Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
Vamos agora trabalhar em pequenos grupos para conhecer experiências de uso de tecnologias integradas ao currículo vivenciadas pelos colegas.
Orientações:
Escolher um representante do grupo para registrar a síntese das análises e atribuir um nome ao grupo. Por exemplo: Canela.
Cada grupo vai debater sobre as experiências de seus membros relacionadas ao uso de tecnologias no currículo.
Identificar, em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam.
Registrar, em documento do editor de texto, a síntese das análises do grupo sobre as experiências.
Salvar o documento no portfólio
Unidade 4 - Currículo, projetos e tecnologia
Nesta última unidade do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, nos dedicaremos a práticas de integração de tecnologias ao currículo, em especial, ao desenvolvimento de projetos de trabalho, a partir dos quais dialogaremos sobre os conceitos de currículo, projetos e outros relacionados à integração de tecnologias ao currículo ou que possam emergir no andamento das atividades.
Vamos analisar como essa integração pode se efetivar na prática pedagógica com projetos de trabalho.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ANA CRISTINA MARTINELLI
ResponderExcluirRelato sobre atividade realizada individualmente em minha sala de aula.
Trabalho a muitos anos através de Projetos em sala de aula, hoje com as tic. Trabalhar com projetos envolvendo todas as disciplinas já percebemos a diferença no aprendizado com o educando. Hoje com o uso das tecnologias podemos visualizar um maior aprendizados dos mesmos, pelas atividades que levam a construção do aprendizado de uma forma prazerosa.
Em geral um projeto pode ser trabalhado durante o ano ou durante um período de tempo envolvendo todas as disciplinas curriculares.
Em todas as atividades propostas para envolver o aluno no processo de aprendizagem é fundamental que ele encontre sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula.
O desenvolvimento das competências e habilidades, as quais se desenvolvem por meio de ações e de vários níveis de reflexão que congregam conceitos e estratégias. O desafio é dar nova vida ao currículo da escola.
O uso das tecnologias desenvolver novas estratégias nas diversas áreas de conhecimento e entre as áreas, de modo a propiciar ao aluno a aprendizagem significativa, favorece a prática interdisciplinar e a construção de um currículo a partir da ação.
ESCOLA ESTADUAL JARDIM DAS FLORES
ResponderExcluirMatupá – MT
Professora Tâni
Novas experiências
No projeto “Vida Longa”, temos um exemplo da interdisciplinaridade, todas as disciplinas trabalharam integradas, com um único objetivo, mostrar a sociedade a importância e ter uma vida saudável.
Os alunos tomaram a frente do projeto, buscando todas as informações necessárias (por meio de internet, livros, noticiários) obtendo um ótimo resultado que foi exposto à comunidade.
Atividade – 4
ResponderExcluirProf: Rosimary
Escola: Monteiro Lobato
Peixoto de Azevedo - MT.
REFLITA :
Certamente não é diferente quando nós usamos computador dá a expressão de crescimento de pessoas intelectual na tecnologia as atividades sai mais lindas e organizada, os alunos ficam mais feliz com as tarefinhas.
Geralmente se diz linguagem de computador porque o computador, de certa maneira, é uma convergência, quando se fala nova mídia, falamos tanto do computador como do celular.
O fato é que a maioria das crianças de hoje tem acesso a internet , e suas habilidades se desenvolvem bem melhor principalmente na escola que tem sala de informática.
E o melhor que quando essas crianças de hoje forem para o mercado, de trabalho elas terão de usar computadores.
As novas série iniciais estão entrando em cena, e o Brasil não está dando muito importância a isso estamos encalhados no processo do ler, escrever e cantar. Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo.
Eu não acho errado que a criança quer usar a internet , ela inverte sua maneira de falar.
No fundo, a gramática é rígida também é apenas uma maneira de falar, existem vários.
Unidade – 4
Atividade – 1
Prof: Rosimary
Escola: Monteiro Lobato
Percebemos que além de capacitar os professores com as tecnologias enriquecendo e melhorando as nossas práticas pedagógicas.
E reproduzirem sua aprendizagem com alternativas variadas. promovendo um ensino contextualizado e interativo facilitando o processo de ensino de aprendizagem e desenvolvimento a consciência critica dos alunos, valorizando as novas formas de ensino, incluindo mídias digitais em favor do aprendizado e enriquecendo o ensino, de forma contextualizado, interativa e consequentemente, mais interessante.
ATIVIDADE=04
ResponderExcluirO uso de novas tecnologias em sala de aula, faz com que buscamos melhorar a nossa prática pedagógica tornar as aulas mais atraentes e proveitosa para os nossos alunos, para que eles gostam da escola e que desperta o gosto pelo estudo.
IARA SIMA
Percebemos que além de capacitar os professores com as tecnologias enriquecendo e melhorando as nossas práticas pedagógicas,
ResponderExcluirO aluno aprende com mais facilidade pois as aulas se tornam mas prazerosa.
ELZI
UNIDADE 4
ResponderExcluirATIVIDADE 4
SONILDE FERREIRA SILVA
TURMA SEBASTIANI
Na uitlização de novas tecnologias em sala de aula, faz com que nós professores buscamos mais subsidios em nossa pratica pedagogica e
as aulas se tornem interessantes e divertidas para os nossos alunos, e que venham cada dia despertar o gossto pelo aprendizado.
As novas tecnologias enriquece a cada dia o educador e a sua pratica pedagogica, trazendo novos meios de facilitar o aprendizado, e desenvolver a conciência critica dos alunos, valorizando os novos meios de ensino.
ATIVIDADE 4 MÓDULO 4
ResponderExcluirExperiências com a integração de tecnologias ao currículo
Trocando idéias com os colegas sobre o uso das tecnologias, a impressão é a mesma, os alunos estão iniciando trabalhos diferenciados no Laboratório de Informática e tudo é novo a eles, as dificuldades em navegar nas páginas da internet, voltar a página anterior, ler e registrar as informações pedidas, ou mesmo jogar, pois alguns exigem raciocínio rápido e uso de teclas ou mouse ao mesmo tempo, mas em todos os projetos desenvolvidos os alunos participaram, deram o melhor de si, se ajudam uns aos outros, mesmo aqueles que ainda não tem computador em casa, pois não sentem medo e se desembaraçam com facilidade.
