Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Durante as próximas duas semanas, quando vamos realizar o Plano de Aulas voltado ao desenvolvimento de projetos detrabalho pelos alunos, leve em conta a possibilidade de orientar os alunos para a integração de diferentes tecnologias a esse trabalho.
Orientações:
Desenvolver o Plano de Aulas e registrar no Portfólio as atividades desenvolvidas, as estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos, as tecnologias e mídias empregadas.
Unidade 4 - Currículo, projetos e tecnologia
Nesta última unidade do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, nos dedicaremos a práticas de integração de tecnologias ao currículo, em especial, ao desenvolvimento de projetos de trabalho, a partir dos quais dialogaremos sobre os conceitos de currículo, projetos e outros relacionados à integração de tecnologias ao currículo ou que possam emergir no andamento das atividades.
Vamos analisar como essa integração pode se efetivar na prática pedagógica com projetos de trabalho.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ANA CRISTINA MARTINELLI
ResponderExcluirPROJETO: A Cura Pelos Chás
ALUNOS ATENDIDOS: PROJOVEM
Município: Tenente Portela - RS
PERÍODO: agosto a novembro /2008.
DURAÇÃO DO PROJETO: 3 meses
OBJETIVO GERAL:
• Transmitir a experiência das gerações anteriores, que conheceram as aplicabilidades das plantas em outras regiões, e permitir que esta experiência seja compartilhada, buscando melhorar a qualidade de vida, preservando a saúde.
OBJETIVO ESPECIFICO:
• Aprimorar conhecimentos sobre medicina caseira
• Estimular o aluno `a leitura de livros sobre chás caseiros
• Divulgar o conhecimento adquirido no desenvolvimento do projeto.
ESTRATÉGIA
Os alunos farão um breve relato sobre chás dizendo os que conhecem e para que servem. Depois será trabalhado algumas plantas específicas por exemplo: hortelã, guanxuma, picão, arruda, capim, cidreira, chapéu de couro, folha de lima, folha de laranja, entre outros. Será comentado o poder curativo dos chás, fazendo receitas práticas que serão apresentadas na feira do conhecimento que se realizará em outubro.
Pretende-se também expor alguns tipos de plantas medicinais,orientando as pessoas, o modo de fazer e distribuição de mudas.
RECURSOS
- Humanos: professor, aluno, comunidade.
- Materiais: plantas medicinais, água, açúcar, sulfits, lápis cor, lápis cera, terra, cola, tesoura, régua, copo descartável, computador, data show, internet, entre outros
DESENVOLVIMENTO:
Primeiramente os alunos pesquisaram em casa sobre os chás mais usados, pesquisaram na internet no site: http://natural.enternauta.com.br/
- escolheram os principais chás, plantaram para apresentação na feira de ciências.
- fizeram com ajuda do professor um slide para apresentação no data show e explicaram a comunidade através deste.
AVALIAÇÃO.
A avaliação será feita durante todas as atividades realizadas, para que depois possa constatar o que está sendo aprendido de forma interdisciplinar, tendo em vista as várias áreas a capacidades do aluno.
Desta forma ao término das atividades, será feito uma análise sobre o sucesso alcançado em função dos objetivos previstos e revê-los de acordo com os resultados apresentados.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
SCHMITZ, Segundino
A cura pelo chá. Porto Alegre, 1981
SCHNEIDER, Ernst a cura e a saúde pela natureza
Tatuí- SP- 2004.
http://natural.enternauta.com.br/
PROJETO PLANTAS MEDICINAIS E REMÉDIO CASEIROS ... Você já sabe como utilizar essas plantas? www.khouse.fplf.org.br/projetos/planta/
ESCOLA ESTADUAL JARDIM DAS FLORES
ResponderExcluirMatupá – MT
Professora Tâni
Projetos em plano de aula
Projeto: Sua vida é uma progressão
Participantes: alunos do Ensino Médio 1° ano
Objetivos:
o Instigar o discente a ter uma definição própria do que é progressão na sua vida através de uma conversa informal em sala de aula;
o Pedir que os alunos anotem suas dúvidas no cadernos para em seguida tentar esclarece-las por meio de internet, vídeos e livros oferecidos pela Escola;
o Após a pesquisa, voltaremos para a sala de aula e será feita uma breve exposição do que os alunos encontraram;
o Abordagem do conteúdo a ser trabalhado através dos conceitos que os mesmos trouxeram para sala de aula.
Etapas:
Primeiramente farei a exposição do conteúdo na lousa da sala de aula e então os alunos serão estimulados a falar o que entendem sobre progressões e o que têm a ver com a matemática. Todas as dúvidas que surgirem com este debate deverão ser anotados no caderno para uma posterior pesquisa nos meios que a Escola oferece.
Feita a pesquisa, os alunos retornarão para a sala de aula e farão a exposição do que encontraram, formando desta forma, um novo debate sobre o tema trabalhado até que, juntamente com os alunos, possamos chegar a uma conclusão do que é progressão em nosso cotidiano.
Entendido o sentido do assunto, iniciaremos a aula, matematicamente falando, abordando a realidade de nosso educando.
ATIVIDADE=06
ResponderExcluirEstou me referindo a aula da atividade anterior.
Os alunos utilizarão - se de estratégias: como entrevistas orais com os moradores do bairro escolhido por eles, para registrar as entrevistas usaram gravadores, máquinas digitais . Para organizar o trabalho e apresenta-lo, usarão computadores impressora, scanner, data show, caixa de som.
IARA SIMA
UNIDADE 04
ResponderExcluirATIVIDADE 06
CRECHE ESCOLA IRMÃ DULCE
PEIXOTO DE AZEVEDO
PROJETO: MEIO AMBIENTE
TEMA: AS QUEIMADAS
PROJETO EM PLANO DE AULA
ALUNOS DO PRÉ ESCOLA
PERIODO DE 3 SEMANAS
OBJETIVO GERAL
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da proteção do meio ambiente, partindo da conscientização dos nossos educados.
Perceber e expressar sensações sentimentos e pensamentos ,por meio de improvisações relacionados ao tema trabalhado.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente.
Concientizar os nossos educandos em relação as queimadas.
Desenvolver hábitos de higiene e respeitar pelo meio ambiente,
Apresentar musica e parodiam relacionadas ao tema.
Metodologia
Os trabalhos serão desenvolvidos através das seguintes atividades.
Conversa informal relacionando ao tema.Apresentação do pátio da escola;Aulas de vídeo,Exposição de trabalhos,Atividades mimeografadas;Confecções de cartazes;Pinturas, recortes e colagem;Atividades na lousa.,Produção de desenhos relacionado ao meio ambiente ( queimadas)
MATERIAL A SER UTILIZADOS Sulfite ;Tinta guache;Papel madeira ;Barbante;;Prendedores de roupa;Lápis;Tesoura;Canetinhas;Pincel atômico;Stencil;Réguas Folhas de E. V. A colorido Fita adesivaCola brancaCD, DVDFita de vídeo Livros
Avaliação Observar o processo gradativo e contínuo das atitudes e habilidades básicas que o aluno foi capaz de assimiliar no desenvolvimento das atividades propostas. Levando em conta a atenção assiduidade, participação e interação dos mesmos.
Musica
A fumaça está no ar; vejo fogo na floresta;
Isso é coisa que destroi acabando a natureza;
Alô galera das queimadas ;
Alô galera da fumaça;
O fogo queima tudo e destroi o ambiente
Sinto o clima poluido: sufocando a humanidade:
As doenças estão no ar:acabando com a gente:
Exergue a realidade : é hora de preserver;
nosso planeta ameaçado; homem tão desastrado
Homem já desmatou ; encheu rios de sujeiras;
polui as cachoeiras : Devastou nosso planeta.
Natureza a chorar: através das flores:
Já não brilha suas cores a fumaça poluiu
BIBLIOGRAFIA http://www.direito2.com.br/acam/2000/out/3/projeto-regulamenta-
qhttp://josemartins.wikispaces.com/projeto+queimadas+urbanasueimadas
Atividade 06 unidade 04
ResponderExcluirEscola Estadual Bairro União
Componentes do grupo: Thãnisley Sunaqui da Cruz e Eni Sunaqui
Como o tema brincadeiras foi escolhido pelos próprios alunos, as professoras tiveram a missão de escreve-lo e desenvolve-lo de uma maneira dinâmica, onde eles puderam aprender brincando. Foi usado o computador para fazer as pesquisas na internet, onde os alunos fizeram leitura de textos informativos sobre as brincadeiras e brinquedos de antigamente, onde puderam observar as semelhanças e diferenças das brincadeiras e brinquedos e identificar os materiais que eram confeccionados os brinquedos e as formas de brincar. No debate eles chegaram a conclusão que os brinquedos de antigamente eram confeccionado a mão, sendo em sua maioria de pau os carrinhos e atualmente é de plástico e outros materiais industrializados, e que brincadeiras com corda; amarelinha; pé de lata; cânticos de roda, ainda é usados para brincar até hoje em dia, desenvolvendo através dessa pesquisa o raciocínio lógico.
Depois da pesquisa os alunos sugeriu algumas brincadeiras que gostariam de realizar dentro do plano de aula, as professoras acolheram as idéias e foi realizadas algumas das atividades, como: corrida de saco, brincadeiras de roda, dentre outras.
Foi possível construir uma casinha de madeira no parque, com a ajuda de voluntários e escola onde as crianças poderão brincar de boneca.
Confeccionamos bambolês feitos de mangueiras doadas pela indústria de mangueiras _AMAFLEX, ampliando o numero de bambolês que a escola já tinha, podendo então ser feito um campeonato de bambolês, onde os três últimos que ficassem girando sem cair no chão, como incentivo ganharia a prêmios (picolés ou pipoquinhas). Pode-se perceber inteira participação e colaboração dos alunos, eles gostaram muito e pediram mais atividades desse porte, desenvolvendo nas crianças a atenção, concentração, coordenação motora grossa.
Os alunos correram muito em competições realizadas com saco, qual é a fruta e brincadeiras com bola, desenvolvendo a socialização, trabalho em equipe e trabalhou os pequenos e grandes músculos.
Foi desenvolvido na sala as atividades curriculares como: leituras de textos; entrevistas com os pais;desenhos para colorir;cruzadinhas e caça-palavras;
Foi alcançado com total sucesso o objetivo desse projeto. Os alunos se socializaram bastante não havendo brigas e confusões entre eles devido às competições. Trabalhou muito em equipe onde teve colaboração e sinais de companheirismos.
Unidade:4
ResponderExcluirAtividade:6
Cristiane
Peixoto
Turma: Sebastiane
Tema da aula: Seres vivos e não vivos no seu ambiente natural
Faixa etária: 4 anos
Objetivo geral:
Identificar seres vivos e não vivos no seu ambiente natural.
Objetivos específicos:
Apresentação de variedades de sementes;
Andar com as crianças no pátio da escola;
Fazer a semeadura em recipientes transparente;
Observar o tempo de semeadura e se todas vão germinar;
Molhar a semente, recortar gravura, desenho, conversar e filme sobre o tema, conversar sobre seres vivos e não vivos.
Recursos necessários:
Garrafa pet.
Sementes.
Livros para recorte.
DVD.
Televisão.
Maquina digital
Estratégias metodológicas
Este projeto será desenvolvido na "Creche Escola Imã Dulce" com crianças de 4 anos, com o objetivo das crianças conhecer, um pouco sobre os seres vivos e não vivos.No seu ambiente natural será desenvolvido no dia 29 de junho á 03 de julho.
Começar conversando com as crianças sobre os seres vivos e não vivos que vivem ao nosso redor, e incentivar na conversa que todos falem o que sabem sobre o tema e a valorizar o conhecimento deles, em seguida levar eles ao pátio para observar as árvores, terra, areia, pássaros, barulhos, e tudo que acontece ao seu redor.
Colocar aos próprios alunos para pegar a terra e colocar no recipiente que será plantado as sementes, ao voltar para a sala de aula colocar os alunos para ver, tocar e plantar cada um a sua semente escolhida, depois de plantada e molhada, colocaremos em uma mesinha no canto da sala, e explicar que eles mesmos deveram cuidar para que ninguém estragar e molhar elas todas os dias, em que iremos observar o que acontece com sua semente até a sua germinação, no decorrer da semana as crianças iram assistir um vídeo sobre as plantas, desenhar, fazer com a mesinha modelagem da planta, flores, ou algum bichinho que lhes chamou a atenção, fazer cartaz com recortes, e no dia 3 de julho fazer uma apresentação para algumas pessoas sobre o que fizeram na semana.Apresentação será as sementes germinadas, os desenhos e o cartaz que será feito no coletivo, valorizando assim socialização, das crianças em um todo, e como o espaço da escola deve ser destinado as essas investidas a roda de conversas, e um lugar de grande aprendizado.
Resultados esperados
Ao final desse projeto espero que as crianças estejam bem socializadas umas com as outras, assim, quando mais se favorecem a linguagem oral, mas se oportuniza aos alunos o desenvolvimento de habilidades de convívio entre elas; respeitar a opinião do colega guardar a vez p/ falar manter - se no assunto discutido. Que as crianças entendam os cuidados que devem ter ao tocar aquilo que não se conhece exemplo: animais, algumas folhas, o cuidado com os hábitos de higiene pessoal e alimentação, a preservação do ambiente, e que ela se tornem capazes de se expressar com mais desenvoltura, fazer desenhos, criar suas próprias formas de expressão.
Unidade IV
ResponderExcluirAtividade 6
Turma Sebastiane
Eugenia, Genilde, Marlene disseram:
Plano de Aula.
Tema: Construir e Interagir.
Justificativa: Deu-se devido a necessidade de buscarmos alternativas para amenizar a situação critica que se encontram os nossos alunos no que se refere a aprendizagem.
Problema: Cabe aos educadores descobrirem, quais são as principais causas do fracasso do aluno na aprendizagem
Objetivo: Atender os alunos com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita.
Metodologias: Investigar o processo de construção de conhecimento e desenvolvimento do educando e atuar a partir dos dados e aspectos encontrados nessa investigação.
Ações pedagógicas. Conscientes da importância do domínio da leitura e escrita para o indivíduo na sociedade é necessário que a escola exerça verdadeiramente seu papel como instituição verdadeiramente seu papel como instituição formadora de cidadãos conscientes, capazes de sobressair-se nas mais variadas situações do dia a dia, respeitando e fazendo respeitar seus direitos, que só através do saber crítico, e o leitor competente poderá exercer seus direitos e deveres como cidadãos..
UNIDADE 04 ATIVIDADE 06.
ResponderExcluirPARTICIPANTE: GENI.
PEIXOTO DE AZEVEDO, 02/ 11 / 2009.
Navegando no portal do professor, encontrei no blog atividades que foi realizada por uma professora a onde a mesma relata que a tecnologia é um desafio principalmente em se tratando de conteúdos desenvolvidos com projetos visto que é um método a onde os alunos participam ativamente nas atividades tendo como exemplo essa professora trabalhando com seus alunos onde percebi que os mesmos estavam todos envolvidos no assunto e interagindo com a tecnologia ali presente na sala de laboratório.
Porem, a escola que possui laboratório de informática para os alunos compartilhar com certeza o mesmo terá um avanço significativo, mas na realidade em que vivemos ainda tem várias escolas que não dispõem dessa ferramenta para trabalhar com os alunos.
