No portaldoprofessor.mec.gov.br encontrei um jogo de expressões numéricas muito criativo, visto que a criança aprende se divertindo é interessante trabalhar com o computador jogos para melhor facilitar a aprendizagem visto que aprendemos melhor de forma lúdica.
    Outro projeto interessante é o do ciclo da água também no portaldoprofessor.mec.gov.br Que tem por Objetivo Possibilitar ao aluno o conhecimento dos eventos cíclicos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Permitindo que o aluno visualize as principais etapas que fazem parte deste ciclo através de recursos animados que transmitem a noção de movimento dos seus componentes. A animação apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico, acompanhadas por uma breve descrição dos fenômenos ocorridos em cada uma delas. É dada ênfase às etapas que evidenciam as transformações de estado físico da água, tais como a evaporação, tanto na forma direta como sob a forma de transpiração vegetal, e a condensação, tanto na forma líquida como na forma de granizo
    Autor Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL)

    ResponderExcluir
  36. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira



    Unidade 04 - Atividade 1

    Acredito que a utilização das tecnologias com certeza mudará bruscamente nossa prática pedagógica. Pois o uso das tecnologias contribui para que o nosso aprendizado vá além dos livros permite uma viagem ao redor do mundo. Porém, o professor necessita de atualização para bem ministrar suas aulas e instigar seus alunos a buscar e vencer novos desafios frente às tecnologias.


    Unidade 4 Atividade 2

    Todo trabalho realizado com o uso das tecnologias requer habilidade para bem desenvolver os conteúdos e precisão na hora da pesquisa. Pois através do uso da internet temos maior flexibilidade e agilidade as nossas aulas.


    Unidade 4 - Atividade 3

    O projeto foi realizado no CEJA Luiza Miotto na sala de Alfabetização. Foi gratificante desenvolve-lo pois os adultos não alfabetizados ficaram vidrados nas atividades e a forma de correção das atividades. Tudo era novo e especial pareciam crianças diante de um brinquedo novo. Com certeza utilizar o computador para desenvolver o projeto foi inesquecível para os alunos e satisfatório para nós.

    Unidade 4 Atividade 4

    O projeto Ventrecha de Pacu foi um exemplo de aulas interdisciplinares. Todas as turmas trabalharam integradas com o objetivo de mostrar à sociedade e a comunidade escolar a cultura do Mato Grosso. Foi muito gratificante participar deste projeto, pois os alunos interagiram e pesquisaram e apresentaram um excelente projeto.

    Unidade 4 atividade 5


    Tecnologia Educacional
    Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim foi utilizado computador através dos programas Excel e Word como ferramentas da construção do conhecimento e recursos para ser utilizado em sala de aula. Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.



    4.1 Fichas de atividades matemáticas
    Texto para digitação e leitura

    Nome: A matemática cotidiana
    Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
    Softwares necessários: Microsoft Excel e Word, Microsoft Windows e Internet Explorer
    Tempo previsto: 2 semanas


    Objetivos:
    Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal de uma casa.
    Tomar conhecimento da relação entre trabalho, e consumo, Valores de lista de compras, Leitura e escrita de produtos alimentícios, escolares, farmacêuticos e gastos extras. Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. E uma excelente chance de demonstrar o consumo de uma família ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa gastos mensal de uma casa e valores relacionados ao seu bem estar permitindo assim, compreender sobre planejamento financeiro para bem administrar uma casa. Através da planilha elaborada no Excel obter melhor visualização e controle dos gastos.

    Unidade 04 - Atividade 06
    Projeto: Horta na creche, alimentação saudável e consciência ambiental.

    Objetivo Geral

    Mobilizar crianças, professores, em fim, toda a comunidade escolar, para o uso da horta como um processo de socialização e resgate social e educacional, além de implantar a educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano. Como parte integrante agente de transformações do mundo em que vive. Estimular o habito de utilização de hortaliças na alimentação. Implantar a educação ambiental de forma dinâmica, destacando o papel primordial do ser humano na preservação dos seres vivos e, conseqüentemente, do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  37. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 4 - Atividade 07

    O currículo se constitui não só nas oportunidades que a escola prevê para seus alunos, mas igualmente, no modo pelo qual os educandos vivem essas oportunidades, no sentido de aplicar sua concepção de mundo, sociedade e cultura. O currículo é sempre uma construção sócio-cultural que revela o seu compromisso com os sujeitos, com a prática social, com a história, com a sociedade e com a cultural. E fazer uso das tecnologias permite-nos planejar aulas interdisciplinares tornando o fazer pedagógico mais atrativo e prático.

    Unidade 4 - Atividade 8

    Pesquisar no portal do professor permite-nos refletir sobre as diferentes experiências sobre o uso das tecnologias que nos auxiliam no bom desenvolvimento de nossas aulas. Com a aprendizagem obtida neste curso podemos afirmar que nossas aulas serão mais dinâmicas e interativas para instigar os alunos a buscar novos conhecimentos e a aprendizagem se torna mais prazerosa e significativa.

    ResponderExcluir
  38. Minha melhor expriência fora ter implantado com dinheiro do PDE e PDDE um láb. de informática na Unidade Vinicius de Moraes, pois se não fosse isso teríamos perdido a qualidade na implantação do Ensino Médio por 3 anos. Acredito ter contribuído com a qualidade da educação voltando o olhar para a implantação e utilização dos meios tcnológicos na unidade.

