Unidade 4 - Currículo, projetos e tecnologia


Nesta última unidade do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, nos dedicaremos a práticas de integração de tecnologias ao currículo, em especial, ao desenvolvimento de projetos de trabalho, a partir dos quais dialogaremos sobre os conceitos de currículo, projetos e outros relacionados à integração de tecnologias ao currículo ou que possam emergir no andamento das atividades.
Vamos analisar como essa integração pode se efetivar na prática pedagógica com projetos de trabalho.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividade 2

Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias

Nessa atividade, cada participante deverá explicitar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação que poderá trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Ao mesmo tempo, também conhecerá as características apontadas pelos colegas do curso, criando, com isso, uma rede de reflexão coletiva da turma.


Orientações para a atividade 2

Acesse os comentários para explicitar as características das tecnologias de informação e comunicação que podem trazer significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica.
Leia as características apontadas pelos colegas e comente-as, escrevendo suas contribuições para a reflexão coletiva

127 comentários:

  1. Ana Cristina Martinelli


    O computador é um mediador da aprendizagem sendo fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem, que para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos é preciso que se invista na formação de professores.
    A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem. Porem deve haver clareza da intencionalidade pedagógica, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias.

    ResponderExcluir
  2. ESCOLA ESTADUAL JARDIM DAS FLORES
    Matupá – MT
    Professora Tâni
    AGILIDADE – utilizando as tecnologias de informação e comunicação durante uma aula teremos mais tempo para tratar do assunto, levando em conta a agilidade com que a internet nos traz o conhecimento e o quanto economizamos tempo para aprofundar sobre o tema numa aula.

    ResponderExcluir
  3. UNIDADE 04
    ATIVIDADE 2
    TALITA ZANON BRITO
    MARCELANDIA - MT
    TURMA: SEBASTIANI

    Achei interessante este tópico da atividade 02, porque nos pede para explicitar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação, em nosso cotidiano.
    Me deparei com uma realidade esses dias aqui em minha escola, um aluno de sala de recurso desanimado, desmotivado, não conseguia se concentrar, e acabava sempre atrapalhando os outros com conversas frívolas.
    Pedi a professora que encaminhasse o aluno ate minha sala, olhei seu caderno, peguei uma revista de recortes, dei a ele tesoura, cola, e um cartolina, iniciei ali todo um trabalho de pesquisa juntamente com este aluno, fazendo algumas perguntas que seriam respondidas ou com imagens, ou com palavras.
    Após o trabalho estar pronto, eu coloquei-o no computador para escrever algumas palavras, separar as silabas e depois construir frases em cima do que ele tinha feito naquela cartolina.
    Confesso que para muitos isso foi muito simples, sem nada de novo, mas para esse aluno, foi um show, ele estava radiante sentando na frente de um computador, procurando as letras no teclado atônito, disse se poderia retornar no dia seguinte e perguntou se seria eu quem o atenderia, perguntei quanto aos dias de recurso dele, e chegamos a algumas conclusões.
    Depois disso preciso dizer se a tecnologia da revista, da cola, da tesoura, do PC, fazem a diferença?
    Precisamos caros colegas, se inteirar mais e mais a cada dia trazer a tecnologia para bem perto desses alunos, para que o conhecimento se expanda cada vez mais, sem fronteiras.

    ResponderExcluir
  4. Unidade 4
    Atividade 2
    Turma Márcia
    PROFª. IRENE CATANEO
    ESCOLA KREEN AKARORE – PXTO

    Eu trabalho na Escola Especial Vida Nova – APAE, no período vespertino, não temos sala de informática na escola e a convite da diretora Maria do Socorro da Escola Kreen Akarore, passei duas horas com dez alunos especiais no laboratório de informática, para minha surpresa, os alunos não saíram nem para beber água. Teremos que nos atualizar urgentemente senão iremos vender pipoca na praça.

    ResponderExcluir
  5. ATIVIDADE=02

    IRENE, não seja tão radical, a praça já esta cheia!!!

    Mas, você esta certa quando diz que devemos estar antenados nas novas tendências, senão nós mesmo nos excluímos.


    IARA SIMA

    ResponderExcluir
  6. TURMA ALZIRA
    ATIVIDADE 2 UNIDADE 4
    MARIA LUIZA PEROTTO
    Quando temos um olhar tecnicista, reduzimos a importância do professor, pois enxergamos o recurso tecnológico completo por si mesmo, sendo somente ele, em si capaz de trazer transformaççoes de qualidade para a educação, simplesmente por estar sendo usado. aprendizagem a´ráves do conputador pode fazer com que o sujeito se insira numa experiência de elaboração do conhecimento.
    O computador é um mediador da aprendizagem sendo fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao educando certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, aprendizagem, que para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos é preciso que se invista na formação de professores.
    A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem. Porem deve haver clareza da intencionalidade pedagógica, se o uso das tecnologias ocorrerem integrados a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
    Se as atividaddes propostas pelo professor não produzem os resultados esperados, surge a necessidade de uma nova forma de apresentar o conhecinento do aluno e assim ampliar as condições de aprendizagado,sendo esta uma atribuição do professor.

    ResponderExcluir
  7. TURMA 1 MARCIA
    Janete Ferreira Padilha
    Escola Estadual Kreen Akarore
    Peixoto de Azevedo/MT
    Atividade 2
    As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em “tudo” o que fazemos, pois basta olharmos para o nosso aparelho celular, que hoje esta acessível praticamente a todas as pessoas. E as demais tecnologias que estão espalhadas, dentre elas, destaco a internet. Que sem ela hoje, ficamos fora do mundo, fora dos acontecimentos. E é através das navegações pela internet, que conseguimos obter mais conhecimento e ler sobre as experiências vividas pelas pessoas em todos os cantos do mundo. Acredito que as tecnologias se tornaram necessidade, e quem não as usar fica com certeza desconectada dos acontecimentos globais.
    JANETE FERREIRA PADILHA

    ResponderExcluir
  8. TURMA 1 MARCIA
    Yvana Maria Vieira
    Escola Estadual Kreen Akarore
    Peixoto de Azevedo/MT
    Atividade 2
    Com a internet accessível a todos, fica difícil ate conversar com nossos alunos,se você estiver por fora desta tecnologia, pois eles estão completamente conectados, chegando cada dia com um assunto novo, que ele viu na net” como diz eles”. E se você também não estiver inteirada, antenada, você passa a ser vista por eles como se não fizessem parte de um mesmo mundo. Até com nossos companheiros de trabalhos o assunto que rola sempre tem uma menção a algo que ele viu ou buscou na internet para aplicar para seus alunos. Portanto é necessário que integramo-la em nosso fazer pedagógico se quisermos nos fazer entender por nossos alunos.

    ResponderExcluir
  9. Turma 1 Marcia
    Shelma de Moraes
    Escola Escola Kreen Akarore
    Aividade 2

    Como já foi dito a tecnologia esta a nossa volta em praticamente tudo que nos facilite a vida. Então a internet é mais destes meios que veio para complementar e facilitar a entendimento de nossos alunos. Pois a cada dia surge um novo assunto, o que faz com que cada um de nos professores tenhamos que nos adequar a essa realidade.

    ResponderExcluir
  10. Atividade 02 unidade 04
    Escola Estadual Bairro União
    Thãnisley Sunaqui da Cruz

    Concordo com Ana Cristina Martinelli quando fala que “o computador é um mediador da aprendizagem sendo fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino”, pois, sem dúvida nenhuma ele serve para várias atividades com os alunos auxiliando-os no aprendizado. Os alunos ao acessarem as informações contidas na internet devem fazer uma leitura, interpretação, elaboração de textos e assim adquirir a capacidade de produzir conhecimentos.

    O uso do vídeo também auxilia no aprendizado das crianças, por que já não é nenhuma novidade nas escolas, há muitos os professores já o utilizam para enriquecer suas aulas. O que tem interessado atualmente são as novas formas e maneiras para utilizá-lo. Assistir a vídeos de qualidade e tornar a aula bem mais proveitosa, tendo o cuidado de deixar de lado vídeos de má qualidade. Poderão entrar em contato com as idéias, linguagens, maneiras de se comunicar enfim,ter mais desenvolvendo habilidades de escrita, leitura e interpretação, motivando-os a produzir, ler e interpretar textos, ou mesmo, é um complemento do que a professora explicou na sala de aula.

    ResponderExcluir
  11. Unidade 04
    Atividade 02
    Luciana


    O uso do computador e a internet são grandes aliados para a nossa prática pedagógica, sendo fontes de pesquisa de fácil acesso e que chamam a atenção dos alunos, dessa forma devemos usá-los sempre que for possível para enriquecer nossas aulas.

    ResponderExcluir
  12. ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
    UNIDADE 4
    ATIVIDADE 2
    Jandira Ferreira do Nascimento

    Os computadores estaõ por toda parte e por todo mundo,a cada dia , grande parte da sociedade beneficia-se da informatização para agilizar o acesso e a manipulação das informações, as pessoas acessam cada vez mais serviços pela internet, a qualquer hora, estando a qualquer lugar.
    As redes digitais de comunicação e informação é importante para o desenvolvimento da Educação que lida diretamente com a formação humana, principalmente a educação de hoje que nossos educandos tem uma facilidade incrivel de manuzear os computadores e a internet.

