Unidade 4 - Currículo, projetos e tecnologia


Nesta última unidade do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, nos dedicaremos a práticas de integração de tecnologias ao currículo, em especial, ao desenvolvimento de projetos de trabalho, a partir dos quais dialogaremos sobre os conceitos de currículo, projetos e outros relacionados à integração de tecnologias ao currículo ou que possam emergir no andamento das atividades.
Vamos analisar como essa integração pode se efetivar na prática pedagógica com projetos de trabalho.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividade 5

Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Levem em conta os pequenos lembretes da tela anterior ao elaborar um Plano de Aula(s) para o desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos com o uso de tecnologias. Este Plano deverá ser realizado preferencialmente noperíodo de 2 ou 3 semanas.Por exemplo, projetos que propiciem o desenvolvimento da competência leitora e escritora; projetos temáticos transversais; projetos que surjam de questões ou curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento do seu contexto ou tema de estudos da disciplina.Este Plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola, desde que se comprometam a desenvolver as ações de modo integrado.Antes de elaborar o Plano, vamos explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola, a fim de reconhecermos as potencialidades dos recursos pedagógicos que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens.Orientar os alunos para desenvolver projetos com a integração de distintas linguagens (sonoras, imagéticas, hipermídias, escrita etc.) atende aos diferentes estilos e preferências de aprendizagem. Mas é importante que o professor conheça tais recursos para sugerir o seu uso pelos alunos no desenvolvimento dos projetos.

Orientações:

Explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola e identificar os recursospedagógicos disponíveis.
Elaborar o Plano de Aula(s) conforme roteiro disponível no Portal do Professor. Prever ações dos alunos nodesenvolvimento de projetos de trabalho que têm os alunos como autores dos projetos.
Registrar o Plano de Aulas em documento do editor de texto

Anexar ao Portfólio

93 comentários:

  1. ANA CRISTINA MARTINELLI

    Plano de Aula

    Período: 15 dias
    Projeto: o lixo das cidades

    Objetivo: Selecionar e sintetizar idéias na produção escrita destinada à comunicação; conhecer as ações já realizadas e outras ações possíveis para controle do lixo na cidade onde vive e em outras cidades.

    Disciplinas trabalhadas: artes, língua portuguesa, matemática, ciências, historia e geografia.

    Recursos: CD, dvd, internet, data show, computador, entre outros.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Saber se os alunos já utilizaram ferramentas de Bate Papo na Internet é uma informação que pode contribuir para a organização da atividade.
    Estratégias e recursos da aula:
    - pesquisas pela internet; conversas nas salas de bate papo de comunidade especificada pelo professor sobre o assunto, discussão entre os alunos sobre a problemática do lixo. Produção de texto com uso do computador. Investigar o que sabem sobre os cuidados com o lixo na cidade e liste com o grupo o que desejam saber sobre o assunto. Pesquisar quem são as pessoas responsáveis pela limpeza pública no município e por Programas de Conscientização, ( convidarem para um Bate Papo virtual e cuide do agendamento da conversa. (O Bate-Papo é uma ferramenta de comunicação síncrona usando a Internet, ou seja, é uma comunicação em tempo real : os participantes escrevem as mensagens que são recebidas instantaneamente por todos os presentes na sala virtual). Nesse processo, os alunos desenvolverão habilidades de síntese, já que nesse espaço deverão comunicar-se elaborando frases curtas e objetivas. Também desenvolverão habilidades de leitura , selecionado e classificando os tópicos sobre os quais irá manifestar-se. É preciso orientá-los para que não repitam algo que foi perguntado ou comentado.
    Na sala de informática, oriente o cadastro dos alunos no site www.potacurtas.com.br.
    Explicar como funciona o bate papo e dividir as atividades aos alunos. Como por exemplo:
    ( - Um grupo é o especialista no assunto e portanto será o "entrevistado". Deverá iniciar expondo sobre o tema pesquisado e aguardar questões dos outros participantes
    - Outro grupo é encarregado de fazer perguntas a respeito do tema. As perguntas iniciais devem ser com o objetivo de extrair mais informações e com o passar do tempo podem ser mais reflexivas o que exigirá maior capacidade de análise e reflexão do grupo que responderá.
    - Um parte do grupo é encarregada de registrar em um bloco de notas as principais idéias, organizando uma síntese da discussão.)
    Avaliação
    Promova a auto-avaliação e a avaliação entre os membros dos grupos sobre a pesquisa na Internet. Observe como os alunos se comunicam na sala virtual, perguntando, argumentando, apresentando seus pontos de vista.

    ResponderExcluir
  2. ESCOLA ESTADUAL JARDIM DAS FLORES
    Matupá – MT
    Professora Tâni
    Projetos em plano de aula
    Projeto: Sua vida é uma progressão
    Participantes: alunos do Ensino Médio 1° ano
    Objetivos:
    o Instigar o discente a ter uma definição própria do que é progressão na sua vida através de uma conversa informal em sala de aula;
    o Pedir que os alunos anotem suas dúvidas no cadernos para em seguida tentar esclarece-las por meio de internet, vídeos e livros oferecidos pela Escola;
    o Após a pesquisa, voltaremos para a sala de aula e será feita uma breve exposição do que os alunos encontraram;
    o Abordagem do conteúdo a ser trabalhado através dos conceitos que os mesmos trouxeram para sala de aula.
    Etapas:
    Primeiramente farei a exposição do conteúdo na lousa da sala de aula e então os alunos serão estimulados a falar o que entendem sobre progressões e o que têm a ver com a matemática. Todas as dúvidas que surgirem com este debate deverão ser anotados no caderno para uma posterior pesquisa nos meios que a Escola oferece.
    Feita a pesquisa, os alunos retornarão para a sala de aula e farão a exposição do que encontraram, formando desta forma, um novo debate sobre o tema trabalhado até que, juntamente com os alunos, possamos chegar a uma conclusão do que é progressão em nosso cotidiano.
    Entendido o sentido do assunto, iniciaremos a aula, matematicamente falando, abordando a realidade de nosso educando.

    ResponderExcluir
  3. ATIVIDADE=05

    IARA SIMA

    HISTÓRIA DO MEU BAIRRO

    Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos moradores mais antigos; integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas e socialização do conhecimento; desenvolver a atitude de colaboração.
    Duração das atividades
    06 aulas
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Pesquise o que os alunos já conhecem sobre a história do bairro.
    Estratégias e recursos da aula
    • Proporcione o acesso dos alunos ao registro da exposição Cortinas do Tempo, com imagens e textos referentes a locais de PEIXOTO DE AZEVEDO, MT
    Cortinas do tempo
    • Estimule-os a identificar elementos nas imagens que já não compõem o cenário urbano atual. Pergunte-lhes a quanto tempo suas famílias são moradoras do bairro em que moram e se têm vizinhos que moram no local há mais tempo.
    Coletando Histórias...
    • Dividir a turma em trios e proponha que façam entrevistas com moradores locais, os mais antigos que encontrarem, construindo dados sobre a história do bairro por meio das memórias dos moradores. Peça que durante as entrevistas consigam emprestados documentos, fotografias e objetos que recontem as memórias dos participantes.
    • Orientar que se forem fotografias de pessoas, deverão solicitar autorização por escrito para "uso da imagem em um projeto escolar e publicação on line".
    Organizando as Histórias...
    • Proponha que cada grupo elabore um texto coletivamente a partir das histórias dos depoentes. Lembre seus alunos sobre a importância de citar as fontes de informação!
    • No laboratório de informática da escola, usando um scaner, digitalizem as fotografias e documentos que quiserem inserir no texto e fotografem os objetos. Salvem as imagens em formato jpg .
    • Ajude os alunos a pensarem sobre a importância da integração do texto e as imagens escolhidas.
    Socializando Histórias...

    Para socializar as memórias dos moradores do bairro, os alunos farão uma exposição dos textos e fotos organizados por eles.

    ResponderExcluir
  4. Atividade 05 unidade 04
    Escola Estadual Bairro União
    Componentes do grupo: Thãnisley Sunaqui da Cruz e Eni Sunaqui

    Plano de Aula

    Período: 15 dias
    Projeto: Brincadeiras

    Objetivo: conhecer diversos tipos de brinquedos e brincadeiras de antigamente identificando as semelhanças e diferenças das antigas para as atuais através de pesquisas na internet; Saber identificar os materiais que eles são feitos; desenvolver a criatividade, socialização, trabalho em equipe e desenvolver a coordenação motora fina e grossa.
    Disciplinas trabalhadas: artes e educação física.
    Recursos: computador com internet.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
    Saber se os alunos sabem usar o computador para fazer a pesquisa e quais as brincadeiras mais usadas por eles é uma informação que pode contribuir para a organização da atividade.
    Estratégias:
    - pesquisas pela internet;
    - discussão entre os alunos sobre a as brincadeiras de antigamente que ainda é usada pelas crianças para se divertirem;
    - leituras de textos;
    - entrevistas com os pais;
    - relatos pessoais;
    - cruzadinhas e caça-palavras;
    - desenhos para colorir;

    Observação: Esse tema foi escolhido pelos próprios alunos e acolhido pelas professoras.

    ResponderExcluir
  5. ATIVIDADE 4
    ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    LAURA LEÃO
    PERCEBI QUE COM O USO DE COMPUTADORES NA SALA DE INFORMATICA OS ALUNOS APRENDEM BEM MAIS ,E TORNA AS AULAS BEM MAIS PRAZEROSA

    ResponderExcluir
  6. ATIVIDADE 1
    ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    LAURA LEÃO
    TURMA MARCIA VACARIO
    COM O USO DE VARIOS TIPOS DE TECNOLOGIA ,DE INFORMATICA PERCEBI QUE ALÉM DE CAPACITAR PROFESSOR ,E ENRIQUECE TAMBÉM AS AULAS

    ResponderExcluir
  7. ATIVIDADE 3
    ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
    PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    LAURA LEAÕ
    TURMA MARCIA VACARIO
    NESTE ANO DE 2009 DESENVOL PROJETOS EM SALA DE AULA ,DESCOBRI QUE E BEM MAIS ATRATIVO PARA OS ALUNOS, E OS RESULTADOS SAÕ MAIS SATISFATORIO.

    ResponderExcluir
  8. FORMADORA: PROFª. MARCIA
    PROFª. IRENE CATANEO
    UNIDADE 4 – ATIVIDADE 5
    ESCOLA KREEN AKARORE
    PEIXOTO DE AZEVEDO – MT

    Plano de Aula

    Período: 15 dias
    Projeto: musicas

    Objetivo: conhecer diversos gêneros de musicas e identificar as mensagens transmitidas através das mesmas.
    Disciplina trabalhada: artes.
    Recursos: computador com internet, aparelho de som, CD, DVD, MP5 e outros.

    Saber se os alunos sabem usar o computador para fazer a pesquisa e copiar as letras das musicas, baixar as musicas e copia-las em CD, ouvir e identificar a mensagem.
    Estratégias:
    - pesquisas pela internet;
    - leituras das musicas;
    - identificação das mensagens.

    Observação: As musicas foram escolhidas por duplas de alunos com afinidades.

    ResponderExcluir
  9. UNIDADE 04 ATIVIDADE.
    BETH
    PERIODO 15 DIAS
    PROJETO POESIA
    OBEJETIVOS
    PERCEBER AS ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM POÉTICA.
    LER POEMAS AJUSTANDO A LEITURA AO TEXTO ESCRITO.
    CONTEÚDO
    LEITURA
    ELEMENTOS DA ORALIZAÇÃO DAS POESIAS RITMO, RIMAS, ENTONAÇÃO.
    ANOS 5 ANOS
    DESENVOLVIMENTO
    PERGUNTE AOS ALUNOS SE ELES JÁ VIRAM ALGUÉM RECITANDO POESIA. O QUE UMA PESSOA PRECISAFAZER PARA TORNAR ESSE TEXTO BONITODE OUVIR ESTIMULE OS A REFLETIR SOBRE ESSA QUESTÃO DISTRIBUINDO CÓPIA DAS POESIAS DE MANUEL BANDEIRAS E TOCANDO O CD QUE VEM COM O LIVRO DEIXE A TURMA OUVIR ALGUMAS VEZES LEVANTANDO IDÉIAS SOBRE OS RECURSOS DA LEITURA REGISTRE AS MAIS PARTINENTES EM UM CARTAZ QUE SEVIRÁ COMO MATERIAL DE CONSULTA PARA O RESTANTE DO TRABALGO.
    AVALIAÇÃO.
    OBSERVE O DESEMPENHO DA TURMA EM RELAÇAO A ALGUMAS QUESTÕES O ALUNO LÊ COM FLUÊNCIA LÊ ALTO LÊ COM ENTONAÇÃO POSICIONA O TEXTO ADEQUEDAMENTE CONTRALA O RITMO DA FALA.

    ResponderExcluir
  10. DORACI
    ATIVIDADE 5 MÓDULO 4

    Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
    Tema: Dengue
    Período: 2 semanas.
    Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Artes.
    Recursos: Computador, folhetos explicativos.
    Objetivo: Apresentar um estudo sobre a dengue, os sintomas da doença, contágio, prevenção e tratamento.
    Desenvolvimento:
    Levantamento dos conhecimentos que os alunos tem a respeito da Dengue.
    História da dengue – vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=R2aUCjAq0vo)
    Estudo de folhetos explicativos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saude.
    Mobilização da turma para recolhimento de materiais que acumulem água no pátio da escola e extensivo à sua casa (cada aluno faz o mesmo no quintal de casa).
    Trabalhos de interpretação e produção de texto referente ao tema.
    Ilustração dos trabalhos de produção, na sala de Tecnologias Educacionais.

    ResponderExcluir
  11. Unidade 4 atividade
    Cursistas: Gisele Adriana
    Angelita Peixer Severo

    Tecnologia Educacional
    Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim foi utilizado computador através dos programas Excel e Word como ferramentas da construção do conhecimento e recursos para ser utilizado em sala de aula.
    Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.

    4.1 Fichas de atividades matemáticas
    Texto para digitação e leitura

    Nome: A matemática cotidiana
    Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
    Softwares necessários: Microsoft Excel e Word, Microsoft Windows e Internet Explorer
    Tempo previsto: 2 semanas
    Objetivos:
    Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal de uma casa.
    Tomar conhecimento da relação entre trabalho, e consumo,Valores de lista de compras, Leitura e escrita de produtos alimentícios, escolares, farmacêuticos e gastos extras. Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. E uma excelente chance de demonstrar o consumo de uma família ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa gastos mensais de uma casa e valores relacionados ao seu bem estar permitindo assim, compreender sobre planejamento financeiro para bem administrar uma casa. através da planilha elaborada no excel obter melhor visualização e controle dos gastos.