    ResponderExcluir
  39. ATIVIDADE 3 – MÓDULO 4
    JACKELINE BREGOLI
    ESCOLA JARDIM DAS FLORES

    Um projeto bastante interessante e que já foi descrito nas atividades anteriores foi o do DNA. Os alunos se mostraram interessados, pois gostariam muito saber como era a molécula de DNA. Cada aulo pode presenciar a extração de DNA de uma banana e depois visualizá-la no microscópio Óptico. O conteúdo era de Biologia e no caso foi estudado dentro da genética. Este conteúdo foi estudado pelos 3° anos, mas, a experiência correu os corredores da escola e por fim, tive que levar todas as salas para verem o tal DNA! Resultado: não tinha banana que chega! A tecnologia neste caso foi muito interessante pois sem o microscópio não teríamos como visualizar a molécula.

    ResponderExcluir
  40. Cristiane Vitorino Sorgato
    Escola renascer
    Atividade 03

    Um projeto bastante interessante e que já foi descrito nas atividades anteriores foi o do Contando histórias. Os alunos se mostraram interessados, gostariam muito de ler e interpretar. Cada aluno pode ler a história que mais se interessou. Este conteúdo foi estudado pelos 6° anos, a experiência correu no pátio da escola.

    ResponderExcluir
  41. UNIDADE 4
    Turma Emerson
    Atividade 3
    E.E.C.M
    Lucimar e Marlene
    Ao trabalhar com projetos os alunos se envolvem e ampliam seus conhecimentos no momento de socialização das atividades.
    Todos participam com muita motivação e entusiasmo.
    Através de projetos na pratica escolar há uma interdisciplinaridade onde algumas características podem ser apontadas fundamentalmente para uma transformação curricular e estas exigem mudanças de atitudes que valorizam o trabalho em parceria.
    Com o uso das tecnologias o aluno aprende bem mais rápido, pois faz uso da mesma com interesse e satisfação.

    ResponderExcluir
  42. Lindamir
    Escola bairro uniao
    Atividade 03

    Um projeto bastante interessante e que já foi descrito nas atividades anteriores foi o do Contando contos infantis . Os alunos se mostraram interessados, gostariam muito de ler e interpretar. Cada aluno pode ler a história que mais se interessou. Este conteúdo foi estudado pelo maternal, a experiência correu no pátio da escola.

    ResponderExcluir
  43. Unidade 4
    Atividade 3
    Turma: Luciana
    Cursista: Isabel Cristina / Nazi/ Ide
    Peixoto de Azevedo-MT


    Nessa atividade usamos o projeto de rótulos. Onde as crianças trouxeram os rótulos de casa, foi confeccionado um mine supermercado e as moedas vigentes. Após a confecção, propomos algumas situações problemas envolvendo as quatro operações. Foi muito gostoso e produtivo.

    ResponderExcluir
  44. Unidade 4 Atividade 3
    Prof. Marilene S. Henning
    Peixoto de Azevedo-Mt

    Um dos trabalhos que realizei usando as mídias na escola, foi um Projeto sobre os índios Tamoios, realizado com os alunos da sexta série, foi interessante , e o que me chamou a atenção foi fato de algumas correm para cima do aparelho, não para ver as imagens, as informações que eu estava passando, mas para ver o aparelho, ficaram muito curiosos, pergunto como eu fazia que a imagem aparecesse ali e como eu havia escrito dentro do aparelho.... De certa forma fiquei feliz, mas ao mesmo tempo preocupada em ver que nem todos têm acesso a esse tipo de tecnologia, e que poderiam se sentir excluídos, a experiência e o trabalho foi excelente, eles gostaram muito.

    ResponderExcluir
  45. UNIDADE 04
    AT 03
    turma ALZIRA
    CEJA LUIZA MIOTTO
    Maristela
    Socializando uma eperiência com pojeto em sala de aula.

    Neste ano realizei um projeto na sala do CEJA que para mim foi uma experiência nova, pois eu ainda não tinha trabalhado com sala de adutos e ao meu ver foi um trabalho bastante gratificante, pois pude analisar a diferênça entre trabalhar com as crianças e a de trbalhar como os adultos.E com certeza a tranquilidade e a mansidadão que eles nos passam não tem nada a ver com a realização de um trabalho na sala com as crianças.Porém de fato se observa que as crianças tem mais facilidade de apender do que um adulto e na maioria das vezes eles capricham muito mais.

    ResponderExcluir
  46. UNIDADE 04
    AT 03
    turma ALZIRA
    CEJA LUIZA MIOTTO
    Silvia
    Socializando uma eperiência com pojeto em sala de aula.

    Neste ano realizei um projeto na sala do CEJA que para mim foi uma experiência nova, pois eu ainda não tinha trabalhado com sala de adutos e ao meu ver foi um trabalho bastante gratificante, pois pude analisar a diferênça entre trabalhar com as crianças e a de trbalhar como os adultos.E com certeza a tranquilidade e a mansidadão que eles nos passam não tem nada a ver com a realização de um trabalho na sala com as crianças.Porém de fato se observa que as crianças tem mais facilidade de apender do que um adulto e na maioria das vezes eles capricham muito mais.

    ResponderExcluir
  47. ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
    NATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO
    No ano de 2009 desenvolvemos um projeto na Escola Estadual Guarantã sobre a Dengue.
    O projeto teve a seguinte proposta
    - Concientizar as crianças sobre a importância de manter os quintais limpos.
    Os alunos foram ao laboratório de informática pesquisar sobre as consequências da dengue e como cada pode ajudar.
    - Tivemos a participação também de um agente de saúde que expôs sobre o assunto.
    Os alunos ficaram interessados sobre o assunto e como resultado do trabalho foi feito campanha na escola e no bairro.
    Ainda foi feito cartazes para concientizar o que cada um pode fazer para ajudar a acabar com o mosquito da dengue.
    O projeto foi muito bem sucedido.