Trabalhar com projetos a aula fica mais divertida e atraente, tendo como exemplo atividades no qual desenvolvi com as crianças da educação infantil com músicas as cores primárias utilizando recursos tecnológicos esse foi um trabalho desenvolvido com
ANTONIA E CLAUDÉNEIA
ResponderExcluirATIVIDADE-6
TURMA SEBASTIANE
ESTE AULA SERÁ DESENVOLVIDA NA CRECHE ESCOLA 'IRMÃ DULCE' NO MUNICÍPIO DE PEIXOTO DE AZEVEDO, COM CRIANÇAS DE 2 ANOS, E USAREMOS COMO RECURSOS TECNOLÓGICOS, CAIXA DE SOM, MICROFONE, FANTOCHES E CENÁRIO. A AULA SERÁ DE UMA HISTORIA INFANTIL A FORMIGUINHA E NEVE. E SERÁ APRESENTADA ATRAVÉS DE TEATRO DE FANTOCHE. TEREMOS COMO OBJETIVO, DESPERTAR NAS CRIANÇAS O GOSTO PELA HISTORIA INFANTIL E DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO E A ORALIDADE DAS MESMAS. SERÁ DESENVOLVIDAS EM UMA AULA.
atividade-6
ResponderExcluirAnumciação
sebasatiane
ESTE AULA SERÁ DESENVOLVIDA NA CRECHE ESCOLA 'IRMÃ DULCE' NO MUNICÍPIO DE PEIXOTO DE AZEVEDO, COM CRIANÇAS DE 2 ANOS, E USAREMOS COMO RECURSOS TECNOLÓGICOS, CAIXA DE SOM, MICROFONE, FANTOCHES E CENÁRIO. A AULA SERÁ DE UMA HISTORIA INFANTIL A FORMIGUINHA E NEVE. E SERÁ APRESENTADA ATRAVÉS DE TEATRO DE FANTOCHE. TEREMOS COMO OBJETIVO, DESPERTAR NAS CRIANÇAS O GOSTO PELA HISTORIA INFANTIL E DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO E A ORALIDADE DAS MESMAS. SERÁ DESENVOLVIDAS EM UMA AULA.
UNIDADE 4
ResponderExcluirATIVIDADE 6
IVANEDE ALVES
Relatório da AULA desenvolvida com o tema CORES PRIMÁRIAS.
A aula desenvolvida com a turma do jardim I B e C e MATERNAL da Escola Creche Irmã Dulce. Trabalhamos as Cores Primárias,os alunos utilizaram de estratégias pinturas com tinta guache usando as mãos pintadas e também pinturas livres com tinta guache em sulfites.E exposição em sala de aula,para todas as outras crianças da escola. O resultado dessa aula foi proveitoso, pois todas as crianças ficaram empolgados na realização dessa atividade,e assim alcançando os objetivos de identificação das cores primárias através de várias metodologias.
file:///home/professor/Desktop/atividade 6 unidade 4.odtATIVIDADE 6 UNIDADE 4
ResponderExcluirPEIXOTO DE AZEVEDO
RAIMUNDA
Comentário na atividade 1 unidade 4 sobre a mudança que ocorreu a partir do curso as tic, usando tecnologia na escola. Na atividade 2 unidade 4 foi relatado sobre contribuição que adquirimos traveis das as tic. atividade 3 unidade 4 foi relatado sobre experiências de projeto em sala de aula. Atividade 4 unidade 4 foi relatado o que é currículo?
Atividade 5 unidade 4 foi desenvolvido um projeto
em sala de aula, que tem como tema: cores primárias, verde, amarelo, azul, vermelha, preto
branco. assesando o portal do professor. Entrando
no plano de aula educação infantil, arte visual com aluno fazer artístico. De alunos 2 a 3 anos de idade.
Conhecendo o meu corpo através de espelho.
Tema: História do Brasil
ResponderExcluirDia da Bandeira
Objetivo
1) Reconhecer a gênese da atual Bandeira do Brasil.
2) Conhecer a história do Brasil por meio de suas bandeiras.
3) Relacionar as diferentes bandeiras do Brasil aos diferentes períodos históricos que elas simbolizam.
4) Refletir sobre a importância dos símbolos da Pátria na construção do imaginário coletivo
Justificativa:
A bandeira do Brasil é um dos símbolos de nosso país, desta forma queremos resgatar o amor e o respeito pela mesma, através do resgate histórico de como surgiu e de sua simbologia durante os vários períodos históricos até nossos dias.
Desenvolvimento das Atividades
A força da imagem da Bandeira do Brasil, em contraste com suas antecessoras, instiga a imaginação e a curiosidade dos alunos.
Pode ser tomada como ponto de partida a página Conheça os Pavilhões do País, desde a Colônia até a República
1) Confeccionar uma série de bandeiras do Brasil de diferentes períodos históricos.
2) Criar pequenos textos que acompanharão as imagens, explicando a importância histórica de cada bandeira.
3) Organizar uma exposição das bandeiras do Brasil. As bandeiras devem ser expostas em ordem cronológica e acompanhadas de textos identificadores e explicativos.
Recursos tecnológicos utilizados:
Duração: Duas semanas
- Pesquisa no computador utilizando a internet, livros, revistas, data show, máquinas fotográficas, power point, filmadoras, aparelho de som e outros
- Apresentação em slides
Valdirene de Souza
Josefa ( Deda)
Luciana Marcondes
CARLA DAIANA
ResponderExcluirSANDRA CLAUDIA
A importância da tecnologia
Introdução
A história da tecnologia é mais antiga do que se pode imaginar.
Veja um resumo da história da tecnologia moderna retirada do site da Discovery Brasil
1705 – Primeiro motor a vapor (Thomas Newcomen).
1775 – Primeiro submarino (David Bushnell).
1780 – Invenção da copiadora (James Watt).
1793 – Telégrafo (Claude Chappe).
1804 – Primeira locomotiva a vapor (Richard Trevithick).
1821 – Motor Elétrico (Michael Faraday).
1825 – Primeira linha de Estrada de ferro na Inglaterra.
1861 – Primeiro telefone (Johann Philipp Reis).
1886 – Primeiro automóvel (Karl Benz).
1895 – Descoberta de Raios-X (Wilhelm Conrad Röntgen) - Invenção do cinematógrafo (Auguste e Louis Jean Lumière).
1931 – Primeiro microscópio de elétron (Ernst Ruska).
1941 – "Z3", o primeiro computador em funcionamento (Konrad Zuse).
1961 – Primeiro humano no espaço e primeira órbita da Terra (Yuri Gagarin, União Soviética).
1970 – Desenvolvimento do microprocessador (Intel) - Primeira calculadora de bolso.
1993 – Invenção da Internet.
O homem que sempre buscou aprimorar sua inteligência, procurou formas de vencer as barreiras impostas pela natureza e assim acabou desenvolvendo e criando as invenções tecnológicas que o ajudavam a superar as dificuldades.
A tecnologia surgiu para ajudar as sociedades em todas suas necessidades.
Conteúdos
- Recursos Tecnológicos
- Tecnologia.
Ano
4º e 5 º anos
Tempo estimado
Três aulas
Objetivos
Trabalhar com a pergunta chave da redação que traz uma idéia de oposição ao que foi passado pelo professor durante o desenvolvimento da atividade.
O aluno deve observar a antítese na proposta de trabalho e usar de abstração para fazer as relações necessárias.
Objetivos específicos
Entender o que é tecnologia e a importância que tem nos dias de hoje para a sociedade.
Materiais necessários
Levar os alunos para o Laboratório de Informática para fazer pesquisar sobre Tecnológia.
Registrar tudo com a maquina digital através de fotos e videos para mostrar para os alunos ao termino do trabalho no data show.
Folha de monobloco ou almaço e cartazes com figuras e frases que representem a tecnologia nos dias de hoje para depois fazer a exposição no mural da escola.
Desenvolvimento das atividades
1) Inicie a aula com a pergunta:
Qual a importância da tecnologia?
Deixe que a aula caminhe seguindo os conhecimentos que os alunos trazem. Apenas direcione as informações.
2) O professor deve colocar pela sala, os cartazes sobre o uso da tecnologia.
As carteiras devem estar no centro da sala em forma de círculo, para que os alunos possam circular e observar os cartazes com calma. O tempo de observação de cada um deve ser respeitado.
Assim que sentir que a turma toda já visualizou os cartazes, peça que se sentem na roda e abra a discussão. Escute com atenção todas as observações feitas.
3) Entregue para os alunos uma folha de monobloco ou almaço.
Anote na lousa a pergunta:
Como seria sua vida e de sua família sem a tecnologia?
Peça que realizem uma redação que responda a essa pergunta. Recolha no final da aula.
Avaliação
A redação será o ponto culminante do trabalho. Ela mostrará todo conhecimento apreendido pelo aluno, mas em todo o processo, o educador pode avaliar a participação e o interesse demonstrado pelos alunos.
Referência:
http://antigo.revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental1/PlanoAula_279251.shtml
UNIDADE 04 ATIVIDADES 06
ResponderExcluirBETH
SALTO PARA APRENDER
OBJETIVOS
AMPLIAR O REPERTÓRIO DE BRINCADEIRAS COM CORDA.
IDENTIFICAR A EVOLUÇÃO DAS DIFERENTES FORMAS DE BRINCAR COM A CORDA ATRVÉS DOS TEMPOS.
COMPARAR AS BRINCADEIRAS UTILIZANDO CATEGORIAS PREDEFINIDAS.
DESENVOLVER A COORDENÇÃO MOTORA E O EQUILIBRIO.
CONTEÚDO
BRINCADEIRAS DE CORDA.
5 ANOS
MATERIAL NECESSÁRIO CORDA
DESENVOLVIMENTO
COMECE COM UM MAPEAMENTE SOBRE O QUE AS CRIANÇAS CONHECEM DE BRINCADEIRAS COM CORDA QUANTAS SABEM PULAR QUAIS AS MODALIDADES FAVORITAS REGISTRE AS SUGESTÕES EM UM PAINEL OU CARTAZ QUE SERÁ COMPLETADO NAS ETAPAS .
AVALIAÇÃO AVALIE SE TODOS AS ETAPAS FORAM CUMPRIDAS ADEQUADAMENTE NO MAPEAMENTO A PARTICIPAÇÃO DO ALUNOS FOI INTERESSADA E RESPEITOSA NAS VIVÊNCIAS AS REGRRAS DAS BRINCADEIRAS FORAM ACATADAS.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMARILZA SOBRINHO DIAS
ResponderExcluirIRMAS SIMAS
Projeto: Condições da Escravidão Africana no Brasil.
Professores:
Irmas Simas Assunção Affonso
Marilza Sobrinho Dias
INTRODUÇÃO:
Este projeto apresenta as características da história dos escravos Africanos brasileiro. Procuramos abranger o período a história do Período Colonial até aos dias de hoje, as lutas contínua dos movimentos negros tem lhes propiciado algumas conquista sociais.
Um de nossos principais objetivos foi levá-lo a refletir que atualmente, o Brasil tem uma população de afro descendente maior que a de qualquer outro país de mundo.
Procuramos também abranger os processos Históricos das sociedades descendentes afro-brasileiro, analisando aspectos econômicos sociais, políticos e culturais e incorporando, tanto quanto possível, as contribuições no processo histórico do Brasil.
JUSTIFICATIVA:
Por meio do tráfico negreiro, vieram para o Brasil cerca de quatro milhões de africanos, durante mais de três séculos de escravidão. Os portugueses foram os primeiros a realizar o comércio de escravos africanos através do Atlântico. Isso aconteceu depois de os portugueses terem dominado muitas regiões no Litoral da África, onde estabeleceu alianças com comerciantes e soberanos locais, século XV e XVI.
O Tráfico negreiro unia interesses na África, Europa e América. Os navios europeus levavam mercadorias para a costa africana ( tecidos grosseiros, aguardente, tabaco e armas), que eram trocadas por escravos , vendidos posteriormente para os colonos americanos.
Segundo o historiador “Patrick Manning”, a população africana não apresentou crescimento até os séculos XX, pois o numero dos que nasciam era praticamente igual ao dos que eram vendidos como escravos para fora do continente.
Segundo o historiador Charles R. Boxer, os escravos eram aprisionados em seu próprio continente, os africanos eram acorrentados e marcados com ferro em brasa para identificação. Eram então vendidos aos comerciantes de escravos que se estabeleciam no litoral da África e mandados para a América. De acordo com o historiador já mencionado, os navios negreiros saíam da África, média com 600 escravos, embora esse número variasse de acordo com o tipo e o tamanho das embarcações. Os escravos viam acorrentados nos porões dos navios, e a viagem era muito longa e extenuante: de Luanda (África até o Recife ( Brasil) durava geralmente 35 dias, até a Bahia, 40 dias: até o Rio de Janeiro, cerca de dois meses.
Nos escuros porões dos navios, o espaço era reduzido e o calor, quase insuportável, a água era suja e o alimento, insuficiente para todos. Assim o ambiente era propício a doenças e epidemias, que vitimavam os africanos debilitados. Devido a esses fatores, às péssimas condições do transportes e aos maus- tratos a que eram submetidos calcula-se que entre 5% e 25% dos africanos morriam durante a viagem.
CONTINUAÇÃO
ResponderExcluirChegando ao Brasil, africanos que sobreviviam à viagem, eram vendidos. Pouco tempo depois, já estavam trabalhando nos engenhos de açúcar, nas plantações de algodão, na mineração e nos serviços domésticos, trabalhavam em media de 15 horas por dia. Quando desobedeciam às ordens, podiam sofrer vários tipos de castigos, geralmente aplicados em público, para que os outros se intimidassem. Os excesso de trabalho, a má alimentação, as péssimas condições de higiene e os castigos que sofriam deterioravam rapidamente a saúde, a maioria morria depois de cinco a dez anos de trabalho.
No século XIX não ocorreu de forma tranqüila o escravismo, muitas lutas que visavam acabar com a escravidão; Após a Guerra do Paraguai, cresceu nos país a campanha abolicionista, um movimento popular pela libertação dos escravos. Essa campanha conquistou o apoio de vário setor. O governo brasileiro promulgou, ao longo desse período, duas leis que emanciparam parcelas da população escrava do país. Lei do Ventre Livre ( 1871) declarava livres todos nascidos de mães escrava. Assinava, a Lei Libertava os donos de escravos da obrigação de alimentar. Lei dos sexagenários ( 1885) declarava livres os escravos com mais de 65 anos , o significa libertar os donos de escravos da “ inútil “ obrigação de sustentar alguns raros negros idosos. Essas leis não puseram fim na escravidão. Tomou na justiça uma nova arena de luta, a campanha abolicionista. Pela primeira vez na história do Brasil, ocorreram favoráveis à causa da abolição. Somente em 13 de mais de 1888 a escravidão foi extinta no Brasil, com promulgação da Lei Áurea, pela princesa Isabel, regente do império.
CRONOGRAMA:
Esse projeto será desenvolvido durante o quarto bimestre.
MARILZA E IRMAS
LUZIA GONÇALVES
ResponderExcluirSALESIO WRONSKI
TEREZINHA VIEIRA
Contando de 10 em 10
Bloco de Conteúdo
Matemática
Objetivos
- Realizar cálculos mentais, somando de 10 em 10.
