Unidade 4 - Currículo, projetos e tecnologia


Nesta última unidade do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, nos dedicaremos a práticas de integração de tecnologias ao currículo, em especial, ao desenvolvimento de projetos de trabalho, a partir dos quais dialogaremos sobre os conceitos de currículo, projetos e outros relacionados à integração de tecnologias ao currículo ou que possam emergir no andamento das atividades.
Vamos analisar como essa integração pode se efetivar na prática pedagógica com projetos de trabalho.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividade 1

Pensando sobre as possíveis mudanças Considerando as questões colocadas no reflita da página 1 desta unidade, identifique as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem.
Orientações: Componha dois grupos na turma (grupo A e grupo B), sendo que o grupo A ficará responsável porconstruir argumentos relacionados às possíveis mudanças na forma de o aluno aprender, e o grupo B,responsável por argumentar sobre as possíveis mudanças das estratégias de ensino. Organize subgrupos menores, de 3 a 5 componentes, em cada um dos grupos A e B, para identificar aspectos de mudança e apontar os argumentos que justificam ser determinado aspecto uma possível mudança. Registre em papel os aspectos e respectivos argumentos de cada subgrupo. Faça um debate coletivo colocando, de um lado, os participantes do grupo A, e de outro, os do grupo B. Elabore uma síntese, a partir do debate entre os grupos A e B.

Pontos de reflexão

Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? Será que haverá mudanças em nossa atuação docente? O que mudará na aprendizagem do aluno? Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte? Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

99 comentários:

  1. ANA CRISTINA MARTINELLI

    Acredito que o uso de computadores e internet nas atividades curriculares, faremos aquilo que é bom tanto para o aluno quanto para o professor de forma inteligente e diferente, pois a cada dia aprendemos mais, e melhoramos nossa pratica pedagógica. É papel do educador trabalhar com o conhecimento científico, mas isso não significa empurrar para o aluno o conhecimento abstrato e sim realizar um trabalho pedagógico a partir do conhecimento que o aluno demonstra possuir para que ele possa se desenvolver e atingir o novo patamar do conhecimento científico sistematizado. O uso das tecnologias nas atividades provoca avanços nos acontecimentos de integração nos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura.
    Como percebemos no decorrer do curso das TIC, uma forma de favorecer o aprendizado do aluno é usando os recursos tecnológicos é por meio da pedagogia de projeto, que deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a
    contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.
    Acredito que todo professor comprometido com a aprendizagem do educando após este curso e outros que virão sobre as tecnologias iniciará uma mudanças na atuação docente. Assim como a mudança na aprendizagem do aluno, pois este é nossa maior preocupação. A interação professor - aluno acredito que a interação com o professor fornece motivação e feedback aos alunos. outro ponto importante é essencial é a do planejamento dessas atividades, assim como no treinamento dos professores.
    E vendo a nossa participação neste curso, temos a interação aluno-aluno caracterizando o que se denomina aprendizado colaborativo e cooperativo, que envolve o aspecto social da educação. Ela gera motivação e atenção por parte dos alunos (nós), enquanto aguardam o feedback dos colegas; gera também a criação contínua de novas categorias, abertura a novas informações e uma consciência implícita de múltiplas perspectivas. Desenvolve também a capacidade para trabalhar em equipe. Imagino que da mesma forma é com o nosso aluno. Neste todo fica uma maior atenção em nossos planejamentos, atenção ao que realmente o aluno está realizando com o uso da internet. A “aprendizagem em rede, tomada no âmbito mais específico da formação continuada de professores, não poderá prescindir de ações que possam traduzir as idéias (teorias) em práticas.
    Aprende-se sempre, sendo necessário que o professor tenha uma formação continuada. Essa formação pode adquirir inúmeras formas, e uma das mais importantes poderá ser a de comunidades virtuais de aprendizagem.
    Podemos criar sempre novas estratégias para que o aluno tenho uma aprendizagem significativa e eficaz, dependerá de quem está a frente destes educandos para que possa continuar sempre participando dos cursos de formações em geral.

    ResponderExcluir
  2. IRMAS SIMAS

    Com certeza usando o computador e a internet conseguimos chamar mais a atenção dos alunos. As aulas em Labora´torio de Informática requer uma atuação mais altentica do professor, o mesmo precisa orientar os alunos sobre os sites, porque se não acabão entrando em sites que não deve entrar.
    Há alguns casos que podem variar, alguns alunos que já não achão interessante as aulas usando a tecnologia no campo de pesquisa. Porem acreditamos que usando o computador e a internet as aulas ficam mais interessantes e prende a atenção do aluno e acaba aprendendo mais.
    Organizar nossas aulas de acordo com o assunto, conhecer sites antes de apresentar aos alunos.
    Em nossas aulas podemos criar novas estratégias, montar apresentações atraves de slides, pesquisas e apresentação no data show.

    ResponderExcluir
  3. ESCOLA ESTADUAL JARDIM DAS FLORES
    Matupá – MT
    Professora Tâni
    Eu acho que não adianta utilizarmos computadores com internet se a mudança não partir do professor. A partir do momento que acontecer a reciclagem no profissional da educação é que poderemos partir para um ensino diferenciado, utilizando internet, por exemplo.
    Com certeza o discente terá um melhor aproveitamento de ensino, afinal essas tecnologias fazem parte da geração deles, e nós como educadores poderemos adotar estratégias de ensino, que anteriormente, com caderno, não foi possível.

    ResponderExcluir
  4. Unidade 4
    Atividade 1
    Turma Márcia
    PROFª. IRENE CATANEO
    ESCOLA KREEN AKARORE – PXTO
    A tecnologia domina todos os ambientes da atualidade, e tudo esta interligada virtualmente, excelente em todos os aspectos. Só fica complicado quando sai do sistema, para tudo, tudo mesmo, e ai o que fazer?

    ResponderExcluir
  5. Nesta unidade lendo as atividades e os linkes, entendi que esta unidade esta explicando como usar as tecnologias nos novos Paradigmas Educacionais, o Currículo.


    Depois de ter começado este curso, comecei a usar mais as tecnologias que a escola oferece, as aulas ficaram mais atrativas e os alunos começaram a participarem mais.
    Podemos assim ministrar melhor os conteúdos a serem trabalhados.
    Estou utilizando estas tecnologias na escola estadual. Já na escola municipal a tecnologia mais usada por nós, ainda é o mimeógrafo, esta tão presente nas nossas aulas!!!

    IARA SIMA

    ResponderExcluir
  6. TURMA ALZIRA
    MARIA LUIZA PEROTTO
    ATIVIDADE 1 UNIDADE 4
    Com certeza usando o computador e a internet consegue chamar mais a atenção dos alunos. A aula em Laboratório de Informática requer uma atuação mais autentica do professor, o mesmo precisa orientar os alunos sobre os sites. Um novo pensar sobre a educação tem sido levantado nas últimas décadas. Construir um pensamento crítico constitui a sagacidade teórica da educação. A sociedade encontra-se na era da informação e do conhecimento, onde se apresentam os mais diversos recursos e meios de comunicação, que de maneira geral transforma a vida social, psicológica e internacional das pessoas. Por este motivo, cabe à escola proporcionar à população escolar, oportunidades para a construção de um conjunto de saberes e habilidades, através de novas estratégias que incluam os meios de comunicação na aprendizagem, a fim de integrar as técnicas cognitivas e emocionais dos educando motivados pelo tempo digital, e vincular os professores ao mundo dos alunos.
    Busca-se hoje, através do ensino aprendizagem, que os alunos adquiram uma atitude de protagonista da ação educativa, ativa, participativa e reflexiva, diante do conhecimento histórico, e que se atrevam a declarar posturas diante das contradições que se lhes apresentam; enfim, que sejam críticos.
    Um trabalho sério em educação tem de dialogar diretamente com seus professores em interação com os estudantes. Por isso a educação necessita desenvolver projetos educacionais tornando os recursos tecnológicos e audiovisuais ambientes abertos para crianças e jovens, permitindo que contribuam e participem criticamente das informações recebidas. A educação também se transforma em uma atmosfera de intercâmbio de experiências de comunicação e educação. Devemos aprender a repensar um novo espaço e uma nova perspectiva educativa. Uma das principais características do mundo atual consiste no fato de que diferentes espaços se complementam e se interagem.
    Assim, os recursos tecnológicos e audiovisuais na escola significam, não apenas mais um dos expedientes pedagógicos, mas, principalmente novas alternativas educativas de estabelecer essa escola no mundo, abrindo novos espaços e novos horizontes ainda não totalmente explorados. Praticamente todos os temas podem ser abordados pelos recursos tecnológicos e audiovisuais, que passam a ser constituídos pelos espaços do conhecimento humano. É principalmente por meio das imagens e de sons, que podem ser registrados por aparelhos tecnológicos e audiovisuais que se configura a sociedade globalizada.
    Quando educamos com a interação dos recursos tecnológicos e audiovisuais, resgatamos o objeto de estudo e oferecemos caminhos para interpretação, entendimento e análise criticam, permitindo a inclusão do processo da cultura tecnológica e audiovisual. Isso torna a aula criativa, participativa, prazerosa, saindo da mesmice das atividades tradicionais, onde o aluno muitas vezes, por falta de motivação fica desinteressado e conseqüentemente insubordinado.
    Quando o professor constrói competência e habilidade para trabalhar com recursos tecnológicos e audiovisuais, ao contextualizar suas ações didáticas, esses meios serão usados como instrumentos pedagógicos enriquecedores da atividade educativa. No entanto, a escolha dos recursos tecnológicos e audiovisuais deve ser consciente, estando relacionada com o planejamento educacional e as metas estabelecidas, que desencadeiam as ações para se alcançar os objetivos propostos tanto da disciplina específica, como da escola como um todo. Ter como alicerce o que povoa o imaginário de nossos alunos pode facilitar nossa comunicação com eles e introduzir de forma agradável.
    E nossas aulas podem se tornar mais agradáveis e prazerosa.