    ResponderExcluir
  13. Atividade II
    Unidade IV
    Turma da Sebastiani
    Sandra Donadia
    Peixoto Azevedo
    Eu concordo com a professora Ana Martinelli quando ela diz que o computador é um mediador no processo de aprendizagem. Essa é realmente uma característica fundamental dessa tecnologia na área da Educação, pois bem direcionada, bem manipulada, com objetivos bem delineados esse instrumento é peça importante para que o professor alcance o fim de sua ação docente que é o crescimento integral de seus alunos.

    ResponderExcluir
  14. Formadora: Prof.ª Marcia Vacario
    Participante:Prof. Josemar Monteiro
    Escola Estadual Kreen Akarore – Peixoto de Azevedo – MT
    UNID 4 Atividade 2
    No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
    Como afirma Marco Silva em seu artigo – Internet na Escola e Inclusão: “A educação do cidadão não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico-tecnológico, cuja característica geral não está mais na centralidade da produção fabril ou da mídia de massa, mas na informação digitalizada como nova infra-estrutura básica, como novo modo de produção. O computador e a Internet definem essa nova ambiência informacional e dão o tom da nova lógica comunicacional, que toma o lugar da distribuição em massa, própria da fábrica e da mídia clássica, até então símbolos societários.”

    ResponderExcluir
  15. UNIDADE4
    ATIVIDADE 02
    TURMA SEBASTIANI
    SONILDE FERREIRA SILVA
    Concordo plenamente com a professor Janete quando ela diz: As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em “tudo” o que fazemos, pois basta olharmos para o nosso aparelho celular, que hoje esta acessível praticamente a todas as pessoas. E as demais tecnologias que estão espalhadas, dentre elas, destaco a internet. Que sem ela hoje, ficamos fora do mundo, fora dos acontecimentos. E é através das navegações pela internet, que conseguimos obter mais conhecimento e ler sobre as experiências vividas pelas pessoas em todos os cantos do mundo.
    No mundo globalizado em que vivemos, nós educadores necessitamos estar atentos a todos os meios de tecnologias .

    ResponderExcluir
  16. Atividade 2
    UNIDADE 4

    Concordo plenamente com a professor Janete quando ela diz: As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em “tudo” o que fazemos, pois basta olharmos para o nosso aparelho celular, que hoje esta acessível praticamente a todas as pessoas. E as demais tecnologias que estão espalhadas, dentre elas, destaco a internet. Que sem ela hoje, ficamos fora do mundo, fora dos acontecimentos. E é através das navegações pela internet, que conseguimos obter mais conhecimento e ler sobre as experiências vividas pelas pessoas em todos os cantos do mundo.
    No mundo globalizado em que vivemos, nós educadores necessitamos estar atentos a todos os meios de tecnologias .

    ELZI

    ResponderExcluir
  17. DORACI
    ATIVIDADE 2 MÓDULO 4

    Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias
    Para que o professor entre no mundo das tecnologias e faça uso delas em prol do aprendizado de seu aluno, as escolas precisam estar equipadas para entrar nessa nova era e o professor qualificado e também aberto para isso. Pois não adianta ter recursos se o professor não estiver motivado para usá-los. Também é necessário atenção especial por parte do professor, levando em conta que se deve usar esses meios sem perder de vista os seus objetivos.

    ResponderExcluir
  18. Atividade 02 unidade 04
    Escola Estadual Bairro União
    Thãnisley Sunaqui da Cruz

    Concordo com Ana Cristina Martinelli quando fala que “o computador é um mediador da aprendizagem sendo fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino”, pois, sem dúvida nenhuma ele serve para várias atividades com os alunos auxiliando-os no aprendizado. Os alunos ao acessarem as informações contidas na internet devem fazer uma leitura, interpretação, elaboração de textos e assim adquirir a capacidade de produzir conhecimentos.
    O uso do vídeo também auxilia no aprendizado das crianças, por que já não é nenhuma novidade nas escolas, há muitos os professores já o utilizam para enriquecer suas aulas. O que tem interessado atualmente são as novas formas e maneiras para utilizá-lo. Assistir a vídeos de qualidade e tornar a aula bem mais proveitosa. Poderão entrar em contato com as idéias, linguagens, maneiras de se comunicar enfim, de das mais desenvolvendo habilidades de escrita, leitura e interpretação, motivando-os a produzir, ler e interpretar textos, ou mesmo, é um complemento do que a professora explicou na sala de aula.

    ResponderExcluir
  19. UNIDADE 04 ATIVIDADE 02

    Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias.

    De fato as contribições que esta nova era de tecnologia nos oference é bastante gratificante em nosso meio escolar.Porém concordo com o comentário da frofessora Doraci, onde ela coloca que as escolas pecisam estar equipadas para entar nessa nova era e que o professor esteja qualificado para tal renovação.

    FRANCIONE DE JESUS NOLETO BRITO

    ResponderExcluir
  20. Unidade:4
    Atividade:2
    Cristiane
    Peixoto
    Turma: Sebastiani
    O professor deve planejar sua aula baseada na teoria construtivismo que é uma teoria para a qual o conhecimento é fruto de uma construção pessoal. Na qual da maior subsidio para o aluno porque o aluno não só vai digitar seus textos mas sim pesquisar pois o aluno aprende fazendo.

    ResponderExcluir
  21. Unidade IV
    atividade 02

    Eugenia, Genilde, Marlene disseram:

    Com o uso da tecnologia o compromisso com a educação tem sido ampliado nas questões de formas de organização dos espaços de criar e recriar informações que possam proporcionar que as pessoas de diferentes idades e classes sociais tenham acesso a informação e assim vivenciar e construir o conhecimento.

    ResponderExcluir
  22. ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
    TURMA 1 MARCIA
    NEUSA APARECIDA SEMENSATE SILVA
    As tecnolagias chegaram nas Escolas, onde os alunos estão usando o computador e a internet, para fazerem suas atividades e se interessando cada vez mais em seus estudos, pois tudo o que se faz é usando as tecnologias existente na Escola e no mundo de hoje e nos professores temos que nos apefeiçoar compreender e acompanhar estas tecnologias para melhorar cada vez mais em nossa pratica pedagógica. E no curso das tics; juntos em uma rede de reflexão coletiva, um ajudando o outro quando precisamos para desenvolver as nossas atividades tudo fica mais fácil e até divertido.

    ResponderExcluir
  23. ATIVIDADE-2

    O PROFESSOR DEVE PLANEJAR SUA AULA BASEADA EM CIMA DO CONSTRUCIONISMO QUE DA MAIOR SUBSIDIUO PARA O ALUNO PORQUE ALÉM DE PESQUISAR SEUS TEXTOS ELE IRA TAMBÉM DIGITA-LO, POIS O ALUNO APRENDE-FAZENDO.

    ResponderExcluir
  24. ANTONIA
    ATIVIDADE - 2

    COMO JÁ TEMOS CONHECIMENTO ATRAVÉS DE OUTROS PENSADORES, QUE PLANEJA AULAS USANDO O MÉTODO CONSTRUCIONISMO SÓ TRÁZ MELHORAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO O GERAL, POIS Á CRIANÇA APRENDE MUITO MAIS QUANDO ELES PARTICIPEM ATIVAMENTO E DIRETAMENTE DE AULA.

    ResponderExcluir
  25. Sandra Claudia e Carla Daiana

    A oportunidade de trabalhar com as novas tecnologias, dá a uma grande investida á aprendizagem. A Era Digital é uma forma de preparar os alunos de maneira objetiva, pois não se limita apenas ao que está escrito nos livros mas sim nas possibilidades de vivenciar experiências novas, onde o meio digital traz o mundo para a sala de aula. Diante da globalização e das imprevisíveis mudanças no mundo moderno, a informática vem ser um agente de inclusão quando inserida na sala de aula pois possibilita aos estudantes o ingresso no mundo digital ampliando e melhorando o processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  26. UNIDADE 04
    ATIVIDADE 02
    PARTICIPANTE: GENI
    PEIXOTO DE AZEVEDO, 02/11 / 2009.
    A tecnologia de informação e de comunicação traz sim grande contribuição na prática pedagógica, sendo que nos leva á explorar diversos assuntos para ser desenvolvidos com nossos alunos na sala de aula é uma fonte de descoberta que ajuda o educando buscar novas idéias e principalmente aprender de forma lúdica, criativa, dinâmica e encorajosa essa é uma essência de descoberta. No entanto, o professor ao levar o aluno no laboratório de informática tem que explorar conteúdo que tenha significado e com objetivo não deixar o mesmo livremente acessando a internet buscando coisas que não leva o aluno á refletir, pensar, agir e buscar conhecimento que faz parte do ensino aprendizado do mesmo.

    ResponderExcluir
  27. Atividade 02
    Amélia Vitória
    Venina Borges
    Tarciza Maria

    E.E. Vinicius de Moraes
    Peixoto de Azevedo, MT

    Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias

    Todo inicio de ano os professores elaboram os conteúdos à ser trabalhado e também elaborados os projetos que vão ser desenvolvidos durante o ano letivo. A idéia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, trazendo o pensamento de uma realidade que ainda não aconteceu.
    A escola trabalha com projetos pois é uma construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades cuja realização produz um movimento no sentido de buscar no futuro uma nova situação que responda às suas indagações ou caminhe no sentido de melhor compreendê-las e o desenvolvimento de projetos com o uso das tecnologias de informação e comunicação vem sendo desenvolvido agora através das informações que hoje estamos tendo com as TICs.
    Ao desenvolver projetos em sala de aula, explicita-se a necessidade de criar uma nova cultura educacional. A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação, bem como o desenvolvimento de projetos voltados para compreensão e resolução de problemas da realidade.
    É importante perceber que o trabalho por projeto pode partir de um objetivo focado em uma disciplina.
    E o aluno quando trabalhamos com projetos, (individualmente ou em grupo) cria histórias, ele pode trazer assuntos que se relacionam a outras áreas do conhecimento, potencializando com isso a integração entre as áreas, caminhando desta forma para um projeto com características multidisciplinar ou interdisciplinar.