    ResponderExcluir
  12. Mirian Mota Gonçalves
    Unidade 4
    Atividade 5

    Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

    Plano de Aula

    Conteúdo: Leitura das Fábulas

    Período: 3 semanas
    Disciplina: Língua Portuguesa

    Recursos: Computador, máquina digital, livros

    Objetivos: Despertar o gosto pela leitura;
    Desenvolver os diferentes gêneros da oralidade eContribuir para a melhoria da expressão oral, escrita e corporal do aluno.

    Desenvolvimento: levar os alunos no laboratório de informática para a pesquisas de algumas fábulas, trazendo para a sala de aula alguns livros pra escolherem o que mais gostarem e começam a lê em silêncio, logo após eles leem em voz alta para discussaõ e compreensão oral das fábulas. Depois serão escolhidos alguns alunos para fazerem uma dramatizaçao após alguns dias de ensaios. Adquirindo autonomia com o texto e confeccionandos as vestes dos personagens, farão uma representação na presença de outras turmas da escola.

    Avaliação: Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e desempenho de cada um.

    ResponderExcluir
  13. Ativ.5 unid.4
    Cursistas: Lucimere Gomes da Silva
    Rogéria Cristhina Pedroso
    Plano de Aula

    Projeto: Musica e Dança
    Período: 30 dias


    Objetivo: - Conhecer diversos ritmos musicais e estilo de danças. - Envolver tecnologia e energia Corporal

    Disciplina Interdisciplinar: Artes e Educação Física.
    Recursos: computador com internet, aparelho de som, CD, DVD, sala de aula, e outros.

    Identificar se os alunos possuem conhecimentos sobre informática, para um bom manuseio do computador, e assim irem em busca de sua pesquisa(copiar a letra da musica, baixar a musica e dança escolhida pelo grupo, devendo gravar em DVD, ouvir e identificar a mensagem.

    Estratégias:
    - Pesquisas na internet;
    - Leitura da musica ;
    - Reconhecer estilo de dança
    - Identificação do Ritmo musical.

    Obs: As musicas e danças foram escolhidas por grupos com afinidades.

    ResponderExcluir
  14. Turma Alzira
    Ceja Cefapro Matupá
    Cursista Nilsa
    Atvidade5 unidade 4
    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    A partir desta aula, o/a aluno/a vivenciará situações que lhe possibilitarão desenvolver o senso crítico, seu espírito de investigação e sua autonomia. organizar um ambiente propicio para os/as alunos/as pensarem sobre situações problema cotidianas da escola, bem como de outros espaços sociais, num diálogo e respeito aos diferentes pontos de vista. A capacidade de observar, discutir, enfrentar e deduzir soluções para desafios propostos serão impulsionadores de uma aprendizagem significativa, que contribui para que o/a aluno/a coloque em prática em sua vida cotidiana os conteúdos vivenciados. O desenvolvimento das habilidades lingüísticas e lógicas está contemplado nas atividades aqui sugeridas bem como a ação criativa do/a aluno/a.
    Duração das atividades
    Aproximadamente cinco (5) aulas.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    É importante para a realização deste trabalho, que se faça um trabalho constante de problematizar situações diárias vivenciadas pelos/as alunos/as e possibilite a interação e o diálogo nas mais diversificadas experiências da turma, que envolvam tomada de decisão. São necessários conhecimentos das noções de adição e subtração para que a turma tenha um melhor desenvolvimento nas atividades aqui sugeridas.
    Estratégias e recursos da aula
    Esta proposta de trabalho foi desenvolvida 2ª série do Ensino Fundamental, esta aula foi organizado os/as alunos/as em duplas para explorarem as estratégias pedagógicas:
    Contagem em sala de aula:
    contar os/as alunos/as (quantas meninas e quantos meninos?);
    . Formulação de Problemas com os/as alunos/as;
    . Construção de um painel com hipóteses matemáticas;
    . Construção de um varal para expor as situações problema de cada aluno/a;
    . Criação de acróstico com a palavra problema.

    Em sala de aula:
    Atividade 1: Painel de Hipóteses
    Atividade 2: Situações-Problema do cotidiano da turma
    Atividade 3 Elaborando Problemas
    Atividade 4 No Laboratório de Informática

    ResponderExcluir
  15. Unidade – 4
    Atividade – 6
    Turma – Alzira
    Alunas: Derli, Fátima, Tatiane


    PROJETO MEIO AMBIENTE

    Apresentação

    Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.

    Público Alvo

    Este projeto é destinado a criança de 6 anos alfabetizadas cursando a 1o ano do ensino fundamental.

    Objetivos

    Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
    Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
    Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
    Estimular a leitura e a escrita;
    Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
    Desenvolver a oralidade, a socialização;
    Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

    Metodologia

    A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo.

    Estratégias


    História infantil que trate da questão do meio ambiente;
    Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio;
    Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho;
    Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
    A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
    Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.
    Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
    Inicia o jogo no site www.atividadeseducativas.com.br jogos de meio ambiente;
    Neste jogo pode ser trabalhada adição, subtração, quantidade.
    Apresentar a eles o texto da música de Chico César (Xote da Poluição).

    ResponderExcluir
  16. Em sala de aula:
    Unidade : 4
    Atividade 5
    Turma Alzira
    Vera Lúcia de Aragão


    Projeto de Estatística

    OBJETIVOS
    Este projeto propõe uma metodologia diferenciada para trabalhar na disciplina da matemática no ensino médio, sendo que o plano de aula tem por objetivos específicos:

    • Organizar os dados de uma pesquisa elaborada pelos alunos através de um quadro
    • Listar os diferentes tipos de gráficos existentes, dentre eles: colunas, barras .
    • Construir uma tabela que apareçam freqüências absolutas e relativas;
    • Construir o gráfico a partir de uma tabela;


    5.METODOLOGIA


    A metodologia foi apresentada para os alunos do agendamento como trabalho, onde fizeram as pesquisas no laboratório de informática do centro do CEJA, em casa ou nas larraus, revistas e livros didáticos e apresentaram as atividades em forma de seminário.

    Colocar um desafio pra alunos (pesquisa) sobre algumas características dos próprios alunos e coletar estes dados
    pesquisa.
    Neste momento, os alunos são conduzidos a planejarem sua própria pesquisa. É solicitado que se reúnam em equipes de até quatro alunos cada uma, para combinarem sobre um tema
    abordado. Solicita-se que sempre coloquem questões em que possam perceber alguma características, da amostra pesquisada e que possam trabalhar com algum dado quantitativo, como altura, como também, dado qualitativo (desempenho em Matemática). Cada elemento da equipe , entrevistar dez pessoas, pois acredita-se que este um número de elementos seja razoável para
    trabalhados por alunos na faixa etária de 13 a 15 anos. Não é bom que o instrumento de pesquisa, seja muito extenso, o ideal é que fossem umas quatro ou cinco perguntas, tais como: altura,
    hobby e desempenho em Matemática.
    A coleta de dados foi realizada em horário extra-classe. E touxeram as informações na primeira aula onde se iniciou o conteúdo relativo à análise de dados.
    coleta dos dados, os alunos em sala de aula e, em equipes,fizeram o questionário da organização dos dados, com especial atenção para algumas normas estatísticas que foram levadas em conta. Outro objetivo, não importante, foi de levar os alunos a pensar sobre o que estavam vendo, interpretando e forneceram sua opinião.

    REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO GRÁFICA

    2º e 3º AULA:

    O próximo passo da metodologia foi mostrar aos alunos como se pode representar graficamente os dados coletados. Definir e exemplifica tipos de gráficos: barra, coluna, histograma pictóricos ou de setores.
    Na segunda aula, os alunos construíram no papel quadriculado os mesmos gráficos,utilizando os dados da pesquisa realizada. Os gráficos elaborados pelos alunos foram entregues, assim que apresentaram os trabalhos.


    APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
    Os alunos apresentaram os trabalhos na sala de aula mesmo para os colegas .
    Abre-se um espaço, neste momento, para uma discussão e avaliação com os alunos.


    AVALIAÇÃO
    Os alunos serão avaliados através da participação e desempenho durante as aulas.

    Considerações finais.

    A importância de um planejamento de aula, ou qualquer outra atividade bem elaborada,tornam-se significativas para um melhor ensino-aprendizagem. muitos alunos encontram motivações a partir desse formato de aula agradável, tornando-se atento em classe, claro que a situação ideal envolve aulas teóricas e sessões de laboratório. Atividades diferenciadas da tradicional normalmente realizadas com a utilização de material concretos e atividades específicas de ensino dão ênfase ensino de gráficos modernos em estatística e análise de dados. já que são adultos e trabalham o dia todo vem para a sala de aula cansados, muitos anos sem estudar fora da sala de aula, então este projeto mostrou que os mesmos tem capacidade de aprender também. Constitui um enriquecimento, aproximação entre professor-aluno.

    ResponderExcluir
  17. Atividade 6 unidade 4
    ESCOLA GUARANTÃ
    TURMA ALZIRA
    MARIA LUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
    DORALICE APARECIDA MARAQUEZI
    Período: 15 dias
    Projeto: leitura na biblioteca virtual
    PLANO DE AULA
    • Leitura individual
    • Leitura coletiva
    • Leitura em dupla / em grupo
    • Interpretação oral de o texto Fazer, desenho de cada estrofe da música.
    • Atividades relacionada a história
    • Lugares onde acontece a história
    • Cores que aparece na história
    • Animais que aparece na história
    • A história acontece durante o dia ou a noite
    • Como você chegou a essa conclusão?
    • Nessa história o tempo aparece o mesmo?
    • Quais as mudanças que ocorreram?
    CIÊNCIAS
    • Por que aparece, em seguida ao sol, a nuvenzinha de chuva?
    • Comente a necessidade do sol pra o ser vivo.
    • O ciclo da água.
    • A importância da água par o der vivo.
    GEOGRAFIA
    • Clima
    • As estações
    HISTÓRIA
    • Relações sociais
    • Amor ao próximo
    • Companheirismo
    • Cidadania
    • Ética

    Avaliação
    Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e desempenho de cada um.

    Observação:
    Esse tema foi escolhido pelos próprios alunos e acolhido pelas professoras.

    ResponderExcluir
  18. Turma:Luciana
    E.E.19 de Julho
    Cursista:Helena C. de Aragão
    Unidade:4
    Atividade:5

    Projeto de Estatística

    OBJETIVOS
    Este projeto propõe uma metodologia diferenciada para trabalhar na disciplina da matemática no ensino médio, sendo que o plano de aula tem por objetivos específicos:

    • Organizar os dados de uma pesquisa elaborada pelos alunos através de um quadro
    • Listar os diferentes tipos de gráficos existentes, dentre eles: colunas, barras e setores.
    • Construir uma tabela que apareçam freqüências absolutas e relativas;
    • Construir o gráfico a partir de uma tabela;


    5.METODOLOGIA


    A metodologia foi apresentada para os alunos do agendamento como trabalho, onde fizeram as pesquisas no laboratório de informática, em casa ou nas lan house, revistas e livros didáticos e apresentaram as atividades em forma de seminário.

    Colocar um desafio pra alunos (pesquisa) sobre algumas características dos próprios alunos e coletar estes dados.
    Pesquisa:
    Neste momento, os alunos são conduzidos a planejarem sua própria pesquisa. É solicitado que se reúnam em equipes de até quatro alunos cada uma, para combinarem sobre um tema abordado. Solicita-se que sempre coloquem questões em que possam perceber algumas características, da amostra pesquisada e que possam trabalhar com algum dado quantitativo, como altura, como também, dado qualitativo (desempenho em Matemática). Cada elemento da equipe entrevistara dez pessoas, pois acredita-se que este um número de elementos seja razoável para trabalhar com os alunos na faixa etária de 13 a 15 anos. Não é bom que o instrumento de pesquisa, seja muito extenso, o ideal é que fossem umas quatro ou cinco perguntas, tais como: altura,
    hobby e desempenho em Matemática.
    A coleta de dados foi realizada em horário extra-classe. E trouxeram as informações na primeira aula onde se iniciou o conteúdo relativo à análise de dados.
    coleta dos dados, os alunos em sala de aula e, em equipes, fizeram o questionário da organização dos dados, com especial atenção para algumas normas estatísticas que foram levadas em conta. Outro objetivo, não importante, foi de levar os alunos a pensar sobre o que estavam vendo, interpretando e forneceram sua opinião.

    REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO GRÁFICA

    2º e 3º AULA:

    O próximo passo da metodologia foi mostrar aos alunos como se pode representar graficamente os dados coletados. Definir e exemplifica tipos de gráficos: barra, coluna, histograma pictóricos ou de setores.
    Na segunda aula, os alunos construíram no papel quadriculado os mesmos gráficos,utilizando os dados da pesquisa realizada. Os gráficos elaborados pelos alunos foram entregues, assim que apresentaram os trabalhos.


    APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
    Os alunos apresentaram os trabalhos na sala de aula mesmo para os colegas .
    Abre-se um espaço, neste momento, para uma discussão e avaliação com os alunos.


    AVALIAÇÃO
    Os alunos serão avaliados através da participação e desempenho durante as aulas.

    Considerações finais.

    A importância de um planejamento de aula, ou qualquer outra atividade bem elaborada,tornam-se significativas para um melhor ensino-aprendizagem. Muitos alunos encontram motivações a partir desse formato de aula agradável, tornando-se atento em classe, claro que a situação ideal envolve aulas teóricas e sessões de laboratório. Atividades diferenciadas da tradicional normalmente realizadas com a utilização de material concretos e atividades específicas de ensino dão ênfase ensino de gráficos modernos em estatística e análise de dados. já que são adultos e trabalham o dia todo vem para a sala de aula cansados, muitos anos sem estudar fora da sala de aula, então este projeto mostrou que os mesmos tem capacidade de aprender também. Constitui um enriquecimento, aproximação entre professor-aluno.

    ResponderExcluir
  19. Odete - Turma Emerson
    ATIVIDADE 5

    Plano de Aula

    Período: 15 dias
    Projeto: o lixo das cidades

    Objetivo: Selecionar e sintetizar idéias na produção escrita destinada à comunicação; conhecer as ações já realizadas e outras ações possíveis para controle do lixo na cidade onde vive e em outras cidades.

    Disciplinas trabalhadas: artes, língua portuguesa, matemática, ciências, historia e geografia.