    ResponderExcluir
  48. ANA PAULA ALVES SOUZA
    ESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
    UNIDADE 4
    ATIVIDADE 3

    Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
    Acredito ser relevante o trabalho com projetos em sala, sendo assim todo ano letivo procuro explorar bem um determinado tema com meus alunos e quanto aos conteúdos curriculares trabalho de maneira interdisciplinar e sempre que possível estando disponível a sala de computação a utilizo e percebo que os alunos se concentram e se motivam mais para aprender, também trabalho com outros recursos tecnológicos como o uso do DVD, aparelho de som, maquina digital dentre outros.

    ResponderExcluir
  49. ATIVIDADE 3- UNIDADE 4

    CURSISTA: MARIA DE FÁTIMA LIMA LEITE
    ESCOLA KREEN AKARORE – GTÃ DO NORTE/MT

    SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO EM SALA DE AULA

    O projeto desenvolvido na escola teve como tema “ A MAGIA DA LEITURA”, no qual utilizei recursos tecnológicos como: microfone, caixa de som amplificada e computador.
    Esse projeto teve objetivo de despertar o prazer pela leitura de forma diferenciada. O mesmo foi desenvolvido com alunos de 1º e 2º ciclo.
    Houve participação dos alunos no acervo literário dos diversos gêneros textuais, para a organização do cantinho da leitura.
    A partir da leitura foi possível integrar todos os currículos, pois despertou o interesse, gosto, a interação e perdeu-se a timidez de alguns.
    A tecnologia teve um papel fundamental, pois se tornou as aulas mais dinâmica e prazerosa ao utilizar os recursos citados acima.

    ResponderExcluir
  50. ATIVIDADE 3- UNIDADE 4

    CURSISTA: ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI
    ESCOLA KREEN AKARORE – GTÃ DO NORTE/MT

    SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO EM SALA DE AULA

    O projeto “ A magia da Leitura” desenvolvido na escola com os alunos da do 1° e 2° ciclo, teve como objetivo despertar o prazer pela leitura e diferenciada. Os professores que executaram o projeto utilizaram recursos tecnológicos como: microfone, caixa de som e computador. Os alunos deram contribuição para organização do cantinho da leitura como diversos gêneros textuais. Com o desenvolvimento desse projeto integraram-se todos os currículos, pois desenvolveu o interesse, o gosto a interação, deixando os alunos mais participativos.
    Para que o projeto tivesse sucesso, os recursos tecnológicos teve uma papel fundamental.

    ResponderExcluir
  51. ATIVIDADE 3
    E E ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE-MARCELÂNDIA
    REGIANE AP° ALVES MONTEIRO SIQUEIRA

    Através do trabalho com projetos os alunos se envolvem naquela atividade e quando eles chegam à escola já sabem o que irão produzir e dão seqüência e sempre um conteúdo vai complementando o outro e assim os alunos se interragem e se mobilizam por determinado assunto, e quando se trabalha com meios tecnológicos eles sentem se mais atraídos e se aprofundam no conteúdo ministrado. Tive a primeira experiência trabalhando com projetos com uma turma do 2° ano do ensino fundamental, onde o tema em estudo era trabalhar o eu da criança e a sua família, buscando elevar a auto estima dos educando com cantigas, jogos e brincadeiras de uma forma bem lúdica.
    Neste projeto ouve a completa interação com todos os conteúdos curriculares envolvendo todas as disciplinas.
    Recursos tecnológicos: dvd, câmera digital, computador, impressora, som e CD.

    ResponderExcluir
  52. Unidade 4 - Atividade 3
    Leandro C. Baches
    Turma Alzira
    E. Luiza Miotto

    O projeto foi realizado no CEJA Luiza Miotto na sala de Recurso. Foi gratificante desenvolve-lo pois os adultos não alfabetizados ficaram vidrados nas atividades e a forma de correção das atividades. Tudo era novo e especial pareciam crianças diante de um brinquedo novo. Com certeza utilizar o computador para desenvolver o projeto foi inesquecível para os alunos e satisfatório para nós.

    ResponderExcluir
  53. Unidade 4 Atividade 3
    Irene – Bairro União

    Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

    Trabalhar com projeto em sala de aula favorece muito o interesse e o aprendizado dos alunos sendo esta uma forma dinâmica de trabalhar a interdisciplinaridade.
    Desenvolvi o Projeto Brincar e Aprender levando em conta que desde os primeiros momentos de vida, a criança tem necessidade de brincar e com o tempo cada vez mais tomado por exercícios escolares, ela tem menos espaço para realizar essas atividades.
    Para trabalhar jogos e brincadeiras dentro dos conteúdos curriculares de Educação Física, Língua Portuguesa, Artes, Matemática e Ciências utilizei como recursos tecnológicos o computador com internet, máquina digital, aparelho de som, DVD.
    Os alunos participaram ativamente de todas as atividades demonstrando satisfação, pois o lúdico desperta interesse e integração.