Atividade 04 unidade 04
ResponderExcluirEscola Estadual Bairro União
Componentes do grupo: Thãnisley Sunaqui da Cruz e Eni Sunaqui
Foi trabalhado a interdisciplinaridade, ou seja, várias disciplinas, e as atividades foram variadas, com o uso do vídeo, retroprojetor, DVD e caixa de som para os alunos assistirem a filmes relacionados, computador com internet para pesquisas, máquina digital para registrar o desenvolvimento das atividades e também livros didáticos, revistas, jornais.
Os alunos aprenderam trabalhar em equipe, a se socializar , a fazer o uso do computador para navegar na internet, a atenção/concentração, trocar idéias com os colegas, e vários outros conhecimentos. Todos os projetos tiveram um propósito em comum: adquirir e ampliar os conhecimentos científico e abstrato.
UNIDADE 04
ResponderExcluirATIVIDADE 04
Experiências com a integração de tecnologias ao currículo.
Quando se fala em experência em alguma coisa sempre existem algumas pessoas que ainda não tiveram contato ou ainda não se interessaram em aprender coisas novas.Como por exemplo aprender quais são as funções de uso que o computador irá nos propucionar ao manusea-lo.Porque sabemos que para passar algo novo aos nossos alunos primeirante temos a obrigação de aprender primeiro lidar com as novas tecnologias presentes.
Unidade 4 Atividade 4
ResponderExcluirAngelita Peixer Severo
Gisele Adriana
O projeto Ventrecha de Pacu, foi um exemplo de aulas interdisciplinares.Todas as turmas trabalharam integradas com o objetivo de mostrar a sociedade e a a comunidade escolar a cultura do Mato Grosso. Foi muito gratificante participar deste projeto, pois os alunos interagiram e pesquisaram e apresentaram um excelente projeto.
FORMADORA: PROFª. MARCIA
ResponderExcluirPROFª. IRENE CATANEO
UNIDADE 4 – ATIVIDADE 4
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO – MT
Concordo com a professora IARA, quando ela diz:
“O uso de novas tecnologias em sala de aula, faz com que buscamos melhorar a nossa prática pedagógica tornando as aulas mais atraentes e proveitosas para os nossos alunos, para que eles gostem da escola e que despertem o gosto pelo estudo”. ( IARA SIMA ). Sabendo que a maioria dos alunos dominam muito bem a tecnologia, e se a aula não for bem planejada vira uma festa no laboratório de informática, os alunos sabem usar todos os artifícios tecnológicos com precisão e nós professores, agora que estamos dominando a tecnologia integrada ao currículo, o curso TIC facilitou e aprimorou nosso conhecimento.
UNIDADE 04 ATIVIDADE 04
ResponderExcluirBETH
A TECNOLOGIA DEVE SER UTILIZADA PARA APRESENTAR E APROFUNDAR CONTEÚDOS CURRICULARES
NA SALA DE AULA E FORA HOJE SABEMOS QUE NOSSOS ALUNOS JÁ VEM PREPARADOS PARA SALA DE AULA NOIS PROFESSORES TEMOS QUE ESTÁ TAMBÉM PREPARADOS PARA RECEBE NÃO DEVEMOS PARA NO TEMPO AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÁ AI EM NOSSA FRENTE.
Mirian Mota Gonçalves
ResponderExcluirUnidade 4
Atividade 4
Além de capacitar os professores, as tecnologias vem enriquecer e melhorar as nossa práticas pedagógicas, valorizando as novas formas de ensino, criando novas estrtégias nas diversas áreas de conhecimentos, propiciando ao aluno uma aparendizagem rápida e eficaz favorecendo a prática interdisciplinar.
Turma Alzira
ResponderExcluirCeja Cefapro Matupá
Cursista Nilsa
Atvidade4 unidade 4
Temos consciência de que o uso de tecnologias de informação e comunicação, não surgiram separadas, convergiram e passaram a compor um único dispositivo, modificam profundamente o modo como desenvolvemos atividades. Discutimos as mudanças que aInternet está provocando em nossa vida, nas compras, no sistema bancário...Neste curso olhamos para a escola, as tecnologias, os projetos e o currículo...Os projetos de trabalho que começam em sala de aula podem continuar em outros lugares e tempos, do mesmo modo que podem originar-se de acontecimentos externos à escola. Mas não podemos olhar apenas para o computador que temos hoje, nem para a Internet acessada via computador, já a temos hoje nos telefones celulares, que são mais baratos do que os computadores! Com isto, há maior possibilidade de mobilidade e Conexão de qualquer lugar e a qualquer momento e, conseqüentemente, de expandir a Escola para além da sala de aula, romper com seus muros e desenvolver projetos em Diferentes espaços que poderão ser integrados ao currículo.
ATIVIDADE 2
ResponderExcluirPara o meu trabalho atual no laboratório umas das tecnologias que me será de muita utilidade é o hipertexto, eu nunca tive curiosidade de trabalhar o hipertexto, é bem mais prático reunir todas as informações encontradas em uma pesquisa e colocar em links. Com os alunos posso fazer uma apresentação que chame mais atenção e orientá-los a criar seus hipertextos, dessa forma posso valorizar a lingüística deles e incentivá-los a criar texto.
Cleyton Queiroz da Silva
Marcelândia-MT
UNIDADE 4
ResponderExcluirATIVIDADE 4
Vera Lucia de Aragão
TURMA Alzira
Quando aprendemos a utilizar as novas tecnologias em sala de aula,nos sentimos melhor perante nossos alunos pois enriquece a cada dia o educador e a sua pratica pedagógica , trazendo novos meios de facilitar o aprendizado, e desenvolver a conciência critica dos alunos, valorizando os novos meios de ensino e os alunos agradecem.