    ResponderExcluir
  7. Turma Sebastiani
    Mirian
    Unidade 4
    Atividade 1

    Claro que antes dessas tecnologias, tudo era diferente, mais lento, tudo manual, pesquisa era só através de livros, etc. Agora coma computadores, internet tudo ficou mais fácil no ensino e aprendizagem do aluno e professor, pois através do uso do laboratório de informática podemos levar nossos alunos a ter uma aula diferente, mais interessante e descontraída, saindo do tradicional. E nós como educadores devemos mudar a nossa didática de ensino como montar tabalhos e apresentar através de slides, pesquisas na internet com apresentação em data show, descobrir sites da educação e apresentar aos alunos e assim a aula se torna mais prazerosa e de fácil compreensão.

    ResponderExcluir
  8. Atividade 01 unidade 04
    Escola Estadual Bairro União
    Componentes do grupo:Thãnisley Sunaqui da Cruz e Eni Sunaqui

    A geração atual já nasceu sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. E nós professores devemos estar preparados para essa mudança.
    Podemos fazer tudo como antes, mas usando as tecnologias atuais. Se a prática docente mudar, acreditamos que seja para melhor, procurando atualizar os conhecimentos já adquiridos , suprindo as diferentes necessidades de cada aluno. Devemos ficar em alerta para atender a todos igualmente criando estratégias diferentes para cada aluno a partir dos conhecimentos que eles já possuem, deixando-os com vontade de vir a escola, ou mesmo, que tenham prazer em estudar.

    ResponderExcluir
  9. Unidade 04
    Atividade 01
    Luciana


    Os avanços tecnológicos em nosso cotidiano acontecem tão rapidamente que mal conseguimos nos familiarizar com um e já aparece outro mais moderno, como é o caso dos celulares e computadores.Neste sentido a escola também deve acompanhar essa evolução e nós professores também devemos incluir em nossa metodologia o uso das tecnologias.Pois muitas vezes nossos alunos tem acesso a elas muito antes de nós.

    ResponderExcluir
  10. turma da Sebastiani
    Cursista Sandra Donadia
    Peixoto de Azevedo
    Educação é um processo histórico e contínuo, não se faz educação estaguinado, parado no tempo e no espaço. Ao longo dos séculos o processo de ensinar e aprender mudou, transformou-se, adaptou-se, evoluiu. métodos e recursos variados foram usados em busca do saber, e um dos mais sensacionais recursos disponíveis hoje é o computador e a internet. Para a ação docente essa ferramenta tornou-se imprescindível, nunca mais planejar, elaborar e aplicar um determinado conteúdo será pequeno, restrito, ou sem consistência, uma vez é claro, você tendo acesso a essa tecnologia

    ResponderExcluir
  11. ATIVIDADE 1
    UNIDADE 4



    Com certeza usando o computador e a internet
    consegue chamar mais a atenção dos alunos, ao participa das tics passei a utilizar com mas frenquencia as tecnologias existêntes na escola.
    A geração atual já nasceu sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. E nós professores devemos estar preparados para essa mudança.

    ELZI

    ResponderExcluir
  12. DORACI
    ATIVIDADE 1 MÓDULO 4
    Pensando sobre as possíveis mudanças
    Nos dias atuais o uso das tecnologias e internet devem andar juntas com os currículos escolares, pois se a escola deve preparar o aluno para a vida, para o futuro e mundo em que ele está inserido vive às voltas com toda essa estrutura de tecnologias, nada mais normal que professores e funcionários se preparem a essa nova maneira de trabalhar.
    Certamente que o professor deverá se atualizar e fazer uso das tecnologias no dia a dia com seus alunos, buscando tirar o máximo de proveito da internet e outros recursos para contribuir com a aprendizagem de nossos alunos, pois é dentro destes recursos inesgotáveis que poderá ocorrer uma maior aprendizagem, com mais entusiasmo, desde que as atividades sejam bem orientadas e preparadas anteriormente pelo professor.
    As possíveis mudanças podem ser: maior interesse por parte do aluno em ler, pesquisar, descobrir novas coisas por si só.

    ResponderExcluir
  13. Atividade I
    turma da Sebastiani
    Elizeth ciqueira
    Peixoto de Azevedo
    O uso das tecnologias com certeza mudara nossos métodos de ensino. Pois as mudanças já estão ocorrendo desde o inicio do curso visto que as tics abrem ainda mais o nosso campo de visão contribuindo para que o nosso aprendizado vá mais além do que já sabemos

    ResponderExcluir
  14. Atividade II
    Turma da sebastiani
    Elizeth Ciqueira
    Peixoto de Azevedo
    O computador e a internet deverá ser utilizado para auxiliar nas mudanças do ensino e a aprendizagem, tanto por parte do aluno, quanto do professor. Mas não valerá a pena ter esses recursos se não sabemos por onde começar a elaborar um plano de aula com essas tecnologias. Por isso a importância dos curso ao longo da pratica docente para que possamos está sempre atualizado quanto aos recursos tecnológicos que ainda virão, fazer parte de nossas vidas enquanto educador.

    ResponderExcluir
  15. UNIDADE 04 ATIVIDADE 01

    Com certeza podemos observar a grande mudança em nosso ensino com o uso do computador e da internet.Essa nova ferramenta tem sido uma fonte riquissíma de pesquisa para nossos trabalhos em sala e para os nossos alunos.
    Só que seria melhor ainda se cada escola tivesse o seu próprio laboratório de informática,assim seria a melhor forma que cada educador encontraria para se familiarizar com esta nova tecnologia de ensino.Assim seria possível elaborar novas estratégias diferênciadas para a aprendizagem dos alunos.

    FRANCIONE DE JESUS NOLETO BRITO

    ResponderExcluir
  16. unidade 04 - Ativ 1
    Angelita Peixer Severo
    Gisele Adriana
    Acredito que a utilização das tecnologias com certeza mudará bruscamente nossa prática pedagógica. Pois o uso das tecnologias contribui para que o nosso aprendizado vá além dos livros permite uma viagem ao redor do mundo. Porém, o professor necessita de atualização para bem ministrar suas aulas e instigar seus alunos a buscar e vencer novos desafios frente as tecnologias.

    ResponderExcluir
  17. unid. 04 - Ativ 1
    Cursista:Lucimere Gomes da Silva
    Ceja.

    A tecnologia vem pra ficar, pois, contribui no processo do ensino, tanto para o aluno, como para o professor, visto que os dois estão em constante processo de aprendizagem. Sendo que para o professor, passa a existir um grande desafio; em ensinar e aprender ao mesmo tempo, sem perder a essência do saber.

    ResponderExcluir
  18. unid. 04 - Ativ 1
    Cursista:Rogéria Cristhina Pedroso
    Ceja.

    A tecnologia vem pra ficar, pois, contribui no processo do ensino, tanto para o aluno, como para o professor, visto que os dois estão em constante processo de aprendizagem. Sendo que para o professor, passa a existir um grande desafio; em ensinar e aprender ao mesmo tempo, sem perder a essência do saber.

    ResponderExcluir
  19. UNIDADE 04 ATIVIDADE 01 CURRICULOS PROJETOS TECNOLOGIA.
    A EDUCAÇÃO VEM CADA DIA MELHOR COM AS NOVAS TECNOLOGIAS A INTERNET E MUITO IMPORTANTE PARA NÓS EDUCADORES E ALUNOS ONDE OS ALUNOS SAI DA SALA DE AULA PARA O LABORATORIA ELES TEM MAIS GOSTO PELA AULA FAZENDO PESQUISA NAVEGANDO PELO MUNDO EM BUSCA DE INFORMAÇÃO DO DIA A DIA. ISSO E MUITO BOM PARA NOIS.
    BETH.

    ResponderExcluir
  20. Unidade 4
    Atividade I
    turma Ebenezer
    Rosangela G. Carnio
    Guarantã do Norte

    As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora individualista, como uma visão progressista. A pessoa autoritária utilizará o computador para reforçar ainda mais o seu controle sobre os outros. Por outro lado, uma mente aberta, interativa, participativa encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação.
    Essas tecnologias não substituem o professor, mais modificam algumas das suas funções.
    Contudo não basta apenas sermos bons conhecedores dessa história, é preciso sim refletir sobre a prática pedagógica com a ajuda das tecnologias, além disso, é nossa a responsabilidade como educadores de lutarmos para que as tecnologias possam contribuir para democratização de saberes, tendo em vista a formação de cidadãos na atualidade.