    ResponderExcluir
  54. Unidade – 4
    Atividade – 3
    Curcista: Derli, Fátima e Tatiane
    Turma: Alzira
    Escola Municipal Estrelinha do Norte

    Em um único projeto podemos lançar mão de diversos recursos educacionais e a esta incluir a contribuição das tecnologias e mídias a qual dispusermos no momento da apresentação e realização das atividades propostas. Foi desenvolvido o projeto Dia da árvore na sala de aula,onde fizemos uma breve exposição sobre o processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza e em seguida encaminhamos os alunos para o laboratório de informática e assistimos um vídeo no data show sobre meio ambiente, pretendendo proporcionar momentos de reflexão junto à necessidade de preservação e mesmo de transformação dos espaços urbanos, a fim de torná-los mais humanos e harmônicos. Para enriquecer nosso trabalho realizamos atividades sobre meio ambiente nos sites:
    www.atividadeseducativas.com.br
    http://iguinho.ig.com.br/
    www.zuzubalandia.com.br
    Percebemos aí como nossas aulas podem ser mais interessantes com o uso do laboratório,projetos e tecnologias devem caminhar juntas.

    ResponderExcluir
  55. UNIDADE 4 ATIVIDADE 3
    TURMA LUCIANA
    E.19 DE JULHO
    PROF. EDILENE L. M. CARVALHO
    O projeto desenvolvido na escola minicipal São Pedro sobre meio ambiente, com várias disciplinas.Contou em primeiro momento com embasamento teórico,depois todas as turmas relizaram aula a campo.Usamos câmeras fotográficas,internet, slides,data show, apresentamos a toda comunidade escolar, e a arborização da escola ocorrerá no próximo ano.

    ResponderExcluir
  56. Cleuza Marcolino de Morais Silva
    Unidade IV

    Atividade 3

    Conteúdos curriculares: artes, Língua Portuguesa, educação física.
    Recursos tecnológicos: maquina digital, data show, computador, som, CD.
    Os alunos se envolveram, ampliaram seus conhecimentos interagindo com a turma, trocando informações. Os objetivos foram alcançados, e os alunos não apresentaram muitas dificuldades. Todos participaram com muita motivação e entusiasmo. Trabalharam psicomotricidade, socialização, e outros saberes.
    Através de Projetos onde haja uma prática escolar interdisciplinar tem algumas características que podem ser apontados como fundamentos para uma transformação curricular e que exigem mudanças de atitude, procedimento, postura: contextualizar os conteúdos; valorizar o trabalho em parceria, em equipe interdisciplinar, integrada. Uma das contribuições das tecnologias e mídias utilizadas é que a criança aprende muito mais rápido e eficazmente, pois faz uso com satisfação e interesse. Sendo uma aula pratica envolvendo varias competências. O cotidiano escolar e a aprendizagem dos alunos são fatores importantes que devem ser levados em consideração no uso justo e correto das TICs.

    ResponderExcluir
  57. Formadora: Jislaine da Luz.
    Professora: Abadia Gonçalves da Silva.
    Unidade: 4 – Atividade 3
    Escola= Ebenzer

    Conteúdos curriculares: artes, Língua Portuguesa, geografia, história, ciências.
    Recursos tecnológicos: maquina digital, data show, computador, som, CD.

    Um dos projetos realizado neste ano letivo bem explorado foi a OBA (olimpíada brasileira de Astronáutica e astronomia), envolveram as disciplinas de ciências, história, geografia, artes enfim, transdisciplinar com ênfase no conteúdo de Astronáutica e astronomia.
    Os conteúdos se integram ao currículo, uma vez que os temas são baseados á educação de acordo com a série / idade. Com ao 2° ano trabalhei os planetas e aprendendo na prática com uso do planetário, também fases da lua, dia e noite.
    O desenvolvimento deste projeto ocorreu com leitura de textos em livros, com interpretação oral e escrita, e vídeo no data show sobre o assunto, em seguida discussão, desenho sobre o que foi visto.
    As contribuições da mídia deixaram o projeto mais complexo já que os vídeos foram atrativos, houve registro fotográfico durante as aulas.
    A avaliação veio em apostila de Brasília, foi aplicada a prova para todos os alunos da sala do 2° ano e para outras séries que também participaram na escola, observei que houve muita aprendizagem por parte dos estudantes e também ampliou meus conhecimentos uma experiência maior quanto ao projeto, e seus objetivos.

    ResponderExcluir
  58. O projeto foi desenvolvido na Escola Paulo Freire com a turma do 6ºano.Foi muito bom desenvolvê-lo.Os alunos participaram com muito empenho e interesse,foi gratificante vê-los interagindo nas apresentações.
    Raquel

    ResponderExcluir
  59. Profª Elisa
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo

    Como diretora da escola fico feliz em observar o quanto tem aumentado a busca pela utilização dos recursos tecnológicos que a escola dispõe. No inicio,apenas alguns professores faziam uso do LIED, preparavam aulas em power point para apresentar usando projetor multimidia, pesquisavam vídeos e material de apoio na internet... Atualmete, a maioria já faz isso, trocam experiencias... a procura é tanta que as vezés é preciso reservar estes aparelhos com mais de uma semana de antecedencia.
    Outro fator importante,muitos alunos já estão fazendo uso destas tecnologias, das mais diversas maneiras, como apoio para o processo de aprendizagem, bem como para apresentação de seus trabalhos.
    Isso é muitoooooooooo bom!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  60. UNIDADE 3
    ATIVIDADE 3
    ESCOLA KREEN
    CELOI MARIA
    FRAN R
    TURMA ALZIRA

    NA NOSSA ESCOLA VIENCIAMOS O PROJETO;CANTINHO DA LEITURA, EXECUTADO PELOS PROFESSORES DO PRIMARIO,FOI MUITO PRODUTIVO
    CHAMOU A ATENÇÃO DOS ALUNOS POR SER UMA AULA DIFERENCIADA FEZ
    COM QUE OS ALUNOS TOMACEM MAIS GOSTO PELA LEITUA.