TURMA ALZIRA
ResponderExcluirESCOLA GURANTÃ
ATIVIDADE 4 UNIDADE 4
MARIA LUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
DORALICE APARECIDA MARQUEZI
O professor é o articulador do teórico e prática,que vai estimular o uso das informações que a escola oferece, para garantir uma maior interação entre alunos e professores.Nós sabemos que a mídia digital está presente em tempo real online, independente de classe social,levando pra os alunos informações e conhecimentos. O aluno está quém do professor, em relação a internet,o professor, tem que saber lidar com essas tecnologias que a cada dia se tornam obsoletas, e que é através dela que somos atualizados.Diante da internet precisa definir um rumo e ter um ponto de partida e chegada e o professor é o comandante e precisa ter conhecimento, habilidade em manusear o program, definir o que realmente quer pesquisar senão a aula podera se tornar um desastre " ficando a desejar" e os alunos ficarão a ver navios, ou seja aderiva
TURMA ALZIRA
ResponderExcluirESCOLA GURANTÃ
ATIVIDADE 4 UNIDADE 4
MARIA LUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
DORALICE APARECIDA MARQUEZI
O professor é o articulador do teórico e prática,que vai estimular o uso das informações que a escola oferece, para garantir uma maior interação entre alunos e professores.Nós sabemos que a mídia digital está presente em tempo real on-line, independente de classe social,levando pra os alunos informações e conhecimentos. O aluno está quem do professor, em relação a internet,o professor, tem que saber lidar com essas tecnologias que a cada dia se tornam obsoletas, e que é através dela que somos atualizados.Diante da internet precisa definir um rumo e ter um ponto de partida e chegada e o professor é o comandante e precisa ter conhecimento, habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer pesquisar senão a aula poderá se tornar um desastre " ficando a desejar" e os alunos ficarão a ver navios, ou seja aderiva.
E.E Luiza Miotto Ceja turma Alzira Unidade4 Atividade 4 SilvanoO projeto Ventrecha de Pacu, foi um exemplo de aulas interdisciplinares.Todas as turmas trabalharam integradas com o objetivo de mostrar a sociedade e a a comunidade escolar a cultura do Mato Grosso. Foi muito prazeroso e gratificante participar deste projeto, pois os alunos interagiram e pesquisaram e apresentaram um excelente trabalho em grupo.
ResponderExcluirTurma:Luciana
ResponderExcluirE.E.19 de Julho
Curcista:Helena C. de Aragão
Unidade:4
Atividade:4
Quando aprendemos a utilizar as novas tecnologias em sala de aula,nos sentimos melhor perante a nossos alunos pois enriquece a cada dia o educador e sua pratica pedagógica, trazendo novos meios de facilitar o aprendizado, e desenvolver a conciência critica dos alunos, valorizando os novos meios de ensino e os alunos agradecem.
Odete - Turma Emerson
ResponderExcluirATIVIDADE 4
Relato sobre atividade realizada individualmente em minha sala de aula.
Trabalho a muito tempo através de Projetos em sala de aula. Trabalhar com projetos envolvendo todas as disciplinas já percebemos a diferença no aprendizado com o educando. Hoje com o uso das tecnologias podemos visualizar um maior aprendizados dos mesmos, pelas atividades que levam a construção do aprendizado de uma forma prazerosa.
Em geral um projeto pode ser trabalhado durante o ano ou durante um período de tempo envolvendo todas as disciplinas curriculares.
Em todas as atividades propostas para envolver o aluno no processo de aprendizagem é fundamental que ele encontre sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula.
O desenvolvimento das competências e habilidades, as quais se desenvolvem por meio de ações e de vários níveis de reflexão que congregam conceitos e estratégias. O desafio é dar nova vida ao currículo da escola.
O uso das tecnologias para desenvolver novas estratégias nas diversas áreas de conhecimento e entre as áreas, de modo a propiciar ao aluno a aprendizagem significativa, favorece a prática interdisciplinar e a construção de um currículo a partir da ação.
UNIDADE IV
ResponderExcluirATIVIDADE 4
TURMA LUCIANA
PEIXOTO DE AZEVEDO – MT
JULIANA SÂMELA
Trabalho na Creche Escola Irmã Dulce. Desde de que iniciei minha carreira como professora de educação infantil tenho trabalhado com projetos. Trabalhei com o tema “Vivendo em Familia”, e nele foi trabalhado a interdiciplianalidade, ou seja, varias disciplinas dentro do mesmo tema. O objetivo deste projeto é fazer com que a criança perceba o sue papel dentro de sua familia. Mas para chegar a no meu objetivo foi preciso as seguintes disciplina: artes, literatura, ciências sociais e português, ou seja, linguagem oral e verbal. E sempre fazendo que eles tenha contato com as tecnologias que estão ao meu alcance e nos alcance deles.
turma alzira
ResponderExcluirMatupa
Escola Luiz MIOTTO CEJA
Cursista Gedalia Sabino
Participei juntamente com vários professores, coordenadores e alunos no desenvolvimento do projeto
Ventrecha de Pacú, onde todas as areas do conhecimento participou. Este projeto buscava conhecer e resgatar a cultura e culinária da região centro oeste de Mato Grosso.Trabalhado de forma interdisciplinar com muito êxito.
ALUNAS DILCE E ANTONIA
ResponderExcluirPROFESSOR EMERSON
ATIVIDADE 5 MODULO 4
Com o uso das novas tecnologias em sala de aula, fazemos com que melhore a nossa prática pedagógica tornando nossas aulas mais atraentes e produtiva, assim conseguimos chamar atenção de nossos alunos, para desenvolva sua capacidade de trabalhar com as tcénologias mais avançadas que temos no momento.
ATIVIDADE 4 – MÓDULO 4
ResponderExcluirJACKELINE BREGOLI
ESCOLA JARDIM DAS FLORES
Em alguns projetos da escola como no projeto “Vida Longa” e na feira do conhecimento, temos exemplos da interação entre as disciplinas, todas as disciplinas trabalharam integradas, com um único objetivo, mostrar a sociedade a importância e ter uma vida saudável e dos conhecimentos que os alunos adquiriram no decorrer do ano letivo.
São várias as pesquisas realizadas pelos alunos para aperfeiçoar ainda mais as apresentações.
Cristiane Vitorino Sorgato
ResponderExcluirEscola Renascer
Atividade 04
Relatório da aula
Os alunos tiveram um desempenho maravilhoso estudaram muito tudo estava na ponta da língua apresentaram o teatro maravilhosamente um trabalho em conjunto e individualmente se esforçou bastante e cada um teve um ótimo desempenho.