Conteúdos específicos
- Resolução de problemas que exijam a utilização de escalas ascendentes de 10 em 10;
- Análise e formulação de "regras" sobre o valor posicional.
Ano
2º ano
Tempo estimado
1 aula
Material necessário
- Cópias dos problemas
- Miniaturas de "dinheirinhos"
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa: Resolução dos problemas em duplas
2ª etapa: Discussão com análise conjunta de certos aspectos da resolução
Proponha a discussão coletiva após a resolução do segundo problema. Analise com os alunos como os números se transformam quando se acrescenta 10, comparando as duas colunas no problema 2.
Avaliação
Observe se os alunos se apropriaram da soma de base 10 ou se ainda fazem a contagem de um em um.
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/contando-10-10-500284.shtml
DORACI
ResponderExcluirATIVIDADE 6 MÓDULO 4
Durante a execução do projeto: Dengue, os alunos demonstraram conhecimento do assunto, mas no dia a dia não praticam os cuidados básicos com o lixo, bastou promover a limpeza do pátio para comprovar isso. Nas atividades em sala de aula e Laboratório de Informática demonstraram interesse, habilidade ao ver os vídeos e informações e ao passar a produção de texto em forma de desenhos também mostraram que são capazes de fazer e firmaram o compromisso de cada um fazer a sua parte quanto ao lixo que produzem, tanto na escola como em casa. Avaliei que o resultado foi positivo e de grande benefício para com as atitudes dos alunos.
Unidade 04 - Atividade 06
ResponderExcluirCursistas: Angelita Peixer Severo
Gisele Adriana
Projeto: Horta na creche, alimentação saudável e consciência ambiental.
Objetivo Geral
Mobilizar crianças, professores, em fim, toda a comunidade escolar, para o uso da horta como um processo de socialização e resgate social e educacional, além de implantar a educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano. Como parte integrante agente de transformações do mundo em que vive.
Estimular o habito de utilização de hortaliças na alimentação.
Implantar a educação ambiental de forma dinâmica, destacando o papel primordial do ser humano na preservação dos seres vivos e, conseqüentemente, do nosso planeta.
JUSTIFICATIVA
O trabalho pratico de construção da horta nos remete a reflexão sobre dois aspectos muito importantes que envolvem os alunos, o professor, os funcionários enfim a comunidade escolar, são eles:
O social, fonte de desenvolvimento conceitual da criança, do seu aprendizado como produto da troca de experiências e da interação com o professor, os colegas e a comunidade escolar. O fazer uma horta é uma ferramenta que promove as relações interindividuais e sua significação cultural que resulta em domínio do próprio pensamento:
_ O operacional, das ações, de outras múltiplas atividades que conduzem ao alcance do objetivo, se considerar que o conhecimento esta intimamente ligada a ação e a experiência do sujeito sobre o objetivo.
Então: construir uma horta é uma forma de aprender a pensar
Ao longo das tarefas realizadas para que uma horta fique pronta e que todos possam saborear seus produtos, são necessárias inúmeras horas de reflexão, de exploração do pensamento de estudo, de revisão dos conceitos, de aprendizagem de diferentes conteúdos.
O trabalho devera ser realizado durante todo ano letivo, com o auxilio e a participação de toda a comunidade escolar. Utilizado-se de meios eletrônicos para melhorar a qualidade dos nossas hortaliças.
Nesse sentido, os professores e todos os demais profissionais tornam-se exemplos positivos para os alunos, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos.
Não se trata de formar um grupo para produzir alimentos na horta, mas de um movimento de ação participativa, cuja forma de uso transcende a função utilitária da ação, para incorporar o habito de plantio e cuidados com as plantas, bem como resgatar os valores socioculturais e educacionais por meio dessa atividade.
A idéia é tornar a horta escolar um laboratório de transformação de ensino aprendizagem, onde se incorporem a política da transversalidade do conhecimento e da cidadania.
ELIANA ALVES
ResponderExcluirDados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Expressar-se com base na literatura de histórias em quadrinhos;
Representar os personagens da turma da Mônica vivenciados por intermédio de leituras de revistas em quadrinhos
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Representar a turma da Mônica.
1º Momento - O professor conversa com as crianças sobre as características físicas e comportamentais dos personagens e orienta as crianças para a brincadeira com os personagens da turma da Mônica. As crianças devem imitar os personagem da Turma da Mônica (escolher um personagem que mais se identifica). Para essa imitação devem se caracterizar com roupas e fazer maquiagem.
Atividade 2 - Cantar músicas para os colegas da escola.
2º Momento - A professora forma um coral itinerante que percorrerá as demais salas de aulas e se apresenta, cantando as músicas do CD turma da Mônica, para os colegas. Essa é uma forma das crianças desenvolverem as suas habilidades sociais e começar a valorizar as atividades simples como cantar.
Observação: Música que pode ser cantada pelas crianças.
A Minha Turminha
Turma da Mônica
A minha turminha
Tão bonitinha
É tão sagrada
A minha turminha
Tão bonitinha
É tão sagrada
A minha turminha
A minha turminha
A minha turminha
Eu sou tão feliz
A minha turminha...
A minha turminha
Tão, tão bonitinha
É tão sagrada
É tão sagrada
Eu sou tão feliz...
A minha turminha
Tão bonitinha
Ela é tão sagrada!
sugestão de link.
http://letras.terra.com.br/turma-da-monica/
Avaliação
No fim da aula, o professor deverá observar se o aluno conseguiu:
Participar das brincadeiras de imitação, conforme suas possibilidades;
Utilizar a linguagem artística para representar cenas para os colegas;
Interagir com as demais crianças, cantando e imitando os personagens da turma da Mônica.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7459
DADOS DE INDENTIFICAÇÃO:
ResponderExcluirInstituição de educação Infantil
Cursista: Rosie Irede Viana Vitor
Série-Ano: Jardim II
Faixa etária das crianças: 04 anos
PLANO DE AULA
Objetivo Geral
Despertar o interesse das crianças, para o cultivo de horta e o conhecimento sobre a germinação conscientizando as crianças da importância de estar saboreado um alimento saudável e nutritivo.
Objetivo Especifico
Apresentar as crianças como se preparar a terra, incentivando as crianças a manusear e preparar a terra,incentivando ,motivando as crianças a plantar as sementes.
Conteúdo
Técnica de preparar a terra para o cutivo, procedimento, explicar para as crianças a técnica de preparar, a terra, para o plantio, Ex: o que se deve usar, semente, adubo, e como plantar a semente, as crianças desenvolveram a atividade pelos seus próprios meios.
Recursos Físicos
Área reservada para a horta
Recurso Didático, terra, semente de rucula, adubo, rastelo.
Tempo: 2 (duas) horas
Forma de Agrupamento, um grupo de 12 (doze) crianças juntas.
ursista Nilsa
ResponderExcluirceja
turma alzira
atividade 6 unidade4
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as noções básicas de Estatística.
Reconhecer tipos de gráficos.
Coletar dados, organizando-os em tabelas.
Representar, analisar e interpretar gráficos de barras.
Duração das atividades
7 dias
Turma: 5 ano
Estratégias e recursos da aula
Professor, esta sugestão de aula está dividida em duas etapas.
ETAPA I
Material necessário: revistas e jornais que contenham gráficos para recortar.
Para iniciar o trabalho, estabeleça um diálogo com seus alunos investigando os conhecimentos prévios sobre o assunto.
O que é um gráfico?
• Levantar hipóteses.
• Levantar as possíveis fontes de pesquisa (dicionário, internet, livros de matemática).
• Investigar e registrar as informações obtidas.
O que já sabe sobre gráficos?
Quando e onde já viu gráficos em seu dia-a-dia?
• Internet, tv, revistas, jornais e outras fontes.
Para que servem os gráficos?
ETAPA II
Material necessário:
Cartolina ou papel similar;
Pincel atômico;
Uma caixa de fósforos pequena (vazia) para cada aluno.
Nesta etapa os alunos trabalharão na construção de um gráfico, portanto a tarefa do professor será organizar o trabalho conforme os procedimentos abaixo.
Questione:
Última etapa – Análise do gráfico.
Recursos Complementares
Páginas eletrônicas pesquisadas pelo professor e alunos:
www.aprendiz.com.br
www.klickeducacao.com.br
www.somatematica.com.br
Avaliação
A avaliação acontecerá durante todo o trabalho.
Outra atividade avaliativa seria utilizar o caderno quadriculado no desenvolvimento de atividades a partir de uma nova pesquisa, seguindo os mesmos passos.
Unidade – 4
ResponderExcluirAtividade – 6
Turma – Alzira
Alunas: Derli, Fátima, Tatiane
Projeto de Informática Educativa
Objetivos:
Enfatizar e ampliar os conhecimentos da informática no processo ensino-aprendizagem.
Sensibilizar e motivar os alunos para a absorção da tecnologia da informação e comunicação.
Adquirir conhecimentos teóricos e metodológicos para elaboração de projetos educacionais utilizando tecnologias de informação como ferramenta de apoio.
Recurso Utilizado
Laboratório de informática
Data Show
Site
www.atividadeseducativas.com.br
www.atividadeseducativas.com.br
www.turmadamonica.com.br
Cd’s,
Videos
Justificativa
A formação de professores exige a incorporação da cultura da informática, uma vez que, as tecnologias propiciam um ambiente de aprendizagem poderoso, dinâmico e colaborativo. O uso do computador deve ser um meio que dinamize o processo de educação formal. São oferecidos subsídios teórico-práticos para que o docente aprenda a utilizar os recursos da informática e tecnologias interativas e de comunicação, de modo a aplicá-los no cotidiano escolar de maneira criativa.
O projeto auxilia as escolas a desenvolver metodologias de ensino que utilizem o computador de forma adequada e disciplinada, onde os alunos junto com o professor irão aprender a explorar as suas próprias idéias, ampliando a sua capacidade e desenvolvendo confiança com o uso das novas tecnologias.
Ativ.6 Unid.4
ResponderExcluirCursistas:Lucimere Gomes da Silva
Rogéria Cristhina Pedroso
PLANO DE AULA:
Foi criar um Projeto, onde desperta-se interesse e motivação entre os alunos, tornando assim uma aula prazeroso e rica de conhecimento.
PORTIFÓLIO;
Atividades desenvolvidas:
- Pesquisa no laboratório( Sobre conhecimento necessário sobre música/dança e sua importância).
- Trabalho em sala (escolha da letra da música e estilo de dança).
- Debate entre alunos
- Ensaios
- Apresentação inter-classe.
Estratégias:
- Explanação
- Divisão de grupo por afinidade
- Cooperação entre grupos
- Troca de conhecimento
Atitudes e procedimentos:
- Aprendizagem
- Movimento Corporal
- Desenvoltura
- Socialização
Tecnologia e Mídias utilizadas:
Computador, TV,DVD, Aparelho de som, CD.
Avaliação:
Este projeto teve um resultado satisfatório, pois obteve uma participação integral de todos os alunos e professores envolvidos.
Em sala de aula:
ResponderExcluirUnidade : 4
Atividade 5
Turma Alzira
Vera Lúcia de Aragão
Projeto de Estatística
OBJETIVOS
Este projeto propõe uma metodologia diferenciada para trabalhar na disciplina da matemática no ensino médio, sendo que o plano de aula tem por objetivos específicos:
• Organizar os dados de uma pesquisa elaborada pelos alunos através de um quadro
• Listar os diferentes tipos de gráficos existentes, dentre eles: colunas, barras .
• Construir uma tabela que apareçam freqüências absolutas e relativas;
• Construir o gráfico a partir de uma tabela;
5.METODOLOGIA
A metodologia foi apresentada para os alunos do agendamento como trabalho, onde fizeram as pesquisas no laboratório de informática do centro do CEJA, em casa ou nas larraus, revistas e livros didáticos e apresentaram as atividades em forma de seminário.
Colocar um desafio pra alunos (pesquisa) sobre algumas características dos próprios alunos e coletar estes dados
pesquisa.
Neste momento, os alunos são conduzidos a planejarem sua própria pesquisa. É solicitado que se reúnam em equipes de até quatro alunos cada uma, para combinarem sobre um tema
abordado. Solicita-se que sempre coloquem questões em que possam perceber alguma características, da amostra pesquisada e que possam trabalhar com algum dado quantitativo, como altura, como também, dado qualitativo (desempenho em Matemática). Cada elemento da equipe , entrevistar dez pessoas, pois acredita-se que este um número de elementos seja razoável para
trabalhados por alunos na faixa etária de 13 a 15 anos. Não é bom que o instrumento de pesquisa, seja muito extenso, o ideal é que fossem umas quatro ou cinco perguntas, tais como: altura,
hobby e desempenho em Matemática.
A coleta de dados foi realizada em horário extra-classe. E trouxeram as informações na primeira aula onde se iniciou o conteúdo relativo à análise de dados.
coleta dos dados, os alunos em sala de aula e, em equipes,fizeram o questionário da organização dos dados, com especial atenção para algumas normas estatísticas que foram levadas em conta. Outro objetivo, não importante, foi de levar os alunos a pensar sobre o que estavam vendo, interpretando e forneceram sua opinião.
REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO GRÁFICA
2º e 3º AULA:
O próximo passo da metodologia foi mostrar aos alunos como se pode representar graficamente os dados coletados. Definir e exemplifica tipos de gráficos: barra, coluna, histograma pictóricos ou de setores.
Na segunda aula, os alunos construíram no papel quadriculado os mesmos gráficos,utilizando os dados da pesquisa realizada. Os gráficos elaborados pelos alunos foram entregues, assim que apresentaram os trabalhos.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Os alunos apresentaram os trabalhos na sala de aula mesmo para os colegas .
Abre-se um espaço, neste momento, para uma discussão e avaliação com os alunos.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através da participação e desempenho durante as aulas.
TURMA ALZIRA
ResponderExcluirATIVIDADE 6 UNIDADE 4
ESCOLA GUARANTÃ
MARIA LUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
DORALICE APARECIDA MARQUEZI
PROJETO
MEIO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA
Abordar o meio ambiente como uma patrimônio que vem sendo alterado as vezes de forma irreversível , que deveria ser usufruindo por toda a humanidade, contextualizando temas que são de interesse global “ água, poluição...” identificando as relações entre problemas ambientais e saúde.
Objetivo geral
Fazer uma abordagem dos impactos ambientais, podendo ser entendida como produto das inter-relações sócio-econômico e meio ambiente.
Metodologia
Após um embasamento teórico e acompanhamento dos professores, os deverão pesquisar e apresentar seus trabalhos através de cartazes, dramatização, maquetes, debates entre outros, buscando soluções coletivas.
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e desempenho de cada um. Obs: Esse tema foi escolhido pelos próprios alunos e acolhido pelas professoras.
Odete - Turma Emerson
ResponderExcluirATIVIDADE 6
Plano de Aula
Período: 15 dias
Projeto: o lixo das cidades
Objetivo: Selecionar e sintetizar idéias na produção escrita destinada à comunicação; conhecer as ações já realizadas e outras ações possíveis para controle do lixo na cidade onde vive e em outras cidades.
Disciplinas trabalhadas: artes, língua portuguesa, matemática, ciências, historia e geografia.
Recursos: CD, dvd, internet, data show, computador, entre outros.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber se os alunos já utilizaram ferramentas de Bate Papo na Internet é uma informação que pode contribuir para a organização da atividade.