    ResponderExcluir
  61. UNIDADE 3
    ATIVIDADE 3
    ESCOLA KREEN
    CELOI MARIA
    FRAN R
    TURMA ALZIRA

    NA NOSSA ESCOLA VIENCIAMOS O PROJETO;CANTINHO DA LEITURA, EXECUTADO PELOS PROFESSORES DO PRIMARIO,FOI MUITO PRODUTIVO
    CHAMOU A ATENÇÃO DOS ALUNOS POR SER UMA AULA DIFERENCIADA FEZ
    COM QUE OS ALUNOS TOMACEM MAIS GOSTO PELA LEITUA.

    ResponderExcluir
  62. Unidade:4
    Atividade:3
    CUrsista: Delesia Maria

    Tenho um projeto que desenvolvi no ano de 2009, na turma de Alfabetização da Escola Dom Helder Camara,"A sala de Informática".Para a sua execução tive que usar a sala de informatica da escola,onde ofereceu as tecnologias a que necessitei, como computador, mause,teclado entre outros. Os alunos participaram com interesse e entusiasmo, quando necessitavam do uso das tecnologias.No desempenho deste projeto percebi que os alunos querem inovações, e nos educadores temos que inovar para melhorar as nossas competencias educacionais.

    ResponderExcluir
  63. Unidade 4 - Atividade 3

    O projeto foi realizado no CEJA Luiza Miotto na sala de Alfabetização. Foi gratificante desenvolve-lo pois os adultos não alfabetizados ficaram vidrados nas atividades e a forma de correção das atividades. Tudo era novo e especial pareciam crianças diante de um brinquedo novo. Com certeza utilizar o computador para desenvolver o projeto foi inesquecível para os alunos e satisfatório para nós.

    ResponderExcluir
  64. UNIDADE-4
    ATIVIDADE-3
    IRENE G. DE SOUZA


    Desenvolvi um projeto neste ano de 2009 com os alunos do EJA de 5ª à 8ª séria, chamado Processo Histórico de Peixoto de Azevedo.
    Para seu desenvolvimento usamos vários meios tecnológicos que a escola oferece, como: CD data show, computadores, máquina digital, e outros, na qual os alunos participaram com prazer e superaram as expectativas de aprendizagem referente o preparo do tema a ser apresentado no seminário. Utilizando as ferramentas tecnológicas citadas a pesquisa e o conhecimento teórico os alunos evoluíram com o aprendizado e a avaliação das atividades e participação dos alunos foi positiva. Portanto o trabalho com o projeto motiva a participação, a desenvoltura e a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Conteúdos curriculares: Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências.
    Recursos tecnológicos: câmera digital, data show, computador, som, CD.
    Os alunos participaram com bastante entusiasmo as atividades propostas através do desenvolvimento do projeto, ampliaram seus conhecimentos apresentaram algumas dificuldades na realização da pesquisa utilizando o computador. O Objetivo desse projeto foi fazer com que os alunos compreendessem melhor sua realidade utilizando dos recursos multimídias para pesquisar sobre contexto histórico do município o relacionando passado e presente esse foi importante para o processo de socialização e aprendizagem dos alunos.
    Josy Fernandes

    ResponderExcluir
  67. Valorizando as novas formas de ensino, incluindo a mídia digital em favor da aprendizagem e constextualizando os métodos de ensino a prática pedagógica torna as aulas mais atrativa e desperta o interesse pelo estudo.A inserção de tecnologias no curriculo escolar possibilita aulas mais dinamicas e que os alunos divulguem seus trabalhos permitindo assim o processo de socialização dos mesmos e contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem
    Josy Fernandes

    ResponderExcluir
  68. O Projeto foi desenvolvido com os alunos do 7° ano E, da Escola Municipal Dom Helder Câmara, com o Tema: Contexto Histórico de Peixoto de Azevedo, foram utilizados os seguintes recursos: Data show apresentando vários slides com fotos, maquina digital, computador, som e CD. Foram retratadas fotos e a História de origem do Município Peixoto de Azevedo. O uso dessa importante ferramenta contribuiu para despertar o interesse dos alunos foi uma aula em que os mesmos participaram, pois concretizou a construção do conhecimento.

    Lucélia de Oliveira Lucas

    ResponderExcluir
  69. Profº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio

    Um dos projetos desenvolvido foi sobre música. Para a sua execução tivemos que usar várias tecnologias que a escola oferece, como caixa de som, cd, dvd, máquina digital,
    entre outros. Os alunos participaram com entusiasmo, principalmente quando usamos os aparelho tecnológicos. Os nossos alunos querem inovações, e nos temos que inovar para obtermos melhores resultados.

    ResponderExcluir
  70. UNIDADE 4 ATIVIDADE 2
    TURMA ALZIRA...
    DAYANE MICHELE E ROZALINA MATOS

    Hoje temos inúmeros meios de usar a tecnologia para elaborar nossas aulas com mais criatividade, recursos tecnológicos: maquina digital, data show, computador, som, CD.
    Os alunos se envolveram, ampliaram seus conhecimentos interagindo com a turma, trocando informações. Os objetivos foram alcançados, e os alunos não apresentaram muitas dificuldades. Todos participaram com muita motivação e entusiasmo. Todos gostam dessas aulas diferenciadas e criativa.

    ResponderExcluir
  71. Rosimére

    Atividade 3

    Sim já vivenciei algumas experiências em sala de aula, como acadêmica do curso de Pedagogia, estagiando como ação docente trabalhamos em grupo com projetos, onde os mesmos foram utilizados textos de auto impresso digitais, internet para pesquisa, vídeos sobre o meio ambiente. Dessa forma desenvolvemos uma atividade com reciclagem onde os alunos interagiam, junto a fabricação da cola caseira e da máscara de papel, fascinados partiam para a curiosidade e perguntas constantes, essa interação e participação trazia para eles o conhecimento mais prévio e dinâmico. Isso se deu nas dependências da Escola Municipal “Mundo encantado da Criança”.