UNIDADE 4 ATIVIDADE 4
ResponderExcluirCURSISTAS: ANGELA DE OLIVEIRA L. DEMOSSI, MARIA DE FÁTIMA L. LEITE E VERONICE MARIA R. SCHWARZER
ESCOLA KREEN AKARORE – GTÃ DO NORTE/MT
Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
O uso de tecnologias na Educação,veio de encontro com as nossas necessidades ,pois a escola vem reorganizando currículos,trabalhando através de projetos ,e os cursos como a tics e sala de professor nos ajudam a enfrentar os desafios atuais no âmbito educacional. Esses desafios que temos que enfrentar é tornar as aulas mais motivadas, porque muitos alunos tem mais conhecimento sobre o uso de tecnologias que o professor.Mas ao mesmo tempo nos deparamos com alunos que não tem acesso a esses meios e a escola vem oportunizando os mesmos.
Um dos trabalhos desenvolvido na Escola Kreen Akarore, foi o projeto de leitura ,onde houve a participação de praticamente todas as turmas do 1º e 2º ciclo e os resultados estão sendo percebidos gradativamente em todas as disciplinas, pois a leitura melhora a compreensão em todo sentido.
Também tivemos maior participação no Laboratório de Informática, planejando as aulas, enriquecendo-as, levando os alunos a complementar e fixar os conteúdos.
ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
ResponderExcluirNATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO
Experiências com a integração de tecnologias ao currículo.
TROCANDO IDÉIAS COM OS COLEGAS, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DE CONHECER NOVAS TECNOLOGIAS.
O PROFESSOR É O MEDIADOR DO CONHECIMENTO ENTRE AS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. o ALUNO SE SENTE CONFIANTE QUANDO O PROFESSOR TEM ESTE CONHECIMENTO.
pROCURAR TRABALHAR COM O ALUNO A INTEGRAÇÃO ENTRE OS VÁRIOS CONTEÚDOS DE SALA DE AULA.
UNIDADE 4
ResponderExcluirTurma Emerson
Atividade 4
E.E.C.M
Lucimar e Marlene
O uso das novas tecnologias hoje está tomando conta do mercado, e não é diferente nas escolas. Devemos fazer uso das mesmas de maneira adequada facilitando o processo de ensino aprendizagem, e desenvolvimento a consciência crítica dos alunos, e nesse trabalho entra o desenvolvimento de projetos, onde se trabalha praticamente todas as áreas de conhecimento de forma interdisciplinar, desenvolvendo novas estratégias entre uma aprendizagem e outra que seja significativa para o aluno, favorecendo a construção de conhecimento a partir da ação.
Lindamir
ResponderExcluirEscola bairro uniao
Atividade 04
Relatório da aula
Os alunos tiveram um desempenho maravilhoso estudaram muito tudo estava na ponta da língua apresentaram o teatro maravilhosamente um trabalho em conjunto e individualmente se esforçou bastante e cada um teve um ótimo desempenho.
Unidade 4
ResponderExcluirAtividade: 4
Turma: Luciana
Cursista: Isabel Cristina / Nazi/ Ide
Peixoto de Azevedo-MT
.
O uso de tecnologias de informação e comunicação surgiu propriamente juntas no qual nos trás mudanças para desenvolvermos nossas atividades, levando em conta os avanços tecnológicos, criando assim possibilidades para uma boa aprendizagem.
Atividade 4 Unidade 4
ResponderExcluirProf. Marilene S. Henning
Peixoto de Azevedo-Mt
É até um tanto dificil você falar em sala de aula sem falar em tecnologia, você se acostuma de tal maneira com o uso do computador que você fica sem saída quando não está na frente de um na hora de você realizar suas atividades, essas mudanças têm que acompanhadas por nós, pois através delas podemos realizar melhor nossas atividades inclusive nossos projetos, lembrando elas são uma fonte de informação e comunicação.
TURMA ALZIRA
ResponderExcluirUNIDADE 04
AT 04
CEJA LUIZA MIOTTO
MARISTELA
O uso de tecnologias de informação e comunicação surgiu propriamente juntas no qual nos trás mudanças para desenvolvermos nossas atividades, levando em conta os avanços tecnológicos, criando assim possibilidades para uma boa aprendizagem
TURMA ALZIRA
ResponderExcluirUNIDADE 04
AT 04
CEJA LUIZA MIOTTO
SILVIA
O uso de tecnologias de informação e comunicação surgiu propriamente juntas no qual nos trás mudanças para desenvolvermos nossas atividades, levando em conta os avanços tecnológicos, criando assim possibilidades para uma boa aprendizagem
ANA PAULA ALVES SOUZA
ResponderExcluirESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
MATUPÁ
UNIDADE 4
ATIVIDADE 4
Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
No decorrer do ano letivo de 2009 também realizamos o projeto “Vida Longa”, com os alunos da educação infantil no qual envolveu a participação da maioria dos professores e alunos e trabalhamos de maneira interdisciplinar, todas as disciplinas trabalhadas integradas, com um único objetivo, mostrar à sociedade a importância de ter uma vida saudável.
Os alunos participaram com entusiasmo e desenvolveram melhor a linguagem assistimos filme sobre o assunto, desenvolvemos atividade de figuras com alimentos saudáveis na internet, recortes, colagens dentre outros. Obtendo um ótimo resultado que foi exposto à comunidade e assim com esse projeto procuramos motivar e desenvolver bons hábitos para a saúde desde cedo.
ATIVIDADE 4
ResponderExcluirE E ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE-MARCELÂNDIA
REGIANE AP° ALVES MONTEIRO SIQUEIRA
A palavra currículo vem do latim “curriculum” que significa originalmente “pista de corrida”, ou seja, um caminho a seguir um percurso a ser realizado.
O currículo atende a massificação do ensino, ou seja, não se planeja para cada aluno, mas sim para muitos alunos, numa hierarquia de séries. O currículo inicial é aquele que a equipe escolar planeja para toda a escola e o currículo oculto é o que não é planejado são aquelas aprendizagens transmitidas através de valores e comportamento apresentados em sala sem ou intencionalmente na sala de aula. Como hoje em dia as utilizações de meios tecnológicos são bem divulgadas eles ajudam e muito no desenvolvimento do currículo.
O professor deve desenvolver com muita atenção e compreensão os projetos em sala de aula, pois muitos dos temas de projetos desenvolvidos nas salas de aula hoje, tem relação com o currículo oculto que não deixa de ser importante para a formação humana.