    ResponderExcluir
  21. TURMA ALZIRA
    CEFAPRO MATUPÁ
    CURSISTA NILSA
    ATIVIDADE 1 UNI 4

    Acredito que as Novas tecnologias apóiam processos de raciocínio mais complexos, estimulam a motivação e a auto-estima, preparam os estudantes para o futuro e favorecem mudanças na estrutura escolar. A Internet Por suas características, pode se tornar imprescindível ao processo educacional em seu conjunto. Ela possibilita o uso de texto, sons, imagens e vídeo para a transmissão de conhecimentos. Permite que conhecimentos gerados em qualquer parte do mundo sejam acessíveis a todos. Permite que alunos e professores consultem especialistas em diversas áreas. Incentiva a colaboração entre diferentes centros e culturas para a formação de conhecimento ou o trabalho na resolução de problemas comuns. Permite que alunos mostrem seus progressos a uma comunidade muito maior que aquela restrita a sua escola e seus pais, trazendo motivação extra e abrindo possibilidades para métodos de avaliação mais abrangentes. O aluno deixa de ser um receptor passivo de informações e passa a ter um papel extremamente ativo. Tudo isso traz motivação e auto-estima indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem. a construção do conhecimento e do processo de ensino-aprendizagem com a participação do próprio aluno. Quando os projetos envolvem a comunidade ou têm objetivos sociais, o aluno se sente recompensado pela sua contribuição social e valoriza mais a escola e a aprendizagem.Outro benefício do uso da Internet é que os alunos passam a ter mais uma maneira de mostrar seus conhecimentos, permitindo que aqueles com dificuldades em avaliações do tipo lógico-matemáticas melhorem seu desempenho. Por não ser um simples exercício de decorar conteúdos mas sim um instrumental para se trabalhar com o conhecimento, os alunos têm muito mais consciência do estágio em que estão e são mais capazes, se incentivados, de fazer auto-avaliações.

    ResponderExcluir
  22. TURMA ALZIRA
    CEFAPRO MATUPÁ
    Vera Lúcia de Aragão
    ATIVIDADE 1 UNI 4

    Com as Novas tecnologias ajuda o processos de raciocínio e estimulam a motivação e a auto-estima, preparam os estudantes para o futuro e favorecem mudanças na estrutura escolar. A Internet Por suas características, pode se tornar imprescindível ao processo educacional em seu conjunto. Ela possibilita o uso de texto, sons, imagens e vídeo para a transmissão de conhecimentos. Permite que conhecimentos gerados em qualquer parte do mundo sejam acessíveis a todos. Permite que aluno e professares consultem especialistas em diversas áreas. Incentiva a colaboração entre diferentes cetros e culturas para a formação de conhecimento ou o trabalho na resolução de problemas comuns. Permite que aluno mostrem seus progressos a uma comunidade muito maior que aquela restrita a sua escola e seus pais, trazendo motivação extra e abrindo possibilidades para métodos de avaliação mais abrangentes. O aluno deixa de ser um receptor passivo de informações e passa a ter um papel extremamente ativo. Tudo isso traz motivação e auto-estima indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem. a construção do conhecimento e do processo de ensino-aprendizagem com a participação do próprio aluno. Quando os projetos envolvem a comunidade ou têm objetivos sociais, o aluno se sente recompensado pela sua contribuição social e valoriza mais a escola e a aprendizagem.Outro benefício do uso da Internet é que os alunos passam a ter mais uma maneira de mostrar seus conhecimentos, permitindo que aqueles com dificuldades em avaliações do tipo lógico-matemáticas melhorem seu desempenho. Por não ser um simples exercício de decorar conteúdos mas sim um instrumental para se trabalhar com o conhecimento, os alunos têm muito mais consciência do estágio em que estão e são mais capazes, se incentivados, de fazer auto-avaliações.

    ResponderExcluir
  23. UNIDADE- 4
    ATIVIDADE: 01
    Turma Beija-flor
    Aparecida Gonçalves de Oliveira
    Danieli Rocha
    Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT

    Os avanços tecnológicos em nosso dia-a-dia vêm crescendo a cada instante, eles acontecem tão rapidamente que nem acostumamos com um já aparecem outro mais moderno, como é o caso dos celulares e computadores. A geração atual já nasce sob influência da tecnologia e a encara com maior naturalidade. E nós educadores devemos estar preparados para essa mudança. Por este paradigma, cabe a escola proporcionar à população escolar, oportunidades para a construção de saberes e habilidades, estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  24. UNIDADE- 4
    ATIVIDADE: 01
    Turma Beija-flor
    Ivonete Aparecida Rufatto
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT
    A aprendizagem é um processo lento, que se dá no decorrer da vida...
    Tudo acontece de forma contínua.
    É automático e irreversível...
    Mas o conhecimento não acontece por acaso, ele é construído aos poucos...
    Com a busca constante do ser humano por novas experiências e aperfeiçoamentos...
    E mesmo assim nunca alcançaremos a perfeição que tanto almejamos;
    Chegaremos ao fim de nossas vidas nos sentindo incompletos...
    O ser humano está sempre em transformação, em mudança e assim é a tecnologia...
    A cada dia que passa nos deparamos com novas técnicas e evoluções...
    Não devemos nos acomodar, temos que tentar acompanhar essa evolução sempre...
    Afinal o mundo gira, a vida passa e nós continuaremos em fase de transição...

    ResponderExcluir
  25. Ativ4_1 Derli. Fátima e Tatiane
    Uma das mudanças mais significativas, com o uso das tecnologias, é o papel do professor pois ele se torna parceiro e facilitador da aprendizagem do aluno.
    Outra bastante significativa é a capacitação dos professores para utilizar essas tenologias, observa-se a resistência de alguns professores em mudar.
    Outro grande benefício é o fato de usando as tecnologias podermos registrar e apresentar aos colegas o nosso trabalho e dos nossos alunos.
    O processo ensino/aprendizagem deixa de ser formal pois é enriquecido com opiniões e experiências de pessoas de vários lugares, portanto de várias realidades.

    ResponderExcluir
  26. atividade 1
    unidade 4
    Gedália sabino
    Com as Novas tecnologias ajuda o processos de raciocínio e estimulam a motivação e a auto-estima, preparam os estudantes para o futuro e favorecem mudanças na estrutura escolar. A Internet Por suas características, pode se tornar imprescindível ao processo educacional em seu conjunto. Ela possibilita o uso de texto, sons, imagens e vídeo para a transmissão de conhecimentos. Permite que conhecimentos gerados em qualquer parte do mundo sejam acessíveis a todos. Permite que aluno e professares consultem especialistas em diversas áreas. Incentiva a colaboração entre diferentes cetros e culturas para a formação de conhecimento ou o trabalho na resolução de problemas comuns. Permite que aluno mostrem seus progressos a uma comunidade muito maior que aquela restrita a sua escola e seus pais, trazendo motivação extra e abrindo possibilidades para métodos de avaliação mais abrangentes. O aluno deixa de ser um receptor passivo de informações e passa a ter um papel extremamente ativo. Tudo isso traz motivação e auto-estima indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem. a construção do conhecimento e do processo de ensino-aprendizagem com a participação do próprio aluno. Quando os projetos envolvem a comunidade ou têm objetivos sociais, o aluno se sente recompensado pela sua contribuição social e valoriza mais a escola e a aprendizagem.Outro benefício do uso da Internet é que os alunos passam a ter mais uma maneira de mostrar seus conhecimentos, permitindo que aqueles com dificuldades em avaliações do tipo lógico-matemáticas melhorem seu desempenho. Por não ser um simples exercício de decorar conteúdos mas sim um instrumental para se trabalhar com o conhecimento, os alunos têm muito mais consciência do estágio em que estão e são mais capazes, se incentivados, de fazer auto-avaliações.

    ResponderExcluir
  27. E.E LUIZA MIOTTO Turma Alzira Silvano Unidade1 Atividade 1 A utilização das tecnologias com certeza mudará bruscamente nossa prática pedagógica. Pois o uso das tecnologias contribui para que o nosso aprendizado vá além dos livros permite uma viagem ao redor do mundo. Porém, o professor necessita de atualização para bem ministrar suas aulas e instigar seus alunos a buscar e vencer novos desafios frente as tecnologias.

    ResponderExcluir
  28. Turma:Luciana
    E.E 19 de Julho
    Cursista:Helena C. de Aragão
    Unidade: 4
    Atividadde: 1

    Com as Novas tecnologias ajuda o processos de raciocínio e estimulam a motivação e a auto-estima, preparam os estudantes para o futuro e favorecem mudanças na estrutura escolar. A Internet Por suas características, pode se tornar imprescindível ao processo educacional em seu conjunto. Ela possibilita o uso de texto, sons, imagens e vídeo para a transmissão de conhecimentos. Permite que conhecimentos gerados em qualquer parte do mundo sejam acessíveis a todos. Permite que aluno e professares consultem especialistas em diversas áreas. Incentiva a colaboração entre diferentes cetros e culturas para a formação de conhecimento ou o trabalho na resolução de problemas comuns. Permite que aluno mostrem seus progressos a uma comunidade muito maior que aquela restrita a sua escola e seus pais, trazendo motivação extra e abrindo possibilidades para métodos de avaliação mais abrangentes. O aluno deixa de ser um receptor passivo de informações e passa a ter um papel extremamente ativo. Tudo isso traz motivação e auto-estima indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem. a construção do conhecimento e do processo de ensino-aprendizagem com a participação do próprio aluno. Quando os projetos envolvem a comunidade ou têm objetivos sociais, o aluno se sente recompensado pela sua contribuição social e valoriza mais a escola e a aprendizagem.Outro benefício do uso da Internet é que os alunos passam a ter mais uma maneira de mostrar seus conhecimentos, permitindo que aqueles com dificuldades em avaliações do tipo lógico-matemáticas melhorem seu desempenho.