Estratégias e recursos da aula:
- pesquisas pela internet; conversas nas salas de bate papo de comunidade especificada pelo professor sobre o assunto, discussão entre os alunos sobre a problemática do lixo. Produção de texto com uso do computador. Investigar o que sabem sobre os cuidados com o lixo na cidade e liste com o grupo o que desejam saber sobre o assunto. Pesquisar quem são as pessoas responsáveis pela limpeza pública no município e por Programas de Conscientização, ( convidarem para um Bate Papo virtual e cuide do agendamento da conversa. (O Bate-Papo é uma ferramenta de comunicação síncrona usando a Internet, ou seja, é uma comunicação em tempo real : os participantes escrevem as mensagens que são recebidas instantaneamente por todos os presentes na sala virtual). Nesse processo, os alunos desenvolverão habilidades de síntese, já que nesse espaço deverão comunicar-se elaborando frases curtas e objetivas. Também desenvolverão habilidades de leitura , selecionado e classificando os tópicos sobre os quais irá manifestar-se. É preciso orientá-los para que não repitam algo que foi perguntado ou comentado.
Na sala de informática, oriente o cadastro dos alunos no site www.potacurtas.com.br.
Explicar como funciona o bate papo e dividir as atividades aos alunos. Como por exemplo:
( - Um grupo é o especialista no assunto e portanto será o "entrevistado". Deverá iniciar expondo sobre o tema pesquisado e aguardar questões dos outros participantes
- Outro grupo é encarregado de fazer perguntas a respeito do tema. As perguntas iniciais devem ser com o objetivo de extrair mais informações e com o passar do tempo podem ser mais reflexivas o que exigirá maior capacidade de análise e reflexão do grupo que responderá.
- Um parte do grupo é encarregada de registrar em um bloco de notas as principais idéias, organizando uma síntese da discussão.)
Avaliação
Promova a auto-avaliação e a avaliação entre os membros dos grupos sobre a pesquisa na Internet. Observe como os alunos se comunicam na sala virtual, perguntando, argumentando, apresentando seus pontos de vista.
Turma:Luciana
ResponderExcluirE.E.19 deJulho
Cursista:Helena C. de Aragão
Unidade:4
Atividade:6
Projeto de Estatística
OBJETIVOS
Este projeto propõe uma metodologia diferenciada para trabalhar na disciplina da matemática no ensino médio, sendo que o plano de aula tem por objetivos específicos:
• Organizar os dados de uma pesquisa elaborada pelos alunos através de um quadro
• Listar os diferentes tipos de gráficos existentes, dentre eles: colunas, barras .
• Construir uma tabela que apareçam freqüências absolutas e relativas;
• Construir o gráfico a partir de uma tabela;
5.METODOLOGIA
A metodologia foi apresentada para os alunos do agendamento como trabalho, onde fizeram as pesquisas no laboratório de informática, em casa ou nas lam house, revistas e livros didáticos e apresentaram as atividades em forma de seminário.
Colocar um desafio pra alunos (pesquisa) sobre algumas características dos próprios alunos e coletar estes dados
pesquisa.
Neste momento, os alunos são conduzidos a planejarem sua própria pesquisa. É solicitado que se reúnam em equipes de até quatro alunos cada uma, para combinarem sobre um tema
abordado. Solicita-se que sempre coloquem questões em que possam perceber alguma características, da amostra pesquisada e que possam trabalhar com algum dado quantitativo, como altura, como também, dado qualitativo (desempenho em Matemática). Cada elemento da equipe , entrevistar dez pessoas, pois acredita-se que este um número de elementos seja razoável para
trabalhados por alunos na faixa etária de 13 a 15 anos. Não é bom que o instrumento de pesquisa, seja muito extenso, o ideal é que fossem umas quatro ou cinco perguntas, tais como: altura,
hobby e desempenho em Matemática.
A coleta de dados foi realizada em horário extra-classe. E trouxeram as informações na primeira aula onde se iniciou o conteúdo relativo à análise de dados.
coleta dos dados, os alunos em sala de aula e, em equipes,fizeram o questionário da organização dos dados, com especial atenção para algumas normas estatísticas que foram levadas em conta. Outro objetivo, não importante, foi de levar os alunos a pensar sobre o que estavam vendo, interpretando e forneceram sua opinião.
REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO GRÁFICA
2º e 3º AULA:
O próximo passo da metodologia foi mostrar aos alunos como se pode representar graficamente os dados coletados. Definir e exemplifica tipos de gráficos: barra, coluna, histograma pictóricos ou de setores.
Na segunda aula, os alunos construíram no papel quadriculado os mesmos gráficos,utilizando os dados da pesquisa realizada. Os gráficos elaborados pelos alunos foram entregues, assim que apresentaram os trabalhos.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Os alunos apresentaram os trabalhos na sala de aula mesmo para os colegas .
Abre-se um espaço, neste momento, para uma discussão e avaliação com os alunos.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através da participação e desempenho durante as aulas.
UNIDADE IV
ResponderExcluirATIVIDADE 6
TURMA LUCIANA
JULIANA SÂMELA
PEIXZOTO DE AZEVDO – MT
Estou me referindo ao projeto da atividade 5 desta unidade. As estratégias usadas para o bom andamento da aula e para alcançar o objetivo proposto utilizamos da seguintes estratégias a primeira dói apresentar o tema do projeto da semana e depois levar as crianças a um passeio por perto da escola para comparar as diferentes moradias e fazer com que elas identificasse a diferença e a semelhança. Para depois assistir um vídeo com varias residências de povos diferentes.
No fechamento do projeto as crianças já sabiam identificar as diferentes moradias sem perguntar o que é oca? Por que já sabiam que oca é a casa do índio e que sua cultura é diferente da nossa.
ALUNA DILCE E ANTONIA
ResponderExcluirPROFESSOR EMERSON
ATIVIDADE 6 MODULO 4
USANDO O PROJETO ANTERIOR VIDA LONGA, ELABORAMOS ATIVIDADES A MESMA PRA SER TRABALHADOS COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA, EM SEGUIDA FOMOS NO LABORATÓRIO SOBRE COMO PODEMOS TER UMA VIDA SAUDÁVEL, COMO SE USA AS VERDURAS E LEMUS NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL, COM ISSO CONSEGUIMOS LEVAR OS ALUNOS A COMEREM MELHOR.
Turma Sebastiane
ResponderExcluirAluna Irene H. Altran
Unidade 4 Atividade 6
Pra mim que não estou em sala de aula fica difícil desenvolver tal atividad, no entanto, tenho pra afirmar que esta semana a Unidade onde atuo fora contemplada com a instalçao da Internet do MECe que logo teremos a chegada do Láb. de Informática pra disponibilizar aos prof alunos no período letivo de 2010.
UNIDADE 04
ResponderExcluirAtividade 06
Shirley Pires de Souza dos Santos –Marcelandia -MT
Professora formadora Márcia Vacario
Proposta de aula para alunos da 7ª serie
Disciplina artes
Objetivos: identificação das formas geométricas no desenho
Representar por meio de desenho as formas geométricas
Criar um slide dos desenhos produzidos pelos alunos.
Método: o professor apresenta o tema e investiga o aluno sobre o assunto: O que eles entendem sobre as formas geométricas?
Como pretender iniciar os trabalhos utilizando as formas?
O professor apresenta alguns trabalhos desenvolvidos através das formas e explica como utilizá-las.
Cada aluno vai fazer seu desenho e explicar o que aprendeu em seu desenvolvimento.
Depois dos trabalhos prontos, o professor leva os alunos para o laboratório de informática, aonde ira scanear todas as produções, e os alunos com auxilio do professor farão as mudanças utilizando “paint”.
Posteriormente o professor junto com seus alunos montaram um slide com todo trabalho para apresentar a todos os colegas utilizando o data show.
Recursos didáticos:
• Microcomputador
• Caderno
• Caneta/lápis
• Data Show
• scanner
• Revistas
• livros
Avaliação: Observar coletivamente e individualmente a desenvoltura do aluno enquanto produtor. Ficar atento as formas utilizadas observando atentamente suas habilidades.
ATIVIDADE 6 – MÓDULO 4
ResponderExcluirJACKELINE BREGOLI
ESCOLA JARDIM DAS FLORES
Projeto: Visualização De um DNA
Alunos que presenciaram o projeto: 3° anos A e B Matutino da Escola Jardim das Flores.
Duração do Projeto: 2 meses
Algumas estratégias foram tomadas pelos alunos de forma a ajudá-los na compreensão. Alguns desenharam o que viram, Outros pesquisaram em alguns sites outras formas de se obter o mesmo resultado. Alguns alunos pediram para realizarem o experimento. Houve ainda aqueles que queriam realizar a experiência para os 1° anos da escola.. foram estas as atitudes tomadas pelos alunos diante do projeto imposto à eles.
Cristiane Vitorino Sorgato
ResponderExcluirEscola Renascer
Atividade 06
Projeto: Contando histórias
Participantes: Alunos 6º ano
Objetivos: Instigar os alunos a lerem mais e a contar as histórias e se necessário interpreta-la de uma descontraída e prazerosa.
Abordagem do conteúdo será feita através das obras literárias, contos de fadas, folclore e lendas.
Metodologia: Primeiramente farei a exposição dos livros. Todas as dúvidas que surgirem com este debate deverá ser anotado no caderno para uma posterior pesquisa nos meios que a Escola oferece.
Feita a escolha do que serão contados e interpretados, os alunos, farão à exposição dos livros, formando desta forma, pequenas explicações sobre os livros e seus autores. E o outro grupo irá interpretar a historia escolida.
UNIDADE 4
ResponderExcluirTurma Emerson
Atividade 6
E.E.C.M
Lucimar e Marlene
PLANO DE AULA
Esta aula foi desenvolvida com os alunos da E.E. Cecília Meireles, turma da 2ª fase A do 1º ciclo e 3ª fase C do 2º ciclo
Objetivos: Compreender a habilidade de manuseio da calculadora, digital e online.
Reconhecer para que serve a calculadora e suas funções.
Conteúdo: Calculadora digital e online.
Estratégias:
Em matemática, visitar a horta da escola, cuidando do canteiro que foi escolhido pela turma para cuidar, retirando as ervas daninhas e insetos, para que a planta cultivada possa crescer sadio.
Os alunos levarão o caderno e lápis para a horta onde farão as anotações de quantos pés de alface, couve, quiabo, tomates, pepinos tem em cada canteiro e anotarão.
Ao voltar para a sala registrarão em forma de situação problema, as anotações feitas no caderno da horta.
Os alunos farão uso da calculadora digital para obter os resultados: adição, subtração e multiplicação para compreender o manuseio da mesma.
No laboratório de informática os alunos irão fazer uso da calculadora online para obter os resultados das anotações acima citadas.
Foi uma aula que deu certo, os alunos manuseavam a calculadora no inicio com um pouco de dificuldade, mas depois usaram com facilidade, sempre uns mais rápidos e outros mais lentos, foi um trabalho maravilhoso e deu certo.
Recursos:
O próprio aluno.
Caderno e lápis.
Horta.
Calculadora, digital e online.
Avaliação: Será avaliado no aluno, o seu comportamento interesse e desenvolvimento no manuseio correto da calculadora digital e online.
Lindamir
ResponderExcluirEscola bairro uniao
Atividade 06
Projeto: Contando contos infantis
Participantes: maternal
Objetivos: Instigar os alunos a contar as histórias e se necessário interpreta-la de uma forma descontraída e prazerosa.
Abordagem do conteúdo será feita através das obras literárias, contos de fadas, folclore e lendas.
Metodologia: Primeiramente farei a exposição dos livros. Todas as dúvidas que surgirem com este debate deverá ser esclarecidas.
Feita a escolha do que serão contados e interpretados, os alunos, farão à exposição dos livros, formando desta forma, pequenas explicações sobre os livros e seus autores. E o outro grupo irá interpretar a historia escolhida.
VERONICE MARIA REIS SCHWARZER
ResponderExcluirUNIDADE 4 –ATIVIDADE 6
Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
1ª AULA
PROJETO PLANO DE AULA
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Sueli Olmira Pereira
Turma:2º ano Turno: Matutino Data: 19/10 /09
TEMA:RECICLAGEM (vídeo)
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Ciências Naturais e História ;
CONTEÚDO/ASSUNTO:
História do papel e reciclagem;
OBJETIVOS:
-Conhecer a história do descobrimento do papel e sua evolução;
-Concientizar os alunos da importância de cuidar do papel;
DESENVOLVIMENTO
O primeiro passo é assistir um vídeo sobre a história do papel e sobre reciclagem.
Logo após,fazer um debate onde os alunos perguntam,e respondem a questões vistas no vídeo. Analizar como está o uso do papel em sala de aula.
AVALIAÇÃO:
Será avaliada a participação o interesse e as questões discutidas.
RECURSOS:
Vídeo, dvd,televisão ,máquina fotográfica
2ª AULA
PROJETO PLANO DE AULA
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Sueli Olmira Pereira
Turma:2º ano Turno: Matutino Data: 27/10 /09
TEMA:RECICLAGEM (CONFECÇÃO DO PAPEL)
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Ciências Naturais e História ;
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Reciclagem do papel
OBJETIVOS:
-Aprender a fazer papel reciclado;
Desenvolvimento:
Na prática recolher os papéis, picotar ,deixar de molho,bater no liquidificador e fazer o papel reciclado.
AVALIAÇÃO:
Será avaliada a participação ,o interesse dos alunos em todas as etapas desse projeto.
RECURSOS:
Máquina fotográfica,papéis, liquidificador.
3ª AULA
PROJETO PLANO DE AULA
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Sueli Olmira Pereira
Turma:2º ano Turno: Matutino Data: 05/11/09
TEMA:RECICLAGEM (CONFECÇÃO DE MATERIAL)
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Ciências Naturais , História e artes ;
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Reciclagem do papel
OBJETIVOS:
-Realizar atividades artísticas com o papel reciclado.
Desenvolvimento:
Com o papel seco montar paisagens e figuras “painél”.
Apresentar o resultado do trabalho a comunidade escolar.
AVALIAÇÃO:
Será avaliada a participação ,o interesse dos alunos em todas as etapas desse projeto.
RECURSOS:
Papel reciclado ,cola tesouras ,tinta guache, pincéis, papel bubina.
Unidade 4
ResponderExcluirAtividade: 6
Turma: Luciana
Cursista: Isabel Cristina / Nazi/ Ide
Peixoto de Azevedo-MT
Plano de aula:
Tempo de Duração: 1 semana
Turma|: pré-escolar
Nesse projeto foi utilizado varias brincadeiras, onde trabalhamos semelhanças, esquerda direita, coordenação e criatividade
Recursos utilizados; Computar / internet, aparelho de som, câmera digital, eva e outros.
Logo depois confeccionamos os matérias necessários com: pés e mãos de eva, bandalhão e outros.
Então, participamos opara os objetivos que foi um sucesso
Unidade 4 Atividade 6
ResponderExcluirProf. Marilene S. Henning
Peixoto de Azevedo-Mt
Plano de Aula -
Tempo de Duração - 2 semanas
TEMA: O CIRCO
Objetivo
Este projeto surgiu após a vinda de um circo a nossa cidade, e criança assim como os adultos gostam de ir ao circo. A partir daí elas começaram a perguntar onde surgiu os circos, se os palhaços gostavam do faziam, quem os ensinava, enfim. Esse projeto teve objetivo pesquisar sobre todas as curiosidades delas mesmas.