    ResponderExcluir
  28. anumciação
    atividade -2
    turma sebastiane
    Concordo com sandra sobre o uso dos computadores ou das tecnologias.

    ResponderExcluir
  29. UNIDADE 4
    ATIVIDADE 2
    IVANEDE ALVES.
    Essas tecnologias é de fundamental importância na prática pedagógica, no nosso fazer pedagógico em sala de aula com os alunos,pois a criança gosta de coisa nova, hoje só se fala em tecnologia do momento.Os jovens estão interados nessa nova tecnologia que estamos vivendo em nossos dias atuais. E a escola que não disponibiliza dessa tecnologia precisa mudar para acompanhar o rítmo do aluno,porque estamos em outra “era”, e o objetivo principal da escola é que o aluno aprenda, cresça e que tenha uma preparação para a vida.

    ResponderExcluir
  30. MARINEUZA CARBOLIN

    A escola sendo um espaço que tem desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e morais dos alunos, deve assumir o papel de democratização dos saberes e reconhecer a necessidade de se trazer a tecnologia para dentro de suas salas, por meio de desenvolvimento de projetos, não somente para ser utilizada, mas também para ser entendida, criticada e construída e através de projetos isso é posspivel pois tanto o professor se envolve como os alunos. O professor não caminha à frente do aluno, mas junto com ele, promovendo sua aprendizagem, fazendo intervenções, questionando-o, quando necessário fornecendo-lhes as informações demandadas pela situação. As tecnologias podem representar uma nova forma de pensar e sentir ainda em construção, vislumbrando, assim, um papel importante na elaboração do pensamento. Vivemos em tempos de mudanças, e o novo, além de complexo torna-se importante para nossa vida cotidiana. A informática é uma das grandes mudanças advindas com a tecnologia o que nos faz mais preparados para atuarmos, tanto profissionalmente como na vida social.O uso de computadores e Internet nas atividades curriculares, é um meio pelo qual irá ajudar ao professor e aluno. Agora se o professor não tiver o aprendizado e o interesse de utilizar estes recursos para melhoria de seu trabalho, é claro que não haverá mudanças, continuará na mesmice. Estes novos recursos vieram para acelerar a educação que até então estava estagnada, sem muitas perspectivas para a pesquisa, para o desenvolvimento da criatividade. E a partir desta criatividade incentivada pelo professor o aluno irá moldando sua aprendizagem, por que ele será o dono do seu saber, das suas buscas, mas lógico que tudo isso com o auxílio, orientação do professor, que será o seu instigador. As estratégias são muitas podemos usar; a pesquisa; criação de projetos; construção de blogs; apresentação de slides com vídeos, fotos...e por aí vai...vídeos produzidos pelo próprio aluno, etc, estas são algumas das estratégias que poderemos utilizar, além do editor de textos ... O uso das tecnologias na ação didática contribui para uma prática pedagógica diferente. Porém isso só é possível se o professor estiver preparado para conduzir a aprendizagem dos alunos usando as tecnologias como ferramenta de trabalho. O professor deve ficar bastante atento para que o aluno não procure brincar, jogar ou outra prática desnecessária , afastando-se de buscar os conhecimentos que estão sendo propostos.Observamos, na prática grande interesse dos alunos com relação ao uso de computadores.

    ResponderExcluir
  31. As contribuições que nos adquirimos foi que agora temos como acessar internet, o portal do professor, porque lá tem como prepara uma aula, fazer um projeto, pesquisa e muitas outras coisas. E também tem a interação com os colegas, de qualquer forma aprendemos muito com este curso as tic.
    Raimunda

    ResponderExcluir
  32. Unidade IV
    Atividade 02
    VALDIRENE DE SOUZA

    O uso da internet e outros recursos tecnologicos,tem possibilitado chamar a atenção do aluno, para que o mesmo tenha vontade de estudar,uma vez que a internet utiliza de todos os sentidos para chamar a atenção. Uma pena que temos muito pouco, essas ferramentas tão preciosas.

    ResponderExcluir
  33. unidade 4
    atividade 2

    josefa
    turma sebastiane

    o uso da tecnología como o computador,o data show quais interligaram os pençamentos tantos dos alunos quanto dos professores,pois além de facilitar a pesquisa inda possibilita o aluno a participar da aula.Pois os mesmos gostam de aulas diferenciadas.

    ResponderExcluir
  34. ATIVIDADE 02 UNIDADE4
    ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    LAURA LEÃO
    O USO DA INTERNETE E DOS COMPUTADORES E DO CELULAR SÃO GRADES ALIADOS PARA A NOSSA PRÁTICA
    PEDAGOGICA ,POIS ESTA BEM FACIL DE SE ADQUIRI-LHO E A OPORTUNIDADE DE APRENDEMOS A MANUSEAR E CADA DIA MAIS ACESSIVO A CADA UM .

    ResponderExcluir
  35. unidade 4 Ativ. 2
    Angelita Peixer Severo
    Gisele Adriana

    Todo trabalho realizado com o uso das tecnologias requer habilidade para bem desenvolver os conteúdos e precisão na hora da pesquisa. Pois através do uso da internet temos maior flexibilidade e agilidade as nossas aulas.

    ResponderExcluir
  36. Ativ.2 Unid.4
    Cursista: Lucimere Gomes da Silva
    Ceja

    Concordo, quando nossos colegas dizem que tecnologia é sinônimo de Agilidade, modernidade e facilidade em nosso dia-a-dia, pois, facilita o trabalho em nossa vida pessoal, profissional. E quem não se atualizar, pode ter certeza ,que as maquinas tomará seu lugar.

    ResponderExcluir
  37. Mirian Mota
    Unidade 4
    Atividade 2

    A prática pedagógica com o uso das novas tecnologias é concebida como um processo de reflexão-ação, o professor precisa ser capacitado para dominar os recursos tecnológicos, elaborar atividades de aplicação desses recursos escolhendo os mais adequados aos objetivos pedagógicos, analisar os fundamentos dessa prática e as respectivas conseqüências produzidas em seus alunos.
    Tecnologias podem representar uma nova forma de pensar e sentir ainda em construção, vislumbrando, assim, um papel importante na elaboração do pensamento. Vivemos em tempos de mudanças, e o novo, além de complexo torna-se importante para nossa vida cotidiana.
    A informática é uma das grandes mudanças advindas com a tecnologia o que nos faz mais preparados para atuarmos, tanto profissionalmente como na vida social.

    ResponderExcluir
  38. BETH

    UNIDADE 04 ATIVIDADES 02
    AS NOVAS TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL IMPORTANTE NA PRATICA PEDAGOGICA NO NOSSO PROJETO EM SALA DE AULA COM OS NOSSOS ALUNOS POIS OS ALUNOS GOSTA DE COISAS NOVAS HOJE SÓ SE FALA EM INTERNETA INFORMAÇÃO E UMA DAS GRANDES MUNDAÇÃS QUE NOS FAZ MAIS PREPARAR PARA ATUAMOS TANTO PROFISSIONALMENTE COMO NA VIDA SOCIAL PARA NOSSOS ALUNOS E IMPORTANTE.

    ResponderExcluir
  39. IRMAS SIMAS E MARILZA DIAS

    A tecnologia tem contribuído muito em nossa prática pedagógica, por exemplo – A internet fonte de pesquisas que podemos inserir em nosso planejamento, montagem de slides, data show, aula de vídeo. Trabalhar atividade corporal usando música.

    ResponderExcluir
  40. LUZIA GONÇALVES

    SALESIO WRONSKI

    TEREZINHA VIEIRA


    A tecnologia através de seu amplo espaço proporciona a pratica pedagógica. Uma infinidade de conteúdo que visa o crescimento intelectual não só do aluno, mas também do professor.
    A principio acreditamos que essas orientações do curso não iam acrescentar nada de novo na pratica pedagógica, mas os resultados que tivemos foram significativos, pois o que levamos pra Tic foi o resultado da pratica pedagógica e isso é muito recompensador.

    ResponderExcluir
  41. Atividade 02 unidade 04
    Escola Estadual Bairro União
    Eni Sunaqui


    Concordo com Ana Cristina Martinelli quando fala que o computador é um mediador da aprendizagem e que o mesmo tem muita importância para os alunos. Acredito que ele apresenta como uma forma mais prazerosa de se aprender, dando ao aluno uma certa autonomia e segurança quando vai em busca de seus conhecimentos. O uso do vídeo também vem para somar no desenvolvimento de um trabalho produtivo e enriquecido de novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  42. Unidade 4
    Atividade II
    Turma Ebenezer
    Rosangela G. Carnio
    Guarantã do Norte

    A tecnologia na educação é inserida no contexto, como meio de pesquisa e fonte de informação. A televisão, o computador, a internet, conexões em rede e outros, são vistos como meio para aquisição de diferentes conhecimentos. É colocada em favor da educação e usada para tornar a aula mais dinâmica e produtiva, propiciando a construção colaborativa e a socialização do conhecimento.