    ResponderExcluir
  29. Odete - Turma Emerson
    ATIVIDADE 1

    Acredito que o uso de computadores e internet nas atividades curriculares, faremos aquilo que é bom tanto para o aluno quanto para o professor de forma inteligente e diferente, pois a cada dia aprendemos mais, e melhoramos nossa pratica pedagógica. É papel do educador trabalhar com o conhecimento científico, mas isso não significa empurrar para o aluno o conhecimento abstrato e sim realizar um trabalho pedagógico a partir do conhecimento que o aluno demonstra possuir para que ele possa se desenvolver e atingir o novo patamar do conhecimento científico sistematizado. O uso das tecnologias nas atividades provoca avanços nos acontecimentos de integração nos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura.
    Como percebemos no decorrer do curso das TIC, uma forma de favorecer o aprendizado do aluno é usando os recursos tecnológicos é por meio da pedagogia de projeto, que deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.
    Acredito que todo professor comprometido com a aprendizagem do educando após este curso e outros que virão sobre as tecnologias iniciará uma mudanças na atuação docente. Assim como a mudança na aprendizagem do aluno, pois este é nossa maior preocupação. A interação professor - aluno acredito que a interação com o professor fornece motivação e feedback aos alunos. outro ponto importante é essencial é a do planejamento dessas atividades, assim como no treinamento dos professores.
    E vendo a nossa participação neste curso, temos a interação aluno-aluno caracterizando o que se denomina aprendizado colaborativo e cooperativo, que envolve o aspecto social da educação. Ela gera motivação e atenção por parte dos alunos (nós), enquanto aguardam o feedback dos colegas; gera também a criação contínua de novas categorias, abertura a novas informações e uma consciência implícita de múltiplas perspectivas. Desenvolve também a capacidade para trabalhar em equipe. Imagino que da mesma forma é com o nosso aluno. Neste todo fica uma maior atenção em nossos planejamentos, atenção ao que realmente o aluno está realizando com o uso da internet. A “aprendizagem em rede, tomada no âmbito mais específico da formação continuada de professores, não poderá prescindir de ações que possam traduzir as idéias (teorias) em práticas”.
    Aprende-se sempre, sendo necessário que o professor tenha uma formação continuada. Essa formação pode adquirir inúmeras formas, e uma das mais importantes poderá ser a de comunidades virtuais de aprendizagem.
    Podemos criar sempre novas estratégias para que o aluno tenho uma aprendizagem significativa e eficaz, dependerá de quem está a frente destes educandos para que possa continuar sempre participando dos cursos de formações em geral.

    ResponderExcluir
  30. UNIDADE IV
    TURMA LUCIANA
    ATIVIDADE 1
    JULIANA SÂMELA
    PEIXOTO DE AZEVEDO – MT

    Acreditamos que com o uso do computador os alunos terão acesso ao mundo e não ficar presos nos livros. As crianças terão liberdade para pesquisar, jogar, desenhar, pintar, ou seja não será a mesma coisa pois ela estará aprendendo com prazer algo que chama a sua atenção e a internet. Mas como isso esta um pouco longe da realidade nos comprometemos a fazer o possível em levar as TIC para dentro da sala de aula, ou seja o que estiver em nosso alcance.
    Esse curso fez com que nós como professores despertássemos para a aprendizagem de nossos alunos. O que podemos levar de novo e interessante, chamando assim a atenção do aluno para a tecnologia que vem se expandindo a cada dia. O aluno muitas vez não tem acesso em casa por causa da finanças dos pais. Então cabe a escola e a nós professores proporcionar a esse alunos esse conhecimento preparando ele para o mundo.

    ResponderExcluir
  31. VERONICE Mª REIS SCHWARZER
    ATIVIDADE- 1 UNIDADE 4
    As tecnologias que existem hoje ,devem ser um complemento nas nossas aulas.Precisamos sempre estar em contato com esses meios , pois os nossos alunos ,mais e mais usam e veem nesses meios o seu futuro e o sucesso profissional. Este sucesso está cada vez mais articulado com a tecnologia porque hoje quem não sabe usar as máquinas ,não sabe fazer praticamente nada sozinho ,como fazer transações bancárias, pagar contas ,enfim esses e a maioria das tarefas diárias necessitam de um mínimo de conhecimento e leitura tecnológica.
    Na escola não dá mais como dar aula como antigamente,e nós professores precisamos estar em contante reciclagem.Para isso acontecer precisamos reorganizar os currículos escolares ,rever os espaços físicos de nossas escolas.Numa escola reorganizada com profissionais com novas estratégias ,podemos ver novos rumos para a educação.
    E como diz Pedro Demo em sua palestra:
    “ A escola está distante dos desafios do século XX. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a escola não usa . A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”.Para mim, essa grande mudança começa com o professor.
    Então se está em nossas mãos essa mudança, não dá mais para cruzar os braços e esperar sentado essas mudanças .È hora de arregassar as mangas e fazer diferente.

    ResponderExcluir
  32. ALUNAS DILCE E ANTONIA
    PROFESSOR EMERSON
    ATIVIDADE1 MODULO 4

    Nesta tarefa onde usa-se os linkes, aprendemos a usas as novas tecnologias.


    Depois de ter feito este curso aprendemos varios tipos de ser utilizadas as tecnologias, tanto dentro da sala de aula como fora de sala e assim tornando as aulas mais produtivas e melhorando o conhecimentos dos alunos. Agora nossas aulas está sempre usando as tecnologias que a escola oferece.

    ResponderExcluir
  33. ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
    NATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO
    Acho que com as novas tecnologias, nossos alunos vão ter mais interesse pelos conteúdos, porque eles podem pesquisar e encontrar respostas para suas dúvidas e dificuldades.Outros podem ainda continuar sem interesse mas a grande maioria vai saber aproveitar as novas Tic.

    ResponderExcluir
  34. ATIVIDADE 01 – MÓDULO 04
    JACKELINE BREGOLI
    ESCOLA JARDIM DAS FLORES

    O uso das TIC’s neste processo de ensino-aprendizagem deve ser usado de forma moderada e com pplanejamentos para que a aula não se torne cansativa nem muito menos um desastre. Qualquer aula bem preparada, trará bons frutos se for planejada de acordo com a possível realidade da escola. As tecnologias fazem parte da vida da maioria dos alunos, e nós como educadores temos que estar preparados e adotar métodos de ensino, que nos exigem aperfeiçoamento constante..

    ResponderExcluir
  35. Adriana Bazoni- turma Emerson
    Unidade 4- atividade 1
    A internet nos auxilia muito nas atividades curriculares, sem dúvida não dá para comparar a tempos atrás onde tal tecnologia não era aplicada. É importante lembrar que a internet é um leque de informações,porém o professor deve ter a responsabilidade de como usar esse instrumento pedagogico com seu aluno. O conhecimento deve ser trabalhado de forma cientifica sabendo fazer bons usos das informações disponiveis. O educador deve fazer com que o aluno construa o conhecimento, elabore estratégias de aprendizagem, deve ser trabalhado sempre de forma construtiva e critica assim como todos os meios de informações.

    ResponderExcluir
  36. Cristiane Vitorino Sorgato
    Escola renascer
    Atividade 01

    Bom compreendi que a tecnologia faz parte de tudo em nosso meio de trabalho, lazer, escola... Com certeza usando o computador e a internet conseguimos chamar a atenção dos alunos. A aula em Laboratório de Informática requer uma atuação mais autentica do professor, o mesmo precisa orientar os alunos sobre os sites. Um novo pensar sobre a educação tem sido levantado nas últimas décadas. Construir um pensamento crítico constitui a sagacidade teórica da educação. A sociedade encontra-se na era da informação e do conhecimento, onde se apresentam os mais diversos recursos e meios de comunicação, que de maneira geral transforma a vida social, psicológica e internacional das pessoas. Por este motivo, cabe à escola proporcionar à população escolar um amplo saber e como manuseá-lo.

    ResponderExcluir
  37. O uso da tecnologia com certeza acentuará o interesse da busca, do conhecimento de ambas as partes profesor/alunado

    Helena

    ResponderExcluir
  38. Atividade-1-modulo-4-Silvia- CEJA- Matupá.

    Com o desenvolvimento deste curso pude refletir, quanto minhas atividades curriculares e compreendi que o uso dos computadores e da internet são de grande importância, já comecei a mudar minhas atitudes como docente para melhor aprendizado do aluno, sei que é apenas o primeiro passo para uma grande mudança e estou disposta a ir mais longe para que cada dia que passe eu possa melhorar mais e criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  39. UNIDADE 4
    Turma Emerson
    Atividade 1
    E.E.C.M
    Lucimar e Marlene
    Com certeza, usando o computador e a internet, consegue-se chamar mais a atenção dos alunos, até na própria produção de texto; a aula no laboratório de informática requer uma atenção maior por parte do professor, o mesmo precisa orientar seus alunos sobre os sites, pois através do uso do laboratório de informática podemos levar nossos alunos a ter uma aula diferente, mais interessante e descontraída.
    Nós como educadores devemos mudar a nossa didática de ensino, como montar trabalhos e apresentar através de slides, pesquisas na internet, entre outros, descobrir sites, e apresentar aos alunos, manuseando e assim tornar a aula mais prazerosa e de fácil compreensão.

    ResponderExcluir
  40. Lindamir
    Escola bairro uniao
    Atividade 01

    A tecnologia faz parte de tudo em nosso meio de trabalho, lazer, escola... Com certeza usando o computador e a internet consegue chamar a atenção dos alunos. A aula em Laboratório de Informática requer uma atuação mais autentica do professor, o mesmo precisa orientar os alunos sobre os sites. Um novo pensar sobre a educação tem sido levantado nas últimas décadas.