METODOLOGIA: Naquela epoca nem todos tinham acesso a internet, então eu levei alguns alunos para minha casa e outros foram com os pais de outro aluno - pesquisamos na internet sobre tudo que eles queriam saber ;
construção de um circo, palhacinhos de tubo de papel higiênico,eva, isopor, cola, papel laminado, brincadeiras e músicas.
AVALIAÇÃO - A avaliação aconteceu com a reazliação da apresentação das brincadeiras, musicas, crianças vestidas de palhaço, enfim foi uma festa só...
TURMA ALZIRA
ResponderExcluirUNIDADE 05
AT 06
CEJA LUIZA MIOTTO
MARISTELA
MATUPA
Projeto de Informática
Objetivos:
Enfatizar e ampliar os conhecimentos da informática no processo ensino-aprendizagem.
Sensibilizar e motivar os alunos para a absorção da tecnologia da informação e comunicação.
Adquirir conhecimentos teóricos e metodológicos para elaboração de projetos educacionais utilizando tecnologias de informação como ferramenta de apoio.
Recurso Utilizado
Laboratório de informática
Data Show
Site
www.atividadeseducativas.com.br
www.atividadeseducativas.com.br
www.turmadamonica.com.br
Cd’s,
Videos
Justificativa
A formação de professores exige a incorporação da cultura da informática, uma vez que, as tecnologias propiciam um ambiente de aprendizagem poderoso, dinâmico e colaborativo. O uso do computador deve ser um meio que dinamize o processo de educação formal. São oferecidos subsídios teórico-práticos para que o docente aprenda a utilizar os recursos da informática e tecnologias interativas e de comunicação, de modo a aplicá-los no cotidiano escolar de maneira criativa.
O projeto auxilia as escolas a desenvolver metodologias de ensino que utilizem o computador de forma adequada e disciplinada, onde os alunos junto com o professor irão aprender a explorar as suas próprias idéias, ampliando a sua capacidade e desenvolvendo confiança com o uso das novas tecnologias
TURMA ALZIRA
ResponderExcluirUNIDADE 05
AT 06
CEJA LUIZA MIOTTO
SILVIA
MATUPA
Projeto de Informática
Objetivos:
Enfatizar e ampliar os conhecimentos da informática no processo ensino-aprendizagem.
Sensibilizar e motivar os alunos para a absorção da tecnologia da informação e comunicação.
Adquirir conhecimentos teóricos e metodológicos para elaboração de projetos educacionais utilizando tecnologias de informação como ferramenta de apoio.
Recurso Utilizado
Laboratório de informática
Data Show
Site
www.atividadeseducativas.com.br
www.atividadeseducativas.com.br
www.turmadamonica.com.br
Cd’s,
Videos
Justificativa
A formação de professores exige a incorporação da cultura da informática, uma vez que, as tecnologias propiciam um ambiente de aprendizagem poderoso, dinâmico e colaborativo. O uso do computador deve ser um meio que dinamize o processo de educação formal. São oferecidos subsídios teórico-práticos para que o docente aprenda a utilizar os recursos da informática e tecnologias interativas e de comunicação, de modo a aplicá-los no cotidiano escolar de maneira criativa.
O projeto auxilia as escolas a desenvolver metodologias de ensino que utilizem o computador de forma adequada e disciplinada, onde os alunos junto com o professor irão aprender a explorar as suas próprias idéias, ampliando a sua capacidade e desenvolvendo confiança com o uso das novas tecnologias
E.E Luiza Miotto Turma Alzira Unidade4 Ativ.6 Silvano Ramos da Silva O Projeto Vida Longa que aconteceu com os alunos do ceja foi muito importante porque cada um teve que ultilizar as tecnologias como meio de informação dos exercicios em sua prática diária e cada um teve um papel importante com o desenvolver do projeto.
ResponderExcluirANA PAULA ALVES SOUZA
ResponderExcluirESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
MATUPÁ
UNIDADE 4
ATIVIDADE 6
PLANO DE AULA
PROJETO: AS PLANTINHAS QUE SÃO REMÉDIO
ALUNOS ATENDIDOS: PRÉ II “ E”
Município: Matupá
PERÍODO:
DURAÇÃO DO PROJETO: 3 meses
OBJETIVO GERAL:
• Possibilitar aos alunos conhecer a experiência das gerações anteriores, que conheceram as aplicabilidades das plantas em outras regiões, e permitir que esta experiência seja compartilhada, buscando melhorar a qualidade de vida, e incentivar os alunos a consumir chás levando assim os mesmo a preservar a saúde desde pequenos.
OBJETIVO ESPECIFICO:
- Possibilitar o contato físico e visual com as ervas medicinais.
- Estimular o habito de consumo de chás.
- Conhecer a importância do uso de chás como prevenção de doenças.
- Perceber a importância do consumo de chás sendo saudável para a saúde.
- Nomear algumas ervas medicinais.
ESTRATÉGIA
Os alunos farão um breve relato sobre chás dizendo os que conhecem e para que servem. Depois serão trabalhadas algumas plantas específicas, por exemplo: hortelã, arruda, capim, cidreira, alecrim, poejo, folha de lima, folha de laranja, entre outros. Será comentado o poder curativo dos chás, fazendo receitas práticas que serão apresentadas na feira do conhecimento que se realizará em outubro e apresentado para a comunidade escolar.
Pretende-se também expor alguns tipos de plantas medicinais, orientando as pessoas para que sirvam determinado chá, o modo de fazer e distribuição de mudas.
RECURSOS
- Materiais: plantas medicinais, água, açúcar, sulfits, lápis cor, lápis cera, terra, cola, tesoura, régua, copo descartável, computador, data show, internet, entre outros
- Humanos: professor, aluno, comunidade escolar.
E E ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE-MARCELÂNDIA
ResponderExcluirREGIANE AP° ALVES MONTEIRO SIQUEIRA
Tema: Introdução da língua inglesa
Projeto desenvolvido de agosto a novembro de 2009
Com alunos do segundo, terceiro e quarto ano do ensino fundamental.
Justificativa
Após ter sido observado as reclamações de professores que ensinam à língua inglesa (que somente é obrigatória a partir da terceira fase do segundo ciclo), sobre as dificuldades apresentas pelos educando em compreender termos básicos da língua em questão. Obteve se a idéia de trabalhar a língua inglesa nas series iniciais do ensino fundamental, devido que nessa faixa etária onde os educando estão iniciando seu processo de leitura e escrita eles apresentam mais facilidade de compreensão, assimilando melhor os conteúdos de ensino. E estes conteúdos da língua inglesa serão realizados por alunas que se desenvolveram muito bem nesta disciplina da 3° fase do 3° ciclo, desta forma os educando das series inicias terão mais atenção e serão mais incentivados sabendo que elas também são alunos como eles.
Objetivo geral
Preparar os educando das séries iniciais ao conhecimento básico da língua inglesa, para as series que inclui a disciplina no currículo dos anos seguintes.
Objetivo especifica
*Mostrar aos alunos o conhecimento básico da língua inglesa.
*Proporcionar o conhecimento de forma prazerosa aos educando de cores primarias, números, objetos, animais, frutas, saudações, dias da semana e feminino/masculino.
Metodologia
Para a obtenção de melhores resultado trabalhará se a com materiais didáticos, far se a atividades de recorte, colagens, pintura, desenhos a mão livre (orientado), também será realizada ao som de algumas cantigas. Os registros das atividades realizadas serão feitos através de cartazes expostas nas salas de aula e no caderno dos alunos. Estas aulas terão uma duração de 30 minutos semanais em cada uma das turmas que se disponibilizarem no desenvolvimento deste projeto, sendo este desenvolvido no segundo semestre de 2009. As orientações das atividades serão realizadas por alunas da terceira fase do terceiro ciclo que demonstram ótimo desempenho em sala, elas terão o acompanhamento dos professores titulares das salas no desenvolvimento das atividades.
Avaliação
O acompanhamento das atividades realizadas será através de observação dia-a-dia, avaliação diagnostica para saber os avanços alcançados e para intervir nas dificuldades ainda restantes. Discussões coletivas onde o educando irá expor suas duvidas e seu conhecimento adquirido.
ATIVIDADE 6
ResponderExcluirE E ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE-MARCELÂNDIA
REGIANE AP° ALVES MONTEIRO SIQUEIRA
Tema: Introdução da língua inglesa
Projeto desenvolvido de agosto a novembro de 2009
Com alunos do segundo ano do ensino fundamental.
Para a realização das atividades foram scanneadas atividades de inglês sobre os números e cores e imprimidas e folha de sulfite para os alunos fazerem, o desenvolvimento das atividades foram registradas com câmera digital através de fotografia.
Unidade 04 - Atividade 06
ResponderExcluirLeandro C. Baches
Turma Alzira
E. Luiza Miotto
Projeto: Horta na Escola, alimentação saudável e consciência ambiental.
Objetivo Geral
Mobilizar alunos, professores, em fim, toda a comunidade escolar, para o uso da horta como um processo de socialização e resgate social e educacional, além de implantar a educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano. Como parte integrante agente de transformações do mundo em que vive. Estimular o habito de utilização de hortaliças na alimentação. Implantar a educação ambiental de forma dinâmica, destacando o papel primordial do ser humano na preservação dos seres vivos e, conseqüentemente, do nosso planeta.
Unidade 04 - Atividade 06
ResponderExcluirTALITA ZANON BRITO
Turma Sebastiani
Marcelandia - MT
PROJETO VIAJANDO COM AS TECNOLOGIAS
Conteúdo Curricular abordado nos PCNs – 8 E 9 ANO
O aluno nessa faixa etária de sua aprendizagem já pode começar a compreender o significado da política e dos conflitos étnicos e sociais que ocorrem no interior das sociedades. O professor deverá ajudá-lo na compreensão de que, em grande parte, esses conflitos nascem da disputa pelo poder, seja de uma classe, etnia ou de um território sobre outro.(PCNs)
- ITENS COMO PARÂMETROS PARA TRABALHAR ESTE TEMA:
mobilização das fronteiras e conflitos internacionais;
os espaços das minorias nacionais, étnicas e culturais;
as mudanças atuais nas relações políticas internacionais e a atual ordem mundial: a busca de novas hegemonias;
o mercado desenhando novas fronteiras: a formação dos blocos econômicos regionais;
mapeamento dos conflitos contemporâneos no mundo;
os países da África e América Latina no contexto da nova ordem mundial;
as organizações políticas internacionais e os novos conceitos de soberania;
indicadores econômicos e sociais da riqueza e do bem-estar e do desenvolvimento humano;
pobreza e exclusão social nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
novas localizações para as atividades empresariais nas regiões: flexibilização nas escolhas e competição entre os lugares;
mudanças nas relações de troca no mercado mundial e os novos países industrializados.
Mídias disponíveis para integrar.
TV - Noticiários da TV aberta.
Vídeo - Filmes e documentários sobre os países e culturas a serem estudados.
Internet – Pesquisa dirigida na Internet sobre as diversas culturas e divulgação de resultados através de Blog.
Mídia Impressa – Livros, revistas (National Geografic, Viagem, etc.) e atlas.
Objetivos
Desenvolver pesquisas sobre temáticas geográficas.
Compreender o significado da política e dos conflitos étnicos e sociais que ocorrem no interior das sociedades.
Expressar-se oralmente e na escrita sobre a natureza do espaço como território e lugar.
Metodologia
Exposição Oral sobre Diversidade Cultural e Conflitos Sociais da atualidade.
Construção de uma WebQuest com a finalidade de conduzir a pesquisa e produção dos alunos, através dos itens:
Introdução – Apresentação do assunto a ser desenvolvido.
Objetivo – Destacar a finalidade da pesquisa e produção.
Metodologia – Explicação de como será realizada a pesquisa e produção.
Recursos - Identificação dos recursos que serão utilizados durante o desenvolvimento da tarefa.
Tarefa – Explicação do que deverá ser feito pelos alunos.
Bibliografia – Listagem de sites, livros, revistas e outros materiais que deverão ser utilizados durante a pesquisa.
Utilização da WebQuest pelos alunos.
Publicação da produção no Blog.
Socialização da produção.
Resultados esperados
Espera-se que o aluno produza um diário de bordo de uma viagem virtual no formato de slides ou vídeo, e que a partir dessa produção possa reconhecer que as paisagens e os lugares são produtos de ações propositivas dos homens em sociedade.
Critérios de avaliação
O aluno deve ao final da atividade reconhecer que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis próprias e que o espaço geográfico é historicamente definido e resulta das interações entre ambas.
O aluno deve ter se apropriado dos procedimentos de pesquisa para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção,identificando suas relações, problemas e contradições.
O aluno deve ter construído por meio da linguagem escrita e oral, um discurso articulado sobre as diferenças entre o seu lugar e a pluralidade de lugares que constituem o mundo.
Socialização
A socialização ocorrerá num primeiro momento através do Blog criado para essa atividade e mais numa apresentação dos vídeos e apresentações produzidos para toda a turma.
Unidade 4 Atividade 6
ResponderExcluirIrene – Bairro União
Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Na execução do Projeto “Brincar e Aprender ” os alunos participaram ativamente de todas as atividades, pois os jogos e as brincadeiras livres e dirigidas fazem parte do dia-a-dia da vida dos alunos , e são instrumentos muito importantes para que as crianças se relacionem umas com as outras e possam expressar diferentes sentimentos.
Essas atividades visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito mútuo.
Além de proporcionar momentos lúdicos e prazerosos, essas atividades ajudam a construir o conhecimento, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e inclusive sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.
Exploramos o esquema corporal, a expressão oral, a contagem e a atenção, todos eles aspectos importantes a serem trabalhados nesta faixa etária.
Além dos jogos e brincadeiras livres, utilizamos vários recursos como computador com internet para pesquisa de brincadeiras e jogos diversificados , aparelho de som e CDs de músicas e brincadeiras cantadas,além de bola, corda, bambolê, bastão,fitas coloridas, peteca, garrafa Peti, latas,bola de meia.
UNIDADE 4 ATIVIDADE 6
ResponderExcluirTURMA LUCIANA
E. 19 DE JULHO
PROF. EDILENE L. M. CARVALHO
Projeto Água Recurso Natural Esgotável
Foi trabalhado com os alunos do 6°ano do Ensino Fundadmental,para compreender a importância da água para nosso planeta. Tornar evidente os mais diversos tipos de poluição da água,o desperdício que é feito e leva-los a reflexão de que todo ser vivo depende da água e cada um de nós temos a responsabilidade de preservá-la.
UNIDADE 4 – ATIVIDADE 6
ResponderExcluirCURSISTA: MARIA DE FÁTIMA LIMA LEITE
ESCOLA KREEN AKARORE – GTÃ DO NORTE/MT
PROJETO DE TRABALHO NA SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.
APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA: A CULTURA DA ÁFRICA NO BRASIL
Através de diálogo com crianças qual o conhecimentos que possuíam sobre as músicas brasileiras com influências africanas. Algumas crianças citaram samba, perguntei se gostavam ou não, expliquei que este ritmo tem origem africana.
Depois foi apresentei uma canção africana, no qual eles fizeram a comparação com o samba que já conheciam.
No segundo momento dirigimo-nos ao Laboratório de informática e acessamos o site: www.acordacultura.org.br , onde puderam apreciar outras músicas.