    ResponderExcluir
  43. Ativ.2 Unid.4
    Cursista: Rogéria Cristhina Pedroso
    Ceja

    Concordo, quando nossos colegas dizem que tecnologia é sinônimo de Agilidade, modernidade e facilidade em nosso dia-a-dia, pois, facilita o trabalho em nossa vida pessoal, profissional. E quem não se atualizar, pode ter certeza ,que as maquinas tomará seu lugar.

    ResponderExcluir
  44. Turma Alzira
    Ceja Cefapro Matupá
    Cursista Nilsa
    Atvidade2 unidade 4
    Concordo com (FRÓES) quando afirma que os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.

    ResponderExcluir
  45. UNIDADE 4
    ATIVIDADE: 02

    Turma Beija-flor
    Aparecida Gonçalves de Oliveira
    Danieli Rocha
    Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT


    A tecnologia é um mediador da aprendizagem de fundamental importância para o ser humano. Pois antes para fazer pesquisas usávamos livros, hoje ficou mais fácil tudo que você precisa procura nos site da internet.
    Portanto é necessário que entregá-la em nosso fazer pedagógico.As novas tecnologias da comunicação e informação enriquecem a prática pedagógica, mas não falam por si sós. O professor é responsável por essa incorporação de qualidade e cabe considerar o trabalho do docente, dominando as tecnologias e assumindo as decisões quanto ao processo de ensino e aprendizagem. O professor precisa estar preparado para atuar pedagogicamente com as novas

    ResponderExcluir
  46. UNIDADE 4
    ATIVIDADE: 02
    Turma Beija-flor
    Ivonete Aparecida Rufatto
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT

    A tecnologia através de seu amplo espaço proporciona a prática pedagógica. Uma infinidade de conteúdo que visa o crescimento intelectual não só do aluno, mas também do professor. As tecnologias de informação e de comunicação trazem grande contribuição na prática pedagógica, sendo que nos leva á explorar diversos assuntos para ser desenvolvidos com nossos alunos na sala de aula é uma fonte de descoberta que ajuda o educando buscar novas idéias e principalmente aprender de forma lúdica, criativa, dinâmica e encorajadora, essa é a essência da descoberta. Essas tecnologias são de fundamental importância na prática pedagógica... no nosso fazer pedagógico.

    ResponderExcluir
  47. ADILSON ANTONIO

    Tecnologias podem representar uma nova forma de pensar e sentir ainda em construção, vislumbrando, assim, um papel importante na elaboração do pensamento. Vivemos em tempos de mudanças, e o novo, além de complexo torna-se importante para nossa vida cotidiana. Porém isso só é possível se o professor estiver preparado para conduzir a aprendizagem dos alunos usando as tecnologias como ferramenta de trabalho.

    ResponderExcluir
  48. Ativ4_2 Derli, Fátima e Tatiane
    Uma educação inovadora supõe a formação de alunos empreendedores, inovadores e criativos.Com as tecnologias avançadas e interligadas, podemos nos aproximar desses objetivos de uma forma diferente e mais agradável.

    “As novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos
    e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de
    aprendizagens ricas, complexas, diversificadas” (PERRENOUD, 2000, p.139)

    A sala de aula será, cada vez mais, um ponto de partida e de chegada, um espaço importante,
    mas que formará, com ajuda de várias atividades enriquecedoras que tenham o aluno como sujeito da sua própria aprendizagem.

    ResponderExcluir
  49. ELIANA ALVES

    A principal caracteristica tecnologica é a utilização dos aparelhos tecnologicos que ajudam e contribuem para o desenvolvimento das atividades pedagogicas onde, onde através dos mesmos ocorre a interação social e coletiva.

    ResponderExcluir
  50. TURMA ALZIRA
    CEFAPRO MATUPÁ
    CURSISTA: Vera Lucia de Aragão
    ATIVIDADE : 2 UNI 4

    As tecnologia é Agilidade, modernidade e facilidade em nosso dia-a-dia, pois, facilita o trabalho em nossa vida pessoal, profissional.
    As tecnologia serve como mediadora da aprendizagem de fundamental importância para o ser humano. Pois antes de fazer pesquisas usávamos revistas, enciclopédia e livros, hoje ficou mais fácil tudo que precisa procura nos sitie da internet.Portanto é necessário entregá-la em nosso fazer pedagógico.

    ResponderExcluir
  51. E.E Luiza Miotto Ceja Turma Alzira Unidade2 Atividade 2 Silvano Usando as tecnologias de informação e comunicação durante uma aula teremos mais tempo para tratar do assunto, levando em conta a agilidade com que a internet nos traz o conhecimento e o quanto economizamos tempo para aprofundar sobre o tema numa aula.

    ResponderExcluir
  52. UNIDADE 04
    Atividade 2
    FORMADORA: Marcia Vacario
    Shirley Pires de Souza Santos –Marcelândia
    Ao ler os comentários cheguei a seguinte consideração:
    Esta cada vez mais difícil pensar em ensino/aprendizagem sem envolver os recursos tecnológicos, eles despertam tanto a atenção do professor quanto do aluno. A todo tempo surge assunto em sala de aula, como noticias recente transmitidas pelos alunos que a cada dia tem mais acessibilidade a esse recurso isso faz com que o corpo docente se atente a esses fatos.

    ResponderExcluir
  53. Turma:Luciana
    E.E.19 de Julho
    Curcista: Helena C. de Aragão
    Unidade:4
    Atividade: 2

    As tecnologia é Agilidade, modernidade e facilidade em nosso dia-a-dia, pois, facilita o trabalho em nossa vida pessoal, profissional.
    As tecnologia serve como mediadora da aprendizagem de fundamental importância para o ser humano. Pois antes de fazer pesquisas usávamos revistas, enciclopédia e livros, hoje ficou mais fácil tudo que precisa procura nos sitie da internet.Portanto é necessário entregá-la em nosso fazer pedagógico.

    ResponderExcluir
  54. Odete - Turma Emerson
    ATIVIDADE 2

    O computador é um mediador da aprendizagem sendo fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem, que para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos é preciso que se invista na formação de professores.
    A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem. Porem deve haver clareza da intencionalidade pedagógica, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias.

    ResponderExcluir
  55. VERONICE Mª R. SCHWARZER
    ATIVIDADE 2 UNIDADE 4
    Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias
    Acredito que as características principais dos meios tecnológicos que irei expor são a praticidade ,a motivação.é muito mais fácil motivar um aluno a rever um conteúdo através de jogos do que com quadro e giz.Além disso tem a praticidade pois para quem´não tem dificuldades de preparar essa aula é rápido,mas mesmo assim precisa de preparação e planejamento.
    Achei interessante o comentário da professora Doraci ,onde ela coloca que as ecolas precisam estar equipadas para entrar nessa nova era ,e o professor esteja qualificado para tal renovação.

    ResponderExcluir
  56. UNIDADE IV
    ATIVIDADE 2
    TURMA LUCIANA
    JULIANA SÂMELA
    PEIXOTO DE AZEVEDO – MT

    Quando se fala de tecnologia dentro sala de aula, sabemos que é ainda bem restrita. Mas pra mim no dia-a-dia o que eu posso trazer pra minha realidade por enquanto é o aparelho de som, televisão, aparelho de DVD, até por que meus alunos tem 4 anos de idade e esses aparelhos ajudam eles a desenvolver a linguagem oral, desenvolvimento do esquema corporal, ou seja, ajuda a criança em sua formação. Esses aparelhos faz com que as crianças se socialize com os colegas com a professora, fique sabendo o que esta acontecendo no mundo e na cidade onde vive. Como sabemos a criança esta se construindo e descobrindo o mundo que a cerca.

    ResponderExcluir
  57. Escola Kreen Akarore
    Turama 1 Marcia
    Elizama Leite de Almeida

    Sabemos a tecnologia avança cada vez mais, tempos atras era a televisão, hoje temos a internet que disponibiliza os inúmeros vídeos sobre o assunto que a pessoa procura.O problema é que, muitos de nós nao estamos acompanhando essa evolução e isso que é ruim, pois nossos alunos estão atualizados em tudo que diz respeito à tecnologia. Tenho certeza que a tecologia é mais uma aliada paraa conseguirmos alcançar uma educação que tanto queremos, isso depende de estarmos nos atualizando cada dia mais e estarmos preparados para planejarmos nossas atividades incluindo meios tecnológicos que despertam interesse nos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  58. TURMA ALZIRA
    CEFAPRO MATUPÁ
    CURSISTA: Gedalia Sabino
    ATIVIDADE : 2 UNI 4

    As tecnologia é Agilidade, modernidade e facilidade em nosso cotidiano pois, facilita o trabalho em nossa vida pessoal, profissional.
    As tecnologia serve como mediadora da aprendizagem de fundamental importância para o ser humano. Pois antes de fazer pesquisas usávamos revistas, enciclopédia e livros, hoje ficou mais fácil tudo que precisa procura nos sitie da internet.Portanto é necessário entregá-la em nosso faz

    ResponderExcluir
  59. ALUNAS DILCE E ANTONIA
    PROFESSOR EMERSON
    ATIVIDADE2 MODULO 4

    ANA MARCIA, CONCORDO COM SEU PENSAMENTO, SE NÓS FICARMOS PARADO NÃO VAMOS CHEGAR EM LUGAR ALGUM, POR ISSO DEVEMOS ESTAR PREPARADOS COM AS TECNOLOGIAS.

    ResponderExcluir
  60. ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
    NATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO
    As novas tecnologias vão mudar as novas metodologias em sala de aula, mudando nossa metodologia o aluno terá uma aprendizagem mais significativa e real.Acredito que ao utilizar essas tecnologias,não somente estamos diversificando as metodologias ou agilizando a transmissão de conhecimento, com isso ficamos mais próximos da linguagem dos alunos e da realidade que eles vivem.