    Recursos: CD, dvd, internet, data show, computador, entre outros.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
    Saber se os alunos já utilizaram ferramentas de Bate Papo na Internet é uma informação que pode contribuir para a organização da atividade.
    Estratégias e recursos da aula:
    - pesquisas pela internet; conversas nas salas de bate papo de comunidade especificada pelo professor sobre o assunto, discussão entre os alunos sobre a problemática do lixo. Produção de texto com uso do computador. Investigar o que sabem sobre os cuidados com o lixo na cidade e liste com o grupo o que desejam saber sobre o assunto. Pesquisar quem são as pessoas responsáveis pela limpeza pública no município e por Programas de Conscientização, ( convidarem para um Bate Papo virtual e cuide do agendamento da conversa. (O Bate-Papo é uma ferramenta de comunicação síncrona usando a Internet, ou seja, é uma comunicação em tempo real : os participantes escrevem as mensagens que são recebidas instantaneamente por todos os presentes na sala virtual). Nesse processo, os alunos desenvolverão habilidades de síntese, já que nesse espaço deverão comunicar-se elaborando frases curtas e objetivas. Também desenvolverão habilidades de leitura , selecionado e classificando os tópicos sobre os quais irá manifestar-se. É preciso orientá-los para que não repitam algo que foi perguntado ou comentado.
    Na sala de informática, oriente o cadastro dos alunos no site www.potacurtas.com.br.
    Explicar como funciona o bate papo e dividir as atividades aos alunos. Como por exemplo:
    ( - Um grupo é o especialista no assunto e portanto será o "entrevistado". Deverá iniciar expondo sobre o tema pesquisado e aguardar questões dos outros participantes
    - Outro grupo é encarregado de fazer perguntas a respeito do tema. As perguntas iniciais devem ser com o objetivo de extrair mais informações e com o passar do tempo podem ser mais reflexivas o que exigirá maior capacidade de análise e reflexão do grupo que responderá.
    - Um parte do grupo é encarregada de registrar em um bloco de notas as principais idéias, organizando uma síntese da discussão.)
    Avaliação
    Promova a auto-avaliação e a avaliação entre os membros dos grupos sobre a pesquisa na Internet. Observe como os alunos se comunicam na sala virtual, perguntando, argumentando, apresentando seus pontos de vista.

    ResponderExcluir
  20. UNIDADE IV
    ATIVIDADE 5
    TURMA LUCIANA
    JULIANA SÂMELA
    PEIXOTO DE AZEVEDO – MT

    PROJETO – Diferentes Moradias
    OBEJETIVO – Fazer com que a criança perceba que á diferentes casa em diferentes lugares conforme a cultura de cada povo;
    DISCIPLINAS TRABALHADAS – ciências sociais, artes, história e literatura;
    RECURSOS – livros, CDS, aparelho de DVD, aparelho de Som, televisão e DVDs;
    O conhecimento prévio é saber se o aluno já identificou que a casa dele é diferente da casa do visinho e se eles já assistiram na televisão diferentes casas. As perguntas e respostas vão surgindo conforme o que eles assistiram e o que eles vão conhecer.
    AVALIAÇÂO – A avaliação será realizada através de observações durante os diálogos dos alunos ao se deparar com o novo.

    ResponderExcluir
  21. Objetivo: conhecer diversos tiposgeneros textuais e identificar os personagens em cada cenário
    Disciplina portugues e artes
    Recursos: computador com internet, aparelho de som, CD, outros.

    trabalhar no computador com os alunos para que criascem cenários e personagens retiradas da história do sitio do pica-pau amarelo, com isso podemos observar que os alunos sabem usar o computador para fazer a pesquisa e copiar desenhar e formar belos cenários com os personagens indicados.

    ResponderExcluir
  22. Objetivo: conhecer diversos tiposgeneros textuais e identificar os personagens em cada cenário
    Disciplina portugues e artes

    ALUNAS DILCE E ANTONIA

    Recursos: computador com internet, aparelho de som, CD, outros.

    trabalhar no computador com os alunos para que criascem cenários e personagens retiradas da história do sitio do pica-pau amarelo, com isso podemos observar que os alunos sabem usar o computador para fazer a pesquisa e copiar desenhar e formar belos cenários com os personagens indicados.

    ResponderExcluir
  23. Veronice Mª R. Schwarzer
    ATIVIDADE -5 UNIDADE 4
    Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
    PROJETO RECICLAGEM DE PAPEL
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Sueli Olmira Pereira
    Turma:2º ano Turno: Matutino Data: 17/10 a 5 /11/2009
    ÁREAS DO CONHECIMENTO:
    Ciências Naturais e História ;
    CONTEÚDO/ASSUNTO:
    História do papel e reciclagem;
    OBJETIVOS:
    -Conhecer a história do descobrimento do papel e sua evolução;
    -Concientizar os alunos da importância de cuidar do papel;
    -Aprender a fazer papel reciclado;
    Desenvolvimento:
    O primeiro passo é assistir um vídeo sobre a história do papel e sobre reciclagem.
    Logo após,fazer um debate onde os alunos perguntam,e respondem a questões vistas no vídeo. Analizar como está o uso do papel em sala de aula.
    Na prática recolher os papéis, picotar ,deixar de molho,bater no liquidificador e fazer o papel reciclado.
    Com o papel seco montar paisagens e figuras “painél”.
    Apresentar o resultado do trabalho a comunidade escolar.
    AVALIAÇÃO:
    Será avaliada a participação ,o interesse dos alunos em todas as etapas desse projeto.
    RECURSOS:
    Vídeo, dvd,televisão ,máquina fotográfica,papéis, liquidificador,cola tesouras ,tinta guache, pincéis, papel bubina.

    ResponderExcluir
  24. O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
    Entretanto esse assunto é polêmico. No começo, quando as escolas começaram a introduzir a Informática no ensino, percebeu-se, pela pouca experiência com essa tecnologia, um processo um pouco caótico. Muitas escolas introduziram em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. Mas o que fazer nessa aula? E quem poderia dar essas aulas? A princípio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. No entanto, eram aulas descontextualizadas, com quase nenhum vínculo com as disciplinas, cujos objetivos principais eram o contato com a nova tecnologia e oferecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade.
    Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta introduziram a Informática educativa, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
    Entretanto, esse apoio continuava vinculado a uma disciplina de Informática, que tinha a função de oferecer os recursos necessários para que os alunos apresentassem o conteúdo de outras disciplinas.
    Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática é uma das peças principais. Conceber a Informática como apenas uma ferramenta é ignorar sua atuação em nossas vidas. E o que se percebe? Percebe-se que a maioria das escolas ignora essa tendência tecnológica, do qual fazemos parte; e em vez de levarem a Informática para toda a escola, colocam-na circunscrita em uma sala, presa em um horário fixo e sob a responsabilidade de um único professor. Cerceiam assim, todo o processo de desenvolvimento da escola como um todo e perdem a oportunidade de fortalecer o processo pedagógico.
    A globalização impõe exigência de um conhecimento holístico da realidade. E quando colocamos a Informática como disciplina, fragmentamos o conhecimento e delimitamos fronteiras, tanto de conteúdo como de prática. Segundo: GALLO- (1994) “A organização curricular das disciplinas coloca-as como realidades estanques, sem interconexão alguma, dificultando para os alunos a compreensão do conhecimento como um todo integrado, a construção de uma cosmo visão abrangente que lhes permita uma percepção totalizante da realidade.”
    Dentro do contexto, qual seria a função da Informática? Não seria de promover a interdisciplinaridade ou, até mesmo, a transdisciplinaridade na escola?

    ResponderExcluir
  25. Turma alzira
    Unidade 4 atividade 5
    escola Estadual Luiza Miotto CEJA
    Cursista Gedalia Sabino
    Projeto didático de História

    OBJETIVOS
    ■ Estimular o debate sobre a presença da família real portuguesa no Brasil e a construção do país contemporâneo.
    ■ Entender a formação da identidade brasileira.
    ■ Conhecer a estrutura social e familiar brasileira do século 19.

    CONTEÚDOS
    ■ Aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos do Brasil Colônia e do Brasil Império.

    ANOS
    8º e 9º.

    TEMPO ESTIMADO
    Dois meses.

    MATERIAL NECESSÁRIO
    Reproduções de gravuras de Jean fotografias do Rio de Janeiro do século 19 (disponíveis na internet); DVD Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, de Carla Camurati, ou o DVD O Quinto dos Infernos, de Wolf Maia; aparelhos de DVD e de TV; CDs do padre José Maurício (1767-1830) e de Chiquinha Gonzaga (1847-1935); e trechos dos livros 1808, A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis, História da Alimentação no Brasil, A Moreninha e História da Vida Privada no Brasil.

    DESENVOLVIMENTO
    ■ 1ª ETAPA
    Para saber o que a turma conhece sobre o tema, passe um trecho do filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil ou da minissérie O Quinto dos Infernos, exibida pela TV Globo. Os jovens conhecem os personagens? Sabem que foram concebidos com base em pessoas que existiram de fato? O que eles representam na nossa história? Pergunte como era a vida social na colônia naquela época. Conduza um debate sobre como os monarcas são retratados. Particularize as seguintes situações: o deboche que Carlota Joaquina faz dos brasileiros e a figura bufona de dom João. O que há de verdade? Selecione episódios que citam algumas realizações da monarquia no Brasil, como a abertura dos portos, do Banco do Brasil e de universidades. Por que elas foram importantes? Todos vão perceber que dom João criou condições de o país começar a ter alguma autonomia. Anote as respostas.

    ■2ª ETAPA
    Depois da avaliação inicial, desperte a curiosidade e reflita com a turma sobre o modo de viver, pensar, se alimentar e até mesmo namorar da família real e de seus colaboradores. Distribua cópias do capítulo A Colônia do livro 1808 para que todos leiam previamente. Discuta o conceito de cultura e o choque cultural diante da forma de viver que os portugueses encontraram aqui. Levante questões para esquentar o debate. Como se dá o processo de adaptação de um indivíduo num meio ao qual ele não está acostumado? Quais as principais estratégias de sobrevivência? Alguém já teve de se mudar para uma cidade distante? Vale a pena ouvir os relatos para encerrar esse bloco.

    ResponderExcluir
  26. turma Alzira
    unidade 4 atividade 5
    Gedalia Sabino CEJA


    ■ 3ª ETAPA
    Reserve uma aula para cada um dos temas da chamada história do cotidiano.
    A família Peça que todos leiam trechos de Tomando Banho de Civilização, parte do capítulo 7 de A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis, que conta como eram constituídas as famílias do Rio de Janeiro antes da chegada de dom João. Em seguida, exiba transparências com as gravuras de Debret, um dos artistas da Missão Francesa trazidos para retratar a colônia. Uma das mais ricas é Um Funcionário do Governo Sai a Passeio com a Família. O objetivo é observar os traços de hierarquia entre o pai, a mãe, os filhos e os escravos esses últimos, sempre descalços. E hoje, existem tipos fixos de família? Quantos a turma consegue classificar? Com homens e mulheres trabalhando fora, ainda existe a figura do chefe de família?
    Hábitos alimentares Uma boa leitura para essa etapa é História da Alimentação no Brasil, de Câmara Cascudo (1898-1986). Selecione alguns trechos e distribua para a turma. Mostre reproduções de obras que representem os hábitos alimentares do período colonial, como a gravura O Jantar no Brasil, também de Debret. Em relação à cultura e à alimentação, os portugueses se adaptaram ao calor dos trópicos? Havia hábitos alimentares distintos entre europeus, africanos e índios? Quais eram os itens mais consumidos à mesa?
    Relações pessoais . A grande questão agora é investigar como eram os relacionamentos pessoais no período colonial. Para começar, leia com os estudantes o capítulo do livro A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo (1820-1882), que trata do tema de maneira romântica e com pitadas de ironia. Quais as semelhanças e diferenças entre o namoro e o casamento do início do século 19 e o de hoje? A moçada sabe que os jovens daquele tempo se casavam a partir dos 13 anos e que muitos não escolhiam os parceiros?
    Vida cultural e Educação Solicite uma pesquisa sobre a diversão no século 19. Alguém já ouviu um tipo de música chamada polca? Qual a origem do samba, ritmo criado nos morros cariocas? Vale uma pesquisa sobre esse assunto e a audição de músicas do padre José Maurício e de Chiquinha Gonzaga. Em relação à Educação, a turma pode ler O Quê Se Lê e o Que Se Pensa, um ensaio do primeiro volume da coleção História da Vida Privada no Brasil.

    PRODUTO FINAL
    ■ Sarau cultural e teatro. Proponha que os adolescentes montem um sarau para retratar a vida cotidiana do século 19. Eles podem, além de declamar textos, entremeá-los com músicas e degustação de comidas. Divida a turma em cinco grupos e peça que cada um se responsabilize por cenas sobre um tópico estudado, inclusive uma envolvendo a família real.

    AVALIAÇÃO
    Analise os registros e veja quais informações estudadas foram incorporadas às cenas. Solicite um texto individual sobre o tema apresentado. Compare os dados presentes nessa produção final com as observações feitas no início do projeto e avalie como a turma passou a interpretar a efeméride.

    CO

    ResponderExcluir
  27. ATIVIDADE 5 – MÓDULO 4
    JACKELINE BREGOLI
    ESCOLA JARDIM DAS FLORES
    PLANEJAMENTO DE AULA EDITADO NO PORTAL DO PROFESSOR:
    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    COMO SE EXTRAIR O DNA DE CÉLULAS VEGETAIS OU ANIMAIS,
    IDENTIFICAR AS SUBSTÃNCIAS QUE PROPORCIONAM A EXTRAÇÃO DO DNA,
    VISUALIZAR A MOLÉCULA DE DNA,
    IDENTIFICAR A ESTRUTURA ATRVÉS DO USO DO MICROSCÓPIO
    Duração das atividades
    2H/AULA
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    CONHECIEMNTO PRÉVIO SOBRE GENÉTICA, ÁCIDOS NUCLEICOS, DNA E SUAS FUNÇÃO, ESTRUTRA DO DNA.
    Estratégias e recursos da aula
    A AULA IRÁ INICIAR-SE EM SALA DE AULA COM O AUXÍLIO DO DATA SHOW E APRESENTAÇÃO EM SLIDES, PRA POSTERIORMENTE, OS ALUNOS SEREM DIRIGIDOS AO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM DNA
    Avaliação
    A AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA NO DECORRER DO ANO LETIVO,HAJA VISTO QUE O APRENDIZADO É FEITO DE FORMA CONTÍNUA.

    ResponderExcluir
  28. Cristiane Vitorino Sorgato
    Escola Renascer
    Atividade 05


    Plano de aula

    Participantes: Alunos 6º ano

    Conteúdo: Contando histórias

    Objetivos: Instigar os alunos a lerem mais e a contar as histórias e se necessário interpreta-la de uma descontraída e prazerosa.
    Abordagem do conteúdo será feita através das obras literárias, contos de fadas, folclore e lendas.