    ResponderExcluir
  72. Unidade 4
    Atividade 3
    Escola Ebenzer
    Rosangela G. Carnio

    Este projeto foi desenvolvido na escola beija-flor, com alunos do pré I faixa etária de quatro a cinco anos, o tema desenvolvido foi artes visuais, uma experiência estética, onde foi distribuído para os alunos copinhos de café descartável com variadas cores de tintas diluídas em água é um canudinho, onde as mesmas iriam desenvolver a atividade no caderno de desenho.
    Nesse trabalho em especial as crianças se mostraram bastante interessadas e a participação foi simultânea.

    ResponderExcluir
  73. Unidade 4
    Atividade – 3
    Turma Beija-flor
    Aparecida Gonçalves de Oliveira
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT

    Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Beija-Flor com a participação de todos os alunos da escola.
    O tema foi escolhido, portanto para buscarmos um leitor eficiente e lúcido de textos Literários, reconhecendo na literatura um poderosíssimo instrumento de mudanças sociais, que para ser um cidadão é necessário terem conhecimento e visão crítica da realidade. Neste trabalho, educadores e principalmente os alunos da escola mostraram que serão bons leitores conscientes, com este projeto da poesia esperamos buscar a leitura procurando-se introduzir o livro como rotina no incentivo ao hábito de ler, permitindo o educando, amplo acesso ao conteúdo com a realização fiel ao texto literário com o objetivo de “abrir janelas” e permitir que os alunos sejam atraídos pelo trabalho de narrar contos, poesias que encante na sua própria descoberta.

    ResponderExcluir
  74. Unidade 4
    Atividade – 3
    Turma Beija-flor
    Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT

    Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Beija-Flor com a participação de todos os alunos da escola.
    O tema foi escolhido, portanto para buscarmos um leitor eficiente e lúcido de textos Literários, reconhecendo na literatura um poderosíssimo instrumento de mudanças sociais, que para ser um cidadão é necessário terem conhecimento e visão crítica da realidade. Neste trabalho, educadores e principalmente os alunos da escola mostraram que serão bons leitores conscientes, com este projeto da poesia esperamos buscar a leitura procurando-se introduzir o livro como rotina no incentivo ao hábito de ler, permitindo o educando, amplo acesso ao conteúdo com a realização fiel ao texto literário com o objetivo de “abrir janelas” e permitir que os alunos sejam atraídos pelo trabalho de narrar contos, poesias que encante na sua própria descoberta.

    ResponderExcluir
  75. Unidade 4
    Atividade – 3
    Turma Beija-flor
    Aparecida Gonçalves de Oliveira
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT

    Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Beija-Flor com a participação de todos os alunos da escola.
    O tema foi escolhido, portanto para buscarmos um leitor eficiente e lúcido de textos Literários, reconhecendo na literatura um poderosíssimo instrumento de mudanças sociais, que para ser um cidadão é necessário terem conhecimento e visão crítica da realidade. Neste trabalho, educadores e principalmente os alunos da escola mostraram que serão bons leitores conscientes, com este projeto da poesia esperamos buscar a leitura procurando-se introduzir o livro como rotina no incentivo ao hábito de ler, permitindo o educando, amplo acesso ao conteúdo com a realização fiel ao texto literário com o objetivo de “abrir janelas” e permitir que os alunos sejam atraídos pelo trabalho de narrar contos, poesias que encante na sua própria descoberta.

    ResponderExcluir
  76. Formadora: Jislaine Luz.
    Professoras: Áurea e Edira
    Unidade 4 - Atividade 3
    Escola: Beija Flor e Ebenezer
    Tema: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula


    Conteúdos curriculares: Língua Portuguesa, História e Geografia e artes.
    Recursos tecnológicos: computador, internet e data show.
    Durante a execução do projeto “Google Earth ” os alunos participaram tanto da aula teórica (município, bairros, escolas) em sala de aula, como na aula de pesquisa na sala de informática (vista aérea do município: escolas, bairros, rios, Órgãos Públicos, supermecados, etc), ampliando seus conhecimentos de forma concreta e prazerosa.
    A avaliação foi positiva, pois trabalhar com projetos incentiva a participação e a aprendizagem de todos.

    ResponderExcluir
  77. Unidade 4
    Atividade 3
    Professoras: Silene Oliveira de Matos Priesnitz
    Auronides de O. Costa.
    Formadora: Jislaine Luz.




    No vários projetos trabalhados na escola em que atuo a todos eles podemos lançar mão de diversos recursos educacionais e a estes incluir a contribuição das tecnologias e mídias a qual dispusermos no momento da apresentação e realização das atividades propostas. Foi desenvolvido o projeto Dia do rio na sala de aula, onde fizemos uma breve exposição sobre o processo de poluição dos rios, a grande produção de lixo, a importância da reciclagem e em seguida encaminhamos os alunos para o laboratório de informática e assistimos vídeos e slides no data show sobre meio ambiente (rios poluídos, coleta seletiva do lixo, ciclo da água), pretendendo proporcionar momentos de reflexão sobre a necessidade de preservação e mesmo de transformação dos espaços, a fim de torná-los mais preservados e limpos. Montamos uma apresentação vídeo usando o media player classic dos trabalhos realizados com a turma do 1º ano “A” do Ensino Fundamental para que os mesmos pudessem observar si próprio como agente transformador em ação e para enriquecer nosso trabalho realizamos atividades sobre meio ambiente nos sites:
    www.atividadeseducativas.com.br
    http://iguinho.ig.com.br/
    www.zuzubalandia.com.br
    Percebemos aí como nossas aulas podem ser mais interessantes com o uso do laboratório, projetos e tecnologias devem caminhar juntas.