    ResponderExcluir
  61. Turma Sebastiani
    Aluna Irene H. Altran

    Todas estas considerações são válidaas, no entanto, meu foco de atuação é implantar um Laboratório de Informática na Unidade Escolar para possibilitar estes acessos e usos, eu si que tudo é tcnoloiga, desde um celular, rádio, etc, más um computador, intrnet e data show, são imprescindíveis.

    ResponderExcluir
  62. ATIVIDADE 2 – MÓDULO 4
    JACKELINE BREGOLI
    ESCOLA JARDIM DAS FLORES

    Uma característica bastante relevante sobre as tecnologias de informações é que através delas, podemos nos sentir atuais. De certa forma, se não sabemos como executar uma tarefa utilizando as tecnologias que nos são impostas, nos sentimos desatualizados. Portanto, na minha opinião, devemos estimular os alunos para que eles se atualizem cada vez mais, utilizando não somente o computador como tecnologias,mas sim, outros equipamentos tais como: microscópios em aulas de ciências da natureza, equipamentos de cozinha (microondas, processadores, máquina de fabricar pães...), esteiras ergométricas, motores de injeção eletrônica em física por exemplo. Por que não? Acho que cada professor poderia de certa forma utilizar equipamentos deste tipo em suas disciplina para que a aula se trone interessante.

    ResponderExcluir
  63. Cristiane Vitorino Sorgato
    Escola renascer
    Atividade 02

    Bom temos o computador que é mediador entre as pessoas, a net que por este caminho as pessoas viajam pelo mundo e conversam com pessoas do país inteiro. Temos a filmadoras que com ela podemos gravar momentos inesquecíveis e compartilharmos com os colegas e amigos e por fim a câmara digital registrando momentos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  64. Adriana Bazoni-EE Bairro União
    Unidade 4- Atividade 2

    Existe um programa "google earth" que consegue com exatidão localizar qualquer cidade do Brasil que a pessoa queira. Acredito que com este exemplo consigo mostrar como a internet contribui para integrar as práticas pedagogicas. Imagine o aluno poder procurar o Estado em que o pai ou a mãe nasceram, algum ponto turístico do nosso país, até mesmo a casa do aluno ou da professora, como foi meu caso e ainda constataram que o telhado precisa de reforma na época. Foi uma experiência gratificante trabalhar com este programa na Escola.

    ResponderExcluir
  65. Atividade-2-modulo-4-Silvia- CEJA- Matupá.


    As tecnologias de informação e comunicação como computador internet traz significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica, pois as aulas ficam mais atraentes e gostosas.
    Concordo com a Cursista Nilsa Turma Alzira, Ceja Cefapro Matupá ,
    que Concordo com (FRÓES) quando afirma que os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.

    ResponderExcluir
  66. UNIDADE 4
    Turma Emerson
    Atividade 2
    E.E.C.M
    Lucimar e Marlene

    A era digital está no nosso meio, portanto devemos usá-la de forma adequada, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem, dá ao aluno, uma certa autonomia que deverá ser utilizada para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo ensino/aprendizagem.

    ResponderExcluir
  67. Lindamir
    Escola bairro uniao
    Atividade 02

    O computador é mediador entre as pessoas, a net que por este caminho as pessoas viajam pelo mundo e conversam com pessoas do país inteiro. Sendo que temos o celular que nele podemos até entra na net , tirar fotos, assistir tv e conversar a tecnologia esta em toda volta é uma forma de viajarmos no mundo

    ResponderExcluir
  68. Unidade: 4
    Atividade: 2
    Turma: Luciana
    Cursista: Isabel Cristina / Nazi/ Ide
    Peixoto de Azevedo-MT

    Nazi
    Velocidade: Utilizando a tecnologia para ter acesso a qualquer parte do mundo, que nos permita tanto obter informações que possam nos ajudar a adquirir uma melhor compreensão da atualidade, quanto representar a nossa forma de ver o mundo e o nosso contexto.

    Cris
    Velocidade: A tecnologia propicia o desenvolvimento de novos meios de manipulação que podem ser empregados tanto para a libertação e emancipação do homem, quanto para sua dominação no desenvolver pedagógico.

    Ide
    AGILIDADE – Trabalhando as tecnologias de informação e comunicações durante uma aula teremos mas tempo para tratar do assunto, levando em conta a agilidade com que a internet nos traz o conhecimento e o quanto economizamos tempo para aprofundar sobre o tema proposto.

    ResponderExcluir
  69. Unidade 4 atividade 2
    Prof. Marilene S. Henning
    Peixoto de Azevedo-Mt
    Hoje, tudo gira em torno da tecnologia (internet), acredito que um dos fatores que melhorará e muito o desempenho do aluno e do professor é o computador em sala de aula, ali você tirará as dúvidas, faz uma pesquisa rápida, sem contar que o aluno não terá tempo para ficar dormindo ou conversando coisas que não são pertinentes ao que se está fazendo em sala de aula. O governo poderá proporcionar notebooks para professores e alunos, diminuindo com isso gostos excessivos com livros que nem sempre estão atualizados e com a internet vc tem tudo atualizado e na hora. Será o grande marco pedagogico. Valerá a pena!

    ResponderExcluir
  70. unidade 4
    at 2
    Ceja Luiza Miotto
    turma Alzira
    Maristela
    As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em “tudo” o que fazemos, pois basta olharmos para o nosso aparelho celular, que hoje esta acessível praticamente a todas as pessoas. E as demais tecnologias que estão espalhadas, dentre elas, destaco a internet. Que sem ela hoje, ficamos fora do mundo, fora dos acontecimentos. E é através das navegações pela internet, que conseguimos obter mais conhecimento e ler sobre as experiências vividas pelas pessoas em todos os cantos do mundo.
    No mundo globalizado em que vivemos, nós educadores necessitamos estar atentos a todos os meios de tecnologias .

    ResponderExcluir
  71. at 2
    Ceja Luiza Miotto
    turma Alzira
    Silvia
    As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em “tudo” o que fazemos, pois basta olharmos para o nosso aparelho celular, que hoje esta acessível praticamente a todas as pessoas. E as demais tecnologias que estão espalhadas, dentre elas, destaco a internet. Que sem ela hoje, ficamos fora do mundo, fora dos acontecimentos. E é através das navegações pela internet, que conseguimos obter mais conhecimento e ler sobre as

    ResponderExcluir
  72. ANA PAULA ALVES SOUZA
    ESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
    MATUPÁ
    UNIDADE 4
    ATIVIDADE 2

    Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias

    Acredito que as tecnologias representam uma nova forma de pensar e sentir o mundo ainda em construção, vislumbrando, assim, um papel importante na elaboração do pensamento. E concordo com as considerações de colegas que vivemos em tempos de mudanças, e o novo, além de complexo torna-se importante para nossa vida cotidiana. Para tanto é preciso que o professor entre no mundo das tecnologias e faça uso delas em prol do aprendizado de seu aluno, as escolas precisam estar equipadas para entrar nessa nova era de informação e o professor qualificado e também aberto para isso. Pois não adianta ter recursos se o professor não estiver motivado para usá-los.

    ResponderExcluir
  73. Nesta discussão, cabe aqui fazermos uma constatação. Escolas tanto públicas como particulares, com algumas raras exceções, quando se fala em tecnologias na escola, têm se preocupado muito com questões técnicas, de equipamentos deixando de lado o elemento central de qualquer ato pedagógico que é o professor. A incorporação das tecnologias educacionais no fazer diário do professor é bem mais complexa do que se imaginava e, dependem de inúmeras outras variáveis (BRITO E PURIFICAÇÃO, 2002

    ResponderExcluir
  74. ATIVIDADE 2 – UNIDADE 4
    CURSISTA: MARIA DE FÁTIMA LIMA LEITE
    ESCOLA KREEN AKARORE – GTÃ DO NORTE/MT

    O uso das tecnologias como o computador como outros que estão disponíveis nas escolas são instrumentos inovadores, facilitadores, que estão fazendo parte da sociedade. Na educação elas são mais uma forma de buscar o conhecimento, cabendo o professor introduzir esses recursos no seu currículo escolar, para que dê oportunidade a todos os discentes que freqüentem os centros educacionais.
    Segundo MORAN (2001) “Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social”.
    Desta maneira, nós professores necessitamos de um novo aprender, pois deparamos com uma gama de informações.

    ResponderExcluir
  75. ATIVIDADE 2 – UNIDADE 4
    CURSISTA: ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI
    ESCOLA KREEN AKARORE – GTÃ DO NORTE/MT

    Nesse novo século, as escolas oferecem tecnologias que vem de encontro com a nova sociedade, pois os centros educacionais não poderiam ficar a deriva.
    No pensamente de Brito e Purificação(2002), as escolas depois da introdução dessas novas tecnologias se preocupam com os equipamentos, deixando muitas vezes de incentivas os profissionais da educação ao utilizá-lo.
    Sabedores que o laboratório de informática é uma extensão da sala de aula, onde oferecem recursos que abrem fronteiras tanto para professores e educandos.

    ResponderExcluir
  76. ATIVIDADE 2
    E E ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE-MARCELÂNDIA
    REGIANE AP° ALVES MONTEIRO SIQUEIRA

    A utilização de recursos tecnológicos no cotidiano na escola ainda é algo novo principalmente a utilização do computador e da internet, esses meios sendo utilizados como proposta de ensino facilitam e muito o trabalho.