    Metodologia: Primeiramente farei a exposição dos livros. Todas as dúvidas que surgirem com este debate deverá ser anotado no caderno para uma posterior pesquisa nos meios que a Escola oferece.
    Feita a escolha do que serão contados e interpretados, os alunos, farão à exposição dos livros, formando desta forma, pequenas explicações sobre os livros e seus autores. E o outro grupo irá interpretar a historia escolhida

    Material utilizado
    Livros
    Cadernos
    Net
    Computador
    Lápis
    Borracha
    Fantasias

    Avaliação os alunos serão avaliados pelo seu desempenho, habilidade, interesse e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  29. UNIDADE 4
    Atividade 5
    Lucimar e Marlene
    Os nutrientes da alface.
    Introdução
    O presente trabalho sobre a horta e especificamente sobre a alface enfoca o cultivo e o consumo dessa verdura, fazendo um recorte na parte que se refere ao seu valor nutritivo e suas propriedades medicinais. No dia-a-dia, as pessoas gastam muita energia com suas atividades diárias e para que haja um bom funcionamento do nosso organismo faz-se necessário uma alimentação equilibrada. E para que isso aconteça é indispensável o consumo de diversas verduras para a reposição das energias gastas nas atividades diárias. Além disso, a alface contém baixo teor calórico, e é ideal para os dias de verão, e seu teor de fibras é ótimo para o funcionamento intestinal, levando em conta que essa verdura é um prato fácil de ser preparado e se encontra em todo lugar.
    Justificativa
    Atualmente a horta é indispensável dentro da instituição escolar, porque temos comprovado que muitos dos nossos alunos não possuem o hábito de consumir verduras em suas refeições. Com a inserção das verduras no cardápio da merenda escolar, podemos aos poucos desenvolver nos alunos o hábito de consumir verduras e os que já consomem fazê-los saber como essas verduras agem em nosso organismo, principalmente, a alface. E consumindo na escola, logo passará a consumir em casa e assim também sua família. Desse modo, proporcionar conhecimento ao aluno em diversas áreas: português (pesquisa, leitura, entrevista, etc.), matemática (elaboração de gráficos, situação-problema), ciências (o valor nutritivo da alface, doenças nutricionais), artes (apresentação do conhecimento adquiridos sendo os próprios alunos apresentadores e palestrantes, ensaio com memorização da fala, etc.), mostrando a integração de conteúdos em áreas diferentes do conhecimento.
    Objetivos
    •Desenvolver o método da pesquisa utilizando o laboratório de informática para a busca de informações sobre a verdura em questão, no caso a alface.
    •Conhecer os nutrientes da alface e como agem em nosso organismo.
    •Elaborar gráficos através de resultados coletados na escola e em casa sobre o consumo de verduras, entre elas a alface.
    •Identificar doenças causadas pela má alimentação.
    •Mostrar a importância das verduras em nossa alimentação.
    Metodologia
    Pesquisas em livros didáticos, sites da internet e outros.
    Entrevista com alunos e pais de alunos sobre o consumo das verduras, entre elas a alface (realizada pelos próprios alunos).
    Construção de gráficos na malha quadricula ou folha impressa.
    Cuidado com os canteiros retirando pragas e matos quando necessários.
    Receitas.
    Sites: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br www.suapesquisa.com/alimentos/alface.html www.brasilescola.com/saude/alface.htm
    Resultados esperados
    Que o alunado e toda comunidade escolar e familiar crie o hábito de consumir verduras em sua alimentação tanto na escola como também fora dela. Seja em casa ou não.

    ResponderExcluir
  30. Lindamir
    Escola bairro uniao
    Atividade 05


    Plano de aula

    Participantes: Alunos maternal
    Conteúdo: Contando contos infantis

    Objetivos: Instigar os alunos a lerem mais e a contar as histórias e se necessário interpreta-la de uma forma descontraída e prazerosa.
    Abordagem do conteúdo será feita através das obras literárias, contos de fadas, folclore e lendas.

    Metodologia: Primeiramente farei a exposição dos livros. Todas as dúvidas que surgirem com este debate deverá esclarecida .Feita a escolha do que serão contados e interpretados, os alunos, farão à exposição dos livros, formando desta forma, pequenas explicações sobre os livros e seus autores. E o outro grupo irá interpretar a historia escolhida

    Material utilizado
    Livros
    Cadernos
    Net
    Computador
    Lápis
    Borracha
    Fantasias

    Avaliação os alunos serão avaliados pelo seu desempenho, habilidade, interesse e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  31. Unidade 4
    Atividade: 5
    Turma: Luciana
    Cursista: Isabel Cristina / Nazi/ Ide
    Peixoto de Azevedo-MT

    Plano de aula:
    Tempo de Duração: 1 semana
    Turma|: pré-escolar

    Nesse projeto foi utilizado varias brincadeiras, onde trabalhamos semelhanças, esquerda direita, coordenação e criatividade
    Recursos utilizados; Computar / internet, aparelho de som, câmera digital, eva e outros.

    Logo depois confeccionamos os matérias necessários com: pés e mãos de eva, bandalhão e outros.
    Então, participamos opara os objetivos que foi um sucesso

    ResponderExcluir
  32. Unidade 4 Atividade 5
    Prof. Marilene S. Henning
    Peixoto de Azevedo-Mt

    CONTEÚDO: MESA REDANDA

    Objetivo -
    O objetivo de realizar este trabalho foi uma proposta lançada pelo livro de português dos alunos do 2º Ano B - Mesa Redanda - que tinha como tema as ONGS - houve a pesquisa para sabermos o que é uma ONG e o seu verdadeiro papel na sociedade.
    Metodologia-
    (Para a realização deste tema os alunos foram ao laboratório e realizaram as pesquisas - algumas bem curiosas)Uso de computadores e data show; formação de grupos e um mediador etc.
    Avaliação - Os alunos formaram os grupos e todos participaram do debate, houve um grupo que superou os demais, com informações esclarecedoras e curiosas que chamou a atençao dos demais colegas - após os debates concluímos os trabalhos

    ResponderExcluir
  33. TURMA ALZIRA
    UNIDADE 04
    AT 05
    CEJA LUIZA MIOTTO
    MARISTELA
    MATUPA
    Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação jovens e adultos.

    ResponderExcluir
  34. TURMA ALZIRA
    UNIDADE 04
    AT 05
    CEJA LUIZA MIOTTO
    silvia
    MATUPA
    Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas

    ResponderExcluir
  35. Unidade 4
    Ativ. 5
    Profª Tânia

    Tecnologia na Escola
    Objetivo:Mostrar aos alunos do 9º Ano a importância da tecnologia.Foi usado os computadores na sala dos professores, em grupos, pois a escola não possui laboratório de informática, foi gratificante de ver o entusiamo dos mesmos.Eles usaram o programa Excel e Word como ferramentas de pesquisas.

    ResponderExcluir
  36. Unidade 4
    ativ.4-1
    O problema do meio ambiente com globalização
    Texto para leitura e digitação
    Nome: A geografia e a globalização
    Sofwares necessários: microsoft e word, microsoft e internet explorer
    tempo: 5 aulas

    ResponderExcluir
  37. Unidade 4
    ativ. 6
    Profª Tânia
    Projeto: Alçando voo Aá leitura
    Objetivo:Leitura prazerosa; envolver a família na vida escolar do filho; aumentar os livros literários da biblioteca

    ResponderExcluir
  38. Unidade 4
    Ativ 7
    Profª Tânia
    O currículo é sempre uma construção sócio-cultural que revela o seu compromisso com os sujeitos, com a prática social, com a história , com a sociedade e a cultura. E fazer o uso das tecnologias permite-nos planejar aulas interdisciolinares tornando o fazer pedagógico mais atrativo e prático.

    ResponderExcluir
  39. Unidade 4
    ATIV. 8

    Profª Tânia
    Esta pesquisa no portal do professor permitiu-nos refletir sobre as diferentes experiências sobre o uso das tecnologias que auxiliam no bem desenvolvimento de nossas aulas.Com a aprendizagem deste curso posso afirmar que minhas aulas serão mais dinâmicas e interativas
    e tornar a aprendizagem mais prazerosa.

    ResponderExcluir
  40. E.E Luiza Miotto Turma Alzira Unidade 4 Ativ.5 Silvano Ramos da Silva

    Usando o portal do professor permitiu-nos refletir sobre as diferentes experiências sobre o uso das tecnologias que auxiliam no bom desenvolvimento de nossas aulas.Com a aprendizagem deste curso posso afirmar que minhas aulas serão mais dinâmicas e interativas
    e tornar a aprendizagem mais prazerosa.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
    NATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO
    Plano de aula:
    Dengue
    Objetivo
    Identificar as principais formas de ploriferação do mosquito transmissor da dengue.
    - Identificar os principais sintomas da dengue
    Duração da aula - 4 horas
    Desenvolvimento
    Iniciar a aula levando o aluno para o laboratório para pesquisar as características do mosquito e os sintomas da dengue.
    De volta a sala de aula os alunos desenharam o ciclo de vida do mosquito.
    Explorar o pátio da escola para ver se tem mosquito em objetos jogados.
    Quando todos terminar o trabalho e chegar a uma conclusão sobre o assunto se foi proveitoso ou não abordar muito a realidade de cada um.

    ResponderExcluir
  43. ANA PAULA ALVES SOUZA
    ESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
    MATUPÁ
    UNIDADE 4
    ATIVIDADE 5
    Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

    PROJETO VIDA LONGA
    AS PLANTINHAS QUE SÃO REMÉDIO
    PROFESSORA: ANA PAULA
    TURMA PARTICIPANTE: PRÉ II “E”
    TURNO: Vespertino
    MATUPÁ 2009
    INTRODUÇÃO

    Partindo da importância de incentivar hábitos saudáveis e viver com saúde prevenindo doenças observamos a importância de desenvolver o projeto vida longa com nossos alunos da educação infantil. Dentro desse contexto desenvolvemos a importância do consumo de chás para o melhor funcionamento do organismo humano. Assim devemos buscar estimular e conscientizar os alunos a consumir chás para a saúde do corpo. O projeto vida longa nos permite demonstrar em sala de aula informações benéficas e atividades que desenvolvam desde cedo hábitos saudáveis para a saúde e como exemplo delimitamos o estudo do tema ervas medicinais com o incentivo do consumo de chás.

    JUSTIFICATIVA

    Visto que e de suma importância incentivar bons hábitos desde pequeno e que se partiu o interesse no desenvolvimento desse projeto vida longa com o tema as plantinhas que são remédio.
    Buscando assim incentivar os alunos da educação infantil do Pré II e comunidade escolar a despertarem interesses sobre a importância do consumo de chás e praticas de exercícios como benéficos a saúde, permitindo-nos a ter uma boa saúde e ajudando a combater várias doenças. Os alunos terão a oportunidade de interagir e visualizar materiais concretos como: preparo da terra, plantio das ervas e até mesmo o consumo de chás.


    OBJETIVOS

    - Possibilitar o contato físico e visual com as ervas medicinais.
    - Estimular o habito de consumo de chás.
    - Conhecer a importância do uso de chás como prevenção de doenças.
    - Perceber a importância do consumo de chás sendo saudável para a saúde.
    - Nomear algumas ervas medicinais.
    - Saber a história dessas ervas.
    - Conhecer nomes de algumas plantinhas medicinais.
    - Definir os critérios de plantio de ervas medicinais.
    -Conhecer os benefícios das ervas para nossa saúde.
    -Promover hábitos de fazermos consumo de chás.

    MATERIAIS UTILIZADOS

    _Vídeos ;
    _Revistas;
    _Livros didáticos;
    _Jornais;
    _Oralidade;
    _Ilustrações;
    _ Pesquisas na internet
    _Recorte e colagem;
    _Jogos;
    _Visitas;
    _Passeios;
    _Confecções do livro;
    _ Lápis de cor;
    _Caixa de madeira;
    _Giz de cera;
    _Sementes
    _ Maquina digital
    _Aparelho de som

    CONTEÚDOS TRABALHADOS;forma interdisciplinar

    ESTRATÉGIA

    O projeto possibilita aos alunos um trabalho individual e coletivo com parcerias para o plantio das mudas num pequeno canteiro e possibilitando aos alunos o manuseio da terra e plantio das mudas.
    Assim será envolvida a comunidade em geral onde visitaremos canteiros: como o da casa das irmãs e viveiros integrando a vida cotidiana na comunidade e escola, buscando novos conhecimentos.
    Os alunos serão orientados a desenhar, fazer colagens, confeccionar um pequeno livro e descrever oralmente as pesquisas realizadas sobre o assunto e também como parti.

    ResponderExcluir
  44. ATIVIDADE 5
    E E ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE-MARCELÂNDIA
    REGIANE AP° ALVES MONTEIRO SIQUEIRA
    Tema: Introdução da língua inglesa
    Projeto desenvolvido de agosto a novembro de 2009
    Com alunos do segundo, terceiro e quarto ano do ensino fundamental.
    Justificativa
    Após ter sido observado as reclamações de professores que ensinam à língua inglesa (que somente é obrigatória a partir da terceira fase do segundo ciclo), sobre as dificuldades apresentas pelos educando em compreender termos básicos da língua em questão. Obteve se a idéia de trabalhar a língua inglesa nas series iniciais do ensino fundamental, devido que nessa faixa etária onde os educando estão iniciando seu processo de leitura e escrita eles apresentam mais facilidade de compreensão, assimilando melhor os conteúdos de ensino. E estes conteúdos da língua inglesa serão realizados por alunas que se desenvolveram muito bem nesta disciplina da 3° fase do 3° ciclo, desta forma os educando das series inicias terão mais atenção e serão mais incentivados sabendo que elas também são alunos como eles.

    Objetivo geral

    Preparar os educando das séries iniciais ao conhecimento básico da língua inglesa, para as series que inclui a disciplina no currículo dos anos seguintes.


    Objetivo especifica

    *Mostrar aos alunos o conhecimento básico da língua inglesa.
    *Proporcionar o conhecimento de forma prazerosa aos educando de cores primarias, números, objetos, animais, frutas, saudações, dias da semana e feminino/masculino.

    Metodologia

    Para a obtenção de melhores resultado trabalhará se a com materiais didáticos, far se a atividades de recorte, colagens, pintura, desenhos a mão livre (orientado), também será realizada ao som de algumas cantigas. Os registros das atividades realizadas serão feitos através de cartazes expostas nas salas de aula e no caderno dos alunos. Estas aulas terão uma duração de 30 minutos semanais em cada uma das turmas que se disponibilizarem no desenvolvimento deste projeto, sendo este desenvolvido no segundo semestre de 2009. As orientações das atividades serão realizadas por alunas da terceira fase do terceiro ciclo que demonstram ótimo desempenho em sala, elas terão o acompanhamento dos professores titulares das salas no desenvolvimento das atividades.