    ResponderExcluir
  78. Edilene Chaves

    Os alunos participaram de forma prazerosa neste projeto. Para o seu desenvolvimento usamos os meios tecnológicos que a escola oferece, como o CD, data show, computadores, maquina digital e outros. O objetivo desse projeto foi fazer com que os alunos conheçam de perto os meios tecnológicos oferecidos. O mais importante nesse projeto do aprendizado foi a socialização entre os alunos.

    ResponderExcluir
  79. Unidade 4
    Atividade 3
    Turma Anne
    Maria Aparecida Lemes

    Tenho um projeto que foi desenvolvido neste ano de 2009, chamado. Meio ambiente e transito Para a sua execução tivemos que usar várias tecnologias que a escola oferece, DVD, máquina digital, computadores,
    entre outros. Os alunos participam com entusiasmo, principalmente quando necessitava do uso das tecnologias. Os nossos alunos querem inovações sempre pois eles gostam muito quando vamos ao laboratório de informática.
    Maria Aparecida Lemes Silva Sousa

    ResponderExcluir
  80. Atividade: 3 Unidade:4
    Cursista: Mª Silvana da Silva Souza
    Turma: Anne

    O trabalho por projeto potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a interdisciplinaridade, várias mídias e recursos como: livros, TV, rádio, computador, filmadora etc.
    No trabalho com projetos para o professor fica melhor para desenvolver qualquer trabalho com alunos onde pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação. O projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizado na investigação de problemáticas
    e situações da realidade. A integração entre as disciplinas se faz na prática, no desenvolvimento do currículo que trata o conhecimento em
    Sua globalidade. Essa atitude diante do conhecimento não elimina as disciplinas. Esta divisão entre as disciplinas não é estática e ocorre à medida que se aprofundam os conhecimentos de determinada área, cuja compreensão exige estudos especializados. Isto ocorre tanto no âmbito de uma disciplina como na integração entre disciplinas.
    Tratamos neste curso de um conceito de currículo situado historicamente, que trabalha sabemos que na educação como na comunidade precisamos buscar meios de se interar com os novos
    conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionado em estruturas previamente concebidas como do conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da vida, mas que não se limita ao conhecimento cotidiano. Logo, o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano.
    Uma educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as
    Diferenças e os diferentes trabalham no sentido de ampliar os direitos dos educando com as novas tecnologias do momento, pois algumas disciplinas como: nas áreas da linguagem entre outras, à cultura, às tecnologias de comunicação e informação e às múltiplas
    Linguagens de expressão e comunicação que constituem os sistemas simbólicos de uma
    Sociedade. A integração de tecnologias de informação e comunicação permite interligar essas duas vertentes em novas práticas pedagógicas com o uso da internet e web, o que proporciona expandir as situações de aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento, da ciência e da tecnologia.
    O uso dessas tecnologias em processos de aprendizagem propicia o registro digital das
    Produções dos alunos, criando condições para que se possa identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi integrado, que vai além do previsto em planos e livros didáticos.

    ResponderExcluir
  81. Turma: Anne
    PRof: Luzia Rodrigues Arruda

    Trabalhar com projetos nos traz uma maior satisfação tendo em vista que parte de uma necessidade eminente de conhecer o desconhecido e na sua maioria das vezes é um assunto de interesse da classe, o que leva a um envolvimento maior.
    Nesse sentido cabe ao professor ser o mediador para que os alunos perfaçam o caminho desejado por ele, para que alcançem os objetivos proposto de aprendizagem do tema em discussão.

    ResponderExcluir
  82. turmasilvia@gmail.com
    Adriana, Ivanei, Marilene, Renata
    Modulo 4 ati 3

    Desenvolvemos um projeto com o tema: O lixo produzido na escola. Esse projeto foi desenvolvido com os alunos da alfabetização e do pré-escolar e de alguns alunos da sala de apoio pedagógico. Onde foi trabalhado a importância de separar o lixo de forma correta para não poluir o nosso ambiente escolar. Cantamos a música “manter a escola limpa” , também foi trabalhado em sala: leitura, produção e interpretação de textos relacionados, cruzadinhas, caça-palavras, dentre outros. Os alunos foram estimulados a desenvolver atividades diferenciadas, nas quais, segundo eles mesmos relataram, gostaram e aprovaram. Parte do desenvolvimento do projeto foi registrado em foto.

    ResponderExcluir
  83. turmasilvia@gmail.com
    Angélica teresa Jilsélia
    UNIDADE 4
    ATIVIDADE 3




    Um dos projetos foi desenvolvido na escola Dom Hélder Câmara a saúde bucal, para a execução tivemos que usar várias tecnologias Dvd,som,CD e palestras com o uso do da data show que tratava da saúde bucal. Os alunos participaram com entusiasmo, principalmente quando usamos os aparelho tecnologias. Nos precisamos esta inovando para obtermos melhores resultados.

    ResponderExcluir
  84. turmasilvia@gmail.com
    Celma Francisca, Salete Regina, Maria Zuleide, Lizolete Inês.
    Atividade 3 Unidade 4

    O trabalho com projetos é muito importante. trabalhamos o projeto sobre os jogos na internet. Atraves deste trabalho pudemos perceber que os conteudos do curriculo escolar estão integrados com as tecnologias do nosso dia-a-dia. Concluimos que o uso do computador é indispensavel no curriculo escolar.