Unidade 4 Atividade 4
ResponderExcluirTurma Alzira
Leandro C. Baches
E. Luiza Miotto
O projeto Ventrecha de Pacu foi um exemplo de aulas interdisciplinares. Todas as turmas trabalharam integradas com o objetivo de mostrar à sociedade e a comunidade escolar a cultura do Mato Grosso. Foi muito gratificante participar deste projeto, pois os alunos interagiram e pesquisaram e apresentaram um excelente projeto.
Unidade 4 Atividade 4
ResponderExcluirIrene – Bairro União
Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
A socialização dos projetos desenvolvidos pelos professores demonstra que esta forma de trabalhar, facilita o trabalho em equipe, envolve diferentes disciplinas e a utilização de diferentes tecnologias, que despertam o interesse dos alunos e proporciona o envolvimento de todos de uma forma muito dinâmica.
Trabalhando com as Disciplinas de Arte , Língua Portuguesa, Ciências e Educação Física o Projeto Vida Saudável, foi desenvolvido na escola, e contou com a participação de alunos e professores, com o objetivo de resgatar a importância de hábitos saudáveis que melhore a qualidade de vida de todas as pessoas.
UNIDADE 4 ATIVIDADE 4
ResponderExcluirTURMA LUCIANA
E. 19 DE JLHO
PROF. EDILENE L. M. CARVALHO
Projetos desnvolvido de modo interdisciplinar,demonstram maior interesse dos alunos e em conjunto professores busam utilizar diversos tipos de recursos tecnológicos o que a cada dia estão mais disponivéis em nossas escolas.
O projeto sobre meio ambiente da escola municipal São Pedro, deixou claro que de acordo com a base curricular trabalhando em equipe melhora a qualidade de nosso trabalho.
Cleuza Marcolino de Morais Silva
ResponderExcluirUnidade IV
Atividade 4
Certamente não é diferente quando nós usamos computador dá a expressão de crescimento de pessoas intelectual na tecnologia as atividades sai mais lindas e organizada, os alunos ficam mais feliz com as tarefinhas.
Geralmente se diz linguagem de computador porque o computador, de certa maneira, é uma convergência, quando se fala nova mídia, falamos tanto do computador como do celular.
O fato é que a maioria das crianças de hoje tem acesso a internet , e suas habilidades se desenvolvem bem melhor principalmente na escola que tem sala de informática.
E o melhor que quando essas crianças de hoje forem para o mercado, de trabalho elas terão de usar computadores.
As novas série iniciais estão entrando em cena, e o Brasil não está dando muito importância a isso estamos encalhados no processo do ler, escrever e cantar. Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo.
Eu não acho errado que a criança quer usar a internet , ela inverte sua maneira de falar.
No fundo, a gramática é rígida também é apenas uma maneira de falar, existem vários.
Participar da construção e da execução deste projeto foi gratificante,todos os alunos que perticiparam das aprtesentações tetral se desempenhou muito bem nas apresentações todos como um bom artista e bom escritor.
ResponderExcluirRaquel
Profª Elisa
ResponderExcluirEE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo
No decorrer do ano letivo de 2009 vários projetos foram realizados, alguns individuais, alguns que envolviam determinado grupo de professores e outros que envolviam o coletivo da escola.Mas ela estava sempre presente:a tecnologia. Desde o projeto mais simples, onde atuou apenas como fonte de pesquisa, ao mais complicado, quando foi fonte de pesquisa, de produção de material, de forma de aprensentação, de distribuição...
Não podemos negar que ela é atuante! É nossa parceira!
Mas não podemos esquecer que a convivência deve ser amigável e que ela jamais deverá ser o fator dominante desta relação.
Formadora: Jislaine da Luz.
ResponderExcluirProfessora: Abadia Gonçalves da Silva.
Unidade: 4 – Atividade 4
Escola= Ebenezer
Nome do grupo: Rosa Celeste
As relações quanto as disciplinas, foi que as atividades foram pensadas para um trabalho transdisciplinar, para envolver boa parte das matérias.
Na discussão, analisamos o que houve de relação de uma turma para outra, e a maioria trabalhou com os alunos muito diálogo, conteúdos usando a música, o canto, a dramatização, dança, filmes educativos ou no D.V.D ou no data show na sala de informática.
Os objetivos em comum basearam-se em desenvolver a atenção, concentração, explorar a oralidade, aprender a ouvir para depois falar, respeitar sobre tudo os limites de cada atividade realizada. E também os professores educadores participantes do curso enfatizaram o grande objetivo de transmitir os conteúdos de uma forma de fácil aprendizado para os alunos, sendo utilizado do lúdico para tais conteúdos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUNIDADE-4
ResponderExcluirATIVIDADE-4
IRENE G. DE SOUZA
Valorizando as novas formas de ensino, incluindo a mídia digital em favor da aprendizagem e contextualizando os métodos de ensino a pratica pedagógica torna as aulas mais atrativas e desperta o interesse pelo estudo. Portanto é importante o uso de tecnologias no currículo da escola, pois a parti da utilização desses recursos as aulas ficam mais dinâmicas e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos poderão ser facilmente divulgados, permitindo a socialização e contribuindo assim para a aprendizagem dos educandos.
UNIDADE-4
ResponderExcluirATIVIDADE-4
DELESIA MARIA
Valorizando as novas formas de ensino, incluindo a mídia digital em favor da aprendizagem e contextualizando os métodos de ensino, a pratica pedagógica torna as aulas mais atrativas e desperta o interesse pelo estudo. Portanto é importante o uso de tecnologias no currículo da escola, pois a parti da utilização desses recursos as aulas ficam mais dinâmicas e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos poderão ser facilmente divulgados, permitindo a socialização e contribuindo assim para a aprendizagem dos educandos.
Profº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio
ResponderExcluirAlém de capacitar os professores, as tecnologias vêm enriquecer e melhorar as nossa práticas pedagógicas, valorizando as novas formas de ensino, criando novas estratégias nas diversas áreas de conhecimentos, propiciando ao aluno uma aprendizagem rápida e eficaz favorecendo a prática interdisciplinar.