    ResponderExcluir
  77. Cursista: Leandro C. Baches
    Escol Luiza Miotto

    Turma da Alzira



    Unidade 04 - Atividade 1

    Acredito que a utilização das tecnologias com certeza mudará bruscamente nossa prática pedagógica. Pois o uso das tecnologias contribui para que o nosso aprendizado vá além dos livros permite uma viagem ao redor do mundo. Porém, o professor necessita de atualização para bem ministrar suas aulas e instigar seus alunos a buscar e vencer novos desafios frente às tecnologias.

    ResponderExcluir
  78. Unidade 4 Atividade 2
    Leandro C. Baches
    Escola Luiza Miotto
    Turma Alzira

    Todo trabalho realizado com o uso das tecnologias requer habilidade para bem desenvolver os conteúdos e precisão na hora da pesquisa. Pois através do uso da internet temos maior flexibilidade e agilidade as nossas aulas.

    ResponderExcluir
  79. Unidade 4 Atividade 2
    Irene – Bairro União

    Características da Tecnologia da informação e comunicação

    O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação passou a fazer parte do dia-a-dia das pessoas e podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos, que proporcionam um novo modo de comunicação e a busca de informações com mais rapidez, tornando a aprendizagem mais significativa.
    Num mundo em contínuas mudanças, a tecnologia é a grande parceira do professor e aluno, mas devemos usá-las adequadamente como ferramenta de trabalho que amplia o universo do aluno e cria possibilidades para vivenciar e experimentar coisas novas.
    O uso da Internet na escola possibilita a multiplicidade de recursos que podem ser utilizados em situações de aprendizagem.Um dos recursos que vem sendo muito utilizado são os sites de busca que podem facilitar e incentivar o aluno na pesquisa de informações e dados.

    ResponderExcluir
  80. UNIDADE 4 ATIVIDADE 2
    TURMA LUCIANA
    E. 19 DE JULHO
    PROF.EDILENEL. M. CARVALHO
    Navegar na internet em busca de conhecimento de determinado conteúdo, nos oferece amplas maneiras de trabalharmos, seja em forma de slides, artigos,e outros, temos que nos atentarmos a atualidade da informação.

    ResponderExcluir
  81. Cleuza Marcolino de Morais Silva
    Unidade IV

    Atividade 2

    O computador é um mediador da aprendizagem sendo fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem, que para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos é preciso que se invista na formação de professores.
    A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem. Porem deve haver clareza da intencionalidade pedagógica, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias.

    ResponderExcluir
  82. uunidade4
    atividade2
    turma luciana
    professora rosangela
    Hoje vivemos na era tecnológica ,onde nossos jovens estão bem a frente de nós podemos perceber isso nos assuntos que são comentado em sala de aula,ode eles comentam de sites,blogs,entre outros, por isso devemos sempre estar aprimorando nossos conhecimentos para tentar acompanha-los.

    ResponderExcluir
  83. para usar as tecnologias tem que ter habilidade,assim como para desenvolver um conteúdo que requer pesquisas e muito esforço.
    assim temos a internet nos ajudando naquilo que temos dificuldadeela nos permite navegar com flexibilidade e agilidade no preparo de nossas aulas.
    Raquel

    ResponderExcluir
  84. Profª Elisa
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedp

    Como já foi discutido várias vezes, é inegável a importância do uso das TICs no processo de aprendizagem, mas não podemos usá-las como 'muletas', 'apoio'. O seu uso de ve ser planejado rigorosamente...Deve ser orientado, pos como vimos no decorrer do curso, é muito fácil sair do assunto que se está discutindo ao navegar pela internet. Outro detalhe que não pode ser esquecido: são tecnologias...vários fatores podem impedir sua utilização...Neste momento, é necessário termos um plano B.Outro detalhe, por mais bem equipada que a escola seja, jamais poderá atender a todos os alunos ao mesmo tempo em seus LIED, Laboratórios de Ciências, salas de vídeo, entre outras... Então não podemos viver a utopia de que após a realização desse curso, usaremos as tecnologias a todo momento. Somos capazes de dar aulas maravilhosas, nada monótonas e acima de tudo, interessante, mesmo quando não tivermos nenhuma tecnologia a nossa disposição,mesmo que seja uma tesoura para recortar... Somo bons profissionais... usaremos as TICs para complementar nossa prática docente...elas serão nossas aliadas...
    Para pensar: não podemos correr o risco de nos tornarmos dependentes das TICs!

    ResponderExcluir
  85. Formadora: Jislaine da Luz.
    Professora: Abadia Gonçalves da Silva.
    Unidade: 4 – Atividade 2.
    Escola = Ebenezer

    Conteúdos curriculares: Biologia.
    Recursos tecnológicos: pendrive, computador, som.




    Gostei dessa atividade Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias,
    porque nos pede para explicitar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação, em nosso cotidiano. Na escola que trabalho com alunos do 1º ano do ensino médio tem alguns alunos com dificuldades na escrita, desmotivado, não conseguia se concentrar, e acabava sempre atrapalhando os outros com conversas...
    Pensei como fazer para resolver esses problemas? Como estou participando desse curso, ele me mostrou vários caminhos então resolvi preparar uma aula que chamasse atenção de todos os alunos principalmente desses com dificuldades. Para realização dessa aula, no primeiro momento dividir as temáticas para cada aluno, pedi que eles fizessem à leitura e preparassem para apresentar para os outros alunos da sala de aula em forma de seminário. Depois cada um fizesse um relatório da exposição de todos os trabalhos apresentados; Em seguida fomos para sala de informática, para cada aluno digitar seu relatório. Após a digitação cada aluno fez o hiperlink de seu trabalho e salvou em um portifolio.
    O que me chamou mais atenção, quando os alunos estavam digitando seu texto, eles ficavam tão preocupados em escrever corretamente.
    Interessante que para muitos alunos isso foi muito simples, sem nada de novo, mas para esses alunos que falava professora eu nunca peguei nisso, eu não sei digitar, ai eu falava você vai aprender e vai gostar, e assim cada um digitou o seu texto. Foi um show, eles estavam radiantes sentando digitando o texto no computador, procurando as letras no teclado e terminaram, muito contente. No outro dia quando voltamos para a sala de informática eles eram o primeiro a sentar em frente do computador e digitar.
    Dessas aulas em diante percebi que todos os alunos se preocuparam em escrever corretamente, espero que até ao final do ensino médio todos os alunos estejam escrevendo corretamente.
    Precisamos caros colegas, se inteirarem mais e mais a cada dia trazer a tecnologia para bem perto desses alunos, para que o conhecimento se expanda cada vez mais e nossos alunos se sintam motivado e importante naquilo que é proposto para ele fazer.

    ResponderExcluir
  86. Profº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio


    Como já foi dito a tecnologia esta a nossa volta em praticamente tudo que nos facilite a vida. Então a internet é mais destes meios que veio para complementar e facilitar a entendimento de nossos alunos. Pois a cada dia surge um novo assunto, o que faz com que cada um de nos professores tenhamos que nos adequar a essa realidade.
    A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem. Porem deve haver clareza da intencionalidade pedagógica, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. Ao utilizarmos os recursos audiovisuais servem para explorar novas possibilidades pedagógicas e contribuem para melhoria do trabalho docente em sala de aula, valorizando o aluno como sujeito do processo educativo. O uso de tecnologias como instrumento de aprendizagem propicia a participação interativa do aluno com aprendizagem dinâmica favorece a interdisciplinaridade estimulando o desenvolvimento cognitivo, da criatividade na solução de problemas e construção da aprendizagem

    ResponderExcluir
  89. UNID 4
    ATIV 2
    ESCOLA KREEN
    CELOI MARIA
    FRAN R
    TURMA ALZIRA

    QUE O COMPUDOR E UMA TECNOLOGIA MUITO IMPORTANTE TODOS SABEMOS,
    MAS DEVEMOS SEMPRE FICAR ATENTOS AS NOVIDADES QUE SEMPRE IRAO SURGIR NA INTERNET QUE APARTIR DESTE MOMENTO SABEREMOS FAZER USO ADEQUADO DELAS E OBTER BONS RESULTADOS.

    ResponderExcluir
  90. UNID 4
    ATIV 2
    ESCOLA KREEN
    CELOI MARIA
    FRAN R
    TURMA ALZIRA

    QUE O COMPUDOR E UMA TECNOLOGIA MUITO IMPORTANTE TODOS SABEMOS,
    MAS DEVEMOS SEMPRE FICAR ATENTOS AS NOVIDADES QUE SEMPRE IRAO SURGIR NA INTERNET QUE APARTIR DESTE MOMENTO SABEREMOS FAZER USO ADEQUADO DELAS E OBTER BONS RESULTADOS.

    ResponderExcluir
  91. Unidade:4
    Atividade:2
    Cursistas:Delesia,Edilene,Irene

    A opurtunidade que tivemos de conhecer através do tics, as novas tecnologias oferecidas pela educação dentro desta nova era digital, só nos facilitou uma nova forma de construção na prática pedagógica, nos levando a explorar diversos temas para serem desenvolvidos com nossos alunos em sala de aula e ao frequentar o laboratório de informática devemos ter o objetivo com significados precisos, para que o aluno não fique aleatório no assunto, e os mesmos de forma consciente reflitam, agem e busquem conhecimento que fazem parte do seu aprendizado.

    ResponderExcluir
  92. Unidade 4 Atividade 2

    Todo trabalho realizado com o uso das tecnologias requer habilidade para bem desenvolver os conteúdos e precisão na hora da pesquisa. Pois através do uso da internet temos maior flexibilidade e agilidade as nossas aulas.