    ResponderExcluir
  85. Turma Silvia
    Unidade 4
    Atividade 3

    Cleonice
    Dionea
    Edilene Daufembach
    Maria dos Milagres


    Realizamos um projeto que foi desenvolvido neste ano de 2009, O Despertar da Cidadania. Para a sua execução não usamos todas as tecnologias necessárias, devido a situação que a escola esta passando e a mesma não oferece os avanços tecnológicos. Tivemos acesso a Câmera digital, Dicionário, sulfite, lápis de cor, borracha.
    Mesmo em decadência os alunos participaram com entusiasmo, Os nossos alunos querem inovações, e nos temos que inovar para melhorar.

    ResponderExcluir
  86. turmasilvia@gamil.com
    UNIDADE 4 ATIVIDADE 3
    Elissandra, Eury, Margarete, Marinelza.

    O projeto desenvolvido foi sobre Literatura Infantil. Os conteúdos curriculares foram Artes, Linguagem, Expressão Corporal. Os recursos tecnológicos foram pesquisas na internet, DVD, Teatros, músicas variadas e confecções de livros com contos infantis para relizar esta atividade utilizamos vários recursos tecnológicos citados acima , procuramos utilizar filmes para que as crianças interpretassem.Usamos também caixa de som, microfone, entre outros.
    O objetivo maior neste projeto foi à satisfação das crianças em fazer algo diferenciado possibilitando a criação de pesonagens construindo seu conhecimento através do lúdico.

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. TEREZINH VILIBALDA
    ESCOLA JARDIM DAS FLORES-PXTO
    Eu possuo várias experiência com projeto na sala de aula.Mas inserindo tecnologias foi algo novo e por sua vez muito interessante.Pois as aulas se tornam muito mais atrativas e prende a atenção dos alunos. Eles se envolvem muito mais e desperta interesse na realização dos trabalhos, refletindo isso na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  91. TEREZINHA VILIBALDA e ANDREIA MONTEIRO
    ESCOLA JARDIM DAS FLORES-PXTO
    Eu possuo várias experiência com projeto na sala de aula.Mas inserindo tecnologias foi algo novo e por sua vez muito interessante.Pois as aulas se tornam muito mais atrativas e prende a atenção dos alunos. Eles se envolvem muito mais e desperta interesse na realização dos trabalhos, refletindo isso na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  92. Andreia Monteiro

    Eu procuro sempre desenvolver projetos em minha sala de aula. O ultimo projeto que trabalhei foi sobre o Meio Ambiente, e na execução utilizamos várias tecnologias como: CD, DVD, som, máquina fotográfica e internet, para pesquisar textos e figuras sobre os biomas de Mato Grosso. Os alunos participaram com entusiasmo, principalmente quando usamos os aparelhos tecnológicos. Os nossos alunos querem inovações, e nos temos que inovar para obtermos melhores resultados, com tecnologias, eles se envolvem muito mais e desperta interesse na realização dos trabalhos, refletindo isso na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  93. Prof. Marcos M. Farias
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo-Mt

    Unidade 4 – Atividade 03
    Turma Luciana

    Participei de um projeto intitulado “Sustentabilidade”, para a sua execução os alunos fizeram uso de várias tecnologias como: Dvd, som,CD, note book e internet. Os alunos participaram com entusiasmo, principalmente quando foram utilizados aparelhos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. Raquel L. de Araujo
    Creche C. Feliz
    peixoto de azevedo
    atividade 3

    No que se refere ao uso das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem, acredito
    que vem ajudar a construir o conhecimento dos alunos. Para que isto aconteça é necessário haver preparo pedagógico para bem responder-mos as necessidades de “mercado”. Preciso de mais conhecimento na área por isso faço este curso. Temos diversas ferramentas tecnológicas em nossas mãos mas devemos saber utilizá-las para o bom aprendizado do aluno e nosso enquanto educadores

    ResponderExcluir
  96. O projeto desenvolvido foi um video que foram trabalhadas todas as disciplinas. o vídeo era composto por três partes distintas, foi visto pelos educandos e em cima do mesmo foram trabalhados alguns temas relacionados a natureza e a ética, houve também confecção de cartazes e produção textual

    ResponderExcluir
  97. Atividade 3
    Cíntia Cavalcante
    Disciplinas envolvidas História, Filosofia e sociologia
    No decorrer do ano de 2009 percebi que quanto os alunos conseguem compreender a inter- relação entre as áreas de conhecimento ou até mesmo entre as disciplinas o processo de aprendizagem fica muito mais interessante, proposta essa antiga nos currículos escolares, mas que muitas vezes nós professores temos dificuldades em fazer essa ligação esse ano trabalhei as disciplinas citadas e percebi o quanto os alunos conseguem relacionar surgindo projetos interessantes , como destaquei nas atividades anteriores

    ResponderExcluir
  98. Roseane Constantino da Silva

    Ativ3
    Unid 4



    Posso comentar de um projeto de pesquisa que algum tempo eu e os meus colegas realizamos, no qual, este é inesquecível, o mesmo deixou bastante saudade. Toda vez que á lembro só me da prazer.
    Neste foram utilizado os meios de comunicação da escola que existia na época que era a T V o aparelho de DVD onde buscamos interarmos do assunto ,que era de comidas típicas, das regiões brasileira .
    Foi muito bom participar desse projeto sendo professora e como aluno acredito eu que foi melhor ainda.

    ResponderExcluir