    Avaliação

    O acompanhamento das atividades realizadas será através de observação dia-a-dia, avaliação diagnostica para saber os avanços alcançados e para intervir nas dificuldades ainda restantes. Discussões coletivas onde o educando irá expor suas duvidas e seu conhecimento adquirido.

    ResponderExcluir
  45. Unidade 4 atividade 5
    Turma Alzira
    Leandro C. Baches
    Escola Luiza Miotto

    Tecnologia Educacional
    Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim foi utilizado computador através dos programas Excel e Word como ferramentas da construção do conhecimento e recursos para ser utilizado em sala de aula. Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.


    4.1 Fichas de atividades matemáticas
    Texto para digitação e leitura

    Nome: A matemática cotidiana
    Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
    Softwares necessários: Microsoft Excel e Word, Microsoft Windows e Internet Explorer
    Tempo previsto: 2 semanas

    Objetivos:
    Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal de uma casa.
    Tomar conhecimento da relação entre trabalho, e consumo, Valores de lista de compras, Leitura e escrita de produtos alimentícios, escolares, farmacêuticos e gastos extras. Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. E uma excelente chance de demonstrar o consumo de uma família ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa gastos mensal de uma casa e valores relacionados ao seu bem estar permitindo assim, compreender sobre planejamento financeiro para bem administrar uma casa. Através da planilha elaborada no Excel obter melhor visualização e controle dos gastos.

    ResponderExcluir
  46. Unidade 4 Atividade 5
    Irene – Bairro União

    Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

    O Projeto “Brincar e Aprender” foi desenvolvido no 1º Ciclo do Ensino Fundamental para resgatar vários tipos de jogos e brincadeiras e mostrar que tanto o jogo, quanto a brincadeira e o brinquedo podem ser englobados em um universo maior, chamado ato de brincar.
    Brincadeiras e jogos supõem relação social, supõe interação. Por isso, a participação em jogos e brincadeiras contribuem para a formação de atitudes sociais: respeito mútuo, solidariedade, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, iniciativa pessoal e grupal.
    JUSTIFICATIVA
    Por ser o brincar uma necessidade para o desenvolvimento da criança essa atividade é considerada um direito da criança. Sendo inclusive assegurado como um direito no artigo 16 do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente ).
    O brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos , desenvolve habilidades de forma natural e agradável. Ele é uma das necessidades básicas da criança , é essencial para um bom desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo.
    Os jogos são importantes dentro do processo ensino-aprendizagem porque através deles são desenvolvidas habilidades operatórias que envolvem comparação, identificação, análise, síntese e generalização e o processo e aprendizagem torna-se significativo
    OBJETIVOS
    - Promover e defender o direito ao brincar mostrando que é uma necessidade para o desenvolvimento da criança
    - Aumentar o interesse pelo brincar e pelas atividades de lazer na escola, apoiando na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento e educação das crianças.
    - Selecionar jogos em que possam participar todas as crianças, para que se desenvolva o espírito de equipe e de colaboração,

    DURAÇÃO : Fevereiro a Outubro
    ESTRATÉGIAS: Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades,utilizando as diferentes linguagens(corporal,musical, plástica,oral e escrita)ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação .
    Desenvolver jogos e exercícios sensório-motores, jogos e atividades envolvendo representação simbólica, jogos de regras ao ar livre e jogos para a sala de aula, cantigas de roda e brincadeiras cantadas.
    RECURSOS :computador com internet, DVD, aparelho de som , Cds e brinquedos diversos.
    AVALIAÇÃO: os alunos serão avaliados no decorrer das atividades sendo observado a participação , o interesse pelo brincar, a capacidade de entendimento e cumprimento de regras , respeito , cooperação , iniciativa pessoal e grupal, coordenação motora, visual, auditiva e agilidade.

    ResponderExcluir
  47. UNIDADE 4 ATIVIDADE 5
    TURMA LUCIANA
    E.19 DE JULHO
    PROF. EDILENE L. M. CARVALHO
    TECNOLOGIA EDUCACIONAL
    Desenvolvi com os alunos do 2° ano do Ensino Médio um trabalho referente ao Brasil e suas diversidades. Foi muito bom porque eles se motivaram para compreender as diversidades existentes em noos país. Foi realizado pesquisas no laboratório de informática,na biblioteca, eles prepararam excelentes trabalhos e apresentaram, utilizaram todos os recursos tecnológicos disponíveis em nossa escola.

    ResponderExcluir
  48. ATIVIDADE 5 – UNIDADE 4

    CURSISTA: MARIA DE FÁTIMA LIMA LEITE
    ESCOLA KREEN AKARORE – GTÃ DO NORTE-MT

    PROJETO DE TRABALHO NA SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

    PROJETO: A CULTURA DA ÁFRICA NO BRASIL

    OBJETIVO: Conhecer e respeitar as influências culturais africana na cultura brasileira.

    CONTEÚDO: Heranças culturais africanas;
    Músicas, danças e brincadeiras;
    Comidas típicas e vocabulário;

    TURMA: 3ª fase do 1° ciclo

    DURAÇÃO: 15 DIAS

    DISCIPLINAS: Linguagem, Geografia, História, Artes, Educação Física e Matemática.

    RECURSOS NECESSÁRIOS: Livros, pesquisa na internet, DVDs, CDs como músicas africanas e brasileiras, instrumentos e mapas.

    AVALIAÇÃO: Para avaliar o aprendizado será observada a participação dos alunos, a compreensão da localização da África, como é formada sua população, poder econômico. Confecção de painel.

    ResponderExcluir
  49. UNIDADE 4 – ATIVIDADE 5

    CURSISTA: ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI
    ESCOLA KREEN AKARORE- GTÃ DO NORTE/MT

    PROJETO DE TRABALHO NA SALA DE AULA COM A INEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.

    PROJETO: A oralidade e a escrita

    OBJETIVOS:
    • Desenvolver a comunicação oral através da exposição de ideias;
    • Compreender e ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita;
    • Aprender organizar uma lista;
    • Participar e realizar atividades em grupos;
    • Saber ouvir e respeitar as opiniões;

    CONTEÚDOS: Oralidade, leitura e escrita, socialização, situações problemas.

    TURMA: 1° fase do 1° ciclo

    DURAÇÃO: 20 dias

    RECURSOS NECESSÁRIOS: Aparelho de som, DVD, computador, papel sulfite, canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera e tinta guache.

    DISCIPLINAS: Linguagem, Artes, Ciências, Matemática.

    PRODUTO FINAL: Confecção de um livro com as listas produzidas pelos alunos.

    AVALIAÇÃO: Observar se as crianças conseguiram se expressar oralmente e como interagiram com os colegas. Verificar se avançaram em relação a escrita .

    ResponderExcluir
  50. Cleuza Marcolino de Morais Silva
    Atividade 5
    Plano de Aula

    Período: 15 dias
    Projeto: musicas

    Objetivo: conhecer diversos gêneros de musicas e identificar as mensagens transmitidas através das mesmas.
    Disciplina trabalhada: artes.
    Recursos: computador com internet, aparelho de som, CD, DVD, MP5 e outros.

    Saber se os alunos sabem usar o computador para fazer a pesquisa e copiar as letras das musicas, baixar as musicas e copia-las em CD, ouvir e identificar a mensagem.
    Estratégias:
    - pesquisas pela internet;
    - leituras das musicas;
    - identificação das mensagens.

    Observação: As musicas foram escolhidas por duplas de alunos com afinidades.

    ResponderExcluir
  51. Rosangela menegat
    EE19 de julho
    unidade 4
    atividade 5
    Período 15 dias
    Projeto corpo Humano
    Objetivo: fazer com que os alunos conheçam seu corpo e a função de cada parte
    Disciplina:biologia
    recursos; Instrumentos tecnológicos
    mapas do corpo humano.
    observação.com o conhecimento os alunos vão saber se cuidar melhor e ter uma vida mais saudável.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. projeto ORTOGRAFIA.
    OBJETIVO:Realizar atividades interessantes para que o aluno tome gosto pela escrita correta das palavras.Enfatizando alguns uns itens da nova regra ortografica. as mudanças já acontecidas.
    Disciplina:Portugês
    recursos:tv,e outros recursos
    Com este trabalho os alunos irão escrever melhor,e se desmpenhar bem nas demais disciplinas.
    Raquel

    ResponderExcluir
  54. ProfªElisa
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo

    Como estou fora da sala de aula,estou acompanhando e auxiliando,na medida do possível, a execução dos projetos/aulas preparadas pelos professores desta unidade escolar.

    ResponderExcluir
  55. Unidade 4 - Atividade 3
    Eva
    Turma Alzira
    O projeto foi realizado no CEJA Luiza Miotto na sala de Alfabetização. Foi gratificante desenvolve-lo pois os adultos não alfabetizados ficaram vidrados nas atividades e a forma de correção das atividades. Tudo era novo e especial pareciam crianças diante de um brinquedo novo. Com certeza utilizar o computador para desenvolver o projeto foi inesquecível para os alunos e satisfatório para nós.

    ResponderExcluir
  56. Unidade 4 Atividade 4
    Eva
    O projeto Ventrecha de Pacu foi um exemplo de aulas interdisciplinares. Todas as turmas trabalharam integradas com o objetivo de mostrar à sociedade e a comunidade escolar a cultura do Mato Grosso. Foi muito gratificante participar deste projeto, pois os alunos interagiram e pesquisaram e apresentaram um excelente projeto.

    ResponderExcluir
  57. Unidade 4 atividade 5
    Eva

    Tecnologia Educacional
    Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim foi utilizado computador através dos programas Excel e Word como ferramentas da construção do conhecimento e recursos para ser utilizado em sala de aula. Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.



    4.1 Fichas de atividades matemáticas
    Texto para digitação e leitura

    Nome: A matemática cotidiana
    Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
    Softwares necessários: Microsoft Excel e Word, Microsoft Windows e Internet Explorer
    Tempo previsto: 2 semanas


    Objetivos:
    Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal de uma casa.
    Tomar conhecimento da relação entre trabalho, e consumo, Valores de lista de compras, Leitura e escrita de produtos alimentícios, escolares, farmacêuticos e gastos extras. Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. E uma excelente chance de demonstrar o consumo de uma família ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa gastos mensal de uma casa e valores relacionados ao seu bem estar permitindo assim, compreender sobre planejamento financeiro para bem administrar uma casa. Através da planilha elaborada no Excel obter melhor visualização e controle dos gastos.

    ResponderExcluir
  58. Profº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio

    Objetivos Específicos:
    • Estimular o desenvolvimento;
    • Socialização.
    Conteúdo: Musica: Cabeça, ombro, joelho e pé (XUXA).


    Materiais didáticos:
    • Som;
    • CD da Xuxa;
    Tempo de duração:
    A Musica: Cabeça, ombro, joelho e pé (XUXA) foi desenvolvida em 02:00 (duas horas).

    Forma de agrupamento das crianças e critérios:
    A realização da atividade foi realizada na sala, com 15 alunos, foram retiradas as mesasinhas e cadeiras do centro da sala, e em seguida colocado à música.
    Avaliação:

    O primeiro momento as crianças conseguiram atingir os objetivos propostos para a preparação da aula, me surpreenderam pelo fato de serem tão pequeno e conseguirem gravar fácil a dinâmica, foi o caso de terem gravado parte da letra da música.

    ResponderExcluir
  59. UNIDADE-4
    ATIVIDADE-5
    DELESIA e IRENE

    PROJETO: Do poeta ao aluno
    OBJETIVO:
    - Perceber as especificidades da linguagem poética
    - Ler poemas ajustando a leitura ao texto escrito.
    CONTEÚDO:
    Leitura,
    Elemento da oralização das poesias: ritmo, rimas entonação, falsas terminações etc.
    ANOS: 1ºe 3º
    TEMPO ESTIMADO: 2 semanas.
    MAERIAL NECESSÁRIO:
    Livro Mario Quintana e Ruth Rocha- 20 poemas;
    Cópias xerocadas dos poemas escolhidos
    Sugestões: Baleias, Siri, Maré Baixa, Estrelas, Maresia, Canção de garoa, Minha rua, Dança entre outros.
    DESENVOLVIMENTO:
    Perguntar aos alunos se eles já viram alguém recitando poesias. Distribuir cópias das poesias; leitura dos poemas com entonação de voz e interpretação.
    Discutir as sensações que cada interpretação despertou exprimindo sentimentos – e que a leitura pode reforçar ou diminuir o efeito pretendido.
    Organizar os alunos em grupos e entregar as cópias escolhidas a cada um .
    Explique que , enquanto um aluno Le a poesia , os outros observam o que deve melhorar para tornar a leitura mais envolvente.
    AVALIAÇÃO:
    - Observar o desempenho da turma em relação a algumas questões. O aluno lê com fluência? Lê alto? Lê com entonação? Posiciona o texto adequadamente (sem cobrir o rosto) ao ler? Com base nos problemas encontrados, auxilie cada um nos aspectos que devem ser melhorados com análise de boas referências.

    ResponderExcluir
  60. UNID 4
    ATV 5
    ESCOLA KREEN AKARORE
    TURMA ALZIRA
    FRAN R.
    CELOI MARIA



    COMO ESTAMOS FORA DA SALA DE AULA,ESTAMOS AUXILIANDO OS FROFESSORES DA MELHOR FORMA POSSIVEL, E ESTAMOS APREDENDO MUITO COM ISSO, PORQUE UN DIA NOS TAMBEM ESTAREMOS EM SALA DE AULA E QUEREMOS DAR O MELHOR DE NOS TANTO PARA OS ALUNOS COMO PARA A INSTITUIÇÃO EM QUE IREMOS TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  61. UNID 4
    ATV 5
    ESCOLA KREEN AKARORE
    TURMA ALZIRA
    FRAN R.
    CELOI MARIA



    COMO ESTAMOS FORA DA SALA DE AULA,ESTAMOS AUXILIANDO OS FROFESSORES DA MELHOR FORMA POSSIVEL, E ESTAMOS APREDENDO MUITO COM ISSO, PORQUE UN DIA NOS TAMBEM ESTAREMOS EM SALA DE AULA E QUEREMOS DAR O MELHOR DE NOS TANTO PARA OS ALUNOS COMO PARA A INSTITUIÇÃO EM QUE IREMOS TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  62. UNIDADE 4 ATIVIDADE 5
    TURMA ALZIRA...
    DAYNE MICHELE E ROZALINA MATOS

    Recursos:sala de informatica, máquina digital, livros

    Objetivos: Despertar o gosto pela leitura e desenvolver a criatividade;
    Desenvolver a leitura, fazer com que o aluno fique mais desinibido contribuir para a melhoria da interpretação, escrita.