    ResponderExcluir
  41. Unidade: 4
    Atividade: 1
    Turma: Luciana
    Cursista: Isabel Cristina / Nazi/ Ide
    Peixoto de Azevedo-MT


    Com certeza o uso de computadores e internet nas atividades curriculares, faremos aquilo que é bom tanto para o aluno quanto para o professor de forma inteligente e diferente, pois a cada dia aprendemos mais, e melhoramos nossa pratica pedagógica. É papel de o educador trabalhar com o conhecimento científico, mas isso não significa empurrar para o aluno o conhecimento abstrato e sim realizar um trabalho pedagógico a partir do conhecimento que o aluno demonstra possuir para que ele possa se desenvolver e atingir o novo patamar do conhecimento científico sistematizado. O uso das tecnologias nas atividades provoca avanços nos acontecimentos de integração nos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura.

    A geração atual já nasceu sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. E nós professores devemos estar preparados para essas mudanças.
    .
    Podemos fazer tudo como antes, mas usando as tecnologias atuais. Se a prática docente mudar, acreditamos que seja para melhor, procurando atualizar os conhecimentos já adquiridos, suprindo as diferentes necessidades de cada aluno. Devemos ficar em alerta para atender a todos igualmente criando estratégias diferentes para cada aluno a partir dos conhecimentos que eles já possuem, deixando-os com vontade de vir a escola, ou mesmo, que tenham prazer em estudar.

    ResponderExcluir
  42. Unidade 4 Atividade 1
    Prof. Marilene S. Henning
    Peixoto de Azevedo-Mt
    É interessante esse questionamento, ou melhor essa indagação, acredito que um dos problemas que nós professores temos hoje em dia nas salas de aula é justamente toda essa tecnologia, que a cada dia nos deixa mais fascinados e ainda mais os jovens que se formaram no ventre de suas mães e sendo vigiados por um aparelho de ondas sonoras, a tecnologia está presente em tudo que fazemos. No que se refere a sala de aula, com certeza as aulas serão melhores, claro que não devemos perder o foco e simplismente deixar nosso aluno sem direcionamento, podemos estar eleborando aulas mais dinamicas de modo que o aluno sinta mais prazer em estar em sala de aula para aprender com mais qualidade e facilidade.

    ResponderExcluir
  43. Unidade 4
    At1
    turma Alzira
    Ceja Luiza Miotto
    maristela
    Com o uso da tecnologia conseguimos chamar mais a atenção dos alunos, ao participa das tics passei a utilizar com mas frenquencia as tecnologias existêntes na escola.
    A geração atual já nasceu sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. E nós professores devemos estar preparados para essa mudança

    ResponderExcluir
  44. Unidade 4
    At1
    turma Alzira
    Ceja Luiza Miotto
    Silvia
    Com o uso da tecnologia conseguimos chamar mais a atenção dos alunos, ao participa das tics passei a utilizar com mas frenquencia as tecnologias existêntes na escola.
    A geração atual já nasceu sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. E nós professores devemos estar preparados para essa mudança

    ResponderExcluir
  45. unidade 4
    ativ. 1
    Profª Tânia
    Acredito que com a utilização das tecnologias
    conseguimos chamar a atenção dos alunos e as aulas ficaram muito mais interessantes e proveitosas.O professor necessita de atualização para ministrar suas aulas e vencer estes desafios tecnológicos

    ResponderExcluir
  46. Unidade 4
    ativ 2
    Profª Tânia
    Todo trabalho realizado com o uso das tecnologias requer habilidades para desenvolveros conteúdos e autonomia na hora de pesquisar e através da internet temos maior agilidade em nossas aulas.

    ResponderExcluir
  47. Unidade 4
    ativ. 3
    Profª Tânia
    O projeto foi desenvolvido na Escola Paulo Freire. Foi muito gratificante este trabalho, pois os alunos se mostraram bastante interessandos e o objetivo maior foi despertar para a leitura, principalmente leitura com prazer.

    ResponderExcluir
  48. Unidade 4
    Ativ. 4
    Prof{ Tânia
    Este trabalho foi valioso, todas as turmas trabalharam de fato integrados com o objetivo de mostrar à comunidade escolar a uni~]ao entre os colegas e os alunos de toda a escola, com certeza será inesquecível para os alunos.

    ResponderExcluir
  49. Unidade 04 - Atividade 1
    Leandro Baches
    Turma Alzira
    Acredito que a utilização das tecnologias com certeza mudará bruscamente nossa prática pedagógica. Pois o uso das tecnologias contribui para que o nosso aprendizado vá além dos livros permite uma viagem ao redor do mundo. Porém, o professor necessita de atualização para bem ministrar suas aulas e instigar seus alunos a buscar e vencer novos desafios frente às tecnologias.

    ResponderExcluir
  50. UNIDADE 4 TECNOLOGIA E CURRÍCULO

    UNIDADE 4
    ATIVIDADE 1
    ANA PAULA ALVES SOUZA
    ESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
    MATUPÁ – MT

    Nunca em tão pouco tempo uma evolução tecnológica tomou tanto espaço e importância para a sociedade como é o caso do uso do computador conectado com a internet. Para tanto e necessário estarmos totalmente familiarizados com essa modernidade e usa-las a nosso favor no ambiente educativo. Sendo assim e de suma importância que nas atividades curriculares se englobe o uso das tecnologias, pois na atualidade a maquina como no caso o computador conquista espaços cada vez mais atrativos para nossos discentes. Portanto é preciso refletir bem sobre nossas metodologias antes dos avanços tecnológicos e depois para assim globalizar o ensino de modo evolutivo.
    Na pratica escolar atual o uso do laboratório de informática chama muita atenção sendo assim precisamos estar preparados para orientar nossos alunos quanto à pesquisa para um ótimo resultado de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  51. Unidade 4
    ATIVIDADE 1
    E E ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE-MARCELÂNDIA
    REGIANE AP° ALVES MONTEIRO SIQUEIRA

    As utilizações do computador e dos conteúdos dispostos na internet ajudam e torna mais fáceis o planejamento das atividades curriculares, fazendo com que os conteúdos sejem mais atrativos e diferenciados do modo como eram antes.
    O educador a partir do momento que começa a utilizar meios tecnológicos tanto para a preparação como no dia-a-dia de sala de aula este tem melhores resultado, principalmente porque suas aulas se tornam mais atrativas ao ver dos educando, desta forma o aluno aprende melhor, pois ele tem mais atenção nas aulas porque a forma como é passado o determinado conteúdo é gostosa e prazerosa.
    Mas o professor deve ficar atento para a transmissão de determinadas atividades dependendo do ano em que se ensina e que objetivo ele almeja alcançar com este conteúdo, criando assim novas estratégias de chegar cada vez mais perto do interresse do aluno sem passar por cima do currículo a ser ministrado.

    ResponderExcluir
  52. Unidade 4 Atividade 1
    Irene – Bairro União

    O uso do computador e internet vem adquirindo cada vez mais relevância na área educacional. Estas ferramentas vem sendo utilizadas como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida, nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
    Se observarmos nossa atuação docente, veremos que o avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios tanto para o aluno como para os profissionais da educação tornando o trabalho mais fácil e mais produtivo.
    Muitas mudanças aconteceram dentro de pouco tempo e cada vez mais deve-se criar estratégias de aprendizagem que levem o aluno a buscar o conhecimento de forma individual e colaborativa.

    ResponderExcluir
  53. UNID 4
    ATIV 1
    ESCOLA KREEN
    CELOI MARIA
    FRAN R
    TURMA ALZIRA

    EU SEI QUE QUEM PASSOU PELA EXPERIÊNCIA DE FAZER ESTE CURSO TEM CERTEZA DE ESTAR MAIS PREPARADO PARA ENCARAR NOVOS DESAFIOS RELACIONADOS A TECNOLOGIA NA VIDA E NA ESCOLA, NÃO POSSO DIZER QUE FOI FÁCIL, MAS E COM AS DIFICULDADES QUE SE APRENDE.

    ResponderExcluir
  54. UNID 4
    ATIV 1
    ESCOLA KREEN
    CELOI MARIA
    TURMA ALZIRA

    EU SEI QUE QUEM PASSOU PELA EXPERIÊNCIA DE FAZER ESTE CURSO TEM CERTEZA DE ESTAR MAIS PREPARADO PARA ENCARAR NOVOS DESAFIOS RELACIONADOS A TECNOLOGIA NA VIDA E NA ESCOLA, NÃO POSSO DIZER QUE FOI FÁCIL, MAS E COM AS DIFICULDADES QUE SE APRENDE.

    ResponderExcluir
  55. UNIDADE 4 ATIVIDADE 1
    TURMA LUCIANA
    E.19 DE JULHO
    PROF.EDILENE L. M.CARVALHO
    a INTRODUÇAÕ TECNOLOGICA NO ÂMBITO EDUCACIONAL, COM CERTEZA DESPERTA NOS EDUCANDOS MAIOR INTERESSE PELO CONTEUDO TRABALHADO. E NÓS EDUCADORES PRECISAMOS NOS ATUALIZARMOS E NOS TORNAR CAPAZES DE UTILIZARMOS ESSES RECURSOS TECNOLÓGICOS EM NOSSAS AULAS.