    ResponderExcluir
  93. Elizabete Alves Dos Santos
    Marcelândia- MT

    Acredito que os equipamentos tecnológicos como o computador, o data show, o DVD e outros são facilitadores no processo de ensino e com certeza a tecnologia e a educação juntas só tem a complementar na aprendizagem dos alunos

    ResponderExcluir
  94. O uso de tecnologias na sala de aula está sendo muito importante para a aprendizagem. Pois o uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura. Com relação à questão da utilização de computadores na educação, vejo que a utilização do computador como instrumento de aprendizagem pode ser bastante positiva. O computador no contexto educativo pode ser entendido como uma ferramenta por meio da qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, seja reproduzindo um saber ou construindo uma aprendizagem. Através dele o aluno deve é encorajado a explorar, criar, inovar, dentro de situações de aprendizagem não previamente estruturadas, mas devidamente planejadas.

    Lucélia de Oliveira Lucas

    ResponderExcluir
  95. Profº Cursista: Dalva da silva


    A informática é uma das grandes mudanças advindas com a tecnologia o que nos faz mais preparados para atuarmos, tanto profissionalmente como na vida social.O uso de computadores e Internet nas atividades curriculares, é um meio pelo qual irá ajudar ao professor e aluno. Agora se o professor não tiver o aprendizado e o interesse de utilizar estes recursos para melhoria de seu trabalho, é claro que não haverá mudanças, continuará na mesmice. Estes novos recursos vieram para acelerar a educação que até então estava estagnada, sem muitas perspectivas para a pesquisa, para o desenvolvimento da criatividade. E a partir desta criatividade incentivada pelo professor o aluno irá moldando sua aprendizagem, por que ele será o dono do seu saber, das suas buscas, mas lógico que tudo isso com o auxílio, orientação do professor, que será o seu instigador.

    ResponderExcluir
  96. Atividade 2 Unidade 4.FRanciele Pereira de Almeida Marcelandia.
    *Muitas tecnologias que nos auxilia e ao mesmo tempo nos ajuda na nossa pratica pedagógica, podem contribuir com muitas dificuldades enfrentadas em sala de aula, porque sair da rotina das salas de aulas faz com que aluno desperte em si a curiosidade de conhecer e tocar podendo ele diversificar,de muitas maneiras o cotidiano escolar e interagindo com a tecnologia ao mesmo tempo.


    Na maioria das escolas trabalharem com projetos, ainda é um grande desafio, nem todos acredita na melhoria das aprendizagens já que em muitos casos se pensa mais em si,de que nos benefícios que traz aos alunos se trabalhado de forma correta em que se beneficia o aluno em primeiro lugar.
    Acredito em projetos, voltados para as melhorias de dificuldades enfrentadas no ambiente escolar.
    Para os alunos, na maioria das vezes não se passa de forma clara o que se pretende trabalhar, o que realmente vão aprender, tornando-se desconhecida para muitos.

    ResponderExcluir
  97. UNIDADE 4 ATIVIDADE 2
    TURMA ALZIRA...
    DAYANE MICHELE E ROZALINA MATOS

    Todo trabalho realizado com o uso das tecnologias requer um pouco de conhecimento e habilidade para bom desenvolvimento dos trabalhos e precisão na hora da pesquisa. Pois através do uso da internet temos maior flexibilidade e agilidade as nossas aulas e nos oferecem mais quantidade e qualidade de pesquisas, por ser um meio rápido e eficiente de elaborar materiais para os alunos.

    ResponderExcluir
  98. Rosimére

    Atividade 2

    Concordo plenamente com a professora Janete quando ela diz: As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em “tudo” o que fazemos, pois basta olharmos para o nosso aparelho celular, que hoje esta acessível praticamente a todas as pessoas. E as demais tecnologias que estão espalhadas, dentre elas, destaco a internet. E é através das navegações pela internet, que conseguimos obter mais conhecimento e ler sobre as experiências vividas pelas pessoas em todos os cantos do mundo. O uso do computador e a internet são grandes aliados para a nossa prática pedagógica, sendo fontes de pesquisa de fácil acesso e que chamam a atenção dos alunos, dessa forma devemos usá-los sempre que for possível para enriquecer nossas aulas
    No mundo globalizado em que vivemos, nós educadores necessitamos estar atentos a todos os meios de tecnologias .A educação do cidadão não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico-tecnológico, cuja característica geral não está mais na centralidade da produção fabril ou da mídia de massa, mas na informação digitalizada como nova infra-estrutura básica, como novo modo de produção. O computador e a Internet definem essa nova ambiência informacional e dão o tom da nova lógica comunicacional, que toma o lugar da distribuição em massa, própria da fábrica e da mídia clássica, até então símbolos societários.”

    ResponderExcluir
  99. Formadora: Jislaine Luz.
    Professoras: Áurea e Edira
    Unidade 4 - Atividade 2
    Escola: Beija Flor e Ebenezer
    Tema: Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias


    Esta atividade é muito importante, porque sempre usufruímos as tecnologias de informação e comunicação e nunca paramos para descrever o quanto este meio nos favorece e nos auxilia nas nossas atividades diárias.
    Para mim a internet é o meio tecnológico que mais auxilia os professores para preparar as atividades escolares.
    As tecnologias de informação são consideradas como base principal, permitindo aos indivíduos acesso de uma forma fácil uma grande variedade de informações e estar atualizado constantemente, a poder comunicar com os outros a qualquer momento, a trabalhar mesmo fora do local de trabalho, permitindo ao indivíduo estudar a qualquer hora do dia.
    A internet proporciona aos alunos uma interação com a máquina a fim de ajudar-lhes com as mais variadas informações disponíveis. Ela constitui ainda, um dos melhores recursos educativos, de modo que o professor pode tirar o maior proveito para preparar as aulas e fazer pesquisas.

    ResponderExcluir
  100. Atividade: 2 Unidade: 4
    Cursista: Mª Silvana da Silva Souza

    Achei interessante este tópico da atividade 02, porque nos pede para explicitar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação, em nosso cotidiano.
    Deparei-me com uma realidade esses dias aqui em minha escola, um aluno de sala de recurso desanimado, desmotivado, não conseguia se concentrar, e acabava sempre atrapalhando os outros com conversas que não estava no momento da aula mais temos que se preoculpa com alunos desmotivados com as aulas do apoio.
    Pedi à professora que encaminhasse o aluno ate minha sala, olhei seu caderno, peguei uma revista de recortes, dei a ele tesoura, cola, e uma cartolina, iniciou ali todo um trabalho de pesquisa juntamente com este aluno, fazendo algumas perguntas que seriam respondidas ou com imagens, ou com palavras.
    Após o trabalho estar pronto, eu coloquei-o no computador para escrever algumas palavras, separar as silabas e depois construir frases em cima do que ele tinha feito naquela cartolina.
    Confesso que para muito isso foi muito simples, sem nada de novo, mas para esse aluno, foi um show, ele estava radiante sentando na frente de um computador, procurando as letras no teclado atônito, disse se poderia retornar no dia seguinte e perguntou se seria eu quem o atenderia, perguntei quanto aos dias de recurso dele, e chegamos a algumas conclusões.
    Aluno e professor devem estar sempre motivados para as coisa darem certo.

    ResponderExcluir
  101. Unidade 4
    Atividade 2
    Turma Anne
    Maria Aparecida
    A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem. Porem deve haver clareza no objetivo pedagógico, se o uso das tecnologias ocorrerem integrados a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias pode ter certeza que você terá uma boa aula.
    Maria Aparecida Lemes

    ResponderExcluir
  102. Turma: Anne
    Prof: Luzia Rodrigues Arruda

    Dinamismo: e a palavra que podemos usar como sinônimo da internet, usa-la como recurso nas aulas de ensino-aprendizagem, possibilita uma maior oportunidade para quem muitas vezes aprende por processo audivisual, e lava o aluno a buscar um caminho próprio par que avance seu caminhar acadêmico.

    ResponderExcluir
  103. Unidade: 04
    Atividade: 02
    Edinalva Alves da Silva


    Com o uso das novas tecnologias utilizamos as mesmas com a informação e comunicação durante uma aula terá mais tempo para tratar do assunto, levando em conta a agilidade com que a internet nos traz o conhecimento e o quanto economizamos tempo para aprofundar sobre o tema a ser trabalhado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  104. turmasilvia@gmail.com
    Celma Francisca, Salete Regina, Maria Francisca, Lizolete Inês.
    Atividade 2 Unidade 4

    Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias
    Acreditamos que as características principais dos meios tecnológicos que iremos expor são a praticidade ,a motivação. È muito mais fácil motivar um aluno a rever um conteúdo através de jogos do que com quadro e giz. Além disso tem a praticidade pois para quem não tem dificuldades de preparar essa aula é rápido, mas mesmo assim precisa de preparação e planejamento.
    Achei interessante o comentário da professora Doraci ,onde ela coloca que as ecolas precisam estar equipadas para entrar nessa nova era ,e o professor esteja qualificado para tal renovação.

    ResponderExcluir
  105. turmasilvia@gmail.com
    Adriana, Ivanei, Marilene, Renata
    Modulo 4 ati 2

    O pensamento da professora Valdirene vem de encontro com o nosso pensamento sobre os recursos tecnológicos. Pois o uso da internet e outros recursos , tem possibilitado chamar a atenção do aluno, para que o mesmo tenha vontade de estudar, uma vez que a internet utiliza de todos os sentidos para chamar a atenção. Uma pena que temos muito pouco, essas ferramentas tão preciosas.