Profº Cursista: Dalva da silva
ResponderExcluirTecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares
na sala de aula e fora hoje sabemos que nossos alunos já vem preparados para sala de aula nois professores temos que está também preparados para recebe não devemos para no tempo as novas tecnologias está ai em nossa frente.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirValorizando as novas formas de ensino, incluindo a mídia digital em favor da aprendizagem e contextualizando os métodos de ensino a prática pedagógica torna as aulas mais atrativas e despertas o interesse pelo estudo. A inserção de tecnologias no currículo escolar possibilita aulas mais dinâmicas e que os alunos divulguem seus trabalhos permitindo assim o processo de socialização dos mesmos e contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem
ResponderExcluirJosy Fernandes
Não existe forma de se fazer um projeto sem o uso das tecnologias. No começo encontrávamos muita dificuldade em utilizá-la, mas agora ficou tão simples, que automaticamente ela já faz parte de todos os projetos desenvolvidos na escola.
ResponderExcluirAtravés dela podemos desenvolver habilidades, competências. Conseguimos trabalhar todas as disciplinas, basta ter um pouquinho de paciência.
Tema: O lúdico na aprendizagem, que envolve a arte e a educação física e matemática, com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, através de jogos educativos de matemática na internet eles puderam desenvolver também o raciocínio lógico. Usando as tecnologias valorizamos as formas de ensino.
Lucélia de Oliveira Lucas
UNIDADE 4
ResponderExcluirATIVIDADE 4
ESCOLA KREEN AKARORE
TURMA ALZIRA
FRAN R.
CELOI MARIA
ACRETITO QUE AS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA E DE GRANDE IMPORTANCIA,TANTO PARA OS ALUNOS QUANTO PARA OS PROFESSORES,PORQUE TODOS APRENDEM DE UMA FORMA PRASEROSA E É FUNDAMENTAL,QUE O PROFESSOR ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO PARA ACOMPANHAR ESSA EVOLUÇÃO.
UNIDADE 4
ResponderExcluirATIVIDADE 4
ESCOLA KREEN AKARORE
TURMA ALZIRA
FRAN R.
CELOI MARIA
ACRETITO QUE AS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA E DE GRANDE IMPORTANCIA,TANTO PARA OS ALUNOS QUANTO PARA OS PROFESSORES,PORQUE TODOS APRENDEM DE UMA FORMA PRASEROSA E É FUNDAMENTAL,QUE O PROFESSOR ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO PARA ACOMPANHAR ESSA EVOLUÇÃO.
UNIDADE 4 ATIVIDADE 4
ResponderExcluirTURMA ALZIRA...
DAYNE MICHELE E ROZALINA MATOS
A tecnologia nos oferece novos meios de ensinar, mas para isso
devemos utilizar as novas tecnologias em sala de aula, com elas nos sentimos melhor e acredito que inovou o nossa trabalho, perante nossos alunos pois enriquece a cada dia o educador e a sua pratica pedagógica , trazendo novos meios de facilitar o aprendizado, e desenvolver a consciência critica dos alunos, valorizando os novos meios de ensino e os alunos participam mais.
Rosimére
ResponderExcluirAtividade 4
A tecnologia dentro da prática pedagógica uma estratégica que facilita o trabalho do pedagogo com mais agilidade e rapidez, aprofundando mais os conteúdos a serem ministrados em sala de aula. Os projetos de trabalho que começam em sala de aula podem continuar em outros lugares e tempos, do mesmo modo que podem originar-se de acontecimentos externos à escola. Mas não podemos olhar apenas para o computador que temos hoje, nem para a Internet acessada via computador, já a temos hoje nos telefones celulares, que são mais baratos do que os computadores! Com isto, há maior possibilidade de mobilidade e Conexão de qualquer lugar e a qualquer momento e, conseqüentemente, de expandir a Escola para além da sala de aula, romper com seus muros e barreiras e desenvolver projetos em Diferentes espaços que poderão ser integrados ao currículo.
Unidade 4
ResponderExcluirAtividade 4
Escola Ebenezer
Rosangela G. Carnio
Guarantã do norte
Na trajetória do curso, pudemos perceber que vale a pena investir na capacitação dos profissionais onde ficou clara através da realização dos projetos.
cada um pode aprender um pouco mais sobre novas tecnologias, que enriquece cada dia mais o educador e a sua pratica pedagógica, facilitando a aprendizagem do aluno.
Unidade 4
ResponderExcluirAtividade – 4
Turma Beija-flor
Aparecida Gonçalves de Oliveira
Professora formadora: Jislaine da Luz
Guarantã do Norte MT
Ao longo deste curso percebemos que valeu apena, porém nós professores fomos capacitados com as tecnologias aflorando as nossas práticas pedagógicas.
Portanto houve trocas de experiências que veio despertar o gosto pelo aprendizado. Foram feitos vários trabalhos diferenciados na sala de informática. Tivemos experiências com a integração de tecnologias ao currículo em sala de aula.
Unidade 4
ResponderExcluirAtividade – 4
Turma Beija-flor
Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
Professora formadora: Jislaine da Luz
Guarantã do Norte MT
Ao longo deste curso percebemos que valeu apena, porém nós professores fomos capacitados com as tecnologias aflorando as nossas práticas pedagógicas.
Portanto houve trocas de experiências que veio despertar o gosto pelo aprendizado. Foram feitos vários trabalhos diferenciados na sala de informática. Tivemos experiências com a integração de tecnologias ao currículo em sala de aula.
Formadora: Jislaine Luz.
ResponderExcluirProfessoras: Áurea e Edira
Unidade 4 - Atividade 4
Escola: Beija Flor e Ebenezer
Tema: Experiências com a integração de tecnologias ao curriculo
Percebemos que as tecnologias de informações em sala de aula enriquecem e auxiliam a pratica pedagógica, tornando as aulas mais atraentes aos alunos, despertando assim, o interesse pelos estudos. A internet proporciona aos alunos um leque variado de informações disponíveis. Ela constitui ainda, um dos melhores recursos educativos, de modo que o professor pode tirar o maior proveito para preparar as aulas e fazer pesquisas.
Unidade-4
ResponderExcluirAtividade4
Trabalhei este ano com vários projetos,inclusive o de leitura me chamou muito a atnção pois os alunos a cada leitura me surpreendiam.trabalhando com projetos em sala envolvendo todos os alunos pude visualizar um aprendizado mutuo entre os mesmos,pois em todas as atividades proposta para os alunos, é fundamental que ele encontre sentido e vivencie com prazer o que está focado para ele.