Foi solicitada uma pesquisa, a qual foi dividida em grupo e elencada cada tema ( vestimentas, alimentos, músicas, dança, brincadeiras etc.). Os grupos apresentaram a pesquisa que fizeram cada qual de sua forma. Também em outro momento, houve a apresentação do globo terrestre e mapas para que tenham a noção do Continente Africana e perceberam que o Brasil é separado desse continente pelo Oceano Atlântico. Também para trabalhar as diferenças raciais, assistiram o DVD “ A Botija de Ouro”, logo após representaram através de desenho a parte que lhe chamaram maior atenção, com esses desenhos foi feito um painel coletivo.os mesmo fizeram o reconhecimento de alguns instrumentos musicais através de livros.
UNIDADE 4 – ATIVIDADE 6
ResponderExcluirCURSISTA: ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI
PROJETO DE TRABALHO NA SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.
APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA: A ORALIDADE E A ESCRITA
Foi colocado os alunos em círculos, e fui estimulando todos a contar o que mais gostavam de fazer ou de comer.Todos tiveram a oportunidade de falar, então foi sugerido s confecção de dois livros coletivo. Explique que cada um teria uma página contendo as informações sobre as frutas preferidas e os brinquedos. Fui lançando perguntas diversas e sugeri que trouxessem o que eles mencionaram para compartilhar com a turma. Teve o momento de socialização dos brinquedos e a preparação de uma sala de fruta, nesse momento eles contaram as frutas (quantidade, qualidade) nomeamos os brinquedos e objetos oralmente. Com a CD da Xuxa dançamos a música “Salada Mista”.
O computador também foi importante, através de jogos interativos eles jogaram o jogo da memória (Descubra a fruta).
Em outro momento receberam uma folha de sulfite para fazer o registro da escrita usando suas próprias concepções, e também o desenho dos mesmos, fui intervindo para que refletissem sobre a maneira de grafar as palavras.
Antes de partir para confecção do livro, levei algumas obras infantis, onde observaram a organização das páginas do livro. Chamei atenção para numeração e o índice do mesmo.
Cleuza Marcolino de Morais Silva
ResponderExcluirTema da aula: Seres vivos e não vivos no seu ambiente natural
Objetivo geral:
Identificar seres vivos e não vivos no seu ambiente natural.
Objetivos específicos:
Apresentação de variedades de sementes;
Andar com as crianças no pátio da escola;
Fazer a semeadura em recipientes transparente;
Observar o tempo de semeadura e se todas vão germinar;
Molhar a semente, recortar gravura, desenho, conversar e filme sobre o tema, conversar sobre seres vivos e não vivos.
Recursos necessários:
Garrafa pet.
Sementes.
Livros para recorte.
DVD.
Televisão.
Maquina digital
Estratégias metodológicas
Este projeto será desenvolvido na "Creche Escola Imã Dulce" com crianças de 4 anos, com o objetivo das crianças conhecer, um pouco sobre os seres vivos e não vivos.No seu ambiente natural será desenvolvido no dia 29 de junho á 03 de julho.
Começar conversando com as crianças sobre os seres vivos e não vivos que vivem ao nosso redor, e incentivar na conversa que todos falem o que sabem sobre o tema e a valorizar o conhecimento deles, em seguida levar eles ao pátio para observar as árvores, terra, areia, pássaros, barulhos, e tudo que acontece ao seu redor.
Colocar aos próprios alunos para pegar a terra e colocar no recipiente que será plantado as sementes, ao voltar para a sala de aula colocar os alunos para ver, tocar e plantar cada um a sua semente escolhida, depois de plantada e molhada, colocaremos em uma mesinha no canto da sala, e explicar que eles mesmos deveram cuidar para que ninguém estragar e molhar elas todas os dias, em que iremos observar o que acontece com sua semente até a sua germinação, no decorrer da semana as crianças iram assistir um vídeo sobre as plantas, desenhar, fazer com a mesinha modelagem da planta, flores, ou algum bichinho que lhes chamou a atenção, fazer cartaz com recortes, e no dia 3 de julho fazer uma apresentação para algumas pessoas sobre o que fizeram na semana.Apresentação será as sementes germinadas, os desenhos e o cartaz que será feito no coletivo, valorizando assim socialização, das crianças em um todo, e como o espaço da escola deve ser destinado as essas investidas a roda de conversas, e um lugar de grande aprendizado.
ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
ResponderExcluirNATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO
Tema: Teclar é Possível
Proposta: Integrar a comunidade na era da Informática, levando-a a desenvolver suas potencialidades e construir um Brasil melhor.
Objetivo Específico: Proporcionar uma orientação, objetivando o processo de inciação ao trabalho conforme aspirações e habilidades da clientela alvo.
Estimular o aluno a consultar bancos de dados, fazer pesquisas e leituras (sofwares específicos) pois estas práticas contribuem para a formação de espírito critico, formando indivíduos com a capacidade de aprendizagem, criatividade, avaliação e julgamento.
Recursos Utilizados: Laboratório de Informática, Internet, DVD, Data Show, Câmera Digital.
Público Alvo: 1ª a 4ª série
Cronograma: As atividades serão realizadas durante o ano letivo de 2009, iniciando-se o trabalho no mês e com término programado em dezembro do ano vigente.
Tema:Oficina de fantoche
ResponderExcluirObjetivo:Mobilizar as turmas para confecção dos fantoches,para ser usados na apresentações em sala de aula,foi escolhido tema folclorico,entre outro da natureza.para uso pedagógico.
apresentação com fantoche estimula a aprendizagem dos alunos,e deixa a aula mais interessante.
Raquel
Unidade 04 - Atividade 06
ResponderExcluirProjeto: Horta na creche, alimentação saudável e consciência ambiental.
Eva
Objetivo Geral
Mobilizar crianças, professores, em fim, toda a comunidade escolar, para o uso da horta como um processo de socialização e resgate social e educacional, além de implantar a educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano. Como parte integrante agente de transformações do mundo em que vive. Estimular o habito de utilização de hortaliças na alimentação. Implantar a educação ambiental de forma dinâmica, destacando o papel primordial do ser humano na preservação dos seres vivos e, conseqüentemente, do nosso planeta.
Objetivos
ResponderExcluir- Compreender a proclamação da República como um golpe desencadeado por forças militares sem grande resistência monarquista graças à crise desse sistema de governo.
- Avaliar a pequena participação da população no evento.
Conteúdos
- Proclamação da República.
- Participação política popular.
Anos
8º e 9º.
Tempo estimado
Duas aulas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Comece a conversa perguntando aos alunos o que eles entendem por participação política, registrando no quadro as ideias principais. Com base nesse primeiro apanhado, direcione o olhar da classe ao período que deseja estudar, a proclamação da República. Lance a seguinte questão: em termos de participação popular, o novo regime acena com mais ou menos oportunidades em relação à Monarquia? Apresente a proposta de investigar se a promessa de maior participação popular, de fato, se concretizou. Informe que a pesquisa será realizada por meio da análise de documentos de época. Para que eles se situem no tema, solicite a leitura do capítulo 1 do livro O Despertar da República.
2ª etapa
Distribua para cada aluno uma cópia do seguinte texto:
"Por ora a cor do governo é puramente militar e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só, porque a colaboração do elemento civil foi quase nula. O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava." (Carta de Aristides Lobo [1838-1896] sobre o episódio de 15 de novembro de 1889.)
Oriente os alunos a se reunir em duplas para discutir o excerto do jurista e jornalista republicano e abolicionista. Peça que abordem dois pontos principais: a composição do primeiro governo republicano e a participação das camadas populares no episódio. Em seguida, organize a socialização das opiniões com a classe inteira. Discuta com o uso do termo "bestializado", acentuando a associação ao animal besta, numa indicação de estupidez e ignorância sobre o processo.
Avaliação
Peça que os estudantes escrevam uma dissertação sobre a participação popular na proclamação da República, tendo como base as leituras realizadas. Avalie se eles compreendem que, apesar dos acenos a certa democratização do poder, o episódio foi um processo de que o povo pouco participou, sendo na maior parte
Gedalia UNIDADE 4 ATIVIDADE 6
ResponderExcluirProfº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio
ResponderExcluirObjetivos Específicos:
• Trabalhar atençao;
• Socialização;
• Concentração;
• Timidez noção de espaço;
Conteúdo: Telefone sem fio.
Materiais didáticos:
• 2 Metros de mangueira transparente
• 2 Garrafas pets
• Cola quente
• Pedaços de EVA colorido.
• Maquina fotografica.
Com esses materiais usei para fabricar o telefone sem fio, a metodologia usada foi cortar a garrafa pelo gargalho, fazer um furo no fundo da garrafa, colocar a mangueira e passar a cola quente. Enfeitar a garrafa com a sua criatividade.
Tempo de duração:
• A brincadeira telefone sem fio foi desenvolvida em 02:00 (duas horas).
Forma de agrupamento das crianças e critérios:
A realização da brincadeira foi realizada na sala, com 13 alunos, expliquei como funcionava a brincadeira, foi colocado o telefone fabricado com materiais recicláveis de duas em duas crianças, o telefone sem fio funciona da seguinte forma, uma das crianças coloca no ouvido e a outra fala, a voz sai do outro lado.
Avaliação:
O primeiro momento atingiu os meus objetivos, até me surpreendi, pois expliquei a brincadeira somente uma vez e eles já foram logo pegando o telefone sem fio feito de garrafa plástica, na realidade fui surpreendida e observei que devo trabalhar mais brincadeiras com as crianças, pois atrai mais, então pude observar que as crianças se interação mais quando a aula e brincadeira é mais interativa.
FRanciele Pereira de Almeida.
ResponderExcluiratividade 6 unidade 4
justificativa.
Após ter sido observado as reclamações de professores que ensinam à língua inglesa (que somente é obrigatória a partir da terceira fase do segundo ciclo), sobre as dificuldades apresentas pelos educando em compreender termos básicos da língua em questão. Obteve se a idéia de trabalhar a língua inglesa nas series iniciais do ensino fundamental, devido que nessa faixa etária onde os educando estão iniciando seu processo de leitura e escrita eles apresentam mais facilidade de compreensão, assimilando melhor os conteúdos de ensino. E estes conteúdos da língua inglesa serão realizados por alunas que se desenvolveram muito bem nesta disciplina da 3° fase do 3° ciclo, desta forma os educando das series inicias terão mais atenção e serão mais incentivados sabendo que elas também são alunos como eles.
Objetivo geral
Preparar os educando das séries iniciais ao conhecimento básico da língua inglesa, para as series que inclui a disciplina no currículo dos anos seguintes.
Objetivo especifico
*Mostrar aos alunos o conhecimento básico da língua inglesa.
*Proporcionar o conhecimento de forma prazerosa aos educando de cores primarias, números, objetos, animais, frutas, saudações, dias da semana e feminino/masculino.
Metodologia
Para a obtenção de melhores resultado trabalhará se a com materiais didáticos, faz se a atividades de recorte, colagens, pintura, desenhos a mão livre (orientado), também será realizada ao som de algumas cantigas. Os registros das atividades realizadas serão feitos através de cartazes expostas nas salas de aula e no caderno dos alunos. Estas aulas terão uma duração de 30 minutos semanais em cada uma das turmas que se disponibilizarem no desenvolvimento deste projeto, sendo este desenvolvido no segundo semestre de 2009. As orientações das atividades serão realizadas por alunas da terceira fase do terceiro ciclo que demonstram ótimo desempenho em sala, elas terão o acompanhamento dos professores titulares das salas no desenvolvimento das atividades.
Este projeto foi muito proveitoso para os alunos a maioria aprenderam o básico da língua inglesa projeto de língua inglesa esta sendo desenvolvido na escola Etelvina de Cerqueira Diamante, Atividade6,desenvolvido turminhas do 2° ao 4°ano, no período vespertino com o objetivo de dar noções básicas como os números, cores , objetos,frutas etc.
Como professora regente estou acompanhado as aulas,incentivando e motivando a turminha.
Os alunos mostraram se muito interessados e ao mesmo tempo curiosos e motivados a conhecer o novo Para eles aprender as palavras básicas do inglês foi muito importante.
UNIDADE 4 ATIVIDADE 6
ResponderExcluirTURMA ALZIRA...
DAYNE MICHELE E ROZALINA MATOS
Tema: Reciclagem
Proposta: Integrar a comunidade para conscientização da importância da reciclagem, lutando pela preservação das arvores e um ambiente mais saudável.
Objetivo Específico: Proporcionar uma orientação, ensinando o processo da reciclagem.
Estimular o aluno a respeitar o meio ambiente, e entender que dependemos disso para um futuro
Público Alvo: Todos os alunos da escola.
Cronograma: As atividades serão realizadas durante o ano letivo de 2009, iniciando-se o trabalho no mês e com término programado em dezembro do ano vigente.
UNID 4
ResponderExcluirATIV 6
ESCOLA KREEN
CELOI MARIA
FRAN R
TURMA ALZIRA
TEMA LEITURA
COM ESTE PROJETO PODEMOS FAZER MUITAS COIZAS EM BENEFICIO DOS ALUNOS, COMO MELHORAR A LEITURA FAZER DE UMA MANIERA NOVA USANDO AS TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA, QUE ELES GOSTEM E SE INTERESSEN MAIS PELA LEITURA EM TODOS OS ASPECTOS.
UNID 4
ResponderExcluirATIV 6
ESCOLA KREEN
CELOI MARIA
FRAN R
TURMA ALZIRA
TEMA LEITURA
COM ESTE PROJETO PODEMOS FAZER MUITAS COIZAS EM BENEFICIO DOS ALUNOS, COMO MELHORAR A LEITURA FAZER DE UMA MANIERA NOVA USANDO AS TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA, QUE ELES GOSTEM E SE INTERESSEN MAIS PELA LEITURA EM TODOS OS ASPECTOS.
Rosimére
ResponderExcluirAtividade 6
Tema
O lúdico na Educação Infantil
Problema
A falta de conhecimento e informação sobre os jogos pedagógicos, acredita-se que esses jogos não sejam apenas brincadeiras, mas sim o ensino aprendizagem, sendo os jogos e brincadeiras as melhores maneiras para a criança comunicarem-se, é o instrumento que ela possui para relacionar e interagir com as outras crianças. Pois é através das atividades lúdicas que a criança pode conviver com os mais diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade interior.
Objetivo Geral
Sensibilizar aos alunos sobre a importância dos jogos pedagógicos e a necessidade de buscar ajuda de um docente.
Objetivo específico
Orientar os alunos sobre os jogos pedagógicos através de uma atividade lúdica;
Desenvolver na criança a aprendizagem com os jogos pedagógicos;
Despertar na criança a vontade e o interesse para participar e estar aprendendo com os jogos
Justificativa
Desenvolver os jogos pedagógicos com a turma do Pré II, o fato de os jogos serem uma atividade humana espontânea e satisfatória, não necessita de maior evidência, o que necessitamos é de uma justificativa para o seu uso na sala de aula (Kamii e De Vries, jogos em grupo, 1991, 31).
Esses autores ainda vão dizer que de acordo com Piaget, a interação social é indispensável tanto para o desenvolvimento moral quanto para o cognitivo, as crianças se desenvolvem não apenas, social moral e cognitivamente, mas também política e emocionalmente através de jogos com regras.