    Desenvolvimento: levar os alunos no laboratório de informática para a pesquisas de histórias em quadrinhos, buscando na biblioteca gibis, trazendo para a sala de aula alguns livros pra escolherem o que mais gostarem e começam a lê em silêncio, logo após eles lêem em voz alta para discussão e compreensão oral das historias. Depois farão livrinhos, despertando suas próprias imaginações.

    ResponderExcluir
  63. Rosimére

    Atividade 5

    Trabalhar tecnologias utilizando um plano de aula nas aulas de informática como pesquisas percebe se que os alunos demonstram mais interesse e participação, aprendendo mais o conteúdo abordado, essa estratégica ajuda a sanar as dificuldades do conhecimento englobando todas as disciplinas curricular também as atividades interdisciplinares.

    ResponderExcluir
  64. Unidade 4
    Atividade 5
    Escola Ebenzer
    Rosangela G. Carnio

    Tema: artes visuais
    Período: 1ª ano letivo
    Recursos: Computador maquina digital, tinta, canudinho de refrigerante, copinho descartável e caderno de desenho.
    Objetivo: Fazer com que o aluno perceba a diferença entre as cores, e despertar o raciocino lógico e o manuseio do mouse.

    Desenvolvimento: Ao iniciar a aula bastante conversa com os alunos sobre as core, vários questionamentos com os alunos, a respeito do que eles já conhecem e o que precisam conhecer, varias perguntas foram feitas como, por exemplo:
    -Quais as cores que vocês conhecem?
    -Sua casa é pintada?
    -Que cor você mais gosta?
    -Qual a cor do céu? Do sol? Das nuvens?
    -Quais as cores dos objetos que tem na sala?

    No segundo momento:
    É feito um passeio na escola para que eles possam identificar as cores que nos rodeiam, e depois desenhar e pintar tudo o que eles puderam observar.

    Avaliação: Será avaliada a participação, interesse, a aprendizagem e as dificuldades de cada um.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Escola Municipal Beija - Flor


    Unidade 4
    Atividade – 5
    Turma Beija-flor
    Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT



    Projeto:
    Nossas Poesias – “Mãe, a flor da minha vida”.











    Guarantã do Norte -MT – 2009
    INTRODUÇÃO

    O projeto de conhecer, criar, recitar e escrever poesia na escola, faz-se muito importante, pois, este trabalho faz com que o aluno seja um bom leitor, interpretador e o habilita para desenvolver suas múltiplas habilidades.
    Se quisermos que os nossos alunos escrevem, devemos buscar formas para estimula-los a manifestar suas idéias.Queremos fazer um trabalho criativo, que envolva alunos, professores, famílias e comunidade para a descoberta desses valores em nossa sociedade.
    A poesia desperta, educa, e nos faz trabalhar com a imaginação e criatividade, estimulando a comunicação e desenvolvendo a linguagem corporal e oral.

    OBJETIVO GERAL

    Oportunizar ao aluno o desenvolvimento de sua criatividade, a sociabilidade, o senso criativo, a imaginação, o gosto pela leitura e por consequência, a ampliação de seu vocabulário.

    OBJETIVO ESPECÍFICO

    Estimular a criatividade, redescobrir o prazer em escrever, conhecer os grandes poetas brasileiros, dar oportunidades para que os alunos expressem seu lado artístico de forma criativa e inovadora.

    METODOLOGIA

    O projeto em questão será aplicado em todo o Ensino Fundamental, da Escola Beija – Flor, com tema “Mãe, a Flor da minha vida “.
    A participação dos alunos será por categoria. Os alunos da categoria Infantil I – (pré I e pré II) e da categoria infantil II – (1°, 2º e 3º anos), serão através da produção de desenhos; já as categorias: Infanto-juvenil (3ª e 4ª séries) e juvenil (5ª e 6ª séries) e (7ª e 8ª séries) serão através da produção de poemas.
    O primeiro momento do projeto será proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a estrutura de um poema, tais como: versos, estrofes rimas, sonoridade, figuras de linguagens e outros. Em seguida os alunos passarão a conhecer os principais poetas brasileiros e suas poesias. Num terceiro momento irão produzir suas próprias poesias, as quais serão declamadas na sala de aula, para todos os colegas. Num quarto momento será selecionado pelo professor as poesias que mais se destacarem tanto na rima, sonoridade e conteúdo. As poesias selecionadas conforme a categoria e classificadas em 1º, 2º, 3º e 4º lugares, serão declamadas no dia em que a escola fará à homenagem a todas as mães pelo seu dia – segundo domingo de maio, numa reunião de pais. Os alunos classificados receberão uma premiação surpresa que será feita pela direção da escola.
    Quanto a categoria infantil I, os professores farão um trabalho similar ao exposto, no entanto a apresentação dos trabalhos se dará, através da exposição dos desenhos nos murais da escola.
    CRONOGRAMA

    O Projeto será iniciado no mês de março, pelos professores das áreas de linguagem, professor regente da sala e educação artística. Cada professor irá definir com seus alunos os temas a serem abordados nas poesias, mas sugerimos o tema “MÃE”.
    As apresentações acontecerão na segunda semana do mês de maio, complementando a comemoração do Dia das Mães.
    Finalizando o Projeto as melhores poesias serão encaminhadas a secretaria da escola para serem encadernadas para que façam parte do acervo da biblioteca da escola.


    CATEGORIAS:

    A participação dos alunos será por categoria:
     Categoria Infantil I – (pré I e pré II), desenho no sulfite;
     Categoria Infantil II – (1°, 2º e 3º anos), desenhos no cartaz;
     Categorias: Infanto-juvenil (3ª e 4ª séries), produção de poemas.
     Juvenil (5ª e 6ª séries) e (7ª e 8ª séries), produção de poemas.

    ResponderExcluir
  68. Escola Municipal Beija - flor
    Unidade 4
    Atividade – 5
    Turma Beija-flor
    Aparecida Gonçalves de Oliveira
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT


    Projeto:
    Nossas Poesias – “Mãe, a flor da minha vida”.

    Guarantã do Norte -MT – 2009
    INTRODUÇÃO

    O projeto de conhecer, criar, recitar e escrever poesia na escola, faz-se muito importante, pois, este trabalho faz com que o aluno seja um bom leitor, interpretador e o habilita para desenvolver suas múltiplas habilidades.
    Se quisermos que os nossos alunos escrevem, devemos buscar formas para estimula-los a manifestar suas idéias.Queremos fazer um trabalho criativo, que envolva alunos, professores, famílias e comunidade para a descoberta desses valores em nossa sociedade.
    A poesia desperta, educa, e nos faz trabalhar com a imaginação e criatividade, estimulando a comunicação e desenvolvendo a linguagem corporal e oral.

    OBJETIVO GERAL

    Oportunizar ao aluno o desenvolvimento de sua criatividade, a sociabilidade, o senso criativo, a imaginação, o gosto pela leitura e por consequência, a ampliação de seu vocabulário.

    OBJETIVO ESPECÍFICO

    Estimular a criatividade, redescobrir o prazer em escrever, conhecer os grandes poetas brasileiros, dar oportunidades para que os alunos expressem seu lado artístico de forma criativa e inovadora.

    METODOLOGIA

    O projeto em questão será aplicado em todo o Ensino Fundamental, da Escola Beija – Flor, com tema “Mãe, a Flor da minha vida “.
    A participação dos alunos será por categoria. Os alunos da categoria Infantil I – (pré I e pré II) e da categoria infantil II – (1°, 2º e 3º anos), serão através da produção de desenhos; já as categorias: Infanto-juvenil (3ª e 4ª séries) e juvenil (5ª e 6ª séries) e (7ª e 8ª séries) serão através da produção de poemas.
    O primeiro momento do projeto será proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a estrutura de um poema, tais como: versos, estrofes rimas, sonoridade, figuras de linguagens e outros. Em seguida os alunos passarão a conhecer os principais poetas brasileiros e suas poesias. Num terceiro momento irão produzir suas próprias poesias, as quais serão declamadas na sala de aula, para todos os colegas. Num quarto momento será selecionado pelo professor as poesias que mais se destacarem tanto na rima, sonoridade e conteúdo. As poesias selecionadas conforme a categoria e classificadas em 1º, 2º, 3º e 4º lugares, serão declamadas no dia em que a escola fará à homenagem a todas as mães pelo seu dia – segundo domingo de maio, numa reunião de pais. Os alunos classificados receberão uma premiação surpresa que será feita pela direção da escola.
    Quanto a categoria infantil I, os professores farão um trabalho similar ao exposto, no entanto a apresentação dos trabalhos se dará, através da exposição dos desenhos nos murais da escola.
    CRONOGRAMA

    O Projeto será iniciado no mês de março, pelos professores das áreas de linguagem, professor regente da sala e educação artística. Cada professor irá definir com seus alunos os temas a serem abordados nas poesias, mas sugerimos o tema “MÃE”.
    As apresentações acontecerão na segunda semana do mês de maio, complementando a comemoração do Dia das Mães.
    Finalizando o Projeto as melhores poesias serão encaminhadas a secretaria da escola para serem encadernadas para que façam parte do acervo da biblioteca da escola.


    CATEGORIAS:

    A participação dos alunos será por categoria:
     Categoria Infantil I – (pré I e pré II), desenho no sulfite;
     Categoria Infantil II – (1°, 2º e 3º anos), desenhos no cartaz;
     Categorias: Infanto-juvenil (3ª e 4ª séries), produção de poemas.
     Juvenil (5ª e 6ª séries) e (7ª e 8ª séries), produção de poemas.

    ResponderExcluir
  69. Formadora: Jislaine Luz.
    Professoras: Áurea e Edira
    Unidade 4 - Atividade 5
    Escola Beija Flor




    Objetivo: conscientizar os alunos quanto a conservação do rio;
    Informar o tempo de decomposição dos materiais(lixo) jogados no rio.
    Trabalhar texto e ortografia.
    Disciplinas trabalhadas: português, ciências e artes.

    Recursos: computador com internet, aparelho
    de som, CD, DVD e outros.

    Estamos fazendo um curso de alfabetização e uma das atividades é desenvolver um projeto sobre o dia do rio comemorado no dia 24 de novembro, o projeto ainda não está finalizado mas, está sendo muito proveitos n as áreas de português, ciências. As atividades tecnológicas foram aplicadas usando, desde quando um panfleto foi escaneado, o vídeo sobre o rio que os alunos assistiram, a máquina fotográfica que registrou a visita ao rio, a sala de informática para realizar as atividades de digitar ou pesquisar na internet.no projeto está sendo desenvolvidas as atividades de:orientação e conscientização quanto a preservação do rio, a importância da mata ciliar, questões do lixo jogado no rio, o tempo de decomposição de cada material, a história do rio de como era a alguns anos e como é agora, entre outras.
    Está sendo uma experiência muito boa pois a casa momento surgem fatos novos que contribuem no aprendizado dos alunos e professores.

    ResponderExcluir
  70. Unidade 4
    Atividade 8
    Formadora: Jislaine Luz.
    Professoras: Silene Oliveira de Matos Priesnitz.
    Auronides de Oliveira Costa.

    PROJETO DE TRABALHO NA SALA DE AULA COM A INEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.

    PROJETO: DIA DO RIO

    TURMA: 1° ano do Ensino Fundamental.
    DURAÇÃO: duas semanas.

    OBJETIVOS:
    • Dialogar sobre o tema alterando momentos de escuta e fala;
    • Saber ouvir e respeitar as opiniões emitidas por outros para ampliar a discussão;
    • Distinguir tipos de lixo na coleta seletiva;
    • Conhecer o tempo de decomposição de materiais jogados nos rios, lagos e mar.
    • Compreender e ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita;
    • Participar e realizar atividades em grupos;

    CONTEÚDOS: gênero textual: campanha publicitária (panfleto), oralidade, leitura, palavra/significação/contextualização, relação fala/escrita/ortografia/segmentação, visita ao córrego horizonte.

    RECURSOS NECESSÁRIOS: Aparelho de som, DVD, computador, vídeos e slides, papel sulfite e pardo, fita larga, canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera e tinta guache.

    DISCIPLINAS: Linguagem, Artes, Ciências, Matemática.

    PRODUTO FINAL: Confecção panfletos em forma de um cartaz no coletivo usando materiais garrafa pet, borracha, chiclete, vidro, filtro de cigarro, nylon, papel, pano e cartazes produzidos pelos alunos.

    AVALIAÇÃO: Observar se as crianças conseguiram se expressar oralmente, como interagiram com os colegas e a sensibilização que demonstram com relação ao meio ambiente em especial aos rios. Verificar se avançaram em relação à escrita.

    ResponderExcluir
  71. Tema: A informática como ferramenta de pesquisa no processo de ensino aprendizagem dos alunos.
    Objetivo: Adaptar a informática ao planejamento e o uso do computador como instrumento de apoio ás matérias e aos conteúdos ministrados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
    Recursos: CD, DVD, internet, data show, computador, entre outros.
    Disciplinas trabalhadas: artes, língua portuguesa, matemática, ciências, historia e geografia.
    A utilização de tecnologias pelos alunos como instrumento necessário para construção do conhecimento lhe permitam uma percepção totalizante da realidade. E nesse sentido, a informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas a cidadania.
    Os alunos e realizaram atividades de pesquisas no laboratório de informática sobre temáticas abordadas em sala de aula. , uma vez que numa cultura em que as fronteiras entre real e virtual estão cada vez mais tênues, há novas maneiras nos processos de desenvolvimento da aprendizagem, com aulas utilizando tecnologias os educados encontraram formas de criar, em torno do computador, ambientes ricos que facilitaram a aprendizagem que propiciaram aos mesmos uma educação que os motivaram eles a estudarem os conteúdos didáticos através de pesquisas que têm características específicas, com o intuito de apresentar um leque de possibilidades de problemas e soluções que vem ampliar o desenvolvimento da aprendizagem

    ResponderExcluir
  72. Unidade-4
    Atividade-5
    Edilene chaves
    Projeto- Eu e as quantidades
    Objetivos;
    Identificar os numerais,proporcionar noção de quantidade,diferenciar número e numeral,reconhecer a importancia dos numerais e desenvolver o raciocinio lógico, a expressão oral e a corporal,cordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
    Justificativa;
    É preciso que a criança perceba a presença e a importancia dos números na sua vida e ao seu redor de forma contextualizada.
    Desenvolvimento;
    Atividades diversas de coordenação motora,viseira,dobraduras,comparação de figuras,montagem de histórias,produção de textos,recorte e colagem e brincadeiras dirigidas.