    ResponderExcluir
  56. Elizabete Alves Dos Santos
    Marcelândia- MT

    Eu acredito que usando computadores e internet nas atividades curriculares só faz com que o aluno absorva melhor o conteúdo, com certeza a internet vai fazer com que enriqueça a pesquisa dos alunos, a forma de nossa atuação como docente tende a ser diferente, com o uso da tecnologia, temos ter bastante atenção com os nossos objetivos, para que não fuja do foco principal. Com certeza podemos criar estratégia deferentes de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  57. UNIDADE 4 – ATIVIDADE 1

    TURMA ALZIRA

    CURSISTA: MARIA DE FÁTIMA LIMA LEITE E ANGELA DE OLIVEIRA L. DEMOSSI
    ESCOLA KREEN AKARORE – GUARANTÃ DO NORTE/MT

    NOS DIAS DE HOJE UMA BOA PARTE DOS ALUNOS JÁ TEM ACESSO OS RECURSOS DIGITAIS. ASSIM OS CENTROS EDUCACIONAIS JÁ CONTAM NA MAIORIA DESSES RECURSOS PARA ATENDER A CLIENTELA DANDO OPORTUNIDADE PARA TODOS.
    DESTA FORMA, PODEMOS INOVAR NOSSAS AULAS NÃO DEIXANDO O CONTEÚDO DE LADO, MAIS SIM ENRIQUECENDO ATRAVÉS DAS “FERRAMENTAS” DISPONÍVEIS.
    DESDE O MOMENTO QUE INICIAMOS O CURSO, FICAMOS MAIS AGUSSADOS PARA LEVAR OS ALUNOS COM FLUÊNCIA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, POR ESTARMOS ADQUIRINDO MAIS CONHECIMENTO E SEGURANÇA. ENTÃO ASSIM AS AULAS PASSAM ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO E QUADRO DE GIZ, POIS OS MESMOS ESTARAM COMPLEMENTANDO O SEU CONHECIMENTO ATRAVÉS DOS RECURSOS DIGITAIS(JOGOS, PESQUISAS, IMAGENS. VÍDEOS, SONS...)
    PORTANTO, PRECISAMOS TER MAIS RESPONSABILIDADE E ATENÇÃO AO PREPARAR E PLANEJAR AS NOSSAS AULAS, E ESTAR ACOMPANHANDO O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DOS ALUNOS.
    COMO JÁ MENCIONAMOS ANTERIORMENTE AS MUDANÇAS EXISTEM, ASSIM OS PROFESSORES NÃO PODEM FICAR PARADOS NO TEMPO E ESPAÇO, MAIS BUSCAR ESTRATÉGIAS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM TER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EFICAZ.

    ResponderExcluir
  58. Cleuza Marcolino de Morais Silva
    Unidade IV

    Atividade 1

    Usando as tecnologias dos computadores e da internet nas atividades curriculares conseguiremos um trabalho mais complexo e mais completo, encontramos facilidade para realizar essas atividades com êxodo. Tornando-as dinâmicas, interessantes e mais completas com figuras e imagens para visualização da pesquisa.
    A nossa atuação docente ficará cada vez mais atualizada com a tecnologia sobre duvidas e assuntos que não só os professores têm mais as duvidas das crianças que é o mais importantes esclarecimentos com os complementos textuais.
    Isso causará mudanças no aprendizado do aluno, pois se haver aproveitamento total da internet nossas crianças não terão mais dificuldade em realizar trabalhos e em esclarecer duvidas que os pais ou ate mesmo o professor não sabe responder.
    Temos que ter mais cuidados com os aspectos de informações falsas e estar sempre motivando e ensinado o educandos a não copiar da internet e sim retirar informações importantes para serem analisadas e criadas uma resposta não copiada e sim criada pelo aluno.
    Podemos também estar criando novas estratégias para reforçar o aprendizado com o educando fazendo atividades de memória, cordenação motora e raciocinio logico que transforma uma aula precisa interessante e divertida para o aluno.

    ResponderExcluir
  59. Unidade4
    Atividade 1
    Prof. Rosangela
    turma luciana
    Durante todo o curso pude perceber o tanto que as tecnologias fazem parte do nosso aprendizado,mas não é só isso sabemos que devemos a cada dia melhorar os nosso conhecimentos para estar ensinando a todos os nossos alunos mas nada disso vai adiantar se eles não estiverem vontade de aprender,nao há tecnologia que faça com que os alunos aprendam se els não tiverem força de vontade e dedicação

    ResponderExcluir
  60. Formadora: Jislaine da Luz.
    Professora: Abadia Gonçalves da Silva.
    Unidade: 4 – Atividade 1.
    Escola ebenzer
    Baseado nos debates dos grupos A e B, analisamos que há sim possíveis aspectos de mudanças de ensino, tanto do aluno, quanto por parte do professor, da maneira como vai desenvolver as atividades ou projetos em sala de aula.
    Os argumentos são notáveis: os alunos vão se envolver mais com uma aula bem atrativa, com temas atuais, lúdicos e de fácil aprendizagem.
    A estratégia de ensino diferenciada com uso de projetos incluindo as mídias digitais está presente no planejamento curricular nas escolas, portanto todos, na unidade acabam participando e no debate foi argumentam essa importância de aplicação.

    ResponderExcluir
  61. Acredito que a utilização das tecnologias mudará nossa pratica pedadagógica.pois vem contribuir muito para nossa aprendizagem vai além dos livros permite uma viagem ao redor do mundo.Nos professores necessitamos de atualizações para ministrarmos bem nossas aulas e atingir nossos alunos,e vencer novos desafios frente as tecnologias.
    Raquel

    ResponderExcluir
  62. Profª Elisa
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo

    É preciso ter em mente que quando tratamos de TICs não estamos nos referindo apenas a computadores e internet, mas sim a todos os equipamentos de comunicação,tecnológicos, de que possamos fazer uso. No decorrer do curso pudemos ter a certeza, reafirmar, que os recursos tecnológicos não estão aqui para substituir a figura do professor (isso nunca será possível), mas para ser seu parceiro. Precisamos estar atentos e fazer com que este parceiro contribua para melhorias no processo,não podemos nos deixar abalar,nos sentir menores e permitir que as 'coisas'fujam do controle, fiquem desorganizadas...
    É possível perceber a importancia das TICs em conjunto com o trabalho dos professores na infinidade de cursos a distancia que encontramos hoje. Já parou para se perguntar se um seria possivel sem o outro?

    ResponderExcluir
  63. Profº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio

    Com as Novas tecnologias ajuda o processos de raciocínio e estimulam a motivação e a auto-estima, preparam os estudantes para o futuro e favorecem mudanças na estrutura escolar. A Internet Por suas características, pode se tornar imprescindível ao processo educacional em seu conjunto. Ela possibilita o uso de texto, sons, imagens e vídeo para a transmissão de conhecimentos. Permite que conhecimentos gerados em qualquer parte do mundo sejam acessíveis a todos. Permite que aluno e professores consultem especialistas em diversas áreas. Incentiva a colaboração entre diferentes cetros e culturas para a formação de conhecimento ou o trabalho na resolução de problemas comuns. Permite que aluno mostrem seus progressos a uma comunidade muito maior que aquela restrita a sua escola e seus pais, trazendo motivação extra e abrindo possibilidades para métodos de avaliação mais abrangentes. O aluno deixa de ser um receptor passivo de informações e passa a ter um papel extremamente ativo.
    Podemos criar sempre novas estratégias para que o aluno tenho uma aprendizagem significativa e eficaz, dependerá de quem está a frente destes educados para que possa continuar sempre participando dos cursos de formações em geral.

    ResponderExcluir
  64. O uso do computador como ferramenta na prática pedagógica é muito importante para transmissão de informação e construção do conhecimento, mas para isso será necessário investimento na formação do professor, através desse instrumento podemos proporcionar ambientes favoráveis a aprendizagens isso requer compreender o computador como um novo meio de representar o conhecimento. Assim a escola como principal ambiente de ampliação de conhecimento a tecnologia vai renovar a maneira de ensinar e aprender propiciando o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico e sua criatividade no qual aluno é o cerne do processo de aprendizagem é importante que o professor compreenda e saiba os valore dos recursos audiovisuais para o bom desempenho e eficácia de suas atividades pedagógicas

    ResponderExcluir
  65. Unidade:4
    Atividade:1
    Cursistas:Delesia, Edilene ,Irene

    Hoje se amplia o conhecimento dos nossos alunos atrvés dos avanços tecnologicos,pois muitas das vezes eles antecedem uma intimidade mais avançada antes dos educadores, pois os mesmos fazem parte de uma geração que convive com influencia tecnologica. Portanto enquanto educadores temos que estar preparados para as mudanças, pois os avanços tecnológicos vem crescendo a cada instantes, e a escola deve estar praparada para dar suporte a construção a educação do aluno para aprender, a saber, a fazer e a conviver em sociedade.

    ResponderExcluir
  66. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira



    Unidade 04 - Atividade 1

    Acredito que a utilização das tecnologias com certeza mudará bruscamente nossa prática pedagógica. Pois o uso das tecnologias contribui para que o nosso aprendizado vá além dos livros permite uma viagem ao redor do mundo. Porém, o professor necessita de atualização para bem ministrar suas aulas e instigar seus alunos a buscar e vencer novos desafios frente às tecnologias.

    ResponderExcluir
  67. Baseado nos debates dos grupos A e B, analisei que existe muitos aspectos de mudanças de ensino, tanto do aluno quanto do professor. Acredito que a utilização das tecnologias mudará nossa pratica pedagógica pois vem contribuir muito para nossa aprendizagem vai além dos livros permite uma viagem ao redor do mundo.

    Lucélia de Oliveira Lucas

    ResponderExcluir
  68. Profº Cursista: Dalva da silva

    Acredito que todo professor comprometido com a aprendizagem do educando após este curso e outros que virão sobre as tecnologias iniciará uma mudanças na atuação docente. Assim como a mudança na aprendizagem do aluno, pois este é nossa maior preocupação. A interação professor - aluno acredito que a interação com o professor fornece motivação e feedback aos alunos. outro ponto importante é essencial é a do planejamento dessas atividades, assim como no treinamento dos professores.
    E vendo a nossa participação neste curso, temos a interação aluno-aluno caracterizando o que se denomina aprendizado colaborativo e cooperativo, que envolve o aspecto social da educação. Ela gera motivação e atenção por parte dos alunos (nós), enquanto aguardam o feedback dos colegas; gera também a criação contínua de novas categorias, abertura a novas informações e uma consciência implícita de múltiplas perspectivas. Desenvolve também a capacidade para trabalhar em equipe. Imagino que da mesma forma é com o nosso aluno.