Metodologia
Em primeiro momento os jogos pedagógicos buscam a participação dos alunos nas diversas áreas:
Na área sócio-afetiva os jogos pedagógicos proporcionam à criança viver momentos de colaboração, competição e também de oposição, o jogo ensina a criança a conhecer regras e respeitando o companheiro e aumenta os seus contatos sociais;http://portal.mec.gov.br/index.php
Na área cognitiva os jogos pedagógicos proporcionam a elaboração de algumas estruturas: ordenação, classificação, estruturação de tempo e espaço, primeiros elementos de conhecimentos lógicos através de resolução de problema simples, procurando estratégicas para vencer o colega, o jogo ajuda a criança a comunicar-se e expressar usando a explicação de regras.
Na área da coordenação-motora os jogos pedagógicos permitem a criança à oportunidade para criar e montar seus próprios jogos.
Público Alvo
A turma do Pré II.
Recursos a serem utilizados
Cartolina, Eva, fita larga transparente, pincel atômico, tesoura sem ponta.
Avaliação
Que os alunos tenham compreendido a importância dos jogos pedagógicos, e que venham a:
Melhorar a socialização entre os colegas;
Permitir a criança a ser menos egocêntrica;
Viver situação de competição e colaboração;
Desenvolver a capacidade de observação, comparando diferenças e semelhanças;
Apresentar algo desafiador para as crianças resolverem;
Aprender a trabalhar em grupo, respeitando o outro.
Elizabete Alves Dos Santos
ResponderExcluirMrcelândia
Projeto
Parasitas e seus hospedeiros.
Objetivos
- Reconhecer as características de alguns animais parasitários.
- Compreender a importância de hábitos de higiene para a prevenção de contágio.
Anos
3º e 4º.
Utilizar também de recursos como o computador com acesso a internet para que os alunos possam pesquisar sobre os mesmo, o data show, maquina digital para tirar fotos dos alunos desenvolvendo o projeto, a impressora para imprimir atividades.
Pesquisado em:
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/piolho-carrapato-doenca-pulga-parasitatitulo-parasitas-externos-e-hospedeiros-504378.shtml
Unidade 4
ResponderExcluirAtividade 6
Escola Ebenzer
Rosangela G. Carnio
Tema: artes visuais uma experiência estética.
Proposta: levar ao conhecimento dos alunos as core, e fazer com que eles aprendam que vivemos em um mundo colorido, no qual tudo aquilo que nos rodeia tem uma cor.
Aproveitando-se disso levar ao aluno o conhecimento tecnológico.
Objetivo especifico: Proporcionar ao aluno uma experiência palpável e lógica, através da nossa realidade. Fazendo assim que eles aprendam as cores, e a utilizar o computador.
Unidade 4
ResponderExcluirAtividade – 6
Turma Beija-flor
Aparecida Gonçalves de Oliveira
Professora formadora: Jislaine da Luz
Guarantã do Norte MT
DESENVOLVIMENTO:
Para motivação inicial será pedido para alguns alunos espontaneamente que contem trechos de sua história de vida, e em seguido a professora divide a turma em grupos de três e distribui uma copiam do poema para cada grupo, eles realizará a leitura individual e coletiva do poema proposto para a equipe.
Num segundo momento a professora estimulará os alunos a criarem uma poesia de sua própria autoria ou mesmo baseado nas poesias exploradas em sala de aula, e outras que foram pesquisadas pela internet. Enquanto produzem a poesia serão ouvidas músicas de teor erudito, em baixo volume; que poderá ser Mozart ou Beethoven, visto que estas composições auxiliam na concentração.
As poesias produzidas serão lidas para os colegas de sala, e em seguida afixadas no mural, no corredor das sala de aula para que possam ser apreciadas por outros alunos.
Num terceiro momento, que foi no mês de maio fizemos o concurso de poesias fazendo apresentação para as mães.
RECURSOS:
Computador para pesquisas de poesias;
Maquina digital;
Retroprogetor transparência
Data shol
Unidade 4
ResponderExcluirAtividade – 6
Turma Beija-flor
Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
Professora formadora: Jislaine da Luz
Guarantã do Norte MT
DESENVOLVIMENTO:
Para motivação inicial será pedido para alguns alunos espontaneamente que contem trechos de sua história de vida, e em seguido a professora divide a turma em grupos de três e distribui uma copiam do poema para cada grupo, eles realizará a leitura individual e coletiva do poema proposto para a equipe.
Num segundo momento a professora estimulará os alunos a criarem uma poesia de sua própria autoria ou mesmo baseado nas poesias exploradas em sala de aula, e outras que foram pesquisadas pela internet. Enquanto produzem a poesia serão ouvidas músicas de teor erudito, em baixo volume; que poderá ser Mozart ou Beethoven, visto que estas composições auxiliam na concentração.
As poesias produzidas serão lidas para os colegas de sala, e em seguida afixadas no mural, no corredor das sala de aula para que possam ser apreciadas por outros alunos.
Num terceiro momento, que foi no mês de maio fizemos o concurso de poesias fazendo apresentação para as mães.
RECURSOS:
Computador para pesquisas de poesias;
Maquina digital;
Retroprogetor transparência
Data shol
Formadora: Jislaine Luz.
ResponderExcluirProfessoras: Áurea e Edira
Unidade 4 - Atividade 6
Escola Beija Flor
Duração do projeto: 3 semanas
.
Objetivo: conscientizar os alunos quanto a preservação do rio;
Informar o tempo de decomposição dos materiais(lixo) jogados no rio.
Trabalhar texto e ortografia.
Disciplinas trabalhadas: português, ciências e artes.
Está atividade se refere ao projeto da atividade anterior.
Desenvolvimento
Como o projeto do dia do rio esta em andamento vai continuar com o projeto nesta atividade.
Para iniciar o projeto houve uma discussão em sala com a colaboração de todos os alunos sobre o rio que passa no fundo da escola.
Apresentação do panfleto com o tempo de decomposição dos materiais.
Após a leitura e discussão do panfleto, pintura dos desenhos.
Visita ao rio para fazer levantamento do lixo jogado no rio, a mata ciliar e se havia erosão.
Apresentar aos alunos um cartaz com os materiais e o tempo de decomposição dos materiais.
Bingo com palavras que aparecem no cartaz.
Ditado de palavras com dificuldade ortográfica que apareciam no cartaz.
Digitar essas palavras no word. (aula de informática)
Ainda para concluir:
Exercícios de separação das palavras em silabas e letras entre outros;
Formação de frases e texto .
Assistir o vídeo com análise de outro rio maior com e sem mata ciliar e o lixo que os seres humanos jogam nas margens do rio.
Ao finalizar o projeto pretendemos que os alunos estejam conscientes de suas responsabilidades na preservação dos rios.
Conscientes do problema do acúmulo de lixo no meio ambiente.
Melhorado na produção de texto e na ortografia.
Unidade 4
ResponderExcluirAtividade 6
Formadora: Jislaine Luz.
Professoras: Silene Oliveira de Matos Priesnitz.
Auronides de Oliveira Costa.
Desenvolvimento do projeto “Dia do rio”
Para iniciarmos o projeto houve uma discussão em sala com a colaboração de todos os alunos sobre a poluição dos rios, coleta seletiva do lixo, reciclagem e outras;
Apresentação do panfleto com o tempo de decomposição dos materiais.
Após a leitura e discussão do panfleto, pintura dos desenhos;
Visita ao córrego Horizonte para fazer levantamento do lixo jogado no rio, a mata ciliar e se há erosão;
Confeccionar juntamente com os alunos um cartaz com os materiais (garrafa pet, borracha,latinha, chiclete, vidro, filtro de cigarro, nylon, papel, pano e anotar o tempo de decomposição dos mesmos;
Bingo com palavras que aparecem no cartaz;
Ditado de palavras com dificuldade ortográfica que apareciam no cartaz;
Digitar essas palavras no word. (aula de informática);
Ainda para concluir:
Exercícios de separação das palavras em sílabas e letras entre outros;
Formação de frases e texto;
Assistir o vídeo e slides água, ciclo da água, mata ciliar e o lixo que os seres humanos jogam nas margens dos rios.
Ao finalizar o projeto pretendemos que os alunos estejam conscientes de suas responsabilidades na preservação dos rios.
Conscientes do problema do acúmulo de lixo no meio ambiente.
Melhorado na produção de texto e na ortografia.
UNIDADE:4
ResponderExcluirATIVIDADE:6
CURSISTAS: DELESIA E IRENE , EDILENE
PROJETO: MINHA ESCOLA
JUSTIFICATIVA: É importante que a criança seja bem ambientada e relacionada na sua própria escola.
Propiciar à criança o melhor conhecimento de suas partes, de seu funcionamento, de suas atribuições e contribuição à sociedade.
OBJETIVOS:
- Reconhecer as repartições da escola;
-Conhecer os profissionais da escola e suas funções;
- Valorizar a escola;
- Conscientizar os alunos sobre a importância de se estudar nos dias atuais;
- Identificar os objetos escolares;
- Descrever o trajeto de casa à escola;
DESENVOLVIMENTO:
Para motivação inicial realizamos um passeio pela escola e realização de teatro com dedoches, poesias, música, jogo da memória; caça-figuras; recadinhos; mensagens; datas comemorativas; brincadeiras dirigidas; recorte e colagem; arte em EVA; ressaltando sobre o zelo ao lidar com o material escolar; pedir aos alunos que recortem os objetos escolares e que os cole nas páginas do albinho; deixar a criança recortar e colar montando a historia de acordo com sua criatividade.
AVALIAÇÃO:
Para melhorar a socialização entre os colegas, permitindo que a criança a ser menos egocêntricas vivendo situações de competições e colaboração, desenvolvendo a capacidade de observar e comparar a diferença e semelhanças e aprender a trabalhar em grupo, respeitando o outro.
TEMA: Parasitas e seus hospedeiros
ResponderExcluirOBJETIVOS:
Reconhecer as características de alguns animais parasitários.
Compreender a importância de hábitos de higiene para a prevenção de contágio
ANO: 5º ano
RECURSOS UTILIZADOS: data show, computador, entre outros.
DESENVOLVIMENTO:
Foram lançadas para os alunos as seguintes questões? Vocês conhecem alguns animais parasitas? Porque eles podem ser classificados assim? Qual a razão desse nome? Que tipo de animais são esses? Quais as características físicas e hábitos desses animais?
Após as respostas dos alunos que não apareceram pulgas, carrapatos e piolhos foram orientados a realizarem pesquisas em livros e na internet, com o resultado da pesquisa em mãos, foi realizada uma conversa sobre o que foi encontrado através da pesquisa sobre parasitas? A maioria de eles relatou que os parasitos são hospedeiros pelas pulgas, carrapatos e piolhos bem como elas devem ser evitados. Em seguida foi sugerida aos mesmos uma produção de texto coletivo sobre as informações coletada na pesquisa. Em seguido foi relacionado no quadro o que cada aluno aponta como característica desses animais. Os visualizaram através de data show imagens previamente selecionadas dos parasitas. Em seguida os alunos foram divididos em grupos e foram orientados a confeccionaram boletins com dados informativos e desenhos sobre esses animais.
AVALIAÇÃO
Análise e participação e o domínio que cada um apresenta durante a realização da atividade. Os alunos visitaram outras turmas para contar o que aprenderam com a aula.
Josy Fernandes
Atividade: 6 Unidade: 4
ResponderExcluirCursista: Mª Silvana da Silva Souza
Turma: Anne
Plano de Aula desenvolvido para 8ª série 9º ano.
Conteúdo: Construir e Interagir.
Justificativa: Deu-se devido à necessidade de buscarmos alternativas para amenizar a situação critica de cada um que se encontram os nossos alunos no que se refere à aprendizagem.
Problema: Cabe ao educador descobrir, quais são as principais causas do fracasso do aluno na aprendizagem
Objetivo: Atender os alunos com dificuldades na aprendizagem da leitura na escrita.
Metodologias: Investigar o processo de construção de conhecimento e desenvolvimento do educando e atuar a partir dos dados e aspectos encontrados nessa investigação.
Ações pedagógicas. Conscientes da importância do domínio da leitura e escrita para o indivíduo na sociedade é necessário que a escola exerça verdadeiramente seu papel como instituição verdadeiramente seu papel como instituição formadora de cidadãos conscientes, capazes de sobressair-se nas mais variadas situações do dia a dia, respeitando e fazendo respeitar seus direitos, que só através do saber crítico, e o leitor competente poderá exercer seus direitos e deveres como cidadãos.
Avaliação os alunos serão avaliados através do desempenho individual de cada um em sala de aula.
Formadora: Jislaine da Luz.
ResponderExcluirProfessora: Abadia Gonçalves da Silva.
Unidade: 4 – Atividade 6.
Escola = Ebenezer
Mitose e meiose
02 e 03/11/2009
Ficha Técnica
Estrutura Curricular
Ensino Médio/ Biologia /Núcleo: Divisão Celular
Objetivo: compreender em linhas gerais, os processos de divisão celular, relacionando a duplicação do material genético que ocorre antes da divisão com os resultados da mitose e meiose.
Estratégias:
• Explicação da professora através de transparência (retro projetor);
• Na sala de informática assistir vídeo com explicação do assunto estudado para ampliar o conhecimento dos alunos;
• Aula audiovisual, (computador) vídeo retirado do site youtube.
Recursos:
• Computador;
• Pendrive;
• Vídeo internet (site youtube);
• Transparência;
• Retro projetor;
• Livro didático;
• Outros materiais.
Tamanho do arquivo: 25,00KB
Projeto Estados Físicos da água
ResponderExcluirObjetivos:
• Reconhecer os diferentes estados físicos da água.
• Compreender a relação entre a temperatura e mudança de estado físico da água.
Metodologia:
1) Levantar alguns questionamentos na sala sobre a água, tais como:
• Qual sua utilização?
• Encontramos água sempre da mesma forma?
• O que acontece se colocarmos água no freezer, por exemplo?
• E se aquecê-la? O que acontece?
• Por que o vidro do carro embaça quando está frio? Explique.
2) A partir das respostas, o professor poderá propor uma aula de observação utilizando um recipiente com cubos de gelo e outro recipiente com água fervendo. E com o auxílio de um termômetro medir a temperatura de cada um dos recipientes. Durante esta simples observação o professor estimulará com diversas perguntas a fim de que percebam as mudanças de estado da água, como por exemplo, o gelo voltará a ser água líquida, relacionando assim a mudança de estado a temperatura.
Sugestões e dicas
1) O professor poderá propor como tema de pesquisa, a definição de ponto de fusão e ebulição e pedir para que os alunos representem em uma tabela, percebendo assim as diferenças entre os respectivos pontos em alguns materiais, como por exemplo, a água, o álcool, o óleo, etc.
2) Este assunto também poderá ser relacionado com o estudo do ciclo da água na natureza.
3) Os alunos poderão assistir a trechos do desenho; "A era do gelo", percebendo as modificações de estado da água, as adaptações dos seres vivos, suas dificuldades neste ambiente, etc.
Lucélia de Oliveira Lucas
Unidade: 04
ResponderExcluirAtividade: 06
Edinalva Alves da Silva
Plano de Aula desenvolvido para 8ª série 9º ano.
Conteúdo: Construir e Interagir.
Justificativa: Deu-se devido à necessidade de buscarmos alternativas para amenizar a situação critica de cada um que se encontram os nossos alunos no que se refere à aprendizagem.