    ResponderExcluir
  73. Atividade 05 Unidade 4
    Cursista: Mª Silvana da Silva Souza
    Turma : Anne
    Plano de aula

    Participantes: Alunos 8ª ano 7ª série “B”

    Conteúdo: Ler e conta histórias

    Objetivos: Instigar os alunos a lerem mais e a contar as histórias e se necessário interpretá-la de uma descontraída e prazerosa.
    Abordagem do conteúdo será feita através das obras literárias, contos de fadas, folclore e lendas.

    Metodologia: Primeiramente farei a exposição dos livros. Todas as dúvidas que surgirem com este debate deverá ser anotado no caderno para uma posterior pesquisa nos meios que a escola oferece.
    Feita a escolha do que serão contados e interpretados, os alunos, farão à exposição dos livros, formando desta forma, pequenas explicações sobre os livros e seus autores. E o outro grupo irá interpretar a historia escolhido-Material

    Material utilizados: livros, cadernos, internet, lápis e borracha;

    Avaliação os alunos serão avaliados pelo seu desempenho, habilidade, interesse e responsabilidade em cada trabalho a ser desenvolvidos em sala individual ou em grupos.

    ResponderExcluir
  74. Unidade 4
    Atividade 5
    Turma Anne
    Maria Aparecida

    Projeto: Água - Com o objetivo de reconhecer que a água faz parte do patrimônio do planeta, sendo essencial à vida de todo ser vivo, os alunos da 3ªsérie D iniciaram o projeto denominado ÁGUA. Pesquisa na sala de informática. constataram a necessidade urgente de um melhor aproveitamento desse líquido tão precioso. Assistiram a um vídeo educativo com informações sobre a água, refletiram e fizeram alguns registros. Ouviram a música de Guilherme Arantes, “Planeta Água”, discutiram estrofes da letra e fizeram desenhos relativos a ela. Trouxeram a conta de água de cada família, onde observaram o gasto de cada uma delas. Produziram textos, cartazes, painéis, histórias em quadrinhos ,perceberam o quanto devem ter cuidados com a poluição dos rios através de agrotóxicos, dejetos de suínos, humanos e esgoto, agentes poluidores, falaram e perceberam a necessidade de uma mudança de comportamento em relação ao cuidado e ao consumo de água.

    Maria Aparecida Lemes

    ResponderExcluir
  75. Plano de Aula

    Período: 15 dias

    Tema: Fazendo quadrinhos pela internet

    Matérias Abrangidas: Português e informática

    Objetivos:
    * Diferenciar o gênero literário das revistas em quadrinhos de outros gêneros
    *Caracterisar e descrever este gênero (das revistas em quadrinhos)
    *Elaborar uma tirinha de revista em quadrinho pela internet
    *Utilizar ferramentas do site que são comuns à outros softwares, tais como: arrastar, selecionar, trazer uma imagem para frente ou para trás, fazer flip na figura, alterar tamanho da figura, baixar imagem de um arquivo, digitar texto.
    *publicar sua tirinha em um blog.

    Conteúdos-
    *diferenciar e definir o gênero literário da revista em quadrinhos.
    *utilização da internet como meio de divulgação e de comunicação.

    Metodologia:
    Pedir aos alunos que tragam de suas casa gibis.
    2- O professor leva para a classe um livro, um jornal, um folheto. Pede que os alunos levantem as características que os gibis apresentam em comum e no que difere dos demais gêneros.
    3- A professora pede à alguns alunos que leiam em voz alta uma pequena história de um dos gibis. Assim, é fácil caracterizar a linguagem utilizada nos gibis.
    4- A professor pede então que os alunos elaborem individualmente uma tirinha de gibi. Estas tirinhas pode conter: o balão, personagens, plano de fundo, onomatopéias. Deve ter no máximo 3 painéis (quadrinhos).
    5- Uma vez elaborada a tirinha, na sala de informática os alunos são apresentados para o site www.toondoo.com
    6- cada aluno deve se registrar.
    7- a professora mostra como utilizar as ferramentas, para que então o aluno crie sua tirinha (que já foi planejada na sala de aula).
    8- Se a classe tiver um blog, podem publicar as tirinhas.

    Recursos:
    Computador, revista de quadrinhos.

    Avaliação: Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e desempenho de cada um.

    Lucélia de Oliveira Lucas

    ResponderExcluir
  76. Unidade: 04
    Atividade: 05
    Edinalva Alves da Silva

    Projeto de leitura

    Conteúdo
    Ler e contar histórias

    Objetivos: Instigar os alunos a lerem mais e a contar as histórias e se necessário interpretá-la de uma descontraída e prazerosa.
    Abordagem do conteúdo será feita através das obras literárias, contos de fadas, folclore e lendas.

    Metodologia: Primeiramente farei a exposição dos livros. Todas as dúvidas que surgirem com este debate deverá ser anotado no caderno para uma posterior pesquisa nos meios que a escola oferece.
    Feita a escolha do que serão contados e interpretados, os alunos, farão à exposição dos livros, formando desta forma, pequenas explicações sobre os livros e seus autores. E o outro grupo irá interpretar a historia escolhido-Material

    Material utilizados: livros, cadernos, internet, lápis e borracha;

    Avaliação os alunos serão avaliados pelo seu desempenho, habilidade, interesse e responsabilidade em cada trabalho a ser desenvolvidos em sala individual ou em grupos.

    ResponderExcluir
  77. turmasilvia@gmail.com
    Angélica Teresa Jilsélia
    UNIDADE 4
    ATIVIDADE 5


    Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

    Plano de Aula

    Conteúdo: Leitura das Fábulas

    Período: 3 semanas
    Disciplina: Língua Portuguesa

    Recursos: Tecnologias, internet, máquina digital, livros

    Objetivos: Despertar o gosto pela leitura;
    Desenvolver os diferentes gêneros da oralidade e Contribuir para a melhoria da expressão oral, escrita do aluno.

    Desenvolvimento: levar os alunos para laboratório de informática para pesquisas de algumas fábulas, trazendo para a sala de aula livros para escolherem o que mais gostarem e lê em silêncio, logo após eles leem em voz alta para discussão e compreensão oral das fábulas. Depois serão escolhidos alguns alunos para fazerem uma dramatização após alguns dias de ensaios. Adquirindo autonomia com o texto e confeccionados as vestes dos personagens, farão uma representação em outras sala diferentes.

    Avaliação: Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e desempenho de cada um.

    ResponderExcluir
  78. Turma Silvia
    Unidade 4
    Atividade 5

    Cleonice
    Dionea
    Edilene Daufembach
    Maria dos Milagres

    PLANO DE AULA -

    Tema: Dengue

    Período: 15 dias

    Disciplinas: Ciências, Português e Educação Artística.

    Objetivo geral
    Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.

    Objetivos específicos:
    Conhecer as causas e conseqüências da dengue
    Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental;
    Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;
    Promover a mudança de comportamentos da comunidade, levando-a a tomar atitudes concretas no combate a doença.

    Público alvo
    Esta atividade será desenvolvida na educação infantil e no ensino fundamental, adequando a discussão e a exploração dos textos ao nível dos alunos.

    1º passo:

    Conversar com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre a dengue. Listar o que eles sabem e o que gostariam de saber.
    Convidar um agente de saúde da comunidade para fazer uma palestra sobre o tema "Dengue! Como evitar?".
    Promover uma discussão sobre o tema. Responsabilidade de todos os segmentos: comunidade, escola, família, governo, etc.

    2º passo:

    Coletar os seguintes dados junto à Secretaria Municipal de Saúde:
    Nº de focos da dengue encontrados em 2007 e 2008.
    Nº de casos suspeitos, de dengue, em 2007 e 2008.
    Nº de casos confirmados, de dengue, em 2007 e 2008

    3º passo:
    Os grupos deverão elaborar uma escrita espontânea sobre o que aprenderam com a atividade "Dengue! Como evitar?" Nesse caso poderá ser utilizado um editor de textos qualquer.

    Avaliação: Ocorrerá através do confronto dos registros do primeiro item da atividade 01 a atividade 03.

    ResponderExcluir
  79. turmasilvia@gmail.com
    Adriana, Ivanei, Marilene, Renata
    Modulo 4 ati 5

    PROJETO DE TRABALHO NA SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.

    PROJETO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

    TURMA: Educação Infantil
    DURAÇÃO: Duas semanas.

    OBJETIVOS:
    • Dialogar sobre o tema alterando momentos de escuta e fala;
    • Saber ouvir e respeitar as opiniões emitidas por outros para ampliar a discussão;
    • Trabalhar a diversidade cultural;
    • Compreender e ampliar os conhecimentos sobre o respeito ao próximo;

    CONTEÚDOS: leituras folclóricas, texto informativo, músicas, danças, teatros resgatando a cultura afro - brasileira.

    RECURSOS NECESSÁRIOS: Aparelho de som, DVD, computador, vídeos e slides, papel sulfite e pardo, fita larga, canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera e tinta guache.

    DISCIPLINAS: Linguagem, Artes e História.
    ESTRATÉGIA: Confecção de cartazes, recortes, colagem, filmes, apresentação de danças e teatro.
    AVALIAÇÃO: Observar se as crianças conseguiram se expressar oralmente, como interagiram com os colegas e a sensibilização que demonstram com relação ao outro em especial as diferenças e respeito aos diversos grupos sociais.

    ResponderExcluir
  80. turmasilvia@gmail.com
    Celma Francisca, Salete Regina, Maria Zuleide, Lizolete Inês.
    Atividade 5 Unidade 4


    Plano de Aula

    Conteúdo: O Lúdico nas Tecnologias

    Período: 3 semanas

    Disciplina: Artes


    Recursos: Computador, livros, recorte.

    Objetivos: Despertar o gosto pela arte;
    Desenvolver os diferentes gêneros da oralidade e Contribuir para a melhoria da expressão oral, escrita e corporal do aluno.

    Desenvolvimento: levar os alunos no laboratório de informática para a pesquisas de alguns jogos, tambem pintarenos desenhos, logo mais traremos para a sala de aula alguns livros para montar quebra cabeça, Depois serão escolhidos alguns alunos para fazerem uma apresentação dos conhecimentos adquirindo.

    Avaliação:Os alunos serâo avaliados de acordo com o desenpenho de cada um no decorrer das atividades.

    ResponderExcluir
  81. turmasilvia@gmail.com
    UNIDADE 4 ATIVIDADE 5

    Elissandra, Eury, Margarete, Marinelza.

    Plano de aula

    Duração: 15 dias

    Tema: A
    Aprendizagem através de jogos lógicos.


    Objetivo;
    Despertar no aluno o interesse e o raciocinio lógico.
    Incentivar os jogos proporcionando a habilidade e a concentração.
    Motivar a participação mútua entre os alunos.
    Recursos:

    Uso de blocos lógicos;
    Recorte e colagem de figuras ampliadas;
    Confecção das atividades direcionadas.
    Desenvolvimento:
    Primeiramente demonstramos várias figuras para os alunos, onde os mesmos fizeram as escolhas e a seguir deram inicio a confecção dos jogos como : quebra-cabeça, jogo de memória, blocos lógicos, montagem de figuras geométricas. No segundo momento os alunos socializaram entre si e se divertiram muito, onde cada um queriam ser o vencedor e ficaram bem atentos ao jogo.
    A avaliação dessa atividade foi satisfatória e válida, onde os alunos demonstraram satisfeito pois , trouxe resultados positivos.

    ResponderExcluir
  82. Turma Anne
    Modulo 04
    Atividade 05
    Angélica maria


    Tema jogos diversos


    Objetivo:
    -conhecer diversos tipos de brinquedos e brincadeiras de antigamente identificando as semelhanças e diferenças das antigas para as atuais através de pesquisas na internet;
    - Saber identificar os materiais que eles são feitos; desenvolver a criatividade, socialização, trabalho em equipe e desenvolver a coordenação motora fina e grossa.
    Disciplinas trabalhadas: artes e educação física.
    Recursos
    - computador com internet.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
    -Saber se os alunos sabem usar o computador para fazer a pesquisa e quais as brincadeiras mais usadas por eles é uma informação que pode contribuir para a organização da atividade.
    Estratégias:
    - discussão entre os alunos sobre a as brincadeiras de antigamente que ainda é usada pelas crianças para se divertirem;
    - leituras de textos;
    - relatos pessoais;

    ResponderExcluir
  83. Turma Anne
    Unidade 04
    Atividade 05
    Dalverlandia

    TEMA:
    Aquisição da Escrita por meio de Símbolos, Rótulos e Embalagens.

    JUSTIFICATIVA:

    Levando-se em consideração que alguns alunos encontram-se em defasagem dentro do processo de Alfabetizaçãoe, onde os mesmos ainda não desenvolveram habilidades de decodificação e codificação da leitura e escrita onde vários fatores contribuem para esta problemática como: Desestruturação familiar causando baixo-estima, carentes de saúde, de alimentação, de afeto familiar entre outros.
    Sendo estes portadores de tantas carências sentiu-se necessidade de promover atividades diferenciadas utilizando Rótulos e Embalagens onde estas deixam de ser simples figuras gráficas para se tornar em representação de linguagem.
    O símbolo é o maior portador da escrita onde se procura estimular a decodificação e a interpretação de estímulos da escrita presentes no cotidiano das crianças, levando-as a tomarem contato com a sua utilização nos mais variados contextos.

    Mesmo que seja uma criança de um meio em que pouco se usa a leitura e a escrita, ela vê cartazes na rua, identifica nomes de produtos nos rótulos, vê jornais e revistas, são contatos constantes como formas de representação da escrita. (CAGLIARI, 1994).

    Os rótulos e as embalagens chamam a atenção das crianças para os diferentes estímulos visuais que acercam, ampliando sua percepção sobre os símbolos rótulos e placas, estabelecendo relações com a função social da escrita e estimular a percepção de que eles também são portadores da escrita.

    OBJETIVOS:

    • incentivar as crianças a lerem placas e símbolos familiares, ampliando suas possibilidades de leitura;
    • estimular as crianças a perceberem o símbolo enquanto forma de representação;
    • levar as crianças a perceberem o alfabeto enquanto sistema de escrita;
    • identificar noções de quantidade;
    • promover o desenvolvimento da auto-estima;
    • destacar a palavra dentro de rótulos e associar a palavra ao produto.
    • Classificar produtos através de leituras de rótulos e identificação do produto;

    METODOLOGIA:

    • promover ditados com as fichas dos nomes das crianças;
    • confeccionar uma lista em ordem alfabética dos nomes das crianças da sala;
    • trabalhar com jogos do tipo: domino (adição e subtração), tangrã, torre de Hanói e quebra-cabeças;
    • apresentar o alfabeto, colocando-o em local de destaque na sala estimulando sua consulta sempre que necessário,
    • promover uma coleta de vários tipos de rótulos;






















    .