    ResponderExcluir
  69. ATIVIDADE 1 UNIDADE 4
    TURMA ALZIRA....
    DAYANE MICHELE E
    ROZALINA MATOS


    A educação vem sendo construída ao longo da historia da humanidade, é um processo histórico e contínuo. Apesar das dificuldades, podemos observar a grande mudança em nosso ensino com a tecnologia avançada, computador e internet favorecendo o nosso trabalho. Essa nova ferramenta tem sido uma fonte riquíssima de pesquisa para nos, em sala e para os nossos alunos, inovando e dando mais criatividade.

    ResponderExcluir
  70. Rosimére

    Módulo IV


    Atividade 1

    Acredito que o uso do computador e da internet para realizar as atividades curriculares que faremos aquilo que é bom tanto para o aluno quanto para o professor, de forma rápida e sábia é necessário que o professor participe da formação continuada e seja sempre atualizado.

    ResponderExcluir
  71. UNIDADE 4
    ATIVIDADE 5
    Formadora : Jislaine Luz.
    Professora: Silene O. de Matos Priesnitz.

    O computador e a internet deverão ser utilizados para auxiliar nas mudanças do ensino e a aprendizagem, tanto por parte do aluno, quanto do professor. Mas não basta ter esses recursos se não sabemos por onde começar a elaborar um plano de aula com essas tecnologias. Por isso a importância de constante capacitação dos professores para utilizar essas tecnologias, buscar novos cursos para que possamos está sempre atualizado quanto aos recursos tecnológicos que ainda virão fazer parte de nossas vidas enquanto educador. Observa-se ainda que há uma grande resistência por parte de alguns professores em aprender e fazer o uso das tecnologias, precisamos ousar, tentar, insistir e aderir as mudanças, uma vez que são extremamente necessárias e atuais.
    Acredito que a utilização das tecnologias com certeza já está mudando efetivamente nossa prática pedagógica. Todavia, o uso das tecnologias contribui para que o nosso aprendizado seja amplo podendo registrar e apresentar aos colegas o nosso trabalho e dos nossos alunos, permitindo irmos além dos livros fazermos uma viagem por todo o planeta terra. Porém, o professor necessita de atualização para bem ministrar suas aulas e instigar seus alunos a buscar e vencer novos desafios frente às tecnologias. Outro benefício do uso da Internet é que os alunos passam a ter mais uma maneira de mostrar seus conhecimentos, permitindo que aqueles com dificuldades avance na aquisição da linguagem, lógicas-matemáticas, conceitos geográficos, geométricos entre outros, melhorando assim seu desempenho, por não ser um simples exercício de decorar conteúdos, mas sim um instrumento para trabalhar com o conhecimento. Cabe a escola proporcionar oportunidades para a construção de saberes, habilidades e estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos, tendo o professor como parceiro e facilitador de sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  72. Formadora: Jislaine Luz.
    Professoras: Áurea e Edira
    Unidade 4 - Atividade 1
    Escola: Beija Flor e Ebenezer
    Tema: Currículo, projetos e tecnologia



    O avanço tecnológico veio para auxiliar e facilitar a vida do ser humano.
    As transformações sociais acontecem rapidamente e a educação é um processo contínuo de construção e reorganização dos conhecimentos, tendo como finalidade a formação ética e moral do indivíduo.
    O principal objetivo das Unidades Escolares diante da modernidade tecnológica é formar cidadãos conhecedores críticos da tecnologia que desfrutam. Desta maneira, os professores precisam estar sempre se atualizando para que possam retransmitir aos alunos a maneira mais adequada de utilizar a informática.
    As aulas de informáticas devem ser bem planejadas, para que os alunos possam ampliar seus conhecimentos de maneira critica e adequada para cada faixa etária.

    ResponderExcluir
  73. Unidade 4
    Atividade 1
    Turma Anne
    Maria Aparecida

    usando o computador e a internet conseguimos chamar mais a atenção dos alunos. As aulas em Laboratório necessita de uma atuação mais maior do professor, o mesmo precisa orientar os alunos sobre os sites, porque se não acabam entrando em sites que não deve entrar.
    Há alguns casos que podem variar, alguns alunos que já não acham interessante as aulas usando a tecnologia no campo de pesquisa. Porem acreditamos que usando o computador e a internet as aulas ficam mais interessantes e prende a atenção dos alunos.
    Maria Aparecida Lemes

    ResponderExcluir
  74. Atividade 1 Unidade 4
    cursista: Maria Silvana da Silva Souza
    Turma: Anne
    As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora individualista, como uma visão progressista. A pessoa autoritária utilizará o computador para reforçar ainda mais o seu controle sobre os outros. Por outro lado, uma mente aberta, interativa, participativa encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação.
    Essas tecnologias não substituem o professor, mais modificam algumas das suas funções.
    Contudo não basta apenas sermos bons conhecedores dessa história, é preciso sim refletir sobre a prática pedagógica com a ajuda das tecnologias, além disso, é nossa a responsabilidade como educadores de lutarmos para que as tecnologias possam contribuir para democratização de saberes, tendo em vista a formação de cidadãos na atualidade.

    ResponderExcluir
  75. Turma: Anne
    Prof. Luzia Rodrigues Arruda

    Utilizamos a internet no caminho e o objetivo maior usa-la no nosso dia a dia para encaminhar o processo de escolarização do homem em busca de superação, nesse periodo de enamoramento, eu cá ela lá, surgiram momentos que acreditei que me deixarem paralisadas, mas a vontade de aprender falou mais alto, e hoje posso dizer que consigo utilizar essa ferramenta em meu planejamento com a audacia de uma criança e a segurança de quem aprendeu e quer continuar aprendendo.

    ResponderExcluir
  76. Unidade: 04
    Atividade: 01
    Edinalva Alves da Silva


    A nova geração esta com o desenvolvimento desde que nasceu com a influência das novas tecnologias e a encara com a maior naturalidade. E nós educadores devemos estar preparados para essas mudanças.
    Podendo fazer tudo como antes, mas usando as tecnologias atuais fica tudo mais fácil. Se a prática docente mudar, acredito que seja para melhor, procurando atualizar os conhecimentos já adquiridos, suprindo as diferentes necessidades de cada aluno. Devemos ficar em alerta para atender a todos igualmente criando estratégias diferentes para cada aluno a partir dos conhecimentos que eles já possuem, deixando-os com vontade de vir à escola, ou mesmo, que tenham prazer em estudar enriquecendo seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  77. turmasilvbia@gmal.com
    Celma Francisca, Salete Regina, Maria Zuleide,
    Lizolete Inês.

    ATIVIDADE 1 MÓDULO 4
    Pensando sobre as possíveis mudanças
    Nos dias atuais o uso das tecnologias e internet devem andar juntas com os currículos escolares, pois se a escola deve preparar o aluno para a vida, para o futuro e mundo em que ele está inserido vive às voltas com toda essa estrutura de tecnologias, nada mais normal que professores e funcionários se preparem a essa nova maneira de trabalhar.
    Certamente que o professor deverá se atualizar e fazer uso das tecnologias no dia a dia com seus alunos, buscando tirar o máximo de proveito da internet e outros recursos para contribuir com a aprendizagem de nossos alunos, pois é dentro destes recursos inesgotáveis que poderá ocorrer uma maior aprendizagem, com mais entusiasmo, desde que as atividades sejam bem orientadas e preparadas anteriormente pelo professor.
    As possíveis mudanças podem ser: maior interesse por parte do aluno em ler, pesquisar, descobrir novas coisas por si só.

    ResponderExcluir
  78. turmasilvia@gmail.com
    Adriana, Ivanei, Marilene, Renata
    Modulo 4 ati 1

    Com todas as informações obtidas em nossa volta, relacionado a tecnologia fica evidente que com esse aperfeiçoamento teremos mudanças quanto o planejamento de nossas aulas e com isso relacionaremos com o aprendizado dos nossos alunos que poderão vivenciar em seu dia-a-dia. Pois as tecnologia vem ganhando espaço onde requer uma atenção maior em preparar nossas aulas.

    ResponderExcluir
  79. Turma Silvia
    Unidade 4
    Atividade1

    Cleonice
    Dionea
    Edilene Daufembach
    Maria dos Milagres


    Usando o computador e a internet nós conseguimos chamar mais a atenção dos nossos educando. A aula em Laboratório de Informática requer mais atenção do professor, o mesmo precisa orientar os alunos sobre os sites, porque se não acabam se conectando em sites que não são educativos.
    Em alguns casos que podem variar alguns alunos que já não acham interessante as aulas usando a tecnologia no campo de pesquisa. Porem acreditamos que usando o computador e a internet as aulas ficam mais interessantes e atrativas chamando a atenção do aluno e acaba aprendendo mais.
    Planejar nossas aulas de acordo com o assunto, conhecer os sites antes de apresentar aos alunos. Em nossas aulas podemos criar novas metodologias, montar apresentações através de slides, pesquisas e apresentação no data show.