    ResponderExcluir
  106. turmasilvia@gmail.com
    Angélica teresa Jilsélia
    UNIDADE 4
    ATIVIDADE 2







    Como já foi dito a tecnologia esta a nossa volta em praticamente tudo que nos facilite a vida. Então a internet é mais destes meios que veio para complementar e facilitar a entendimento de nossos alunos. Pois a cada dia surge um novo assunto, o que faz com que cada um de nos professores tenhamos que nos adequar a essa realidade. A verdade com diz com que se refere as tecnologias, sabemos que hoje as tecnologias esta em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  107. Turma Silvia
    Unidade 4
    Atividade 2

    Cleonice
    Dionea
    Edilene Daufembach
    Maria dos Milagres

    Concordamos com o comentário da colega onde citou que, “O computador é um mediador da aprendizagem sendo fundamental importância para os alunos” e também para nós professores, estarmos buscando, nos aperfeiçoando pois sabemos que a maioria de nossos alunos tem acesso a tecnologia e nos temos que estarmos preparados para superar as dificuldades dos nossos educando.

    ResponderExcluir
  108. turmasilvia@gmail.com
    UNIDADE 4 ATIVIDADE 2
    Elissandra, Eury, Margarete, Marinelza.

    Concordamos com o texto da Ana Cristina, onde fala que o computador é mediador do ensino aprendizagem, oferencendo autonomia da sua própria aprendizagem.
    Porém para isso é necessário que o professor esteja capacitado para auxiliar e trabalhar com seu alunos de uma forma mais dimâmica e eficiente.

    ResponderExcluir
  109. Turma Anne
    Modulo 04
    Atividade02
    Angéllica maria

    O computador é um mediador da aprendizagem sendo fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao educando certa autonomia e deverá ser utilizada para auxiliar na mudança do ensino, aprendizagem, que para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos é preciso que se invista na formação de professores.
    A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem. Porem deve haver clareza da intencionalidade pedagógica, se o uso das tecnologias ocorrerem integrados a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias.

    ResponderExcluir
  110. Turma Anne
    Unidade 02
    Atividade 02
    Dalverlandia

    Concordo com minha amiga Mirian Mota, quando ela diz que "A prática pedagógica com o uso das novas tecnologias é concebida como um processo de reflexão-ação, o professor precisa ser capacitado para dominar os recursos tecnológicos, elaborar atividades de aplicação desses recursos escolhendo os mais adequados aos objetivos pedagógicos, analisar os fundamentos dessa prática e as respectivas conseqüências produzidas em seus alunos.
    Tecnologias podem representar uma nova forma de pensar e sentir ainda em construção, vislumbrando, assim, um papel importante na elaboração do pensamento. Vivemos em tempos de mudanças, e o novo, além de complexo torna-se importante para nossa vida cotidiana.
    A informática é uma das grandes mudanças advindas com a tecnologia o que nos faz mais preparados para atuarmos, tanto profissionalmente como na vida social".

    ResponderExcluir
  111. Prof. Marcos M. Farias
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo-Mt

    Unidade 4 – Atividade 02
    Turma Luciana

    Com relação à questão da utilização de computadores na educação, vejo que a utilização do computador como instrumento de aprendizagem pode ser bastante positiva. O computador no contexto educativo pode ser entendido como uma ferramenta por meio da qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, seja reproduzindo um saber ou construindo uma aprendizagem. Dessa maneira o aprendizado é estimulado pelo fato de o aluno executar uma tarefa por meio do computador, como é o caso de softwares de jogos educativos e de simulação.O aluno deve ser encorajado a explorar, criar, inovar, dentro de situações de aprendizagem não previamente estruturadas, mas devidamente planejadas. Assim, o aprendizado que ocorre nestas situações pode ser mais frutífero e mais duradouro. Ao aluno é permitido errar e refazer. Ao aluno se permite levar adiante uma solução para um determinado problema, ainda que seja óbvio que a solução não vai funcionar, valorizando assim o fazer pedagógico. O aluno, longe de ser um mero observador que só reage quando solicitado, passa a ser um participante ativo no processo de construção de sua própria aprendizagem.
    Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual ou do aluno como um todo. o que está sendo proposto é uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico do instrucionismo para o construcionismo. O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou esta atualizado com relação às inovações tecnológicas

    ResponderExcluir
  112. Turma Anne
    Fernanda lopes
    creche criança feliz


    O computador é mediador do ensino de aprendizagem, sendo de fundamental importância para os alunos. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem. Porem deve haver clareza da intencionalidade pedagógica, se o uso das tecnologias ocorrerem integrados a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com TICs.

    ResponderExcluir
  113. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  114. unidade 04
    atividade 02
    zuleide paixão
    turma anne
    O uso do computador e a internet são grande aliados para a nossa prática pedagógica de facil acesso e que chamam a atençáo dos alunos dessa forma devemos usa-los sempre que for necessario para enriquecer nossas aulas

    ResponderExcluir
  115. TEREZINHA VILIBALDA
    ESCOLA JARDIM DAS FLORES-PXTO
    ATIVIDADE 2 UN.4
    Concordo com os comentários de alguns colegas que dizem que a tecnologia é praticidade na vida do educador e motivação para os alunos.Porém não garante o aprendizado,pois é apenas um suporte para o nosso fazer pedagógico e não deve substituir a aprendizagem formal.Apesar que todos os dias tem algo diferente para se aprender no computador mas não devemos nos prender tanto apenas a dose certa.

    ResponderExcluir
  116. Andreia Monteiro


    Concordo com Ana Cristina Martinelli quando fala que “o computador é um mediador da aprendizagem sendo fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem, dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino”, mas também é muito importante para o professor, porque os professores tem que estar capacitados para lidar com qualquer tipo de situação, e hoje as tecnologias a internet, esta no dia-a-dia da maioria das pessoas e se o professor não tiver conhecimento ele passa insegurança ao aluno, e isso não deve acontecer, então nós enquanto educadores devemos andar juntos com os educandos buscando melhoria para o nosso aprendizado.

    ResponderExcluir
  117. Prof. Marcos M. Farias
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo-Mt

    Unidade 4 – Atividade 02
    Turma Luciana

    Com relação à questão da utilização de computadores na educação, vejo que a utilização do computador como instrumento de aprendizagem pode ser bastante positiva. O computador no contexto educativo pode ser entendido como uma ferramenta por meio da qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, seja reproduzindo um saber ou construindo uma aprendizagem. Dessa maneira o aprendizado é estimulado pelo fato de o aluno executar uma tarefa por meio do computador, como é o caso de softwares de jogos educativos e de simulação.O aluno deve ser encorajado a explorar, criar, inovar, dentro de situações de aprendizagem não previamente estruturadas, mas devidamente planejadas. Assim, o aprendizado que ocorre nestas situações pode ser mais frutífero e mais duradouro. Ao aluno é permitido errar e refazer. Ao aluno se permite levar adiante uma solução para um determinado problema, ainda que seja óbvio que a solução não vai funcionar, valorizando assim o fazer pedagógico. O aluno, longe de ser um mero observador que só reage quando solicitado, passa a ser um participante ativo no processo de construção de sua própria aprendizagem.
    Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual ou do aluno como um todo. o que está sendo proposto é uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico do instrucionismo para o construcionismo. O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou esta atualizado com relação às inovações tecnológicas

    ResponderExcluir
  118. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  119. Raquel L. de Araujo
    Creche Criança Feliz
    Peixoto de Azevedo


    As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em “tudo” o que fazemos, pois basta olharmos para o nosso aparelho celular, que hoje esta acessível praticamente a todas as pessoas. E as demais tecnologias que estão espalhadas, dentre elas, destaco a internet. Que sem ela hoje, ficamos fora do mundo, fora
    dos acontecimentos. E é através das navegações pela internet, que conseguimos obter mais conhecimento e ler sobre as experiências vividas pelas pessoas em todos os cantos do mundo. Acredito que as tecnologias se tornaram necessidade, e quem não as usar fica com certeza desconectada dos acontecimentos globais.

    ResponderExcluir
  120. Uma das primeiras tecnologias vista nas escolas foi a TV porisso escolhi-a pois até hoje continua sendo usa por muitos professores que querem diferenciar suas aulas.Através da TV os educandos conseguem assimilar melhor o conteúdo porque irá ter uma coisa mais concreta.

    ResponderExcluir
  121. Atividade 2
    Cíntia Cavalcante
    INTERATIVIDADE – utilizando as tecnologias de informação e comunicação durante uma aula podemos mostrar os assuntos de forma interativa e dinâmica para os alunos propiciando nesse processo uma relação com o conteúdo trabalhado, levando o aluno a aprender de uma forma muito mais prazerosa.

    ResponderExcluir
  122. Cursista Rosiani Constantino da silva
    Ativ 2 unidade4

    Característica das tecnologias de informação: e comunicação

    Eu acredito que dentre tantas características e objetivos da s tecnologias de informação e comunicação a que é mais significativa vem a ser a transmissão e recepção de conhecimento. Todo ser humano que de alguma maneira ou outra faz uso dessas tecnologias obtém uma aprendizagem , ou lendo , vendo, ouvindo, assistindo, navegando, entre outros.
    Além de acontecer muitas trocas de idéias em cima do que sabemos , e que está em discussão, é uma verdadeira troca de experiências contínua.

    ResponderExcluir