Edilene chaves.
Atividade: 4 Unidade:4
ResponderExcluirCursista: Mª Silvana da Silva Souza
Turma: Anne
Há muito tempo através os trabalhos desenvolvidos com através de Projetos em sala de aula. Este vem sempre de encontro ás necessidades de todos os alunos envolvendo toda a disciplina já percebeu a diferença no aprendizado com os educando. Hoje com o uso das novas tecnologias podemos observar um maior aprendizado dos mesmos, pelas atividades que levam a construção do aprendizado de uma forma prazerosa.
Em geral um projeto pode ser trabalhado durante o decorre do ano ou até este período durar com um maior tempo estipulado ate o tempo que o mesmo dure sempre envolvendo todas as disciplinas curriculares para que este aluno não venha sentir dificuldades de pesquisar fazer trabalhos etc. desenvolvidos .
Em todas as atividades propostas para envolver o aluno no processo de aprendizagem é fundamental que ele encontre sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação de sala de aula.
O desenvolvimento das competências e habilidades, as quais se desenvolvem por meio de ações e de vários níveis de reflexão que engloba conceitos e estratégias. O desafio é dar nova vida ao currículo da escola para que o mesmo tenha valor para sociedade educacional.
O uso das tecnologias para desenvolver novas estratégias nas diversas áreas de conhecimento e entre as áreas, de modo a propiciar ao aluno a aprendizagem significativa, favorece a prática interdisciplinar e a construção de cada currículo a ser desempenhado no grupo educacional.
Unidade 4
ResponderExcluirAtividade 4
Turma Anne
Maria Aparecida
Trabalhar com projetos envolvendo todas as disciplinas já percebe a diferença no aprendizado com o educando. Hoje com o uso das tecnologias podemos visualizar um maior aprendizados dos mesmos, pelas atividades que levam a construção do aprendizado de uma forma muitoagradavel.
Em geral um projeto pode ser trabalhado durante o ano ou durante um período de tempo envolvendo todas as disciplinas curriculares.
Em todas as atividades propostas para envolver o aluno no processo de aprendizagem é fundamental que ele encontre sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula.
Maria Aparecida Lemes
Formadora: Jislaine da Luz.
ResponderExcluirProfessora: Abadia Gonçalves da Silva.
Unidade: 4 – Atividade 4
Escola= Ebenezer
Nome do grupo: Rosa Celeste
As relações quanto as disciplinas, foi que as atividades foram pensadas para um trabalho transdisciplinar, para envolver boa parte das matérias.
Na discussão, analisamos o que houve de relação de uma turma para outra, e a maioria trabalhou com os alunos muito diálogo, conteúdos usando a música, o canto, a dramatização, dança, filmes educativos ou no D.V.D ou no data show na sala de informática.
Os objetivos em comum basearam-se em desenvolver a atenção, concentração, explorar a oralidade, aprender a ouvir para depois falar, respeitar sobre tudo os limites de cada atividade realizada. E também os professores educadores participantes do curso enfatizaram o grande objetivo de transmitir os conteúdos de uma forma de fácil aprendizado para os alunos, sendo utilizado do lúdico para tais conteúdos.
Turma: Anne
ResponderExcluirPRof: Luzia Rodrigues Arruda
Trabalhar com projetos, ao meu ver potencializa a prendizagem tendo em vista que a dedicação de cada educando emm busca de resultados e maior, sendo também que abrange varias áreas do conhecimento, atendendo a necessidade eminente é até mesmo a curiosidade de cada um em sua busca.
Unidade: 04
ResponderExcluirAtividade: 04
Edinalva Alves da Solva
Através desta capacitação de formação de professores com as tecnologias enriqueceu muito o nosso conhecimento e melhorando as nossas práticas em sala de aula.
E reproduzindo sua aprendizagem com alternativas variadas. Promovendo um ensino contextualizado e interativo facilitando o processo de ensino de aprendizagem e desenvolvimento a consciência critica dos alunos, valorizando as novas formas de ensino, incluindo mídias digitais em favor do aprendizado e enriquecendo o ensino, de forma contextualizada, interativa e conseguintemente, mais interessante para o desempenho educacional.
turmasilvia@gmail.com
ResponderExcluirAngélica Teresa Jilsélia
UNIDADE 4
ATIVIDADE 4
Temos que aprender lidar com as tecnologias ao currículo. Quando se fala em experiência em alguma coisa sempre existem algumas pessoas que ainda não tiveram contato ou ainda não se interessaram em aprender coisas novas. Como por exemplo aprender quais são as funções de uso que o computador irá nos proporcionar ao manuseá-lo. Porque sabemos que para passar algo novo aos nossos alunos primeiramente temos a obrigação de aprender lidar com as novas tecnologias presentes.
turmasilvia@gmail.com
ResponderExcluirAdriana, Ivanei, Marilene, Renata
Modulo 4 ati 4
Desenvolvemos um projeto com o tema: Cores e formas foi desenvolvido na educação infantil. Onde foi trabalhado a importância de diferenciar as cores e identificar as formas nos objetos que estão a nossa volta. Desenvolvemos atividades na sala de informática e também foi trabalhado em sala, desenhos, colagem e confecção de cartazes. Os alunos foram estimulados a desenvolver atividades diferenciadas, como observar no patio da escola as formas geométricas existentes e reproduzir através de desenhos. Segundo eles mesmos relataram, gostaram e aprovaram a atividade desenvolvida.
Turma Silvia
ResponderExcluirUnidade 4
Atividade 4
Cleonice
Dionea
Edilene Daufembach
Maria dos Milagres
As tecnologias vem enriquecer e melhorar as nossa práticas pedagógicas, valorizando as novas formas de ensino, criando novas estratégias nas diversas áreas de conhecimentos, propiciando ao educando uma aprendizagem rápida e eficaz favorecendo a prática interdisciplinar.
turmasilvia@gmail.com
ResponderExcluirCelma Francisca, Salete regina, Maria Zuleide, Lizolete Inês.
Atividade 4 Unidade 4
Percebemos que além de capacitar os professores com as tecnologias enriquecendo e melhorando as nossas práticas pedagógicas.