    ResponderExcluir
  80. turmasilvia@gmail.com
    Angélica teresa Jilsélia
    UNIDADE 4
    ATIVIDADE 1




    Sabemos que com o uso das tecnologias os alunos terão acesso ao mundo e não ficarão presos somente nos livros. As crianças terão liberdade para pesquisar, jogar, desenhar, pintar, ou seja não será a mesma coisa pois ela estará aprendendo com prazer algo que chama a sua atenção e a internet. Acreditamos que os alunos não estão fora dessa realidade, com esse curso das tics nos possibilitou a trazer para sala de aula, um trabalho diferenciado para o alunos. O que podemos levar de novo e interessante, chamando assim a atenção do aluno para a tecnologia que vem se expandindo a cada dia. O aluno muitas vez não tem acesso em casa por causa da finanças dos pais. Então cabe a escola e a nós professores proporcionar a esse alunos esse conhecimento preparando ele para o mundo.

    ResponderExcluir
  81. turmasilvia@gmail.com
    Elissandra, Eury, Margarete, Marinelza.
    UNIDADE 4 ATIVIDADE 1

    Com a uso da teconologia em nossas aulas facilita e dinamiza o nosso fazer pedagógico, inovando e irequicendo a nossa prática pedagógica.
    A tecnologia é de suma importância nos dias atuais porque vivemos um grande avanço tecnológico, onde o aluno juntamente com o professor devem manusear e utilizar estes recursos de forma positiva para o enriquecimento do conhecimento proposto. O uso das tecnologias nas atividades provocam avanços nos acontecimentos de integração e motivação nos diferentes espaço de produção do saber, o que implica em felxibilidade do corrículo.
    Com o uso desses recursos poderemos criar várias estratégias direcionando nossos alunos para a pesquisa com objetivo definido, isso não significa empurrar para o aluno o conhecimento abstrato e sim realizar um trabalho pedagógico a partir do conhecimento que aluno demonstra possuir, para que ele possa desenvolver e atingir o conhecimento cientifico.

    ResponderExcluir
  82. Turma Anne
    Modulo 04
    Atividade01
    Angélica maria



    Como percebemos no decorrer do curso das TIC, uma forma de favorecer o aprendizado do aluno é usando os recursos tecnológicos é por meio da pedagogia de projeto, que deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a
    contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem
    E a nossa participação neste curso, temos a interação aluno-aluno caracterizando o que se denomina aprendizado colaborativo e cooperativo, que envolve o aspecto social da educação. Ela gera motivação e atenção por parte dos alunos (nós), enquanto aguardam o feedback dos colegas; gera também a criação contínua de novas categorias, abertura a novas informações e uma consciência implícita de múltiplas perspectivas

    ResponderExcluir
  83. Turma Anne
    Unidade 04
    Atividade 01
    Dalverlandia

    Podemos acreditar que com o uso do computador, isto é, da informática os alunos terão acesso ao mundo e não ficar presos nos livros. As crianças terão liberdade para pesquisar, jogar, desenhar, pintar, ou seja não será a mesma coisa pois ela estará aprendendo com prazer algo que chama a sua atenção e a internet. Mas como isso esta um pouco longe da realidade nos comprometemos a fazer o possível em levar as TIC para dentro da sala de aula, ou seja o que estiver em nosso alcance.
    Esse curso fez com que nós como professores despertássemos para a aprendizagem de nossos alunos. O que podemos levar de novo e interessante, chamando assim a atenção do aluno para a tecnologia que vem se expandindo a cada dia. O aluno muitas vez não tem acesso em casa por causa da finanças dos pais. Cabe a escola e a nós, educadores proporcionar a esse alunos esse conhecimento preparando ele para o mundo atual.

    ResponderExcluir
  84. Prof. Marcos M. Farias
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo-Mt

    Unidade 4 – Atividade 01
    Turma Luciana
    Enquanto os professores, hoje, reclamam que não conseguem manter a atenção de seus alunos, e que estes não mostram tanto interesse pelas aulas como as crianças de antigamente, os jogos de videogame e de computador estão cada vez mais atrativos e populares, algumas vezes até de forma extremada. É inegável que a geração de crianças nascidas nesta era da tecnologia é diferente das anteriores, e as escolas precisam se adequar a este novo perfil de público. Como seria bom se o interesse dos jovens por jogos pudesse ser canalizado para os estudos. Será então que os jogos não poderiam ser instrumentos poderosos para o aprendizado, revolucionando a forma como o ensino é ministrado?

    ResponderExcluir
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  91. Turma Anne
    Fernanda lopes
    creche criança feliz
    unidade 04
    atividade 01


    Com a uso da tectonologia em nossas aulas facilita e dinamiza o nosso fazer pedagógico, inovando e enriquecendo a nossa prática pedagógica. Podemos acreditar que com o uso do computador, isto é, da informática os alunos terão acesso ao mundo e não ficar presos nos livros. As crianças terão liberdade para pesquisar, jogar, desenhar, pintar, ou seja não será a mesma coisa pois ela estará aprendendo com prazer algo que chama a sua atenção e a internet.

    ResponderExcluir
  92. turma anne
    atividade 01
    Zuleide Paixão

    claro que antes dessas tecnologias, tudo era diferente, mais lento, tudo manual, pesquisa era só através de livros. agora com o computador e internt tudo ficou mais fácil no ensino e aprendizagem do aluno e professores, pois através do uso do laboratório de informática, podemos levar nossos alunos a ter uma aula diferente, mas interessante e descontraida saindo do tradicional. e nós como educadores devemos mudar a nossa didática de ensino como montar trabalho e aprender sentar aos alunos e assim a aula se torna mais prazerosa e de fácil compreensão

    ResponderExcluir
  93. TEREZINHA VILIBALDA
    ESCOLA JARDIM DAS FLORES-PXTO

    ATIVIDADE 1 UN.4

    A tecnologia na educação me ajudou muito enquanto profissional da educação pois os recursos tecnológios são de imensa ajuda para o professor. Com uma diversidade de meios para melhorar e muito as nossas aulas.Não só em questão de conteúdos mas para trabalhar o desenvolvimento humano dos educandos.Em todas as áreas do conhecimento podemos encontrar grandes aliados para nossa prática pedagógica e o inserimento no mundo tecnológico.

    ResponderExcluir
  94. O TIC é um curso que fornece tecnologias nas atividades e provoca acontecimentos de integração nos diferentes espaços de produção do saber e na relação professor/aluno. Este curso é muito importante para nosso conhecimento, principalmente para nós enquanto educadores, após este curso, sobre as tecnologias, nós professores teremos mudanças na nossa atuação como docente. Assim, como a mudança na aprendizagem do aluno, pois esta é nossa maior preocupação.

    ResponderExcluir
  95. Prof. OraldoAntunes da silva EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo-Mt

    Unidade 4 – Atividade 01
    Turma Luciana
    Enquanto os professores, hoje, reclamam que não conseguem manter a atenção de seus alunos, e que estes não mostram tanto interesse pelas aulas como as crianças de antigamente, os jogos de videogame e de computador estão cada vez mais atrativos e populares, algumas vezes até de forma extremada. É inegável que a geração de crianças nascidas nesta era da tecnologia é diferente das anteriores, e as escolas precisam se adequar a este novo perfil de público. Como seria bom se o interesse dos jovens por jogos pudesse ser canalizado para os estudos. Será então que os jogos não poderiam ser instrumentos poderosos para o aprendizado, revolucionando a forma como o ensino é ministrado?

    ResponderExcluir
  96. Raquel L. de Araujo
    Creche Crinça feliz
    Peixoto de Azevedo

    alunos começaram a participarem mais.
    Podemos assim ministrar melhor os conteúdos a serem trabalhados.
    Estou utilizando estas tecnologias na escola estadual. Já na escola municipal a tecnologia mais usada por nós, ainda é o mimeógrafo, esta tão presente nas nossas aulas!!!

    ResponderExcluir
  97. O uso das tecnologia na sala de aula só vem a melhorar ainda mais trasendo ao alono um novo geito de aprendisagem, onde o mesmo se empenha a estar na escola, buscando cada vez mais aprendisado. O professor deveria levar essaa tecologias em sala dar uma oportunidade maior a seus educandos,

    ResponderExcluir
  98. Módulo 4

    Atividade 1

    Com a enorme influência das TIC sobre os meios de produção e comunicação, a escola precisa absolutamente s integrar se não quiser ficar definitivamente isolada. Porém, não podemos ser ingênuos ao ponto de pensar que as TIC poderão ser a panacéia para uma escola em crise, pois elas não passam de ferramentas de ensino e, como tal, tanto podem ser usadas para novas práticas pedagógicas baseadas nas pedagogias ativas , centradas no aluno, como podem servir apenas para transmitir conhecimentos, seguindo um modelo tradicional, em que o professor e os conteúdos programáticos ocupam o centro do processo educativo como tudo na vida tem seus dois lados positivos e negativos o que se faz necessário é saber utilizar da melhor forma.

    ResponderExcluir
  99. ROSEANI CURSISTA


    ATIVIDADE 1 UNIDADE 4


    As possíveis mudanças podem sim acontecer com a maneira de como são utilizadas as metodologicamente em sala de aulas, podem sim haver aprendizagem significativas.

    Baseado nos debates dos grupos A e B, analisamos que há sim possíveis aspectos de mudanças de ensino, tanto do aluno, quanto por parte do professor, da maneira como vai desenvolver as atividades ou projetos em sala de aula.
    Os argumentos são notáveis: os alunos vão se envolver mais com uma aula bem atrativa, com temas atuais, lúdicos e de fácil aprendizagem.
    A estratégia de ensino diferenciada com uso de projetos englobando as mídias digitais está presente no planejamento curricular nas escolas, portanto todos na unidade acabam participando e no debate foi argumentada essa importância de aplicação.

    ResponderExcluir