Problema: Cabe ao educador descobrir, quais são as principais causas do fracasso do aluno na aprendizagem
Objetivo: Atender os alunos com dificuldades na aprendizagem da leitura na escrita.
Metodologias: Investigar o processo de construção de conhecimento e desenvolvimento do educando e atuar a partir dos dados e aspectos encontrados nessa investigação.
Ações pedagógicas. Conscientes da importância do domínio da leitura e escrita para o indivíduo na sociedade é necessário que a escola exerça verdadeiramente seu papel como instituição verdadeiramente seu papel como instituição formadora de cidadãos conscientes, capazes de sobressair-se nas mais variadas situações do dia a dia, respeitando e fazendo respeitar seus direitos, que só através do saber crítico, e o leitor competente poderá exercer seus direitos e deveres como cidadãos.
Avaliação os alunos serão avaliados através do desempenho individual de cada educando.
turmasilvia@gmail.com
ResponderExcluirAngélica Teresa Jilsélia
UNIDADE 4
ATIVIDADE 6
Tema: Fabulas
Objetivo: Incentivar os alunos para leitura de fabulas, onde serão usados na apresentações em sala de aula,,entre outro para uso pedagógico. Estimulando a aprendizagem dos alunos,e deixando a aula mais interessante e atraente.
turmasilvia@gmail.com
ResponderExcluirAdriana, Ivanei, Marilene, Renata
Modulo 4 ati 6
Relatório da aula desenvolvida com o tema : DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A aula desenvolvida com a turma da Educação Infantil. Trabalhamos leituras folclórica , música e danças, apresentação de teatros. Os alunos utilizaram de estratégias pinturas com tinta guache usando as mãos pintadas e também pinturas livres no próprio corpo representando o grupo Timbalada..E exposição em sala de aula,para todas as outras crianças da escola. O resultado dessa aula foi proveitoso, pois todas as crianças ficaram empolgados na realização dessa atividade,e assim alcançando os objetivos para essa atividade através de várias metodologias.
Turma Silvia
ResponderExcluirUnidade 4
Atividade 6
Cleonice
Dionea
Edilene Daufembach
Maria dos Milagres
Estamos nos referindo a aula da atividade anterior.
Os alunos utilizarão - se de estratégias: como entrevistas orais com os moradores do bairro onde esta localizada a escola, entrevistas com agente de saúde para obter informações sobre os dados de caso de dengue dos anos de 2007 e 2008. Registrar gráficos, produção de panfletos informativos ilustrações de desenhos, nas entrevistas usarão gravadores, máquinas digital para organizar o trabalho e apresentá-lo.
turmasilvia@gmail.com
ResponderExcluirCelma Francisca, Salete Regina, Maria Zuleide, Lizolete Inês.
ATIVIDADE=06
Estou me referindo a aula da atividade anterior.
Os alunos utilizarão - se de estratégias: pesquisa na internet para localizar os jogos, entrar no paint para desenhar organizar o trabalho e apresenta-lo, usarão computadores impressora. E logo mais farão uma apresentação.
Turma anne
ResponderExcluirModulo 04
Atividade06
Angélica maria
Atividades de cantigas diversas
Primeiramente irei conversar sobre a atividade proposta e posteriormente iremos pesquisar algumas musicas que eles gostam de ouvir deles as musicas que eles mais gostam e irei trabalhar diversificado para interagir eles com o ambiente
Objetivos
Identificar a importância das musicas infantis
Estimular seu psicológico e socialização e gosto pela musicas infantis
Avaliação
Será avaliado de acordo com o interesse de cada criança
Recurso:
Computador para pesquisas de cantigas
Maquina digital;
turma Anne
ResponderExcluirUnidade 4
Atividade 6
Maria Aparecida
Projeto: Água
Objetivo:
Levar os alunos a se preocuparem com o seu futuro, para que eles percebam que se não economizarem agora, mas tarde as futuras gerações não terão este liquido tão precioso.
Estratégia:
Pesquisa no laboratório de informática sobre o tema.
Assistir vídeo relacionado.
Ouvir a musica planeta água
Trabalhos em sala
E atividades relacionadas ao tema
Duração: 1 semana
Maria Aparecida Lemes
Avaliação:
O trabalho foi muito bom e divertido de trabalhar
Pois os alunos gostaram muito.porque envolveu varias tecnologias.
Turma Anne
ResponderExcluirUnidade 04
Atividade 06
Dalverlandia
– Contando uma história com sons.
O meu trabalho foi desenvolvido com cinco crianças com idade entre 7 e 10 anos de idade, sendo que duas estão na (3º fase do 1º ciclo), duas na (1º fase do 2º ciclo), e uma está na (2° fase do 2° ciclo). A diferença de idade e série foi proposital para observar o desempenho de cada um na atividade proposta, já que todos já sabiam ler, e a maneira de contar as histórias dependeria apenas, da criatividade e imaginação de cada um.
Em Primeiro lugar, foi proposto aos alunos que lessem algumas histórias, contos, fábulas entre outros, para os mesmos apresentarem, usando apenas gestos, sons vocálicos ou sons oriundos de quaisquer tipos de objeto, que eles considerassem imitativo a ação descrita na história.
Abaixo o nome de algumas coleções disponíveis para as leituras dos alunos, e desenvolvimento da atividade proposta.
• Clássicos da Bíblia;
• Série dinossauros;
• Fábulas de Esopo;
Além das coleções citadas acima, vários outros livrecos avulsos foram colocados a disposição. Não tenho dúvida das variedades de opções que os alunos tinham disponíveis para leitura. O tempo para os alunos escolher e fazer as leituras dos livros, até encontrar sua favorita, foi de aproximadamente duas horas.
Antes de apresentar o trabalho, foi sugerido aos alunos que separassem alguns objetos para ajudar na imitação dos sons que representaria as cenas da história. Veja abaixo, a descrição de alguns destes objetos:
• Colher
• Copo de plástico
• Prato de plástico
• Canetinha
• Sacola Plástica
• Pedaço de madeira
• Apito
• Uma lata vazia
• Mesa de escrivania como suporte
• Gestos corporais, faciais, sons emitidos pela boca tais como: urro, gritos, choro, assobio, canseira, gargalhadas etc.
O resultado foi surpreendente, pois não imaginava que eles conseguiriam contar uma história de forma tão clara, usando apenas pequenos objetos, gestos, sons vocálicos, sem poder expressar sua linguagem natural, “no caso a leitura das palavras”, e ainda, se divertir com a atividade.
Realmente há muito que se aprender e descobrir sobre o consciente, inconsciente e principalmente, a alma os desejos de uma criança. A chave desse mundo misterioso pode estar na observação, atenção, afetividade, motivação, respeito as suas limitações e confiança. É um pouco dos deveres, do meio no qual elas estão inseridas, principalmente a família e a escola.
Fernanda lopes
ResponderExcluircreche criança feliz
Atividades de “ cantigas de rodas'
Primeiramente irei conversar sobre a atividade proposta e posteriormente iremos pesquisar algumas musicas que eles gostam de ouvir deles as musicas que eles mais gostam e irei trabalhar diversificado para interagir eles com o ambiente
Objetivos
Identificar a importância das musicas infantis
Estimular seu psicológico e socialização e gosto pela musicas infantis
Avaliação
Que os alunos tenham compreendido a importância das cantigas de roda e que venham a:
Melhorar a socialização entre os colegas;
Permitir a criança a identificar as musicas infantis.
Recurso:
Computador para pesquisas de cantigas de rodas
Maquina digital;
UNIDADE O4
ResponderExcluirATIVIDADE 06
TURMA ANNE
ZULEIDE PAIXÃO
ESTA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA CRECHE CRIANÇA FELIZ NO MUNICIPIO DE PEIXOTO DE AZEVEDO COM AS CRIANÇAS DE O5 ANOS DO PRÉ-ESCOLA.USAREMOS CAIXAS DE VARIAS FORMAS BLOCOS LÓGICO PARA ELES FAZEREM OS ENCAIXES TAMBÉM FUI USADOS BLOCOS LOGICOS NO QUAL DESENVOLVERAM SUAS CRIATIVIDADES FORMANDO SEUS DESENHOS TAMBÉM FOI USADOS PAPEL PARA ELES FAZEREM RECORTES E COLAGENS FORMANDO O SEU DESENHO PREFERIDOS, OS MESMOS USARAM SUAS IMAGINAÇÃO E SUA CRIATIVIDADE PARA DESENVOLVER CADA UM O SEU TRABALHO, TAMBÉM OUVI O MONENTO DE PINTURA COM TINTAS NO QUAL TAMBEM CONHECERAM AS CORES PRIMARIAS , FOI ÓTIMO POIS TODOS PARTICIPARAMEM MASSA.
Unidade: 04
ResponderExcluirAtividade: 06
Turma Anne
Prof. Luzia Rodrigues Arruda
Projeto; Adptação ao ambiente escolar
Duração: 20 dias
Objetivo: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e a espontaneidade, fortalecer o vínculo afetivo e um dialogo aberto, facilitar a aproximação entre os colegas ou entre as crianças novas, facilitar a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos, verificar as fases de escrita dos alunos.
Justificativa: O inicio da aula e um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade e expectativas.
Justamente por se tratar de algo novo para a criança, requer um período de adaptação.
A fase de adptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses, depende da criança, onde cabe a escola (professora) realizar a acolhida das crianças e que a adptação ao novo espaço seja da melhor maneira possivel
Conteúdos: Português: Conversas, relatos de vivencias, narração, nomes dos colegas, da professora e dos funcionarios, histórias ludicas e fábulas, sondagem da escrita e leitura.
Matemática: contagem oral, jogos, leitura de calendário, situações problems.
História e Geografia: Observação dos diferentes ambientes, espaço escolar, a história de vida do aluno.
Artes: pintura, recorte e colagem dramatizações, musicas diversas.
Educação Física: Roda cantada, brincadeiras e jogos , alongamento
Metodologia: Receber as crianças com carinho, apresentações e dinâmicas de grupo, atividades de reconhecimento do nome e dos colegas, passeio pela escola, para conhecer as dependêncua e os funcionários.
Atividades sobre valores e regras na escola.
Brincadeiras e jogos, trabalhos com cantigas, fazer interpretação oral e gestos, escritas e desenhos.
Atividades orais (roda de conversa)
Avaliação a avaliação se dará no processo, com intervenções quando necessárias.
TEREZINHA VILIBALDA E ANDREIA
ResponderExcluirPLANO DE AULA PARA TRABALHAR LITERATURA 4ºANO
Objetivo:incentivar a leitura
desenvolver o hábito de ler
conhecer clássicos da literatura brasileira infanto juvenil.
Metodologia:pesquisa na internet sobre os determinados autores,para conhecer suas obras mais interessantes;distribuir livros para os alunos para que levem para casa com prazo de uma semana para concluir a leitura, ao témino do prazo deverão apresentar o resumo do livro para a turma.Ganha um brinde quem ler o maior número de livros.
Recursos:Livros de Monteiro Lobato,Cecília Meirelles,Vinícius de Moraes e outros...brindes para motivação.
Avaliação:A expressão da oralidade,mais detalhes,cuidados com o livro,responsabilidade.
Prof. Marcos M. Farias
ResponderExcluirEE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt
Unidade 4 – Atividade 06
Turma Luciana
Sistema de numeração:
- Investigações didáticas a respeito da apropriação do sistema de numeração pelas crianças; - Características do Sistema de Numeração Decimal e propostas de ensino para que as crianças identifiquem regularidades na série numérica oral e escrita em números com diferentes quantidades de algarismos.
Cálculo mental:
- Reconceitualização do sentido de cálculo mental;
- Cálculo exato e aproximado;
- Uso e explicitação das propriedades das operações;
- Algoritmos das operações.
Objetos e instrumentos para a abordagem de diferentes conteúdos matemáticos:
- O uso da calculadora;
- O papel dos jogos no ensino da matemática.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRaque L. de Araujo
ResponderExcluirCreche C. Feliz
turma Anne.
Durante a execução do projeto: Dengue, os alunos demonstraram conhecimento do assunto, mas no dia a dia não praticam os cuidados básicos com o lixo, bastou promover a limpeza do pátio para comprovar isso. Nas atividades em sala de aula e Laboratório de Informática demonstraram interesse, habilidade ao ver os vídeos e informações e ao passar a produção de texto em forma de desenhos também mostraram que são capazes de fazer e firmaram o compromisso de cada um fazer a sua parte quanto ao lixo que produzem, tanto na escola como em casa. Avaliei que o resultado foi positivo e de grande benefício para com as atitudes dos alunos.
Atividade 6
ResponderExcluirPlano de aula
15 dias
Produção de vídeo
Valores
Os alunos a princípio estudarão conceitos como ética , moral na disciplina de filosofia, após aulas expositivas e discussões em sala de aula os temas a cima os alunos em grupo escolheres um tema que para aquele grupo era considerado um valor importante para a convivência em sociedade.
Os vídeos foram produzidos e apresentados na sala de aula para os colegas
Formadora= Jislaine
ResponderExcluirRoseani C. S.
Ebenezer
unid-4
Ativ 6 unid4
Na escola, procurei e encontrei nos computadores da sala de informática salvo no atalho para administradores/ jogos educativos /como pysycache, wendy, que contém historinhas em vídeo, quatro arie com jogos da memória ,quebra cabeça, e sete erros .Os arquivos apresenta todas mídias principais que esse trabalho exigia: som áudio, imagem, atividades educativas e é interessantes.
Formadora: Jislaine da Luz.
ResponderExcluirProfessora: Abadia Gonçalves da Silva.
Unidade: 4 – Atividade 5.
Escola = Ebenezer
Plano de aula
Citoplasma e organelas
02 e 03/11/2009 - 16 horas
Ficha Técnica
Estrutura Curricular
Ensino Médio 1º ano / Biologia / Citoplasma e organelas
Objetivo:
• Compreender a célula como uma entidade complexa na quais diversas estruturas interagem.
• Identificar os nomes das organelas e relação entre a estrutura citoplasmática e sua função na célula.
• Dominar os conceitos relacionados à composição química dos seres vivos e tipos de células em que as organelas ocorrem ou onde são mais desenvolvidas.
Descrição:
• Explicação da professora através de transparência (retro projetor);
• Aula audiovisual, (computador) vídeo retirado do site youtube.
• Distribuir uma temática para cada aluno;
• Leitura, interpretação;
• Preparar e organizar para apresentar em forma de seminário;
• Descrição de cada apresentação, para memorizar o que foi explicado;
• Digitar, a descrição para elaborar um portifolio das aulas realizadas.
• Portifolio; criar um hiperlink para cada descrição da disciplina de Biologia.
• Para elaborar um hiperlink é necessário<digitar o texto<editar<selecionar tudo<inserir< hiperlink<endereço onde esta a atividade<salvar< sim<;
• Para chegar à atividade é necessário: inserir< abrir < hiperlink, assim vc chega à atividade, é só ler a vontade.
Obs. Esse trabalho de link é para chegar a um mesmo documento.
Avaliação: Exposição oral; materiais utilizados para apresentação do trabalho; conclusão do trabalho; resumo e relatório.
Recurso; Retro projetor; Computador; Transparência; avaliação:
Referências bibliográficas:
Laurence. J.Biologia: ensino Médio, volume único – 1 ed-SP:nova Geração,2006.