    ResponderExcluir
  84. Turma Anne
    Fernanda lopes

    creche criança feliz


    Plano de Aula

    Período: 15 dias
    Projeto: Brinquedos

    Objetivo: conhecer diversos tipos de brinquedos de antigamente identificando as semelhanças e diferenças das antigas para as atuais através de pesquisas na internet; Saber identificar os materiais que eles são feitos; desenvolver a criatividade, socialização, trabalho em equipe e desenvolver a coordenação motora fina e grossa.
    Disciplinas trabalhadas: artes e educação física.
    Recursos: computador com internet.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo educando:
    Saber quais os brinquedos mais usadas por eles é uma informação que pode contribuir para a organização da atividade.
    Estratégias:
    - pesquisas pela internet;
    - discussão entre os alunos sobre os brinquedos de antigamente que ainda é usada pelas crianças para se divertirem;
    - leituras de textos;
    - entrevistas com os pais;
    - desenhos para colorir;

    Observação: Esse tema foi escolhido pelas crianças e acolhida por mim.

    ResponderExcluir
  85. UNIDADSE O4
    ATIVIDADE 05
    TURMA ANNE
    ZULEIDE PAIXÃO

    APRENDIZADO ATRAVÉS DE FORMAS GEOMETRICAS E JOGOS LÓGICOS
    OBJETIVO.
    DESPERTAR NO ALUNO O INTERESSE E O RACIOCINIO LÓGICO.
    INCENTIVAR OS JOGOS PROPORCIONAR A HABILIDADE E A CONCENTRAÇAÕ,MOTIVAR A PARTICIPAÇÃO MUTUA ENTRE OS ALUNOS.

    RECURSOS.
    USU DOS BLOCOS LÓGICOS ,CAIXAS DE VARIAS FORMAS,RECORTE E COLAGEM DE FIGURAS GEOMETRICAS,RECORTES E COLAGENS,CONFECCÃO DAS ATIVIDADES DIRECIONADAS.

    DESENVOLVIMENTO.
    PRIMEIRAMENTE DEMOSTRAMOS VÁRIAS FIGURAS GEOMETRICAS PARA O ALUNO, ONDE OS MESNOS FIZERAM AS ESCOLHASE A SEQUIR DERAN INICIO A CONFECÇÃO DAS NONTAGEN DE DESENHOS CONO CARRINHO TREN PATOS CISNEI,ETC.
    NO SEGUNDO MOMENTO OS ALUNOS SOCIALIZARAM ENTRE SI E SE DIVERTIRAM MUITO ONDE CADA UM QUERIAM SER O MAIS RAPIDO EM MONTAR OS DESENHOS OS MESNOS FICARAM MUITO ATENTOS COM SUAS CRIATIVIDADES.

    AVALIAÇÃO
    ESSAS ATIVIDADES FORAM MUITO SATISFATORIA E VALIDA ONDE OS ALUNOS DEMONSTRARAM SATISFEITOS POIS TROXE RESULTADOS POSITIVOS.

    ResponderExcluir
  86. Unidade 04
    Atividade 5
    Turma Anne
    Prf. Luzia Rodrigues Arruda
    Projeto: Construindo autonomia

    Objetivo atitudinal: PRopiciar ao educando a aquisição de equilibrio, coordenação coorporal, coordenação psicomotora, harmonia social com seus pares.
    Justificativa: Sendo que os educandos encontram-se na fase de aquisição de hebilidades e construção social harmonica, as brincadeiras com pneus favorecerá os esquemas de lateralidade, resistência física, coordenação psicomotora, através do ludico.
    Recuros: pneus, coras, bamboles.
    Metodologia: Faremos pequenos grupos que farão automoção em pares, aquele grupo que conseguir vencer todos os seus pares sai vencedor.
    Avaliação: a avaliação será processual, com intervenções, quando necessário, para promover socialização dos grupos.

    ResponderExcluir
  87. Cursistas: Andreia Monteiro e Terezinha Vilibalda
    4 Ano do Ensino Fundamental
    Tema: “Vivendo com valores”


    JUSTIFICATIVA

    Esse projeto assume no currículo, um programa com a intencionalidade de promover o compromisso com a defesa da vida, conforme os ideais da educação Franciscana-Aparecida.
    Acreditamos que somos reflexos da cultura na mesma medida em que a produzimos, por isso damos especial atenção para criar oportunidades, no cotidiano, onde o aluno se perceba agente da própria história e assuma a responsabilidade por suas escolhas e ações.
    Para desenvolver alunos competentes, críticos e solidários o trabalho cotidiano deve valorizar os conhecimentos anteriores do aluno, as diferentes inteligências, as relações de parceria entre colegas e professores, criando a consciência de que aprendemos em conjunto no diálogo e na partilha, tornando os sujeitos do processo autônomos e responsáveis. É importante priorizar também a formação da consciência de que a participação no grupo colabora para o crescimento de seus integrantes, promovendo relações fraternas e desenvolvendo potencialidades.

    Objetivo geral
    - Desenvolver no educando o saber ouvir, o cuidado com o outro e com o meio em que vive, solidariedade.
    Desenvolver hábitos de estudos, responsabilidade, compromisso.
    - Aprimorar a paciência, amizade, ser natural, apreciar as coisas pequenas da vida.

    Objetivo Específicos

    - Estimular nos educandos atitudes de respeito pelo EU, pelos outros e pelo meio ambiente, a fim de estabelecer uma relação harmônica na vida.

    - Proporcionar situações onde os educando possam reconhecer que respeito é um estado de consciência que nasce da percepção do valor de todas as coisas em prol da paz, buscando uma postura de comprometimento com a vida, em todas as suas formas.

    - Possibilitar aos educandos o entendimento de “comprometimento como uma expressão de interesse e como a habilidade de tomar conta de si mesmo”, visando à formação da autonomia em cada um e da responsabilidade social individual.
    - Oportunizar vivências diferenciadas, onde os educandos possam identificar “comprometimento como o modo de ser responsável pelos seus atos em relação à escola, à sociedade e ao meio ambiente”, visando o desenvolvimento de atitudes de cidadania.

    - Propiciar aos educandos momentos de reflexão e partilha, que os levem a perceber a grandeza da vida, pela sua simplicidade e a valorizarem a vida ao nosso redor, como ensinamentos de São Francisco e Madre Clara.
    Estimular os educandos a entender a importância da simplicidade e da humildade em cada um, para uma relação harmônica com as pessoas e com a natureza.

    ResponderExcluir
  88. Prof. Marcos M. Farias
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo-Mt

    Unidade 4 – Atividade 05
    Turma Luciana

    Projeto: Desenvolvimento de cenários de utilização do Cabri-Géomètre no ensino médio.
    Contexto: Integração das novas tecnologias de informação e comunicação educativas no Ensino de Matemática

    Metodologia: Sabemos que a ferramenta informática dá a possibilidade de uma maneira de agir quase experimental no campo dos números e das figuras do plano e do espaço, favorecendo um enfoque mais ativo e, portanto, mais envolvente. Ela alarga consideravelmente as possibilidades de observação e manipulação; assim o trabalho com um grande número de cálculos ou com uma multiplicidade de casos de figura permite observar e verificar de maneira empírica diferentes propriedades. No caso da resolução de um problema geométrico, a ferramenta informática permite obter rapidamente, freqüentemente de maneira dinâmica e interativa, uma representação concreta; modificações do aspecto da configuração colocam em evidência os invariantes ou as propriedades a demonstrar.

    ResponderExcluir
  89. Raquel L. de Araujo
    Creche C.Feliz
    peixoto de Azevedo



    PROJETO VIDA LONGA
    AS PLANTINHAS QUE SÃO REMÉDIO
    Professora:Zuleide
    TURMA PARTICIPANTE: PRÉ II “E”
    TURNO: Vespertino
    Peixoto de Azevedo
    INTRODUÇÃO

    Partindo da importância de incentivar hábitos saudáveis e viver com saúde prevenindo doenças observamos a importância de desenvolver o projeto vida longa com nossos alunos da educação infantil. Dentro desse contexto desenvolvemos a importância do consumo de chás para o melhor funcionamento do organismo humano. Assim devemos buscar estimular e conscientizar os alunos a consumir chás para a saúde do corpo. O projeto vida longa nos permite demonstrar em sala de aula informações benéficas e atividades que desenvolvam desde cedo hábitos saudáveis para a saúde e como exemplo delimitamos o estudo do tema ervas medicinais com o incentivo do consumo de chás.

    JUSTIFICATIVA

    Visto que e de suma importância incentivar bons hábitos desde pequeno e que se partiu o interesse no desenvolvimento desse projeto vida longa com o tema as plantinhas que são remédio.
    Buscando assim incentivar os alunos da educação infantil do Pré II e comunidade escolar a despertarem interesses sobre a importância do consumo de chás e praticas de exercícios como benéficos a saúde, permitindo-nos a ter uma boa saúde e ajudando a combater várias doenças. Os alunos terão a oportunidade de interagir e visualizar materiais concretos como: preparo da terra, plantio das ervas e até mesmo o consumo de chás.


    OBJETIVOS

    - Possibilitar o contato físico e visual com as ervas medicinais.
    - Estimular o habito de consumo de chás.
    - Conhecer a importância do uso de chás como prevenção de doenças.
    - Perceber a importância do consumo de chás sendo saudável para a saúde.
    - Nomear algumas ervas medicinais.
    - Saber a história dessas ervas.
    - Conhecer nomes de algumas plantinhas medicinais.
    - Definir os critérios de plantio de ervas medicinais.
    -Conhecer os benefícios das ervas para nossa saúde.
    -Promover hábitos de fazermos consumo de chás.

    MATERIAIS UTILIZADOS

    _Vídeos ;
    _Revistas;
    _Livros didáticos;
    _Jornais;
    _Oralidade;
    _Ilustrações;
    _ Pesquisas na internet
    _Recorte e colagem;
    _Jogos;
    _Visitas;
    _Passeios;
    _Confecções do livro;
    _ Lápis de cor;
    _Caixa de madeira;
    _Giz de cera;
    _Sementes
    _ Maquina digital
    _Aparelho de som

    CONTEÚDOS TRABALHADOS;forma interdisciplinar

    ESTRATÉGIA

    O projeto possibilita aos alunos um trabalho individual e coletivo com parcerias para o plantio das mudas num pequeno canteiro e possibilitando aos alunos o manuseio da terra e plantio das mudas.
    Assim será envolvida a comunidade em geral onde visitaremos canteiros: integrando a vida cotidiana na comunidade e escola, buscando novos conhecimentos.
    Os alunos serão orientados a desenhar, fazer colagens, confeccionar um pequeno livro somente com figuras.

    ResponderExcluir
  90. Tema: Fábulas que ensinam

    Desenvolvimento:

    um primeiro momento o professor dispunharar os educandos em circulo etodos juntos tentarão dar um conceito para fábulas em seguida o professor oferecerar acada um deles um livro infantil com uma fábula onde na sala já haveram para cada livro outros dois iguais, depois de terem lido seus livros será formado grupos com os educandos que tenham os livros com o mesmos titulo onde os mesmos terão de organizar um teatrinho entre o grupo para apresentar aos colegas e por fim dizerem o moral da históriaano de aula

    Objetivos
    ler com enterece fábulas
    Formar grupos para a leitura de livros
    contar en sala de aula livros lidos
    representar atraves de expreção corporação livros lidos
    Perceber a lição por trás das fábulas

    ResponderExcluir
  91. Atividade 5
    Cíntia Cavalcante
    Plano de Aula
    Tempo: 15 dias
    Origem do sobrenome
    Pesquisa Histórica



    Pesquisar a história do sobrenome por meio da memória oral dos familiares mais antigos; integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas e socialização do conhecimento; desenvolver a atitude de colaboração.

    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
    Pesquise o que os alunos já conhecem sobre a história do sobrenome.
    Estratégias e recursos da aula
    • Proporcione o acesso dos alunos ao registro da sua própria história
    • Estimule-os a dividir sua história e registrar.
    Coletando
    • O trabalho será individual, caso haja um mesmo sobrenome na turma poderá ser feita a pesquisa em grupo.
    • Os alunos primeiro farão entrevistas na própria família
    • Utilizarão os recursos da internet para a pesquisa a
    • Proponha que cada grupo elabore um texto
    Ajude os alunos a pensarem sobre a importância dessa pesquisa para o conhecimento da sua identidade
    Por fim os alunos apresentarão para a turma sua pesquisa e descobertas
    Através de slides produzidos por eles.

    ResponderExcluir
  92. Formadora: Jislaine da Luz.
    Professora: Abadia Gonçalves da Silva.
    Unidade: 4 – Atividade 5.
    Escola = Ebenezer
    Plano de aula
    Citoplasma e organelas


    02 e 03/11/2009 - 16 horas
    Ficha Técnica
    Estrutura Curricular
    Ensino Médio 1º ano / Biologia / Citoplasma e organelas


    Objetivo:
    • Compreender a célula como uma entidade complexa na quais diversas estruturas interagem.
    • Identificar os nomes das organelas e relação entre a estrutura citoplasmática e sua função na célula.
    • Dominar os conceitos relacionados à composição química dos seres vivos e tipos de células em que as organelas ocorrem ou onde são mais desenvolvidas.

    Descrição:
    • Explicação da professora através de transparência (retro projetor);
    • Aula audiovisual, (computador) vídeo retirado do site youtube.
    • Distribuir uma temática para cada aluno;
    • Leitura, interpretação;
    • Preparar e organizar para apresentar em forma de seminário;
    • Descrição de cada apresentação, para memorizar o que foi explicado;
    • Digitar, a descrição para elaborar um portifolio das aulas realizadas.
    • Portifolio; criar um hiperlink para cada descrição da disciplina de Biologia.
    • Para elaborar um hiperlink é necessário<digitar o texto<editar<selecionar tudo<inserir< hiperlink<endereço onde esta a atividade<salvar< sim<;
    • Para chegar à atividade é necessário: inserir< abrir < hiperlink, assim vc chega à atividade, é só ler a vontade.
    Obs. Esse trabalho de link é para chegar a um mesmo documento.

    Avaliação: Exposição oral; materiais utilizados para apresentação do trabalho; conclusão do trabalho; resumo e relatório.
    Recurso; Retro projetor; Computador; Transparência; avaliação:


    Referências bibliográficas:
    Laurence. J.Biologia: ensino Médio, volume único – 1 ed-SP:nova Geração,2006.

    ResponderExcluir