E reproduzirem sua aprendizagem com alternativas variadas. Promovendo um ensino contextualizado e interativo facilitando o processo de ensino de aprendizagem e desenvolvimento a consciência critica dos alunos, valorizando as novas formas de ensino, incluindo mídias digitais em favor do aprendizado e enriquecendo o ensino, de forma interativa.
turmasilvia@gamil.com
ResponderExcluirUNIDADE 4 ATIVIDADE 4
Elissandra, Eury. Margarete, Marinelza
O uso das tecnologias nos proporcina a capacitação,enriquecendo e melhorando as nossas práticas pedagógicas.
Quando produzimos textos com alternativas variadas nos auxiliando em nossa aprendizagem. Isto promove o ensino contextualizado facilitando o processo de ensino de aprendizagem e desenvolvimento a consciência critica dos alunos, valorizando as novas formas de ensino, incluindo mídias digitais.
Turma Anne
ResponderExcluirModulo 04
Atividade 04
Angélica Maria
Em todas as atividades propostas para envolver o aluno no processo de aprendizagem é fundamental que ele encontre sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula.
O desenvolvimento das competências e habilidades, as quais se desenvolvem por meio de ações e de vários níveis de reflexão que congregam conceitos e estratégias. O desafio é dar nova vida ao currículo da escola.
O uso das tecnologias desenvolver novas estratégias nas diversas áreas de conhecimento e entre as áreas, de modo a propiciar ao aluno a aprendizagem significativa, favorece a prática interdisciplinar e a construção de um currículo a partir da ação.
Turma Ane
ResponderExcluirUnidade 04
Luzia Rodrigues Arruda
O uso de tecnologias em nossas aulas, traz dinamismo, e quebra a rotina diaria, fazendo com que ocorra uma participação maior dos alunos, onde os mesmos acabam se envolvendo mais e em detrimento desse envolvimento todos acabam ganhando, pois o professor atinge os objetivos propostos e os alunos avancam em seus conhecimentos, outrossim favorece o cruzamento de conhecimentos das diversas areas do conhecimento
Turma Anne
ResponderExcluirUnidade 04
Atividade 04
Dalverlandia
Devemos considerar que com os estudos das tecnologias a educação pode tomar um rumo avançado. A facilidade para as pesquisas são muito consideraveis e sem contar que o aluno tem gostado muito dessa "aproximação aluno x informática"
Turma Anne
ResponderExcluirFernanda lopes
creche criança feliz
O uso das tecnologias desenvolver novas estratégias nas diversas áreas de conhecimento e entre as áreas, de modo a propiciar ao aluno a aprendizagem significativa, favorece a prática interdisciplinar e a construção de um currículo a partir da ação. O uso das tecnologias nos proporciona a capacitação,enriquecendo e melhorando as nossas práticas pedagógicas. Em todas as atividades propostas para envolver o aluno no processo de aprendizagem é fundamental que ele encontre sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula.
UNIDADE 04
ResponderExcluirATIVIDADE 04
TURMA ANNE
ZULEIDE PAIXÃO
O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMATICA E COMUNICAÇÃO SURGIOU PROPRIAMENTE JUNTAS NO QUAL NOSTRAS NUDANÇASPARAO DESENVOLVEMOS NOSSAS ATIVIDADES LEVANDO EM CONTA OS AVANÇOS TECNOLOGICOS CRIANDO AASSIM POSSIBILIDADES PARA UMA BOA APRENDIZAGEM.
TEREZINHA VILIBALDA e ANDREIA MONTEIRO
ResponderExcluirESCOLA JARDIM DAS FLORES-PXTO
TURMA ANNE 2009
ATIVIDADE 4 UN.4
Elaborar um projeto de acordo com a realidade de uma classe de alunos que nunca são homogêneos é sem dúvida nenhuma um desafio pois trabalhando com alunos tão diferentes temos a sensação de que não estamos atingindo a todos mas nas aulas práticas todos falam a mesma língua e interagem e aprendem satisfatóriamente.Com ajuda da tecnologia facilita esse objetivo e o êxito de todos.
Prof. Marcos M. Farias
ResponderExcluirEE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt
Unidade 4 – Atividade 04
Turma Luciana
Atuo como professor há algum tempo, tive varias experiências em trabalhos com projetos. O que me chamou atenção outro dia foi o fato de alguns anos atrás ter trabalhado com um projeto que envolvia estatística onde os alunos na oportunidade confeccionaram os gráficos sem o auxilio da tecnologia. Porem recentemente coloquei em prática um projeto semelhante ao qual foi amplamente utilizado as tecnologias da computação, o que veio a facilitar muito a realização das atividades envolvidas no trabalho.
Raquel L. de Araujo
ResponderExcluirCreche C. Feliz
peixoto de Azevedo
atividade 4
Percebemos que além de capacitar os professores com as tecnologias enriquecendo e melhorando as nossas práticas pedagógicas,
O aluno aprende com mais facilidade pois as aulas se tornam mas prazerosa.
Atividade 4
ResponderExcluirCíntia Cavalcante
Novas experiências
Projeto vida Longa, como já citei anteriormente o projeto vida longa é um exemplo de como a interdisciplinaridade pode acontecer é dar frutos positivos, o projeto citado nos reunimos em áreas distintas e cada um buscou seu foco os alunos se sentiram motivados e o projeto foi um sucesso.
ATIVI Formadora= Jislaine da Luz
ResponderExcluirProfessora =Roseani Constantino da Silva
Escola Municipal= Ebenezer
ATIV4
Unidade4
Nome do grupo: Rosa Celeste
As relações quanto as disciplinas, foi que as atividades foram pensadas para um trabalho transdisciplinar, para envolver boa parte das matérias.
Na discussão, analisamos o que houve de relação de uma turma para outra, e a maioria trabalhou com os alunos muito diálogo, conteúdos usando a música, o canto, a dramatização, dança, filmes educativos ou no D.V.D ou no data show na sala de informática.
Os objetivos em comum basearam-se em desenvolver a atenção, concentração, explorar a oralidade, aprender a ouvir para depois falar, respeitar sobre tudo os limites de cada atividade realizada. E também os professores educadores participantes do curso enfatizaram o grande objetivo de transmitir os conteúdos de uma forma de fácil aprendizado para os alunos, sendo utilizado do lúdico para tais conteúdos.